Tecnologia que desmaterializa

5 views
Skip to first unread message

Irapuan Martinez

unread,
May 9, 2024, 6:58:00 PMMay 9
to Lista ArqHp
Minha esposa quis ajudar com a tragédia do RS. Sugeriu comprar fardos de água e latas de leite em pó para entregar num dos pontos de coleta em Goiânia.

Sugeri que pegássemos o valor equivalente e mandasse um pixuleco para uma entidade fidedigna. Poizafinal, se você compra os mantimentos, eles ainda teriam que ser transportados daqui até os pampas. Além de longe pra chuchu, recursos sendo perdidos com a logística (e, cof cof, multas), existem estradas que nem existem mais.

Já o PIX, vai pelo éter digital.

Tem nome essa parada: Desmaterialização. É um conceito mais amplo, na verdade. Sua tese é fazer mais com menos. Motores de implosão interna, por exemplo. Desmaterializadores de primeira: Gastam bem menos combustível, poluem bem menos enquanto entregam mais torque, do que suas versões de décadas atrás.

Transformar uma coisa em bits é o ápice da desmaterialização. Imagina ao invés de carregar uma fita cassete com 60 minutos de música, ter um aparelho de tamanho compatível com acesso a TODAS as músicas já gravadas na história humana.

Existe uma foto na internet com um cara todo paramentado com fones de ouvido, walkman, câmara fotográfica, filmadora, gravador de áudio, agenda, relógio, despertador, videogame etc etc etc pendurado nele. Tudo coisas que hoje estão encerradas dentro de um aparelho celular.

Você hoje não tem como falar sobre tecnologia e não se dar conta que ela nada mais é do que o caminho em desmaterializar coisas.

Daí a Apple vem e faz este comercial:


Uma pilha de equipamentos embaixo de uma prensa hidráulica é detonada, como bem cabe os canais de prensa hidráulica do Youtube. Quando levantam a prensa, tem um iPad lá.

Assim, a Apple pode ser acusada de fazer um comercial óbvio com um super orçamento. Mas a galera está reclamando sobre "a destruição da experiência humana" (???).

O pessoal que compra um metrônomo no eBay ou Amazon e chega no mesmo dia perde uma excelente oportunidade de esconder o ludismo hipócrita. Hoje tem muito mais gente usando apps de GPS e chegando em caminhos mais otimizados do que um dia, houve aparelhos específicos de GPS instalados em carros. Ou mapas de papel foram vendidos.

Maldita tecnologia, desmaterializando aplicações, permitindo que sejam usadas por todo globo a custo marginal zero. Vamos salvar os trompetes.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages