Google fora do Brasil é o quanto pagamos pela burrice

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Então, PL 2630, a famigerada "Lei anti-faiquenius". Quem é a favor das fakes news? Devemos lutar contra ela. Não gostamos de fake news. O que é fake news?

É o que o seu adversário político conta, oras.

Com este primor de definição, nosso Congresso voluntarioso vai organizando seu "Ministério da Verdade" (Exagero? Bitch, a gente já teve uma "Comissão da Verdade"). Ministério da Verdade é o terrível órgão opressor no romance "1984". Como ninguém nessa espelunca lê, se você chegar nos políticos e sugerir este nome, eles adotam no mesmo momento, se lixando para o significado.

Parece também exagero que o Google sairia do Brasil se uma lei dessa passa (e pega). Novamente, exagero nenhum. Se você entra no Google Store no Brasil, você tem disponível 4 itens. Se entra em países que tem saneamento básico? 49 ítens.

O Google nunca fincou os dois pés no Brasil. Falta apenas um pé para ele simplesmente desistir daqui. Daí o Governo poderá ressuscitar o Cadê? e haverá gente no Gorjeio.com defendendo que é a melhor opção.

Fake news. Eu abomino o termo. Sou um cara clássico, do tipo que chama de mentira tudo que não é verdade. Mas você dizer que algo é mentiroso, você assume o ônus de provar a mentira. Como disse, sou daqueles dinossauros que forma opinião em cima de fatos e já os tenho em mãos, logo, dificuldade nenhuma. Mas para o pessoal moderno, onerado ficava sua avó. Eles metem um "fake news" e gorjeiam que venceram a partida de xadrez, defecando no tabuleiro.

Assim, a questão de liberdade de expressão já está pra lá de pacificada. Quer liberdade em dizer que remédio para verme e protozoário cura vírus? Você tem o mesmo direito em dizê-lo quanto quem diz que a facada no Bolsonaro foi uma fraude. Ou que o impeachment da Dilma foi golpe. Ou que Selic se baixa por causa de boa intenção..

O problema não é contar mentira. O problema é você ignorar a diferença do que é fato do que é opinião. Tudo acima é opinião. As pessoas tratam como fatos, de acordo com a cor da camiseta política que você veste. Quem entende essa diferença, não perdeu um dia de sono por fake news.

Mais grave do que se contar uma mentira? Dar poder ao Governo em determinar o que é verdade.

Para passar a pauta, o primeiro ministro do Brasil, Arthur Lira, cedeu e simplesmente exime políticos de mandatos. "Liberdade parlamentar", alegam. Sim, os maiores irradiadores de mentiras não serão atingidos pelo Ministério da Verdade.

E ah, a bancada evangélica também contará com liberdade. Não que eles contem mentiras, nunca, mas ficarão protegidos caso passe.

Dias atrás, o Governo populista tentou meter uma taxação de importação de cacareco chinês. Pra azeitar a trosoba, inventou que quem pagaria o imposto seria os chineses, não os consumidores. Nas idas e vindas, a tal revenda de cacareco disse que, abre aspas, "iria investir na fabricação do país, gerando 100 mil empregos" (Detalhe que o maior empregador privado do Brasil, Itaú Unibanco, tem apenas 90 mil empregados).

Duas mentiras grossas, mas que se o Ministério da Verdade estivesse operando, passariam como verdade. Este é o tamanho do perigo.

Antonio Jozzolino

to arqhp
Pelo menos estamos livres do Bonoro.

Faizuéli!

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arqhp+un...@googlegroups.com.

Vinicius Vollrath

to ar...@googlegroups.com
Falando do amor venceu...
Estava numa atividade pedagógica com uma turma do ensino médio, aplicando alguns conceitos de empreendedorismo.
Eu e uma colega (ela com perfil de esquerda)... estávamos acompanhando os alunos para testar o protótipo.
Em um momento do teste, um dos alunos expôs o medo de ver o protótipo ser destruído, "Vai queimar!".
Eu respondi: fique tranquilo, é parte do aprendizado, vamos repetir diversas vezes até chegar em um produto seguro... e emendei: e o que é o protótipo de vocês (que custou menos de R$ 100,00) para o foguete que o Alan perdeu semana passada?
Nisso, minha colega, da política do "paz e amor", responde: "ele deveria ter ido junto com o foguete dele"...
São esses que estão defendendo a PL 2630... achando que o ódio nas redes sociais vai acabar.
Com uma caneta, como uma varinha mágica, está assinada a PL e mais uma vez o amor venceu.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Tue, May 2, 2023, 13:47 Antonio Jozzolino <ant...@jozzolino.com.br> wrote:
Pelo menos estamos livres do Bonoro.

Faizuéli!

O povo estava fazendo L votando no Bolsonaro em 2018.

Neste ano, avisei pra cada um que manifestava votar no Bolsonaro que a vitória deste iria asfaltar a volta do Lula em 2022.

Vejam só se não aconteceu exatamente isto e tem gente hoje que não entendeu que Lula e Bolsonaro são a mesma coisa.

A corrupção petista elegeu o Bolsonaro. A delinquência do Bolsonaro redimiu o Lula.

Ademais, a PL 2630 surgiu exatamente em 2020, durante os anos do Bolsonaro. Bons tempos que lulopetistas importavam com coisas como democracia, livre expressão e defendiam a imprensa e eram contra dar poder ao governo da ocasião em interferir nas big techies.

Antonio Jozzolino

to ar...@googlegroups.com
Sei. Se faz sentido para você…

Não respondo a argumentos que contenha futuro do pretérito.

Irapuan Martinez

to ar...@googlegroups.com
On Tue, May 2, 2023 at 2:35 PM Vinicius Vollrath <vini...@terradigital.com.br> wrote:
Nisso, minha colega, da política do "paz e amor", responde: "ele deveria ter ido junto com o foguete dele"...

Acho que não tem atestado de burrice maior do que as críticas ao Musk ou Bezos por suas aventuras siderais. Vem de gente que não deu um pio quando o Lula pagou US$ 10 milhões do erário para o Marcos Pontes plantar feijões na ISS.

Marcos Pontes, o ministro de Ciência e Tecnologia do governo negacionista e retrógrado do Bolsonaro. Era o garoto propaganda dos investimentos em ciência do Lulopetismo. Mas hey, não vamos confundir Lula com Bolsonaro!

Aventura no espaço com recurso público? Ok. Aventura no espaço com dinheiro privado? Comam os bilionários!

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
https://oglobo-globo-com.cdn.ampproject.org/v/s/oglobo.globo.com/google/amp/politica/noticia/2023/04/entrevista-pl-das-fake-news-inova-ao-regular-whatsapp-e-telegram-diz-pesquisador-ricardo-campos.ghtml

Detesto quando o Android, para favorecer a mobilidade, faz mirror do site onde de fato está a matéria. Purista, vou atrás do link original para compartilhar.

Mas não deixa de ser notável que o sistema do Google não se importou em me servir o conteúdo, a favor do PL 2630. Google está sendo acusado de favorecer resultados contra o PL.

E o que o link brilhantemente traz?

(…) Sobre a liberdade de expressão, somente em Estados ditatoriais, e especialmente para os ditadores, a liberdade de expressão é ilimitada. Em Estados democráticos modernos, ela deve ser sempre acomodada junto com diversos outros direitos.

Sério, meteram essa. Mero detalhe que o PL vai eximir políticos com mandatos e estes poderão gozar justamente de que? De “liberdade de expressão ilimitada”.

Em tempo: A única parte boa do PL era justamente financiar o jornalismo. Mas se um veículo publicar algo que não agrade um político, do poder dado para o governo pela PL, corta-se o canal da rede social deste veículo.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Lirão das quebradas atendeu o pedido do relator e tirou a votação do PL 2630 da data de hoje.

Saída elegante, mas Lira passou o dia pressentido que o PL não passaria. Ao longo do dia, a federação PSDB/Cidadania retirou o apoio.

