Bard é só cantoria

20 views
Skip to first unread message

Irapuan Martinez

unread,
Jan 29, 2024, 10:17:30 AMJan 29
to Lista ArqHp
Vi hoje cedo uma menção que Europa, a da mitologia, era musa/deusa/oráculo/whatever do "conhecimento através da viagem".

Hm. Quis dar um confere. Fui de Bard. Por quê Bard? Porque eu já estava com o navegador aberto e se digito "Bard" na barra de endereço, já vem a URL. ChatGPT, ele sempre me direciona para a tela inicial onde eu tenho que clicar "Try", realizar o login e só então cair no chat.

Existe alguma relação entre o mito de Europa e o ato de viajar?

O Bard discorreu sobre o mito, onde Zeus se disfarça de animal para seduzir alguma mortal e passar a perna em Hera (basic Zeus). Europa era a pequena da vez, que monta em Zeus em forma de touro e eles viajam da Fenícia até Creta. Europa sabia que o touro era Zeus e mesmo assim, topou subir no seu lombo e fazer a travessia.

Como eu cheguei a esta idade acreditando em nada que ouço e em apenas metade do que vejo, vamos crivar a informação:

Quem mencionou, pela história, a relação entre o mito Europa e viajar?

(…) Por exemplo, o filme "A Europa dos Meus Sonhos" (2004), dirigido por Wim Wenders, conta a história de um homem que viaja pela Europa em busca de um lugar onde possa encontrar a felicidade.

Opa. Não lembro de ter assistido um filme ruim do Wenders, deve valer a pena ver. Dechovê o título original do filme para poder pegar o torrent ver em qual streaming tem.

O filme não existe. Bem que a vovó Ira sempre me disse para não confiar em LLMs. Já tinha pego o Bard no pulo, resolvo ir um pouco mais longe:

Qual a relação entre a figura mitológica Europa e os patos?

A relação entre a figura mitológica Europa e os patos é uma relação simbólica. Os patos são frequentemente associados à água, que é um elemento importante no mito de Europa.
No mito, Europa é raptada por Zeus, que se transforma em um touro branco para se aproximar dela. O touro leva Europa para a ilha de Creta, atravessando o mar Mediterrâneo.
Os patos são frequentemente vistos nadando na água, e eles são frequentemente associados à fertilidade e à abundância. No mito, Europa é a mãe de três filhos, que se tornarão os fundadores de grandes civilizações.

O Bard construiu uma relação adequada, mas completamente infundada. Nisto as LLMs são boas: De papo. Não tem a sutileza de separar o que é fato e não é, já que no caso, os fatos são o que estão no papel registrado da mitologia, não que fizesse sentido relacionar patos com Europa.

E o ChatGPT?

Não há uma relação direta ou amplamente reconhecida entre a figura mitológica Europa e os patos na mitologia clássica. (…) Se houver uma história específica ou uma interpretação cultural que relacione Europa a patos, ela não é parte do cânone mitológico tradicional e pode pertencer a uma tradição ou interpretação local menos conhecida.

Irapuan Martinez

unread,
Jan 29, 2024, 11:37:45 AMJan 29
to Lista ArqHp
Vivo dizendo que o ChatGPT é melhor, mas o Bard é só uma questão de tempo para ultrapassá-lo, já que a base de dados do Google é imensamente maior e não existe propriamente Inteligência Artificial, é só big data com um processador potente o suficiente.

Mas precisa ter uma coisa em perspectiva: LLMs não são factuais. Elas prezam a conversa em alto nível, mas não o embasamento.

Semana passada, entrei num voo com uma demanda de criar o nome de uma razão social, graças a um planejamento tributário. 

O voo tinha Wi-Fi pago, mas se eu não confio na Latam, que dirá na Tim que provia a conexão. WhatsApp? De graça, mas a banda só permite texto (por isso dizem que o paraíso fica no céu).

Procurei e tinha um agente que conectava uma conta do Zapizapi com o ChatGPT. Pousei com vinte nomes pra equipe escolher.

(Ainda bem que salvei a lista no Google Keep. Tem gente que seta a conta do WhatsApp para apagar o histórico de conversa depois de um tempo. Essa ferramenta demoníaca tem alguma coisa contra indexabilidade de informações, só isso explica o áudio)

Em suma: LLMs não são ferramentas de conhecimento. São ferramentas de linguagens. A diferença é a mesma entre um livro de ficção de um livro de história. Pra criar, é ótimo, como no caso dos nomes. 

Dados precisam ser crivados.

Semana passada perguntei ao ChatGPT sobre eficiência da energia solar. Uns 12%, os problemas vão deste a frequência da luz (só uma estreita faixa tem condições de gerar energia) e umas das perdas é que ela gera corrente contínua. Alternada, precisa de inversor, mais perdas.

Agora vou ter que escavar pra saber o que procede. LLMs estão na mão, mas você precisa cavar de quando jeito. Mesmo se pedir as fontes.

Joel Souza

unread,
Jan 31, 2024, 4:02:46 AMJan 31
to ar...@googlegroups.com
Esse exemplo mostra o que é, de certa forma, uma feature, não um bug.

(...)
AI hallucination is a phenomenon wherein a large language model (LLM)—often a generative AI chatbot or computer vision tool—perceives patterns or objects that are nonexistent or imperceptible to human observers, creating outputs that are nonsensical or altogether inaccurate.
(...)

https://www.ibm.com/topics/ai-hallucinations

No sandbox da API do chatGPT, chamam esse parametro de "temperatura"

image.png

The temperature parameter is a part of the ChatGPT API and plays a significant role in controlling the randomness of the generated text. It is a hyperparameter that determines the level of unpredictability in the output. What is this? The temperature value is a floating point number between 0 and 1.




Usando a API e não o chat, fazer uma pergunta cuja resposta ele não pode definir com 100% de certeza o output é um simples: 'Não sei dizer'

Quanto maior a 'temperatura' mais a IA parece com um humano no sob efeito de entorpecentes.

--
Joel Souza

Mário Aragão

unread,
Feb 1, 2024, 7:50:58 AMFeb 1
to ar...@googlegroups.com
Vocês assinam o ChatGPT? E aí, é realmente melhor do que o gratuito? Gostei do que o Joel expôs aí, alguém poderia falar da sua experiência com a "versão Pro"?



--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arqhp+un...@googlegroups.com.
Para acessar essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/arqhp/CAJsUr_Vu7DiJWuqzoZDgmkf%3Droh0FdxDxLMKkimvO11DHiVORg%40mail.gmail.com.

Joel Souza

unread,
Feb 1, 2024, 8:06:25 AMFeb 1
to ar...@googlegroups.com
Em qui., 1 de fev. de 2024 às 09:50, Mário Aragão <mario...@gmail.com> escreveu:
Vocês assinam o ChatGPT? E aí, é realmente melhor do que o gratuito? Gostei do que o Joel expôs aí, alguém poderia falar da sua experiência com a "versão Pro"?

Independentemente da versão, a qualidade da resposta é sempre proporcional a qualidade do prompt. Usei a versão paga durante um ou dois meses. É mais rápida, dá opção de mudar a versão em que a resposta é gerada, tem acesso a API e se precisar dela, tem como fazer um custom-chat-gpt pra um uso específico.

Como no meu caso foi somente pra aprender como funciona "por baixo dos panos" a API e valeu os 20 bidens investidos. Dependendo do seu trabalho, se precisar fazer brainstorm diariamente, por exemplo, acho que esse valor se justifica fácil. 

--
Joel Souza

Irapuan Martinez

unread,
Feb 1, 2024, 8:21:37 AMFeb 1
to Lista ArqHp
ChatGPT alucinando e o Copilot, estressado:


Artigo postula que Microsoft está colocando AI em tudo — até no Paint — sem que o produto esteja acabando ou haja remuneração suficiente para cobrir os custos da versão free (lembrando que o ChatGPT 4 podia ser usado de graça, para promoção do Bing).

Está chegando a era das máquinas neuróticas!

Irapuan Martinez

unread,
Feb 1, 2024, 8:32:47 AMFeb 1
to Lista ArqHp
Em qui., 1 de fev. de 2024, 09:50, Mário Aragão <mario...@gmail.com> escreveu:
Vocês assinam o ChatGPT? E aí, é realmente melhor do que o gratuito? Gostei do que o Joel expôs aí, alguém poderia falar da sua experiência com a "versão Pro"?

Eu assino. Se é melhor? Não sei porque eu perdi o parâmetro :P quando usava free, usava muito pouco e nunca esbarrei com time out porque os servidores estavam abarrotados.

Embora por default, ele abre no Chat 3.5 e você só se dá conta quando o chat está avançado. Se troca, ele abre um novo chat, não continua o antigo. Nunca tentei os dois com menos prompts, pra ver se a diferença é nítida.

O 3.5 atende bem e você ainda tem que fazer a tarefa de casa de qualquer forma, crivar o que é expelido. Se você nunca se deparar com limitação do servidor, pode ir beber os 100 Janjas que cobram.

Diferença nítida é usar o Copilot no Bing. Tecnicamente, é ChatGPT 4 de graça. Metade do tempo, ele desiste de responder, e tem a limitação de permitir apenas 30 prompts por chat.

Não que eu exceda algum assunto com mais de 30 prompts, mas o ChatGPT pago não está contando. O Copilot, conta quantos prompts restam.

Esta semana, no carro, abri a interação de voz do chatGPT (até onde saiba, só na versão paga) para ele me explicar porque não existem baterias de corrente alternada. Foi em português mesmo, ele interage bem na última flor do Lácio.

O que achei? Um desperdício. Um desperdício todo este tempo usando o celular no carro para ouvir música, se eu podia bater papo com um professor que não te zoa por fazer perguntas bestas.

É tão bom que o Detran há de proibir, aposto.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages