Zucka no zuckaverso

36 views
Skip to first unread message

Irapuan Martinez

unread,
Oct 18, 2021, 1:42:58 PM10/18/21
to Lista ArqHp
Metaverso: O plano de Zuckerberg para dominar o futuro da internet — Em meio a escândalo, rede social anunciou a criação de 10 mil empregos com objetivo de criar o metaverso, onde real e virtual se fundem


Em meio a um dos maiores escândalos de sua história, a rede social Facebook anunciou hoje o plano de criar 10 mil empregos na União Europeia nos próximos cinco anos, com o objetivo de criar o metaverso -- a grande aposta de Mark Zuckerberg para o futuro da internet e do próprio Facebook.

O metaverso é um universo onde o real e o virtual se fundem por meio de serviços e aparelhos que usam tecnologias como a realidade aumentada. “O metaverso tem o potencial de ajudar a destravar o acesso a novas oportunidades criativas, sociais e econômicas”, disse o Facebook em comunicado.

Na visão de Zuckerberg, o metaverso é a nova geração da internet e o próximo capítulo da história do Facebook, conforme afirmou em uma conferência com investidores em julho.

“O metaverso é a expressão final da tecnologia social”, disse o empresário. “Acredito que o metaverso será o sucessor da internet móvel, e criar produtos do tipo é o próximo passo em nossa jornada para ajudar a construí-la”, afirmou em um post na rede social.

Se tudo der certo,  a expectativa do criador do Facebook é que a empresa deixe de ser conhecida como uma rede social e se torne uma empresa de metaverso.

O primeiro exemplo concreto de um produto do Facebook com foco em metaverso são as Horizon Workrooms, plataformas de trabalho para reuniões que usa realidade virtual, por meio de óculos especiais. O serviço existe há cinco anos e já é usado por sete milhões de funcionários.

As vagas a serem criadas para o novo projeto serão focadas em pessoal altamente qualificado. O plano da rede social é investir 50 milhões de dólares nos próximos dois anos para a construção da internet do futuro. (…)

Enrique Robledo

unread,
Oct 20, 2021, 1:18:00 PM10/20/21
to ArqHP - Arquitetura de home pages
É muito poder nas mãos de um psicopáta como Zucky. Sem nomearlo, tem uma referência bem forte a ele no filme Molly Bloom (A grande jogada), que é aquele interpretado pelo mesmo ator que intrerpretou Zuckerberg no filme que fala da vida dele (Michael Cera). Onde é mostrado como o cara que botava os apostadores ao limite só para destruirlos e se divertir com isso. Tanto que a psicopatia dele se transfere a todos os produtos que faz. 

Irapuan Martinez

unread,
Oct 20, 2021, 2:42:46 PM10/20/21
to Lista ArqHp
On Wed, Oct 20, 2021 at 2:18 PM Enrique Robledo <enrique...@gmail.com> wrote:
É muito poder nas mãos de um psicopáta como Zucky. Sem nomearlo, tem uma referência bem forte a ele no filme Molly Bloom (A grande jogada), que é aquele interpretado pelo mesmo ator que intrerpretou Zuckerberg no filme que fala da vida dele (Michael Cera). Onde é mostrado como o cara que botava os apostadores ao limite só para destruirlos e se divertir com isso. Tanto que a psicopatia dele se transfere a todos os produtos que faz. 

O cara do filme da Jessica Chastain não é o Zuckerberg into the Zuckaverse, é o cara do Scott Pilgrim.

Mas eles são de qualquer forma a cara de um fucinho do outro. Sobre a Jessica, "Cenas de um Casamento" vale a pena só pra ficar olhando para ela (porque os diálogos parecem o sermão da montanha).

Sobre Zucka ter muito poder, well, ele não apareceu com um exército bárbaro em nossos portões e comeu nosso feno, estuprou nossa comida e queimou nossas mulheres. O poder foi dado pelos usuários. Eles se permitiram entrar em redes sociais no modo full retard, acreditar (e repassar!!!!) em coisas que tablóides marrons tinham vergonha de publicar. Mas hey, para quê vamos chamar a atenção para a responsabilidade das pessoas? Vamos culpar o Zuckerberg. 