Como o Brasil não é para iniciantes, foi um senador tucano que tinha proposto originalmente o PL.

Quase 40% dos artigos do PL foram adicionados recentemente, sem discussão. O projeto não tinha muito estofo: Não descrevia quem iria fiscalizar a parada. A ideia de criar uma agência reguladora foi rechaçada e a vaga ideia do relator era colocar a Anatel — isto mesmo, a reguladora de telefonia — pra fiscalizar a verdade.

A Anatel evitaria o próximo ataque a uma creche. É com este grau de non sense que estamos flertando.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Então, como os outros países estão lidando com as faiquenius? Na Rússia, A FAKE NEWS CONTA VOCÊ:

Newton Wagner

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Wed, May 3, 2023, 12:48 Newton Wagner <newt...@gmail.com> wrote:
Esta pergunta poderia ser ventilada, no caso de haver algum debate: A primavera árabe teria acontecido se as plataformas digitais tivessem sido restringidas pelos governos?

A internet foi restringida nestes países. Mas o pessoal conseguiu divulgar os atos e notícias alheias às oficiais, pois iniciativas em democracias vizinhas disponibilizam linhas telefônicas com conexão dial up de graça e livres.

=x=

Ontem, vi alguém citando um exemplo sobre ao invés de ser o governo Lula e o PL 2630, fosse o governo Bolsonaro e um PL reduzindo a área de proteção da Amazônia, mas segundo exatamente os passos de aprovação às pressas e coerção ao Google como aconteceu.

Como as pessoas reagiram? RECLAMARAM que o usuário não deixa claro que é um exemplo hipotético, que aquilo era exemplo de fake news.

Estou num jeito que estou torcendo que encerrem as redes sociais no Brasil. É uma coisa que visivelmente deu errado.

Estão criminalizando a metáfora, bicho. Isto é assinar o atestado de indigência intelectual e dar uma festa para comemorar o documento.

Pelo menos, no Brasil, a discussão é em alto nível:

Um verdadeiro representante do povo.

Mas o Brasil não dá certo por causa do juros do BACEN, do imperialismo estandudidende e das zelite conservadoras.

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com
Como as pessoas reagiram? RECLAMARAM que o usuário não deixa claro que é um exemplo hipotético, que aquilo era exemplo de fake news.
Eu vi isso. E só consegui pensar em duas palavras: "que preguiça".

Mauricio Fagundes

Sent with Shortwave

[...]

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Em ter., 2 de mai. de 2023 23:53, Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> escreveu:
a vaga ideia do relator era colocar a Anatel — isto mesmo, a reguladora de telefonia — pra fiscalizar a verdade.

O Multiverso é um conceito amplo e é assustador como sabemos pouco sobre ele. Brasília, por exemplo, não existe exatamente nesta realidade e lá vem ideias como Anatel fiscalizando redes sociais.

Veio de lá também, quando Snowden jogou titica no ventilador e expôs que a NSA espionou a presidanta Dilma, a ideia que o Brasil não deveria confiar no Gmail e Hotmail. Então se criaria um serviço de e-mail para brasileiros.

E os Correios ficariam encarregados.

Estamos esperando até hoje.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Tue, May 2, 2023, 12:16 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> wrote:
[...]

Sabe o que os bons cidadãos do Azerbaijão, Nicarágua e Serra Leoa estão fazendo neste momento e você não? Acessando as 186 ferramentas de AI que o Google anunciou esta semana:

É exagero dizer, claro, que isso acontece em função das recentes movimentações políticas contra as big techs. Isto vem de uma longa tradição de manter nossas fronteiras fechadas.

Afinal, se nenhum serviço de nuvem AI chega até aqui, você não terá que lidar com os problemas decorrentes da adoção da tecnologia, tipo desemprego. Brasileiro é mais esperto que a maioria dos ursos.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Embora sejamos honestos: Canadá e Europa também estão de fora:

Embora seja inequívoco que o problema seja regras de privacidade dos cidadãos e eventualmente, regulação da AI.

