Japão vs. Verbatim

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Pipipi popopó, "Japão é o estado da arte em tecnologia".

Japan's newly appointed Minister of Digital Affairs, Taro Kono, has declared war on the floppy disk and other forms of obsolete media, which the government still requires as a submission medium for around 1,900 types of business applications and other forms. The goal is to modernize the procedures by moving the information submission process online.

Bolsonaristas estão querendo montar um trem da alegria uma comissão técnica para ir até o Japão e trazer os disquetes para adotarmos aqui, depois que conseguirem a volta do voto impresso.

Olha, já trabalhei muito com disquetes. Era a única mídia que tinha que ir com becape. Muito mais seguro, embora as últimas fornadas de disquetes, as duas cópias davam problema. O ápice da Basf foram as fitas cassetes. Com disquetes, eles desaprenderam a fazer mídia magnética confiável.

Ô Japão, que coisa antiga, usar disquete. Use Iomega. Devo ter meu drive até hoje por aqui. Poderia testar, se não precisasse comprar um adaptador Porta paralela - USB A.

E então, comprar um adaptador USB A - USB C.

image.png

Guilherme Silva

to ar...@googlegroups.com
Sinceramente, a notícia é a guerra ao disquete, mas meu choque ao ler o texto é que o país estava criticando a dependência de selos (aquilo que os correios usam/usavam) e de fax no combate à pandemia.

Governos. Que coisa maravilhosa, hein?

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arqhp+un...@googlegroups.com.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Não apenas governos. Como dizem os engenheiros, "se funciona, não está quebrado":

Até 2020, a Boeing atualizava as cartas de navegação de suas aeronaves usando disquetes. Depois que fiquei sabendo disto, até perdoei eles até hoje só disponibilizar porta USB A para carregar dispositivos durante o voo.

=x=

Meu primeiro carro com GPS no painel, um Hyundai, precisava atualizar os mapas via USB (a mesma porta onde você coloca o pen drive com as moda de viola). Você tinha que pagar num site obscuro para baixar os arquivos.

Na época, olhei um Mitsubishi e a atualização acontecia durante a revisão, localmente.

Hoje é o celular que providencia a conectividade. Mas seria legal um carro com drive de disquete. Seria muito K.I.T.T.

Emboramente, hoje exista um doogle bluetooth para que uma série de carros possam ser conectados para diagnóstico ou configuração.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Falando em disquetes:

O Museu de Mídias Obsoletas pode ser baixado… E rodado em disquetes.

Bateu forte a nostalgia aqui. Era assim que eu apresentava meus websites para o cliente. Como eu trabalhava separado do provedor, só me restava apresentar localmente. Claro, zero conteúdo dinâmico com scripts ou banco de dados.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp

Joel Souza

to ar...@googlegroups.com
Por mais tecnologia que possa rodar na "superfície" o que está por baixo dos panos é sempre um legado. Meu carro tem android auto (via cabo). Joga lá os aplicativos do celular e tudo funciona lindo. Até o Tidal roda no painel porque o painel serve apenas para espelhar o celular.

O problema é que eu adoraria atualizar firmware "o painel". Já procurei nos porões do site da jeep e não se encontra como faz. ¯\_(ツ)_/¯

Em dom., 25 de set. de 2022 às 13:07, Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> escreveu:

> [...]

> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Em ter., 11 de out. de 2022 16:44, Joel Souza <joel....@gmail.com> escreveu:
O problema é que eu adoraria atualizar firmware "o painel". Já procurei nos porões do site da jeep e não se encontra como faz. ¯\_(ツ)_/¯

Quando do supracitado Hyundai, bem que procurei um jailbreak, um fork, caqué coisa que não aquela interface modorrenta.

Nunca me deparei. Carro, diferente de computadores, você precisa atualizar o hardware para obter um novo software.

Guilherme Silva

to ar...@googlegroups.com
Nunca me deparei. Carro, diferente de computadores, você precisa atualizar o hardware para obter um novo software.

Se você tivesse falando de tratores, aí sim conseguiria rodar outras coisas, como doom.

BTW: Se for comprar um trator, sugiro um Valtra ou Fendt e não esse aí.  :-)

Guilherme