Ontem, o PSDB promoveu um debate entre seus pré-candidatos. Eles meio que tem um novo Plano Real em mãos (o cara que fez com que o Brasil tivesse um programa vacinal, governa o único estado com PIB positivo em 2020, o estado se saiu tão bem que está puxando os PIBs trimestrais do país e apresentando os resultados de recuperação de emprego — e principalmente, CHAMOU O MEIRELLES)… Mas eles não querem construir sequer o consenso dentro do próprio partido e esperam consenso entre os eleitores.

Inevitavelmente, cobraram do Leite e do Doria o apoio ao Bolsonaro em 2018. Leite disse uma estupidez e algo minimamente inteligente: A estupidez é dizer que quando se trata de fome, a Democracia pode esperar; a minimamente inteligente: Culpado de botar o genocida lá foi a dos eleitores.

Bolsonaro pode ser acusado de muitas coisas, menos de imprevisível: tudo que ele nos espanta hoje, era claro nos seus 28 anos como deputado federal. Mas os eleitores preferiram embarcar na polarização. A polarização é o paraíso do pilantra candidato: Seu currículo deixa de importar e tudo que importa é que ele não é o seu concorrente. E vice e versa.

Rede social não é o problema. Ser estúpido sempre foi o caso. Gente crítica usa o Facebook e não cai em terraplanismo. E pessoas sempre agiram feito estúpidas antes do advento das redes sociais. Como a responsabilidade não é individual mas a adversidade só vem em impacto social, não gera aprendizado e as pessoas continuam tomando decisões ruins. Chama-se "tragédia dos comuns". 

Enrique Robledo

unread,
Oct 20, 2021, 7:58:15 PM10/20/21
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Da polarização viemos e a polarização vamos, e assim o futuro não parece nada diferente do que já foi o passado nos horizontes políticos. Ainda bem que as individualidades valem alguma coisa neste nosso falho sistema, pelo menos temos isso.

Eu acho que as redes tem um efeito muito orkutizante, em todas elas. Sempre entro achando o máximo, aos pocos o povo vai chegando e estraga tudo! Torço para que nunca achem o Telegram, por enquanto o último reduto de rede social que ainda presta alguma utilidade para mim.

Irapuan Martinez

unread,
Oct 21, 2021, 1:58:03 PM10/21/21
to Lista ArqHp
On Wed, Oct 20, 2021 at 8:58 PM Enrique Robledo <enrique...@gmail.com> wrote:
Eu acho que as redes tem um efeito muito orkutizante, em todas elas.

Orkut tinha comunidades sobre Schopenhauer. Aquela rede foi, afinal, o ápice das redes sociais. Dali em diante, foi só ladeira a baixo.

 
Torço para que nunca achem o Telegram, por enquanto o último reduto de rede social que ainda presta alguma utilidade para mim.

Uma das maiores comunidades de gente burra, apoiadores do Bolsonaro, está no Telegram. Lá tem a conveniência de comunidades são bem separadas. E a inconveniência de se usar um mensageiro como rede social: É coisa pra replicar e ser replicado, não para debater. Natural que bolsonaristas se encontrem neste tipo de ambiente.

=x=

Dia desses, acordo, meu Telegram estava em festa: 200 mensagens não lidas. Achei que o Judiciário tinha bloqueado novamente o Whatsapp (único momento que o Telegram se aquece) mas não, alguém incluiu meu número numa comunidade de protesto contra o Carrefour, por causa da morte de um cliente por dois seguranças.

É um tema delicado, questão racial, já que a vítima era afrodescendente. Eu iria brincar com isso?

Mas é óbvio que iria: Postei a tese que os faraós do Egito eram negros e o pessoal entrou na onda. Daí então lembrei que os egípcios haviam escravizado os hebreus e perguntei sobre a dívida histórica.

Não ficaram nada felizes. 