=x=

Fun fact: No universo de Duna, eles viajam pelo espaço, mas não tem… computadores. O autor alega que depois de uma rebelião das máquinas, computadores foram proibidos, substituídos por indivíduos orgânicos modificados, com grande capacidade de processamento.

Pensei neste ponto, vendo governos tentando regular a AI no atual estágio. Imagine se tivermos tivessem regulado o Atari 2600, como estaria a indústria de games hoje.

Guilherme Silva

to ar...@googlegroups.com
   Esse é um problema complexo.

    Eu tenho zero crença em regulação, todos sabem. É ruim, além de ser inútil. os trabalhos que podem ser terceirizados por IA os serão, em último caso com servidores boiando em aguas internacionais ou em estações privadas em órbita da terra, ou em alguma brecha menos cara, como um país que permita. E sinceramente,  a discussão nunca foi sobre empregos - se empregos podem ser automatizados, que sejam! É sempre melhor para a humanidade quando conseguimos entregar mais valor com menor custo. Tem alguns choques de curto prazo que precisamos lidar, mas no longo sempre será um avanço.

     A discussão é sobre potencial perigo de sermos rapidamente ultrapassados por algo muito mais inteligente que nós,  mas sem necessariamente um código de moral que seja compatível com o nosso. A gente tem a tendência de antropomorfizar as coisas, pensar que uma solução mais inteligente que nós teria algum tipo de racionalidade compatível, mas não é necessariamente o caso. E principalmente se o sistema consegue evoluir com base em seu próprio raciocínio.

     Assim como me parece inútil o pedido de atrasar 6 meses o desenvolvimento de IAs mais poderosas que o chatGPT.

      Eu sou otimista. Mas colocar nossos políticos para discutir que a Anatel tem que fiscalizar IAs no Brasil, ou criar uma nova agência reguladora... por mais importante que o assunto de fato seja, a discussão só servirá para criação de cargos e propostas inúteis que serão usadas para punir inimigos atuais do sistema. Uma propina ali, um desembargador feliz com o faz-me-rir aqui, e é tudo business as usual.

     Fato é que eu realmente não sei qual o melhor caminho. Acho que é um problema relevante demais para ser discutido por um povo tão podre quanto nossos políticos. Embora, por outro lado, a gente tenha conseguido se manter sem explosões nucleares desde o fim da segunda guerra, por tratados e políticos de forma que, à primeira vista, não teria chance nenhuma de funcionar. Mas que funcionaram até aqui.

    Eu estou positivo porque é a forma de encarar a vida. As coisas vão funcionar no longo prazo. E eu sei, do fundo do meu coração, que pedir regulação não é o caminho. É inútil, e desvia do assunto.

