Bancos poderão segurar PIX por 72 horas

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-09/banco-central-aprova-medidas-adicionais-de-seguranca-para-pix

Então, o PIX foi instalado do dia para noite e parece que ninguém pensou nas questões de segurança.

Então, igual mudança de pobre, se ajeita as coisas que estão caindo do caminhão “on the fly”, enquanto o veículo já foi posto em movimento.

Agora bancos poderão segurar por 72 horas transações suspeitas.

É, a “transação instantânea” pode levar 72 horas. O varejo de balcão vai amar isto.

Eu acho ainda pouco, acho que o PIX deveria ser presencial nas agências com prova de vida. Assinado com firma reconhecida em três vias. Além de aumentar a segurança, imagina a quantidade de empregos que geraria?

O pior? Acho que os bancos já estão habilitando. Fui fazer um PIX da minha esposa para mim.

Não caiu. Será que eu deixei de dar os sete “ok” que o processo exige? Fiz novamente. Nada. Fiz um TED então.

Uma hora depois, caiu duas vezes. Só não caiu a terceira transferência, porque o saldo não cobria.

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com

Em qua, 29 de set de 2021 08:29, Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> escreveu:

Fui fazer um PIX da minha esposa para mim.

Ora que transação mais suspeita que essa poderia existir? O banco achou que você estava sequestrado e ela ia pagar o resgate. Suspeitou dela realmente querer fazer isso.

Nem precisava se inteligência artificial.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
Em qua., 29 de set. de 2021 09:44, Mauricio Fagundes <mauricio...@gmail.com> escreveu:
[...]

Olha, eu não duvido nada.

Não vou dizer o nome do banco em questão. Só vou dizer que no passado, em suas campanhas, ele chamou a si próprio de “Digitau” (sic).

Então, para o banco que cancelou o internet banking no navegador e lançou no lugar uma merda batida no liquidificador chamada “app desktop” (que basicamente, usa as bibliotecas do navegador do sistema, mas sem os atalhos de usabilidade e acessibilidade), eu não duvido nada que uma operação de um favorecido CADASTRADO, selecionado como FAVORITADO e que repete ROTINEIRAMENTE a operação, eles acharam que eu estava sequestrando minha própria esposa.

Daí pode ser pensar que eles estão no início do processo e com o tempo, vão refinar o algoritmo.

Sabe que dia eles vão refinar uma coisa que gerou três taxas bancárias extras (o segundo PIX, o TED e a taxa do meu PIX devolvendo a transferência excedente)?

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com

Não vou dizer o nome do banco em questão. Só vou dizer que no passado, em suas campanhas, ele chamou a si próprio de “Digitau” (sic).

Estou me esforçando para descobrir que banco é, mas não consigo nem imaginar.

Daí pode ser pensar que eles estão no início do processo e com o tempo, vão refinar o algoritmo.

Refinamento que, provavelmente, irá bloquear até se você fizer um PIX para si mesmo.

Sabe que dia eles vão refinar uma coisa que gerou três taxas bancárias extras (o segundo PIX, o TED e a taxa do meu PIX devolvendo a transferência excedente)?

Aguarde a taxa para acessar o seu aplicativo também.

Mas agora temos a concorrência dos bancos digitais de verdade, como Inter, Original e Nubank. Todos eles com seus aplicativos que, constantemente, não conseguem acessar a conta, completar a transação, etc. Já teve um caso comigo em que eu precisava pagar o aluguel e o dinheiro estava num banco desses (eu pago por boleto, exigência que fiz para não ter aquela coisa informal de "abate o conserto do vazamento do aluguel" sem nenhuma comprovação do acordo, valores, etc que poderiam, no futuro, gerar contestações) e eu não conseguia nem com reza braba fazer o pagamento.

Quando consegui, ele caiu no setor de investigação de fraude. Ou seja, a proprietária não recebia o aluguel porque o banco cismou de achar que um pagamento que eu fazia todo dia 10 era fraude. Comuniquei o fato à proprietária e ela compreendeu e me avisou quando o pagamento finalmente apareceu na conta dela. Por sorte é uma pessoa correta.

Nessas horas que eu deixo meu liberalismo de lado e quero, sim, regulamentação do estado. Um dia de trabalho perdido com tentativas, ligações etc.

