12ft | Morre Tadao Takahashi, um dos pioneiros da internet no Brasil - Link - Estadão

3 views
Skip to first unread message

Irapuan Martinez

unread,
Apr 8, 2022, 3:15:05 PMApr 8
to Lista ArqHp
https://12ft.io/proxy?q=https://link.estadao.com.br/noticias/cultura-digital,morre-tadao-takahashi-um-dos-pioneiros-da-internet-no-brasil,70004032016 

Morre Tadao Takahashi, um dos pioneiros da internet no Brasil — O engenheiro foi homenageado pelo Hall da Fama da Internet em 2017 pelo desenvolvimento da rede no País

O fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Tadao Takahashi, morreu nesta quarta-feira, 6, vítima de uma parada cardíaca aos 71 anos. O engenheiro foi um dos pioneiros da internet no País e o segundo brasileiro a fazer parte do Hall da Fama da Internet, prêmio que visa homenagear personalidades que de alguma maneira contribuíram para a evolução da internet em toda sua história.

Enquanto esteve à frente do RNP, Takahashi foi um dos responsáveis por trazer o impulso para que a internet, de fato, tivesse alcance nacional no Brasil. Por meio da primeira rede acadêmica iniciada pelo engenheiro, movimentos de coordenação puderam formar um alicerce para a distribuição de rede anos depois. 

Takahashi também foi pioneiro na história do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), órgão de governança na internet que ajudou a construir ao lado do engenheiro Demi Getschko(…)

Além dos trabalhos com redes acadêmicas, Takahashi também se envolveu em temas que abordavam o uso da internet em políticas públicas de informação. Ainda no CGI.br, ele trouxe o conceito das TICs, iniciativas de tecnologia da informação e comunicação, para auxiliar no desenvolvimento da rede em conjunto com aspectos sociais do Brasil. 

Em 2017, o engenheiro foi agraciado com a indicação ao Hall da Fama da Internet, onde ocuparia o segundo posto brasileiro do comitê, juntamente com Getschko. Criado pela Internet Society em 2012, o Hall da Fama da Internet homenageia personalidades que tiveram importância no desenvolvimento da internet em diversas áreas e países.

Tanto Takahashi como Getshcko foram escolhidos para a categoria de "conectores globais", que reconhece a importância de pessoas que contribuíram para o crescimento do uso da internet, seja em escala global ou em regiões específicas que resultaram em impacto global. 

O Hall da Fama da Internet já premiou indivíduos fundamentais para a história da internet como Vint Cerf, um dos pais da internet, cocriador do protocolo TCP/IP; Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web; Linus Torvalds, criador do núcleo Linux; Richard Stallman, ativista e responsável pelo nascimento da Fundação do Software Livre; Jimmy Wales, fundador da Wikipedia; Aaron Swartz, ativista e cocriador do RSS e do site Reddit, entre outros.

Takahashi era formado em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas (Unicamp), em Comunicação Social pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e teve passagem pelo curso de Informática no Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão. Ele deixa a irmã, Laura, com quem morava em Campinas.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages