Fim do Flash (não, sério, desta vez morreu mesmo)

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
[✓ ] Fim do Flash
[    ] Fim do Facebook
[    ] Depois de uma administração previsivelmente desastrosa, Bolsonaro entrega a faixa presidencial para o Lula

Microsoft to fully remove Adobe Flash from Windows 10 in July — Even Adobe stopped supporting the software last year

Andei pensando em não deixar as traças comer meus CDs de becape e mover para núvens uns 15 anos de trabalho.

Raster é mole: Muita coisa está em JPeG, PNG ou GIF, vai ser ruim “descontinuarem” suporte. Todos eles foram gerados a partir de PSDs.

Photoshop continua firme no mercado e muitos outros editores rasters hoje (até os do iPad) aceitam o formato, preservando layers.

Tem muito vetor, formato CorelDRAW. Nem sei se ainda existe CorelDRAW. Posso ou migrar para AI (Illustrator) ou SVG.

Flash, ou vou em repositórios de abadonware e rode numa VM com Windows 98, ou converto em SVG.

Minha produção em Flash não era apenas textinho voando, vai ter coisa ilustrada. Gostava da interface do Flash para ilustrar. Corel e AI, precisa ficar puxando bezel. Flash, você carregava o vetor para se dobrar como quisesse. Era bastante intuitivo.

No começo, criava no Corel e o Flash acertava cute'n'past. Mas o vetor vinha carregado de informação. Pesava preciosos kbytes ou comia toda memória de processamento das Tridents, quando se jogava um alpha.

Com o tempo, saquei que ilustrar dentro do Flash melhorava o desempenho.

Ele só não aplicava automaticamente relevância no conteúdo — principal motivo de sua derrocada.

Isto e ser um buraco de segurança no Windows, né.