Em tempo: ninguém ainda falou que o cabra, que foi preso recentemente por aplicar um golpe usando Bitcoins, é dono da empresa* que faz aquele app de segurança que todos os bancos brasileiros usam (que se chamava Warsaw e agora mudou de nome, mas provavelmente é a mesma coisa)

* Bom, eu acho que é a mesma empresa, mas minha memória não é exatamente algo em que eu confie

--
Mauricio Fagundes

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Wed, Sep 29, 2021 at 11:13 AM Mauricio Fagundes <mauricio...@gmail.com> wrote:
Não vou dizer o nome do banco em questão. Só vou dizer que no passado, em suas campanhas, ele chamou a si próprio de “Digitau” (sic).

Estou me esforçando para descobrir que banco é, mas não consigo nem imaginar.

É o pedra preta em Tupi. Embora eles tenham tirado a cor preta da marca e hoje é azul com laranja.

Publicitário é um bicho engraçado: "Vamos tirar o macaco do filme, porque hoje macacos não estão na moda". Então lançam um filme do King Kong 100% gorillaless.

Daí pode ser pensar que eles estão no início do processo e com o tempo, vão refinar o algoritmo.

Refinamento que, provavelmente, irá bloquear até se você fizer um PIX para si mesmo.

Eu tive que anotar minhas senhas do outro banco — aquele que o Bolsonaro indica o presidente mas não é a Caixa. Porque se eu vou fazer operações às 20hs (posso fazê-las até as 22hs) ele bloqueia minhas senhas alegando "atividades suspeitas". Bloqueia a senha e não permite repetir, então eu tenho que criar senhas novas de tempos em tempos.

Então, eles me bloqueiam "por segurança" e eu preciso deixar uma hard copy das senhas (e não, os sistemas não permitem salvar as senhas). Graaaande segurança minhas senhas estarem anotadas.

Gostaria de dizer que isto aconteceu apenas uma vez. Ou apenas duas. Ou apenas cinco vezes, até eu me programar não fazer operações tão tarde.

Fica mais engraçado quando é você que determina os limites e os horários de operação. É tipo o livre arbítrio cristão: Você tem, mas olha, melhor você temer o Big Boss.

Sabe que dia eles vão refinar uma coisa que gerou três taxas bancárias extras (o segundo PIX, o TED e a taxa do meu PIX devolvendo a transferência excedente)?

Aguarde a taxa para acessar o seu aplicativo também.

Pago de boas por uma interface que funcione. Hoje é como se você tem um email do Gmail, você só pode usar a interface do Gmail. E para mandar um email para o Outlook, só pode ser até as 17hs em dias úteis, e precisa pagar uma taxa. E leva até uma hora para o email chegar.

Esperava que com o open banking, conta corrente passasse ser um protocolo e você poderia usar o Internet Banking da Adobe ou do Opera. Mas sei que não chegará a tanto.

Mas agora temos a concorrência dos bancos digitais de verdade, como Inter, Original e Nubank.

Nunca usei estes "bancos digitais" (exceto minha conta na XP que migrou para conta corrente) como correntista. Mas como credor, é um pesadelo.

Como abre a conta desburocraticamente, eles limitam a operação para não ser usado para recepção criminosa. Daí eu preciso fazer uma operação alta — geralmente, uma rescisão — a conta restringe RECEBER a bolada.

Estou quase voltando ao numerário em espécie, na quantidade de vezes que isto dá problema.

Nessas horas que eu deixo meu liberalismo de lado e quero, sim, regulamentação do estado. Um dia de trabalho perdido com tentativas, ligações etc.

Mas a concentração bancária é responsabilidade exclusiva do governo. É como reclamar da telefonia privada, porque o oligopólio que o Governo sustenta dá dor de cabeça.

[...]

Não, acho que não é a mesma pessoa. O "faraó dos Bitcoins" (Por Darwin, onde este pessoal arruma esses nomes?) era garçom até alguns anos atrás.

O pessoal com síndrome de Estocolmo que estão nas redes sociais o defendendo, adoram a história de garra e empreendedorismo dele. Parece que metade deles são sinceros, enquanto a outra metade disfarça mal que tudo que querem é resgatar a grana que colocaram no cryptoavestruz que compraram.

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com
É o pedra preta em Tupi. Embora eles tenham tirado a cor preta da marca e hoje é azul com laranja.

Ué, mas o laranja não é a cor do Partido Novo?

Já tive conta nesse banco e eles me ligavam a cada 3 meses para "ir na agência atualizar o cadastro". Da última vez eu cheguei a gritar com o gerente dizendo que eram eles que prestavam serviço a mim e não o contrário. E que só voltaria lá para encerrar a minha conta. Que foi o que fiz.

Minha esposa tem conta lá e tem aquela maldita "poupança automática", que só serve pra atrapalhar o controle, com os centavos que pingam lá quase diariamente. Pra tirar isso, "só indo na agência". E eu reclamava daquele banco estatal, amarelo e azul, cujo nome também me escapa...