Irapuan Martinez

unread,
Oct 21, 2021, 2:03:14 PM10/21/21
to Lista ArqHp

Facebook deve mudar de nome após polêmicas e focar no metaverso — (...) A nova representação simbólica da empresa deverá ser anunciada no dia 28 de outubro, durante a conferência anual Connect, pelo CEO Mark Zuckerberg. O foco, segundo o site The Verge, é a implementação do metaverso, novo paradigma da rede social.
Aliás, esse último termo é um dos motivos pelos quais o Facebook quer mudar de nome. A nova marca, que poderá ser anunciada mesmo antes do evento da semana que vem, pretende desvencilhar o Facebook do rótulo de apenas uma "mídia social" (com todo o estigma que a expressão carrega hoje) e se tornar um dos muitos produtos de uma holding, ao lado do Instagram, WhatsApp, Oculus, entre outros produtos.
 
A estratégia, não confirmada pela empresa, não é nova: em 2015, cansado de ser apenas o motor de buscas, o Google se reorganizou sob o guarda-chuva da Alphabet, um conglomerado que hoje abriga, além do conhecido buscador, também o Android, YouTube, Calico, Waymo, Google X, Deep Mind e outros. Assim, o Facebook, com um quadro de mais de 10 mil funcionários, pretende evoluir "para uma empresa metaversa", segundo Zuckerberg.
 
(…) Uma boa aposta de marca seria Horizon, o nome da futura plataforma online, anunciada pelo Facebook em agosto como um ponto de partida para o metaverso. Nas Horizon Workrooms, profissionais usando o Oculus Rift 1 entrarão em reuniões virtuais com seus avatares pessoais.

Irapuan Martinez

unread,
Oct 21, 2021, 2:22:15 PM10/21/21
to Lista ArqHp

Facebook lança a carteira digital 'novi' — O Facebook lançou, nesta terça-feira (19), a sua carteira digital "novi". O "pequeno piloto", como descreveu o chefe de pagamentos da empresa, David Marcus, acontece nos Estados Unidos e na Guatemala.
 
Apesar do lançamento da carteira, a empresa ainda não está colocando no mercado a sua criptomoeda "diem". Ambos os produtos sofreram mudanças de nomes no ano passado após críticas no mercado financeiro. A princípio, a moeda digital iria se chamar "libra" e a carteira, "calibra".
 
Na época, reguladores e bancos centrais levantaram preocupações de que seu lançamento poderia afetar a estabilidade financeira, corroer o controle sobre a política monetária e ameaçar a privacidade.
 
Piloto — De acordo com Marcus, o objetivo ao colocar a carteira em prática primeiro nos EUA e na Guatemala é permitir o envio de dinheiro entre familiares através das fronteiras e ajudar pessoas que "têm sido deixadas de fora do sistema financeiro atual".
 
Sem a diem, a carteira contará com a pax dollar (USDP), uma moeda considerada estável e que Marcus diz ter “operado com sucesso por mais de três anos e tem importantes atributos regulatórios e de proteção ao consumidor". Além disso, o Facebook fechou uma parceria com a Coinbase para este primeiro momento.
 
O chefe de pagamentos da empresa afirmou que isto não significa que não irá lançar a diem, mas que aguarda que ela seja regularizada para depois entrar na carteira.
De acordo com Marcus, este piloto servirá para testar as funções principais dos recursos operacionais de atendimento ao cliente e conformidades.
 
Rejeição — Os senadores democratas dos EUA Brian Schatz, Sherrod Brown, Richard Blumenthal, Elizabeth Warren e Tina Smith expressaram sua oposição ao esforço de dois anos do Facebook para lançar uma criptomoeda e carteira digital, informou a Reuters.
 
"O Facebook está mais uma vez buscando planos de moeda digital em um cronograma agressivo e já lançou um piloto para uma rede de infraestrutura de pagamentos, embora esses planos sejam incompatíveis com o cenário regulatório financeiro real", escreveram os senadores em uma carta ao presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg.
 
"Não se pode confiar no Facebook para gerenciar um sistema de pagamento ou moeda digital quando sua capacidade existente de gerenciar riscos e manter os consumidores seguros se mostrou totalmente insuficiente", escreveram os senadores.
 
Um porta-voz da novi disse: "Estamos ansiosos para responder à carta do comitê".

Jhonny Ilis

unread,
Oct 21, 2021, 2:32:28 PM10/21/21
to ar...@googlegroups.com
Seu presidente, sabendo como reunir o gado no telegram, tem um canal oficial lá



Em qui, 21 de out de 2021 13:58, Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> escreveu:
On Wed, Oct 20, 2021 at 8:58 PM 
Uma das maiores comunidades de gente burra, apoiadores do Bolsonaro, está no Telegram. Lá tem a conveniência de comunidades são bem separadas. E a inconveniência de se usar um mensageiro como rede social: É coisa pra replicar e ser replicado, não para debater. Natural que bolsonaristas se encontrem neste tipo de ambiente.

=x=


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arqhp+un...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/arqhp/CAFu4B9rRTfzxwagiz0pCSBWGiC0_AHv3uNkWQ8T_d3x7JQzf3Q%40mail.gmail.com.

Irapuan Martinez

unread,
Oct 21, 2021, 3:27:37 PM10/21/21
to Lista ArqHp
On Thu, Oct 21, 2021 at 3:32 PM Jhonny Ilis <jif...@gmail.com> wrote:
Seu presidente, sabendo como reunir o gado no telegram, tem um canal oficial lá

Ah, nem precisava ingressar. No grupo de WhatsApp do meu condomínio, o lixo panfletário que deve circular num antro desses, iria parar lá de qualquer maneira.

Então eu saí do grupo do condomínio, pra parar de ter a inteligência insultada.

Minha esposa permaneceu no grupo. Disse que depois da minha saída, maneiraram. Lição de vida: Os burros não querem espalhar ideias (até porque, são justamente estúpidos por não ter nenhuma). Querem apenas confrontar.

É o único momento que saboreiam a sensação de estarem intelectualmente corretos. Não estão nem na direção disto mas como não encontram resistência, acham que triunfaram.

Mauricio Fagundes

unread,
Oct 21, 2021, 3:31:01 PM10/21/21
to ar...@googlegroups.com
Em qui., 21 de out. de 2021 às 15:03, Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> escreveu:

Facebook deve mudar de nome após polêmicas e focar no metaverso


Será que o Al Pacino vai voltar para o logotipo? 

--
Mauricio Fagundes

Mauricio Fagundes

unread,
Oct 21, 2021, 3:35:52 PM10/21/21
to ar...@googlegroups.com

É o único momento que saboreiam a sensação de estarem intelectualmente corretos. Não estão nem na direção disto mas como não encontram resistência, acham que triunfaram.

É o viés de confirmação. Eles só querem saber de quem corrobora com aquilo que eles pensam, já que são incapazes de pensar individualmente. E, por isso mesmo, sentem "vergonha de mudar de opinião", uma vez que isso apontaria que eles estavam errados anteriormente. Só existem dois jeitos de mudar de opinião:

1. se você pensa com sua própria cabeça, ouvindo as opiniões contrárias e questionando as suas
2. se não, esperando o memorando de quem pensa por você.

Essa turma está no segundo grupo.
--
Mauricio Fagundes

Irapuan Martinez

unread,
Oct 28, 2021, 11:48:14 PM10/28/21
to Lista ArqHp
E o novo nome do Zuckaplex é…

…Meta.

A empresa que engloba Facebook, Instagram, WhatsApp e outras incorporadas será “Meta” (assim como a empresa que engloba todas as iniciativas do Google é “Alphabet”).

Sinal que Zuckerberg quer foco no tal “metaverso”.

O que se sabe deste metaverso? Até agora não vi diferenças com o Second Life.

Irapuan Martinez

unread,
Nov 2, 2021, 4:26:34 PM11/2/21
to Lista ArqHp
Metaverso everywere. Todo mundo falando do metaverso. The next big thing. 

Mas este frisson tem mais a ver com a necessidade artificial que a imprensa cria pelo “next big thing” do que a coisa ser grande mesmo.

Eu vi a Theranos nascendo, com a promessa de revolucionar exames médicos, de detectar câncer a espinhela caída com uma gota de sangue. Isto seria fisicamente viável? Ah, todos ficaram entusiasmados. Fuêim. Hoje a celebrada empreendedora está enrolada com a Justiça.

Mas a imprensa embarcou. Assim como ficou na expectativa quando, nos anos 00, quando outro celebrado empreendedor, Dean Kamen, disse que iria revolucionar o transporte pessoal: Segway. Só revolucionou os segurança de shoppings e os piratas chineses.

