Usabilidade da TIM

1 view

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
— Pode me arrumar um comprovante de endereço?

— Claro - respondi - Tá na mão.

Famous last words.

Entro no site da minha operadora, TIM, pelo iRaphone, atrás de uma conta de telefone recente. Acho, clico no link do PDF e acontece o download.

Só que não. Ao invés do download, ele abre o app da TIM no meu celular.

Por que exatamente precisa abrir o app ao invés de me oferecer o download do maldito PDF??? Ok, entro com os dados para login, o donwload deve estar depois. Senha errada. Tento novamente, caio num captcha.

Em todos estes anos nesta indústria vital, eu vi muito gerente de TI malandro disfarçando servidor fora do ar com problemas de log in. Banco do Brasil é constante. Ninguém noticia "Usuário não consegue logar no servidor" como noticiam "banco/operadora/rede social fica offline o dia inteiro".

E meu comprovante de endereço, como fica? Eu poderia simplesmente baixar um PDF quando as condições de temperatura e pressão estão ideais e deixar guardado no celular, né? Nénão, agora eles exigem "comprovante RECENTE".

Poderia então pedir receber mensalmente a maldita conta por email também? Exceto que eles mandam o PDF com… senha. Uma coisa formidável que nunca vou compreender nos humanos é colocar senha num boleto. Eles tem medo de quê, que alguém roube o PDF e o pague?

Então, como fiz para acessar o PDF?

Desinstalei o app da TIM. Pimba! Quando o navegador não encontrou o app no sistema, ele fez o download do PDF.

Daí você pensa o quanto a empresa gastou em desenvolver e manter o app, o quanto gasta para convencê-lo a usá-lo e a solução de falta de usabilidade é desinstalar a porcaria?

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Tue, Apr 4, 2023 at 7:15 PM Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> wrote:
Em todos estes anos nesta indústria vital, eu vi muito gerente de TI malandro disfarçando servidor fora do ar com problemas de log in. Banco do Brasil é constante.

Falando no Banco do Brasil, ontem um telefone de São Paulo tentou insistentemente falar comigo. Ligou umas quatro vezes. Pedi licença da reunião que estava e atendo.

Um cara se identificando do setor de segurança do Banco do Brasil estava dizendo que havia vencido meu Gerenciador Financeiro (O internet banking pessoa jurídica do BB) e que ele precisava realizar um procedimento de atualização. Caso não fizesse, o aplicativo poderia ficar offline por mais de 30 dias.

Identifiquei o golpe na hora. Por quê? Porque o Banco do Brasil se lixa para seus usuários.

Quando estou usando o GF e bloqueia minha senha, eles realmente ligam para confirmar se era eu operando e liberar minha senha. Mas ligam uma vez e se não atender, senha bloqueada. Você que se lixe. Ligar quatro vezes?

Expliquei que estava fora da minha estação e combinamos dele ligar no dia seguinte, na hora que estivesse no computador. Quando ligou, me mandou acessar um certo domínio de diagnóstico, https://gerenciadorjuridico.com/ (o conteúdo já está suspenso).

O diagnóstico do GF está dentro de um domínio do BB, num HTTPS. O de cima, sem HTTPS.

Mandei o insistente agente de segurança do BB procurar um emprego honesto, para ele ganhar dinheiro dando duro pelo menos para variar. Talvez tenha surtido resultado, já que o conteúdo do domínio do golpe está suspenso.