Publicitário é um bicho engraçado: "Vamos tirar o macaco do filme, porque hoje macacos não estão na moda". Então lançam um filme do King Kong 100% gorillaless.

OK, isso é uma piada. Sim, é piada. Só pode ser piada.

[...]

Acho muito curioso esses serviços (nem sempre os dos bancos, diga-se de passagem) que bloqueiam o paste no campo de senha. Aí você tem que lembrar, não pode nem usar um desses gerenciadores de senha criptografados. Resultado: a chuva de 123456 que tem por aí, ou senhas sempre iguais, pro cabra ter que lembrar. Ou anotar no papel.

Outra coisa é o famigerado token, que você usa uma única vez e a interface "esconde" a digitação. Um número aleatório, que você não conhece e que, se alguém o vir, não servirá pra nada. Mas mesmo assim eles tascam as estrelinhas e você que se vire pra digitar corretamente.

[...]

Houve um tempo em que eu usava o boleto do banco Inter para cobrar 6.000 todo mês. Aí, do nada, eles passaram a limitar em 3.000. E me sugeriram que eu fizesse dois boletos. Interessante isso, "para a minha segurança" eu teria que obrigar a pessoa do financeiro do meu cliente a fazer dois pagamentos pra mim.

E ainda vinham com a resposta "faça 2 boletos, joinha?". Não resisti e falei para eles "vocês estão falando com um senhor de meia idade, peço que, por favor, utilizem a linguagem adequada". Tem essa modinha do marketing, também, de falar numa linguagem "descolada". E desde quando eu quero que uma empresa fale comigo como se eu fosse "amigo de infância" deles?

[...]

Você pode tentar a creptomoeda ou o bitcoil. Fala com o Renan que ele te ensina.

[...]

É, eu sei. É pura raiva, mesmo. Até porque a ajuda do governo também dá uma dor de cabeça danada.

[...]

Achei que era, pois em algum momento vi que ele era dono da GAS - que é a responsável pelo famigerado Warsaw (vi que o nome agora é Topaz) que, uma vez, causou um problema numa atualização do Windows que afetava apenas computadores do Brasil. O Warsaw foi o responsável.

[...]

Olha aí, não tem aquela moeda do cachorro? Eles poderiam criar a Ostrichcoin, para pagar os credores desse super investimento! (disclaimer: a tradução é do Google, não tenho nada a ver com isso se estiver errada)

Eu não entrei nessa mas, pelo menos, experimentei carne de avestruz. Parece carne vermelha.

--
Mauricio Fagundes

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Wed, Sep 29, 2021 at 4:30 PM Mauricio Fagundes <mauricio...@gmail.com> wrote:
É o pedra preta em Tupi. Embora eles tenham tirado a cor preta da marca e hoje é azul com laranja.

Ué, mas o laranja não é a cor do Partido Novo?

Li uma vez que o CRECI tinha originalmente como logomarca uma picareta. Simbolizava o trabalho árduo para encontrar pepitas, uma metáfora para o trabalho dos corretores de imóveis. Mas com o tempo, a conotação para "picareta" mudou e tiveram que trocar. Hoje usam um beija-flor, que simboliza o ato incansável de ir num ponto ao outro.

Então é isso, a gente tem uma paleta de cores limitadas que o seres humanos conseguem enxergar e um número de conceitos também limitados. É complicado escolher cores e conceitos exclusivos.

Publicitário é um bicho engraçado: "Vamos tirar o macaco do filme, porque hoje macacos não estão na moda". Então lançam um filme do King Kong 100% gorillaless.

OK, isso é uma piada. Sim, é piada. Só pode ser piada.

É uma piada, claro, mas eu a adoro. Diz sobre conceitos. Como não são todos que o capturam, acham que é dispensável. O banco é literalmente "pedra preta" e pintaram de azul.

[...]

Navegadores agora avisam que sua senha está comprometida. Geralmente é aquela mesma senha genérica que você usa sempre pra não ocupar novos slots de memória.

Mas ele me alerta que a senha está comprometida, vou ver o site e é alguma coisa que usei a cinco anos atrás e nunca mais vou usar novamente, para para usar na época, precisou de um log in. E lá não tem nada comprometedor.

Que bênção quando o site aceita login pelo Google Account. Devem até tirar meu hemograma dali, mas preencher cadastros é o fim da picada no mato sem cachorro.

[...]

O tal banco pedra azul distribuia chaveirinhos, mas agora o token é dentro do app. É engraçado na hora de fechar uma operação ele exibir a mensagem "checando token". É UMA COISA SÓ.