Às vezes a necessidade do next big thing é tamanha que a imprensa tenta passar o mesmo truque duas vezes: Ambientes virtuais já foram tentandos antes. Second Life, 3DML, The Sims. Nenhum decolou. 

Mas querem dizer que o Metaverso do Zucka vai resolver o problema destes: a falta de relevância.

Hoje, noticiaram que a Microsoft está embarcando. Teams e Office serão migrados para tal metaverso.

Imagina a delícia de operar uma planilha através de um óculos em 3D. O motivo que as planilhas de hoje em dia pouco evoluíram deste o Lotus 123 é porque ele já está o ápice da produtividade. Mas vamos passá-lo pela baixa resolução de óculos de realidade aumentada. So much usabillity.

Eu imagino três cenários para o Metaverso:

#1) Vai realmente resolver os problemas de tecnologias passadas e virar padrão da indústria;

#2) Vai fazer sentido como ambiente de reunião virtual mas não de compartilhamento de dados e interfaces. Claro, depois que vencer o período de deslumbramento. Se reuniões hoje são questionadas por serem pouco produtivas, imagina uma reunião com tudo mundo impressionado com os avatares dos colegas e o ambiente que estarão;

#3) Vai flopar assim como o Second Life.

Vamos esperar pra ver o que vai virar. Fato é, com Microsoft e Facebook promovendo, vai ser impossível ignorar.

Irapuan Martinez

unread,
Nov 2, 2021, 4:30:45 PM11/2/21
to Lista ArqHp
E fico na dúvida o que vai flopar primeiro: Metaverso ou Hyperloop, o sistema de trens em tubos de baixa pressão que Musk patrocinou e abriu o projeto para a humanidade.

Faz sentido fisicamente, mas estender tubos hermeticamente isolados ao longo de quilômetros me parece ser um pesadelo de engenharia e um pesadelo de licenças burocráticas. 

Guilherme Silva

unread,
Nov 2, 2021, 9:11:17 PM11/2/21
to ar...@googlegroups.com
Hoje, noticiaram que a Microsoft está embarcando. Teams e Office serão migrados para tal metaverso.

Se tem uma coisa que me pego pensando em momentos como esse (aeroporto, voos, a gente esgota o que pensar) é que a Microsoft conseguiu fazer do teams o pior software que uso nos últimos tempos.

Colocaram agora o avançado "reply to" uma mensagem, para que você saiba qual mensagem você está respondendo. Mas é limitado, não funciona em todos os grupos. Até o * do WhatsApp tem isso há anos.

Mas então ele deve ser leve né? Não, consome toda a memória e disco do sistema. Li em algum lugar que ele é baseado em web, então tem um browser inteiro dentro e isso consome memória. Tentar abrir o teams com é o aplicativo do onedrive simultânea é uma penitência que alguém pode se impor quando está realmente querendo se imolar.

Nessas horas que me pergunto como a maior empresa do mundo coloca suas fichas num software tão mal executado, penso em realmente operar vendido. Mas vendido por vendido, ainda aposto contra a Tesla.

Tem algo muito errado com a humanidade que crê no metaverso ou no teams.

Irapuan Martinez

unread,
Nov 2, 2021, 9:26:09 PM11/2/21
to Lista ArqHp
Em ter., 2 de nov. de 2021 22:11, Guilherme Silva <guilherm...@gmail.com> escreveu:
Se tem uma coisa que me pego pensando em momentos como esse (aeroporto, voos, a gente esgota o que pensar) é que a Microsoft conseguiu fazer do teams o pior software que uso nos últimos tempos.

Meu uso do Teams se limita a ser convidado para reuniões, e de fato, só aqui a gente vê como é mal implementado.

Não que o Zoom esteja melhor colocado. Incrivelmente, quem se sai bem é o WhatsApp — embora ele devesse RETIRAR a convocação de chamadas mas conversas. Você clica sem querer, encerra, mas a pessoa te retorna (qual será a dificuldade de perceber um dial butt?).

Se faz isso num grupo então…



Mas então ele deve ser leve né? Não, consome toda a memória e disco do sistema. Li em algum lugar que ele é baseado em web, então tem um browser inteiro dentro e isso consome memória.

Imagino que ele deve invocar as bibliotecas do navegador do sistema.