Marco

to ar...@googlegroups.com
A IA é o novo Quântico.
Nada de novo, desde que as pessoas temiam os efeitos no corpo humano
da "alta velocidade" de 40 km/h dos trens a vapor. E olha que o câncer
era coisa de hipster, na época.
Tudo que funciona é regulado, do parafuso ao iogurte. É o que
conhecemos como "Indústria": conjunto de normas para o mundo
funcionar. Todo mundo gosta quando acha o parafuso certo naquele pote
de maionese, não é? Normas!
Até a Internet, que se diferencia das BBS exatamente por ter várias
regras de como as redes devem se organizar para poder fazer parte da
"Grande Rede". E uma dessas regras, a principal delas, tentaram
derrubar: a neutralidade. É a neutralidade que possibilita suas
compras na Shopee, sem um plano "Internet DDI" ou paquerar as gatinhas
no chat do UOL sem um plano "Internet DDD". São as mesmas regras,
impostas, que possibilitaram que o assinante do UOL mandasse aqueles
PowerPoint, inspirados, para Terráqueos, do Terra. Essa mesma
neutralidade possibilitou que recebêssemos os convites do Gmail, em
2004, mesmo ninguém sendo assinante da BBS do Google.
O que me lembra quando Bill Gates lançou um livro sobre a "Infovia da
Informação", que, ao contrário da propaganda posterior, não era a
Internet, mas aquele Ícone de cartinhas no Desktop no Janelas 95®: The
Microsoft Network. Outra BBS, sério?
As BBS caíram todas aos pés do Departamento de Defesa dos EUA, perante
a sua mais nova arma de destruição em massa: a Internet.
E surgem as BigTechs, se aproveitando das novas regras do DARPA, e da
infraestrutura das telecons, para chegarem aonde nunca outro bit
esteve.
Isso já tem mais de dezoito anos. Já devem ter arrancado o siso. É
hora de assumir umas responsabilidades, uns boletos, contratar
moderadores, passar a ficha de nazistas, impedir que mais vinte mil
crianças morram de sarampo no Brasil e impedir a volta da poliomielite
também seria bom.
Ao fim, se o Estado não puder diferenciar a verdade da mentira,
podemos rasgar o CDC, porque nada é verdade, seja do consumidor ou
fornecedor.
E podemos voltar, felizes, a caçar e coletar, porque qualquer papel
que tenha ao final "é verdade esse bilhete" escapa ao binário
"true|false", é o fim da propriedade privada. Podemos também fechar os
cartórios e instituir o 1º de abril permanente, aproveitando para
abolir o calendário, outra "verdade impoststa". Mas, antes de apagar
as luzes, poderemos extinguir a "Tabela Verdade".
Tudo o que eu queria era o modelo de Liberdade de Expressão do Alex
Jones, onde ele tem a liberdade de dizer o que quiser no megafone
mundial da DARPA, mas agora tem o direito de pagar US$ 1 bilhão por
ter mentido.
Parece que o maior feito do Século XXI foi ter matado, não Deus, mas o óbvio.

Marco

to ar...@googlegroups.com
Eu acho que quem, depois de ter interagido com IA, ainda tem medo
daquilo, realmente tem que ter medo.

Em dom., 14 de mai. de 2023 às 13:11, Guilherme Silva
<guilherm...@gmail.com> escreveu:
> [...]
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.

Guilherme Silva

to ar...@googlegroups.com
Jordan Peterson fala, em múltiplas ocasiões, que baixo conservadorismo éo grande aliado do baixo QI: se você não tem inteligência o suficiente para reagir rapidamente ao risco, a postura mais sensata é ficar na mesma trilha já trilhada por outros. O caminho tradicional é o mais seguro.

Se alguém usou IA há 5 décadas, há 5 anos, há 5 mesese e usa hoje e não tem medo dessa velocidade exponencial assustadora, é porque não entendeu que falta pouco para que essa IA seja mais inteligente que nós. De saída,  o chatGPT já domina mais idiomas que qualquer um aqui.

E, como somos os potenciais burros do cenário, é melhor ser conservador.

Embora regulação não funcione diante da vantagem comercial, alguma discussão séria precisa ser feita.

Marco

to ar...@googlegroups.com
E qualquer calculadora faz mais cálculos por segundo do que qualquer
um aqui, e não as banimos, treinando Mentats, como em Duna. Embora
muitos sistemas educacionais ainda tentem treinar Mentats ao invés de
proficiência com calculadoras.
É sempre o mesmo argumento apocalíptico de ever: "isso vai acabar com
tudo!" Foi assim para os livros impressos em tipos móveis também.
IA tem uma diferença fundamental: ela não tem problemas reais. São
como os professores de matemática: fazem onanismo matemático ao invés
de resolver problemas reais. IA tem a mesma limitação: nós é que
apresentamos os problemas "daqui de fora".

Em seg., 15 de mai. de 2023 às 21:31, Guilherme Silva
> [...]
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.

Guilherme Silva

to ar...@googlegroups.com
A prova que sobrevivemos ao socialismo é que estamos vivos hoje. Ou seja, não somos descendentes diretos dos 60 a 120 milhões de pessoas exterminadas por opções ruins. Aliás, por definição, somos descendentes de pessoas que conseguiram sobreviver a todos os tipos de perrengue que já existiram na história do planeta, e olha que já existiram desastres de todos os tipos - naturais ou artificiais.

Outra forma de pensar é que a humanidade poderia facilmente ter sido exterminada por armas nucleares; E por acidentes como o Chernobyl ou de Fukushima. Também não é impossível de pensar que a gente possa ter problemas se iniciar um reator de fusão nuclear que funcione com um átomo grande como o de nitrogênio e ele sair do controle, ou que a gente tenha assumido riscos de criar um buraco-negro em diversos experimentos com aceleradores de partículas potentes. Por mais que hoje se conheça muito melhor os limites de segurança, muito risco foi tomado para se chegar ao nível de ciência que temos hoje.

A gente obviamente sobreviveu até aqui, passou por tudo isso e nossos ascendentes estiveram do lado da sorte, independente de como se registre isso. Mas como a gente sabe bem: Resultados passados não garante retornos futuros.E pode ser que este seja mais um dos riscos que nunca se tornam problemas. Ou pode ser que, bem na nossa vez, um novo problema maior que o comunismo esteja nascendo.Ou que neste problema específico, a gente um daqueles que não sobreviveram para dizer que deu tudo certo.

Eu não tenho muito medo, mas ao mesmo tempo acho que zombar de um risco como a singularidade é não só inconsequente - mas uma certa soberba. E talvez uma pessoa de 2500 vai escrever nos livros de história: os ocidentais foram exterminados pela IA, e só nós, os Amish, conseguimos sobreviver. E o restante do mundo, todos Amish, vão dizer que a humanidade sempre sobrevive e zombar de outros riscos.

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com
Excelente texto, nada a acrescentar. Exceto por uma coisa: estou usando um cliente de Gmail chamado Shortwave, que tem aquelas bogagens de "reagir a um email". Eu usei isso aqui, mas fica a dúvida: como ele aparece pra vocês?

Mauricio Fagundes

Sent with Shortwave

[...]

Guilherme Silva

to ar...@googlegroups.com
Como uma resposta normal.
(Print anexado, nem sei se vai na lista)

Screenshot_20230528_085941_Gmail.jpg

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com
Valeu! Eu adoro o Shortwave (eles começaram como um app para ser parecido com o Google Inbox, que eu adorava), mas incluíram aquelas coisas de chat de colocar reação nos emails. Só queria saber se isso afetava de alguma forma quem não o utiliza. Pena que custa 9 bidens por mês.

Mauricio Fagundes

Sent with Shortwave

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Sat, May 13, 2023, 21:09 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> wrote:
Sabe o que os bons cidadãos do Azerbaijão, Nicarágua e Serra Leoa estão fazendo neste momento e você não? Acessando as 186 ferramentas de AI que o Google anunciou esta semana:

No more:

Agora o Brasil alcançou Serra Leoa!

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Enquanto o CharGPT patina com informações até 2021, Bard começou a trazer info em real time. Kind of:

Get more done with apps - all in one place
Bard can now respond with real-time info from Google Maps, Flights, Hotels, and YouTube, so you can get more done in one place.

Mas o que eu queria comentar:

Bard meets Google Workspace — Quickly get what you need from Gmail. Bard can find and bring in information from emails, like the time of an event or a note from a friend

Get summaries of content from documents and PDFs — Bard can give you the key points from content across Google Docs and Google Drive, so you can move forward faster

Disse tempos atrás que se a integração do ChatGPT me faria a voltar ao Windows, se o AI entrasse na minha base de informações. Não verifiquei se era assim, mas o Google já trouxe este suporte.

Forunfou? Nopes.

Coincidentemente, há uma hora atrás, quis buscar a informação que eu postei aqui falando que o comércio de NFTs caiu 90% de um ano para outro. Queria lembrar quais eram estes anos.

Meti o search e era de 2021 a 2022.

— Hey, Bard, descasca essa para mim. Está lá na minha correspondência.

— Sure thing! Os anos são 2022 e 2023.

Este Bard é só cantoria.