Quando tinha minhas contas bancárias lá, o token PJ funcionava apenas 1/3 das vezes. "Digitau", AHÃ. A porcaria era INTEGRADA ao app e não conseguia "se ler". Eu deveria ser uns 5 anos mais novo só com o que perdi com esse maldito app.

[...]

Boletos são cobrado por emissão (preço fixo, não é porcentagem). Logo, muito melhor para eles receber duas taxas ao invés de uma. E claro, chamam de "segurança".

Já burlei o limite do PIX passando dois PIXs para a mesma pessoa. Se acontecer o apocalipse zumbi, a sede do banco será um lugar que os zumbis menos encontrarão alimento.

[...]

Isto é uma instituição pagando de descolada.

Bom, não me chamando de "senhori", já é um bom começo.

É, estou ficando velho. Dia desses vi no Twitter uma brincadeira, "Determinada coisa acontece, o quinto emoji do seu histórico de digitação será sua reação". Fui ver no meu e eu não tenho sequer cinco emojis no histórico. Apenas dois: Um morcego e um camelo. Os uso quando minha esposa me manda emoji e eu respondo com um destes dois e depois, cobro dela como ela não entendeu o que eu quis dizer.

Você pode tentar a creptomoeda ou o bitcoil. Fala com o Renan que ele te ensina.

Renan Calheiros, o cara que foi exposto, há uns 15 anos atrás, que as contas DA AMANTE eram PAGAS POR UM LOBBISTA, ele PROVOU que bancava AS CONTAS DE SUA AMANTE com NOTAS FISCAIS FRIAS, estava querendo descobrir se o cosplay do Bastado Amarelo do Sin City operava cripto para esconder movimentações.

A Comissão de Ética não cassou seu mandato porque o PT o salvou, pois o presidente da época queria prorrogar a CPMF. Bancou mas não levou: Calheiros salvo, CPMF não foi prorrogada. Talvez a consciência do Calheiros tenha pesado (HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!) e depois da reunião com o Lula às vésperas do início dos trabalhos da CPI da Covid, estão fazendo o Bolsonaro sangrar mas não vão impichá-lo. Lula precisa da terra arrasada que o Bolsonaro vai providenciar até o final de seu mandato, para ganhar a eleição mais fácil de sua vida.

Olha aí, não tem aquela moeda do cachorro? Eles poderiam criar a Ostrichcoin, para pagar os credores desse super investimento!

A memória do Brasileiro é de um peixinho dourado: Não pode ver um esquema dando 20% a.m. que acha que está sendo muito esperto. Boi Gordo, Avestruz Master, Faraó das Cryptos…

Eu não entrei nessa mas, pelo menos, experimentei carne de avestruz. Parece carne vermelha.

Ainda não porvei. O único hype foi o hambúrguer vegetariano, que sangra suco de beterraba. Não é ruim, só não é carne de verdade. Ao invés de criar um novo nicho, quer substituir um tradicional com uma coisa que é diferente — meio como o ativismo anticarro, que espera que troquemos carros com ar condicionado que nos leva exatamente para onde queremos ir, por pedalar no sol ou usar transporte público que toma mais tempo e nos deixa em lugares diversos.

Guilherme Silva

to ar...@googlegroups.com
[...]

Ainda não cheguei a cancelar serviços, bem da verdade, mas me decepciona muito toda vez que recebo um comunicado em linguagem neutra. Êta coisa escrota,  erro de português básico.

Isso foi só para fazer a introdução antes do recado de verdade: senhores de meia-idade até sabem o que a expressão "senhor de meia-idade" significa.

Mas só velhos mesmos sabem usar isso numa sentença.

:-) #Pas

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com

[...]

Do jeito que as coisas andam, sei lá.

[...]

A senha de localhost:8000 está comprometida. Morro de rir com isso.

[...]

O Inter não cobrava os boletos. Vai ver que, ao invés do meu dinheiro, eles queriam levar a minha paciência.

Já burlei o limite do PIX passando dois PIXs para a mesma pessoa. Se acontecer o apocalipse zumbi, a sede do banco será um lugar que os zumbis menos encontrarão alimento.

Lembrei da lei que passou em Nova Iorque proibindo vender refrigerante com mais de sei lá quantos mililitros, para evitar a obesidade. Esqueceram que o cabra podia comprar 2. Acho que essa lei caiu.

A memória do Brasileiro é de um peixinho dourado: Não pode ver um esquema dando 20% a.m. que acha que está sendo muito esperto. Boi Gordo, Avestruz Master, Faraó das Cryptos…

Vai ver ainda existe até o bilhete premiado da loteria que a pessoa não pode resgatar por algum motivo e te vende por uma fração do prêmio.

