2029 foi um grande ano. Ele durou 12 meses como todos os outros anos (a despeito da Aliança Russo-Venezuelana ter adotado um ano com 10 meses e a mudança do horário sexagesimal para decimal), mas a velocidade que aconteceram ao longo deste ano fez parecer que vivemos 5 anos em apenas um.
Começou com o anúncio que o Android Pixel 15 seria o último Android com suporte a apps. Depois que surgiu o momento "appless", onde um AI client providenciava on the flow o app que você necessitava naquele momento, dispensando idas em app stores, buscar, baixar e registrar, agora o Pixel 16 virá apenas com um prompt na tela.
Já era esperado este movimento, desde que o Google foi forçado a separar a divisão Android. Com o rompimento dos termos do Google Play, o Android pode lançar forks e um deles já operava apenas como prompt.
O movimento appless não escolheu este nome à toa: É também um protesto do enrijecimento dos termos da Apple para se criar apps em sua plataforma. Antes gratuito, agora todo desenvolvedor de apps precisa pagar taxas exorbitantes de licenciamento para criação ou pagamentos. Muitos desenvolvedores desistiram e outros transformaram seus apps em websites, num movimento contrário ao que havia se estabelecido anos atrás.
Em 2029, finalmente São Paulo votou sua lei para veículos autônomos, se tornando a primeira capital brasileira com autorização para este tipo de veículo rodar. Agora os donos de veículos autônomos poderão suspender o uso de manequins no banco do motorista, para burlar as câmeras de segurança de trânsito. O prefeito Eduardo Bolsonaro e seu vice Guilherme Boulos anunciaram a novidade, prometendo em breve a regular também os veículos — terrestres e aéreos — autônomos de entrega.
A oposição bem que tentou votar uma moção de desconfiança contra o Primeiro Ministro Alexandre de Moraes, mas ele se manteve firme na defesa do decreto proibindo o uso de qualquer ferramenta de Inteligência Artificial no território brasileiro. O decreto surgiu em função dos escândalos dos professores em 2026, quando se descobriu que analfabetos estavam criando planos de aulas, criando provas e as corrigindo, apenas usando ferramentas de AI.
A oposição argumenta que a PF está gastando recursos apenas para perseguir quem usa essas ferramentas via VPN, deixando de lado o combate ao tráfico de drogas e corrupção. Estima-se que apenas 5% dos usuários clandestinos são pegos. Esta taxa não leva em conta os alunos de todo o país, que se fossem incluídos, a taxa seria substancialmente menor.
Na saúde, pacientes estão fazendo "health tourism", viagens para tratamentos de ponta disponíveis em países desenvolvidos. O movimento começou em 2028, quando a vacina anti-câncer de amplo aspecto foi colocada no mercado em apenas alguns países. Hoje o cardápio de tratamentos disponíveis é vasto, contando desta vacina e da vacina GPL1 (a "vacina ozempic", como ficou conhecida), passando por tratamentos rejuvenescedores que fazem a idade retroceder até 12 anos.
A PF não está conseguindo acabar com as filas da alfândega, já que as fotos e imagens dos turistas que saem do país é diferente da imagem do turista que volta: 10 anos mais novo, 10 kg mais magro, músculos tonificados e ninguém mais é calvo. Resta então a conferência das digitais, atrasando os procedimentos de volta ao país. Já se estuda a criação de um passaporte exclusivo para quem sai do país com esta intenção.
Depois do crash do Bitcoin — com a revelação que Satoshi Nakamoto na verdade era um departamento da CIA que criou o Bitcoin, inclusive provando sua criação, revelando todos os hashes previstos até 2140 — todas as instituições tentaram se livrar de seus Bitcoins, fazendo uma queda vertiginosa dos valores. O que serviu para os holders independentes aproveitassem para comprar tudo. Eles garantem que mesmo assim, Bitcoin sobreviverá à moedas governamentais e seus bancos centrais inflacionários.
Ficou redundante desejar um ano novo com saúde — todo mundo já pode tê-la a taxas cômodas — ou paz — depois que Elon Musk virou secretário geral da ONU — então resta torcer que seu 2030 seja tão interessante quanto 2029.