Breadcrumbs Trails

João Vagner Brito de Medeiros

May 6, 2006, 9:57:54 PM5/6/06
to desenv...@googlegroups.com, ar...@googlegroups.com
A utilização desse recurso pra manter a navegação dos sites hoje é bem
utilizada, talvez bem divulgadas hoje para os menos atentos,foi graças
ao livro do Felipe Memória, o Projetando a Expêriencia Perfeita. Mas a
utilização desse recurso em todos os projetos não mantem um padrão
estilo aqueles templates prontos?

Ai pensei, po, existem situações aonde isso pode ser aplicado com mais
enfâse, e quando não tem nenhuma necessidade a isso?

Abraços
João Vagner
Developer FIZO -> http://www.fizo.edu.br
joaovagner.com.br -> http://www.joaovagner.com.br
Desenvolvendo para web -> http://groups.google.com.br/group/desenvolvendo

[\ Tel: 011 4169-9948 /]
[\ CeL 011 9253-0135 /]

Diogo Lopes

May 6, 2006, 10:24:44 PM5/6/06
to ar...@googlegroups.com
Deve-se estudar se o uso breadcrumbs esta dentro do contexto do projeto.

Em um projeto de multiplos níveis de informações acaba sendo necessário para manter o usuário localizado.

Como você bem disse, esse recurso ja está se tornando um padrão. Por esse motivo, os usuários já devem estar familiarizados com o uso.
Por isso, torna-se ainda mais interessante.

Usar por usar, sem necessidade, é um estímulo a mais para o usuário, sem um advento para sua experiencia.

abcs,

Diogo Lopes

João Vagner Brito de Medeiros

May 6, 2006, 11:47:04 PM5/6/06
to ar...@googlegroups.com
On 5/6/06, Diogo Lopes <diog...@gmail.com> wrote:
> Deve-se estudar se o uso breadcrumbs esta dentro do contexto do projeto.

E quando sabemos se esta dentro do contexto?

> [...]
> motivo, os usuários já devem estar familiarizados com o uso.
> Por isso, torna-se ainda mais interessante.

Mas navegação de mais não pode atrapalhar o usuário ao navegar? Links
demais não atrapalham o bom uso e absorvição do conteúdo?

> Usar por usar, sem necessidade, é um estímulo a mais para o usuário, sem um
> advento para sua experiencia.

Abraços

Ygor Moraes

May 8, 2006, 5:13:58 AM5/8/06
to ArqHP - Arquitetura de home pages

João Vagner Brito de Medeiros escreveu:

Desculpe perguntar.....mas o que são breadcrumbs trails????

Khristofferson Silveira

May 8, 2006, 7:06:11 AM5/8/06
to ar...@googlegroups.com
2006/5/8, Ygor Moraes <ygorm...@gmail.com>:

> Desculpe perguntar.....mas o que são breadcrumbs trails????

Você pode pesquisar no Google para uma resposta mais abrangente, mas
já pode ir dando uma olhada nesse artigo de um colega da lista:

http://fatorw.com/2005/12/26/os-caminhos-de-migalhas-de-pao/

E não tem que pedir desculpa ;)

--
Khristofferson Silveira
http://ksilveira.blogspot.com

João Vagner Brito de Medeiros

May 8, 2006, 7:13:14 AM5/8/06
to ar...@googlegroups.com
Isso mesmo, o Fator W diz tudo, e algo bem interresante é um documento
que o Felipe Memória disponibilou:

< http://www.fmemoria.com.br/artigos/nav_estr.pdf >

Abraços e bons estudos =)

Khristofferson Silveira

May 8, 2006, 7:18:30 AM5/8/06
to ar...@googlegroups.com
2006/5/7, João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>:

> E quando sabemos se esta dentro do contexto?

Acredito que esse contexto é a profundidade de navegação.

Se não me engano, o Memória recomenda no livro dele que só sejam
utilizados breadcrumbs em projetos com mais de 3 níveis de
profundidade.

> Mas navegação de mais não pode atrapalhar o usuário ao navegar? Links
> demais não atrapalham o bom uso e absorvição do conteúdo?

O recurso é mais utilizado para localização do que para navegação. Se
ele se perder, sabe que basta usar o breadcrumb pra ver o caminho e se
encontrar no site.

Não é um recurso primordial de navegação. Que achar algo dentro do
site? Use o menu.