[...]

Esqueceu de acrescentar que a bicicleta ainda faz bem à sua saúde.

--
Mauricio Fagundes

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com
A melhor é a palavra "jovem". Porque os jovens não a usam, usam a palavra "novo". Ou seja, falou "fulano é jovem", já sabe que é velho. O jovem fala "fulano é novo".

Aprendi isso com um jovem, filho de uma amiga. Também uma senhora de meia-idade.

Ops.

--
Mauricio Fagundes

Guilherme Silva

to ar...@googlegroups.com

[...]

Como aparentemente a idade é medida em uso de emojis, fui tirar a prova do histórico. Aparentemente sou bem mais novo que certas pessoas do grupo que tem 2. Eu esbanjo comunicação em 3, me colocando na turma dos jovens. Ou dos que pelo menos usam a palavra jovem numa frase.
Screenshot_20210929-224413_WhatsApp.jpg

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Wed, Sep 29, 2021 at 10:07 PM Mauricio Fagundes <mauricio...@gmail.com> wrote:
A senha de localhost:8000 está comprometida. Morro de rir com isso.

Tem a do hacker que conseguiu entrar como root no IP 127.0.0.1.

Nos primórdios da computação pessoal, quando queria dar um tempo do trabalho eu bootava no DOS e colocava o HD para desfragmentar. Meus chefes viam e perguntavam o que era aquilo, eu dizia que estava dando carga na bateria interna do HD — como eles achavam que desligava o computador e não perdia os dados, heim? Eles não apenas acreditavam, como pediam que eu desse carga no HD deles também.

[...]

A casa sempre ganha. A única coisa grátis que um banco oferece é o ar que respiramos dentro das agências. A taxa da administração da conta já deve embutir uma quantidade X de boletos a serem emitidos. Se passar disto, a faca que enfiaram com a taxa bancária é torcida.

[...]

Se você não morrer de panela

Acho idílico o pessoal indo para o trabalho ou fazer as compras do mês de magrela em Amsterdã. Temperatura média de 12ºC e nunca vi uma foto ou vídeo de ladeira por lá, é a utopia do pedal.

Aqui nos Goiás, temperatura média de 32º C e todas as ruas são aclives (inclusive quando você volta por elas), olha, não é a coisa que funciona muuuuito bem.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Wed, Sep 29, 2021 at 10:51 PM Guilherme Silva <guilherm...@gmail.com> wrote:
[...]

Eu sou velho mas sou do balacobaco, fellow kid.

Mas conheço gente mais velha do que eu que usa emoji. Os favoritos são as mãos em prece ("— Amanhã entrego o contrato” e o outro responde mãozinhas em prece), O dedo apontado para cima para chamar a atenção para a mensagem anterior (Obrigado, eu pensava até então que apenas a última mensagem contasse), os festivos para dar parabéns e por aí vai.

Meu filho mais velho tirou carteira e com isto, ganhou o direito de conectar o celular dele no Android Auto do possante. Assim como aconteceu com o pai dele. O pai do pai dele e o pai do pai do pai dele.

Daí o broto a crush dele manda uma mensagem de WhatsApp. Ele clica para o Android Auto ler a mensagem:

— "Foda figura gráfica: Um coração"

Do "figura" em diante, era o emoji. Caímos na gargalhada mas é isto aí: Agora que a humanidade está finalmente tendo uma interface aural de qualidade, ao mesmo tempo, voltamos a usar hieróglifos. E os dois não estão se entendendo.

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
This is why we can't have nice things:

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) apresentou, nesta quinta-feira (30/9), um projeto de lei (PL) que determina a bancos e instituições financeiras a suspensão imediata de operações por meio do Pix. O PL 3378/21 afirma que o serviço poderá ser reutilizado apenas após ser regulamentado pelo Banco Central.

Mauricio Fagundes

to ar...@googlegroups.com
Como eu disse antes, tem horas que quero chamar o estado para regular algumas coisas. Mas quando vejo isso aí a raiva passa e lembro do significado da palavra Estado no Brasil

--
Mauricio Fagundes

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Fri, Oct 1, 2021 at 1:39 PM Mauricio Fagundes <mauricio...@gmail.com> wrote:
Como eu disse antes, tem horas que quero chamar o estado para regular algumas coisas. Mas quando vejo isso aí a raiva passa e lembro do significado da palavra Estado no Brasil

I know how you fell, bro.

Eu sempre me seduzo pela ideia da plutocracia. Daí eu penso no brasileiro elegendo os critérios e fico muito pluto com isto.