O que pode ser um problema: O Microsoft Edge roda com o engine do Chrome e ele deve ser baseado no eMule para sequestrar todo o processamento.

E o Windows 11, heim? Construindo em cima do Teams? Cai rodar bem num notebook popular.


Nessas horas que me pergunto como a maior empresa do mundo coloca suas fichas num software tão mal executado, penso em realmente operar vendido.

No país agora manda o pessoal para o espaço sem usar verba pública, eles tem condições de rodar computadores de ponta.

Quem tentou rodar Windows 8 ou 10 num Positivo, sabe o que estou falando.

Segundo, ação da Microsoft nunca variou pela qualidade de seus softwares. Enquanto os servidores tiverem mercado, não aposte contra. 


Mas vendido por vendido, ainda aposto contra a Tesla.

Não lembro se comentei aqui, li dia destes que o maior negócio da Tesla não era vender carro movido à pilha, mas vender créditos de cotas de automotivas que são obrigadas a fabricar veículos elétricos.

Ou seja, na hora que as montadores desconfiarem e finalmente começarem a fabricar seus veículos elétricos, alguém vai querer estar em Marte.



Tem algo muito errado com a humanidade que crê no metaverso ou no teams.

Ou que basta tirar o PT para o Brasil começar a dar certo.

Guilherme Silva

unread,
Nov 2, 2021, 10:20:20 PM11/2/21
to ar...@googlegroups.com
Meu uso do Teams se limita a ser convidado para reuniões, e de fato, só aqui a gente vê como é mal implementado.

Quando tinha 10 anos, ganhei uma bicicleta na rifa da escola. Estamos vangloriando os momentos de sorte da vida, certo?



No país agora manda o pessoal para o espaço sem usar verba pública, eles tem condições de rodar computadores de ponta.

Eu trabalho em multinacional, note deveria ser bom. Pessoal de TI tá sempre tentando me convencer que a configuração do meu note é boa.

É bom mas não funciona. Deve ser como os gremistas se sentem nesses dias. Rá, usei todo o meu conhecimento daquele jogo que tem 11 pra cada lado.



Segundo, ação da Microsoft nunca variou pela qualidade de seus softwares. Enquanto os servidores tiverem mercado, não aposte contra. 

Mas se o teams /Windows 11 for tão ruim quanto o teams no Windows de hoje (não sei nem qual eu tenho na máquina)
.. pode ser significativo. Não mata, claro, mas pode fazer uma baguncinha na estrategí da empresa.



Tem algo muito errado com a humanidade que crê no metaverso ou no teams.

Ou que basta tirar o PT para o Brasil começar a dar certo.

Ou que libera o WhatsApp e o Twitter no avião durante o vôo, mas o e-mail fica trancado na caixa de saída. Muita falta de sacanagem.

Irapuan Martinez

unread,
Nov 3, 2021, 2:20:41 PM11/3/21
to Lista ArqHp
On Tue, Nov 2, 2021 at 11:20 PM Guilherme Silva <guilherm...@gmail.com> wrote:
Quando tinha 10 anos, ganhei uma bicicleta na rifa da escola. Estamos vangloriando os momentos de sorte da vida, certo?

Garanto, eu tenho meus percalços para compensar a sorte de ficar longe do MSN corporativo.

Reunião hoje de manhã que minha esposa participaria, o áudio dela estava desativado. Chequei o volume, o direcionamento para as caixas de som do notebook, nada. Bom, drive de áudio encrencou, nada que um reboot não resolva. Seria isto se o próprio Zoom não oferecesse um recurso de diagnóstico. Ninguém coloca um diagnóstico se os problemas não fossem recorrentes. Claro, o diagnóstico demonstrou que o som não estava funcionando (Oh, obrigado pela nova informação). Solução?

Aparentemente, o Zoom oferece te chamar numa ligação telefônica (sim, aquela coisa de aparelhos telefônicos, celular, nada a ver com IP) para transmitir o áudio da reunião. Achei a solução desesperada e adivinhem: Na hora que rebootei o note, oh, o som funcionou.

 
No país agora manda o pessoal para o espaço sem usar verba pública, eles tem condições de rodar computadores de ponta.

Eu trabalho em multinacional, note deveria ser bom. Pessoal de TI tá sempre tentando me convencer que a configuração do meu note é boa.

Aqui no Iraplex, eu que tenho que insistir em boas configurações. Os funcionários morrem de medo de pedir para trocar o hardware e "qualquer coisa está bom". Pego algo acima do mediano. Sou bonzinho? Bitch, eles precisam de produtividade. Não de ficar rebootando o Windows para ter de volta o driver de rede. Não somos Detran para se dar ao luxo de dizer "não posso atender você, cliente razão de nossa existência, porque nosso sistema está lento".

 
É bom mas não funciona. Deve ser como os gremistas se sentem nesses dias. Rá, usei todo o meu conhecimento daquele jogo que tem 11 pra cada lado.

11 para cada lado? Mas Xadrez não são 16?

Anos atrás fui num jantar e lá tinham aquelas coisas, como se chamam mesmo? Ah, lembrei: Gente. Estava chato, mas havia dois adolescentes brincando com um app de quiz. Na hora que eles embananavam em perguntas do tipo "qual a capital da Mongólia" (Ulan Bator), eu acabava participando. EXCETO quando a pergunta era sobre futebola.


Tem algo muito errado com a humanidade que crê no metaverso ou no teams.

Ou que basta tirar o PT para o Brasil começar a dar certo.

Ou que libera o WhatsApp e o Twitter no avião durante o vôo, mas o e-mail fica trancado na caixa de saída. Muita falta de sacanagem.

Sério que eles liberaram apenas estes serviços e não todos os protocolos?

Se eu precisar fazer um FTP? Vai que entro na rede do computador e noto a falta de patch na BIOS? E eventualmente, para chegar mais rápido, posso sempre restaurar as condições originais de fábrica. On the fly.

Irapuan Martinez

unread,
Nov 5, 2021, 10:05:33 AM11/5/21
to Lista ArqHp
https://twitter.com/shaanvp/status/1454151237650112512

Hot take: Everyone is wrong about the Metaverse. here's my 3 part theory..

Part I - Everyone is wrong 
Most people think "the metaverse" is a virtual place. Like in the movie Ready Player One. A virtual world, like Minecraft, Roblox, or like Zuck showed in the facebook demo yesterday. But what if it's not a place?

Part II - It's Not a Place, It's a Time 
A time? wtf? Yes, a moment in time. You know in artificial intelligence, there's an idea of "the singularity"? It's a moment in time where AI becomes smarter than humans. The moment when artificial intelligence > human intelligence

Part III - What it is 
The metaverse is the moment in time where our digital life is worth more to us than our phsyical life. This is not an overnight change. Or an invention by some steve jobs type. It's a gradual change that's been happening for 20 yrs

Every important part of life is going digital. 
Work --> from factories to laptops. boardrooms to zooms. 
Friends --> from neighbors to followers. Where do you find like minded people? Twitter. Reddit. etc. 
Games --> more kids play fortnite than basketball & football combined.

Identity --> filters are the new makeup. Stories are your personal billboard to broadcast who you are. What matters more. What you look like in real life? or what you look like on instagram? The pic on the left is what they see, so it's what matters.
image.png

Everything goes digital. Your friends, your job, your identity. And now with crypto, your assets are online too. Bored Apes are the new Rolex. Fortnite skins are the new skinny jeans. If everyone hangs out online all the time, then your flexes need to be digital.

So if you play this forward another 10-20 years - we will cross into the metaverse 

The moment in time where digital matters more to us than physical. Our attention used to be 99% on our phsysical environment. 
TVs dropped that to 85% 
Computers down to 70% 
Phones.. 50%

our attention has been sucked from physical to digital. And where attention goes, energy flows. If 50% of our attention is on our digital screen, then 50% of our energy will go to our digital life. Today it takes some effort to take our phone out of pocket and look at it.

Soon, some company will make smart glasses that sit in front of our eyes all day. We will go from 50% attention on screens to ~90%+ That's the moment in time when the metaverse starts. Because at that moment, our virtual life will become more important than our real life.

Is this a good or a bad thing? Like anything, it's neither good nor bad. It's just a thing. A very different thing.



=x=

Que pesadelo copiar um "fio” do Twitter para um corpo de texto. É o que dá pra fazer quando inventam um "microblog" e oh, descobrem que ideias não cabem em 280 bytes.

Mas claro, estou resmungando. Porque a média do tamanho dos tweets é de 33 bytes. E eles nem precisavam ter dobrado o tamanho original de 140 bytes: Apenas 1% dos tweets atingem o limite de 280 caracteres e apenas 12% deles, ultrapassam os 140 bytes originais.

Se metade dos tweets que vejo é "fio", deveria ser sinal que sigo gente eloquente. Mas o "fio" nada mais é do que responder a si próprio e isto é coisa de gente com macaquinhos no sótão. Logo, eu só sigo um bando de malucos.

Mauricio Fagundes

unread,
Nov 5, 2021, 1:44:41 PM11/5/21
to ar...@googlegroups.com
Em sex., 5 de nov. de 2021 às 11:05, Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> escreveu:


Que pesadelo copiar um "fio” do Twitter para um corpo de texto. É o que dá pra fazer quando inventam um "microblog" e oh, descobrem que ideias não cabem em 280 bytes.

Mas claro, estou resmungando. Porque a média do tamanho dos tweets é de 33 bytes. E eles nem precisavam ter dobrado o tamanho original de 140 bytes: Apenas 1% dos tweets atingem o limite de 280 caracteres e apenas 12% deles, ultrapassam os 140 bytes originais.

Se metade dos tweets que vejo é "fio", deveria ser sinal que sigo gente eloquente. Mas o "fio" nada mais é do que responder a si próprio e isto é coisa de gente com macaquinhos no sótão. Logo, eu só sigo um bando de malucos.

Ontem conversei com um amigo sobre isso: como se tornar minimamente relevante para possíveis empregadores no setor de tecnologia. E ele me falou que o Twitter é uma boa ferramenta, pois o pessoal do RH das empresas do setor costumam ver isso. E aí ele me apresentou uma postagem (nem era sobre tecnologia, mas para uso de mop para limpeza da casa que, de fato, é bem relevante para mim e minha esposa) nessa forma de fio.

Comentei com ele sobre isso: por que diabos usar o fio, ao invés de apresentar o conteúdo e inserir um link para uma dessas milhares de ferramentas de blog? A que eu mais vejo sendo utilizada atualmente é o Medium, mas dá até para usar o Github com arquivos markdown para esse tipo de coisa.

Para mim é um mistério o fato de preferirem esses chatíssimos fios.
 
--
Mauricio Fagundes

Irapuan Martinez

unread,
Nov 7, 2021, 3:01:22 PM11/7/21
to Lista ArqHp
O Meta está divulgando do que se trata:


Eu me remexo muito / eu me remexo muito…

Guilherme Silva

unread,
Nov 7, 2021, 4:53:50 PM11/7/21
to ar...@googlegroups.com

O Meta está divulgando do que se trata:


Eu me remexo muito / eu me remexo muito…

Meu entendimento foi proporcional à minha crença no sucesso da empreitada. Zero.

O Zuca não tá velho demais pra acreditar em Second Life tropical?

Irapuan Martinez

unread,
Nov 7, 2021, 6:42:56 PM11/7/21
to Lista ArqHp
Em dom., 7 de nov. de 2021 18:53, Guilherme Silva <guilherm...@gmail.com> escreveu:
Meu entendimento foi proporcional à minha crença no sucesso da empreitada. Zero.

ALL HAIL KING JULIEN:



O Zuca não tá velho demais pra acreditar em Second Life tropical?

Hoje vi alguém comentando um perfil em rede social que mostra quem casou com quem. Por exemplo, Marieta Severo com Chico Buarque. 

Não obstante o espanto em ver que isso pode ser considerado conteúdo, o pessoal fica desbaratinado em saber da semelhança do Chico Buarque com o cara do meme sério/feliz.

É tipo quando descobrem a semelhança do baterista do Nirvana com o vocalista do Foo Fighters.

Poizintão, parece que essas coisas todas são feitas para enganar quem nasceu depois do fim do mundo no ano 2000: Misturam Second Life com Madagascar e acham que descobriram uma pedra filosofal.

E não, millenial: “Pedra Filosofal” não é uma referência ao Harry Potter.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages