Google Search, the movie - a saga continua

Joel Souza

to arqhp
Semana passada aconteceu o Google IO e o Google finalmente mostrou como vai incorporar as facilidades das IA generativas nos produtos deles. Nada de muita surpresa em como o Google Docs vai usar a ferramenta mas me chamou a atenção como eles incorporaram a AI dando melhores responstas na pesquisas do Google Search.

Hoje eu estava lendo uma bula e o medicamento em questão não poderia ser utilizado com outro medicamento "inibidor da monoanimo oxidase" utilizado em alguns anti-depressivos. Abri o ChatGPT e perguntei "escitaloprám é um inibidor da monoanimo oxidase?" e a responsta foi imediata, muito melhor que rolar na página de resultados e cair em clickbaits que vai enrolar 4 paragrafos pra responder a resposta que eu preciso.

Não tenho big tech de estimação mas por ter conhecido a internet desde que isso aqui era mato e entendendo o quanto a vida melhorou pós Gmail, Google Maps, Earth e Youtube, eu torço para que o Google continue relevante.

58min Trillions of Questions, No Easy Answers: A (home) movie about how Google Search works

ps: Sou usuário desde o Nexus S e vou repensar seriamente continuo comprando os novos Pixel se o android não liberarar o 5G para os telefones usados em países onde o Google não vende oficialmente o aparelho.
--
Joel Souza

Rafael Trindade da Silva

to ar...@googlegroups.com
Joel,
confesso, que se tirasse o Google, o acesso no BR, eu obrigatoriamente usaria ChatGPT, ainda não utilizei como você, no exemplo da bula.
Lembro de minha insistência em usar o AltaVista, Aonde.com, Cadê, logo na época do surgimento do Google.

Vejo várias ferramentas usando IA, exatamente como o Google está usando, mesmo sendo um conglomerado de serviços, ainda vejo o ChatGPT, mais objetivo do que o Google (com estas novidades).

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arqhp+un...@googlegroups.com.

--
Rafael Trindade da Silva
about.me/rafaeltds

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Mon, May 15, 2023, 10:41 Joel Souza <joel....@gmail.com> wrote:
[...]

Isto é perigoso.

ChatGPT é uma ferramenta de linguagem. Não de conteúdo. Eventualmente ele pode processar as duas coisas ao mesmo tempo, mas quando o conteúdo é incerto, ele inventa conteúdo pra preservar a conversação.

Não serve pra ser usado? Daí é a velha questão, ceticismo. Você não acata o primeiro resultado que te apresentam, você precisa crivar. Buscar fontes independentes (e não quem esteja repercutindo a mesma informação).

Nada que não deveria ser praxe para antes do ChatGPT, para antes do Google ou para antes até para Barsa ou manual do escoteiro mirim.

[...]

Precisar ter em perspectiva que o Google só inovou em poucos produtos. Search, se muito. Não inventou, mas mudou o panorama com a busca semântica. A interface do Gmail é formidável, mas contas IMAP sempre existiram.

O resto, de enorme impacto humano, eles compraram a empresa. YouTube, por exemplo. Waze também. E por aí vai.

ps: Sou usuário desde o Nexus S e vou repensar seriamente continuo comprando os novos Pixel se o android não liberarar o 5G para os telefones usados em países onde o Google não vende oficialmente o aparelho.

Meu pior Nexus foi exatamente um S. Samsung, né: a gente corria atrás do “Android puro” para atualização chegar ligeiro, mas Samsung seguia seu próprio ritmo. Não ajudava uma memória ROM exígia que te obrigada instalar o Google Maps ou um game.

E olha que o meu Nexus 5, fabricado pela LG, foi uma dos que brinckaram do nada — o mercado conhecia o bug, a LG fez recall, mas apenas de quem estava na garantia, substituindo por outro aparelho qualquer.

13 meses de uso e morando num país no qual o celular não havia sido oficialmente lançado, fiquei com o peso de papel. Tomei raiva e comprei um Motorola, que estava vindo com um conceito de hardwares escamoteáveis. Como power banks, caixa de som, projetores e câmeras profissionais.

Li um review demonstrando que o hard de câmera profissional era pior que a câmera embutida no celular e desisti. O celular também desistiu de mim, já que o suporte automotivo na saída do ar condicionado, transformava o celular nunca condensadora de vapor.

Voltei para o Android puro, Pixel. Não sabia dessa limitação sobre o 5G. Nem teria como, pois sou usuário da TIM, que tem poucas redes 5G e quando saio dessa roça, o roaming não oferta esta rede de qualquer maneira.

Joel Souza

to ar...@googlegroups.com
[...]

Mapas digitais já existiam mas o Google Maps, o Street View e o Earth chegaram nos browsers e celulares dos meros mortais. Android também foi algo que foi muito importante pra basear a experiência do usuário de tudo que não é Apple. Imagina se cada LG/Motorolla/Sansung cada uma viesse com seu próprio OS mobile até hoje?

É nesse sentido que eu falo. Não que eles revolucionassem nada, mas escodem os motivos de tanta inovação melhor do que a Meta (que empilha uma cagada atrás da outra)

Voltei para o Android puro, Pixel. Não sabia dessa limitação sobre o 5G. Nem teria como, pois sou usuário da TIM, que tem poucas redes 5G e quando saio dessa roça, o roaming não oferta esta rede de qualquer maneira.

https://issuetracker.google.com/issues/229334870?pli=1

Eu assinei pra receber updates por e-mail dessa issue, diversão garantida. Parece que no Pixel 6 com o Android 13 já está funcionando o 5G em todos os países. O meu 7 com o Android 14 beta 2 ainda não.

--
Joel Souza

Irapuan Martinez

to ar...@googlegroups.com
On Mon, May 15, 2023 at 4:44 PM Joel Souza <joel....@gmail.com> wrote:
Android também foi algo que foi muito importante pra basear a experiência do usuário de tudo que não é Apple.

Android também foi uma aquisição. Inegável que o Google abertamente colaborou com o ecossitema mobile mundial com este sistema operacional, mas não é ideia original dele.

image.png

Nem o Chrome, que herdou código do KDE.

Imagina se cada LG/Motorolla/Sansung cada uma viesse com seu próprio OS mobile até hoje?

Se a web conseguiu atingir a padronização; se os monolíticos SOs para desktops, idem, SO mobile, criados de 2000 pra cá, já teriam atingido a padronização. Para o usuário, não faz diferença estar no ecossistema do iOS ou do Android.

Desenvolvedores que precisam desenvolver duas vezes. Embora Java tenha ficado na promessa de resolver esta questão no user end, a esta altura, a gente já teria algo análogo funcionando.

É nesse sentido que eu falo. Não que eles revolucionassem nada, mas escodem os motivos de tanta inovação melhor do que a Meta (que empilha uma cagada atrás da outra)

O grande pulo da Meta seria o metaverso, que já morreu antes de apresentar qualquer interesse pelo mercado — exceto para o pessoal que perdeu o bonde do NFT e foi vender u̶r̶u̶b̶u̶ ̶v̶o̶a̶n̶d̶o̶terrenos no metaverso. Pode-se dizer que o frisson do AI atropelou o metaverso? De maneira alguma, a coisa era uma bomba muito antes, problema procurando solução.

Embora todos estejam dando como favas contadas que a Apple irá anunciar um headset para imersão 3D em sua próxima quermesse. A Apple costuma lançar coisas que fumcionam, não o mero hype em si. Vamos ver sua abordagem, que receberá muito mais ceticismo do que habitual por causa da flopada do Zucka.

Eu assinei pra receber updates por e-mail dessa issue, diversão garantida. Parece que no Pixel 6 com o Android 13 já está funcionando o 5G em todos os países. O meu 7 com o Android 14 beta 2 ainda não.

Pixel 7 Pro (deste Março, antes era um 5). Nunca peguei uma rede 5G pra saber que gosto tem. Mas até então, eu pensei que era a TIM.

Além deste issue, o Google tem uma rede de conectividade exclusiva para sua linha Pixel, a Fi. Claro, o paraíso da justiça social, o Brasil em reconstrução, nunca foi banhando por essas emissões.

=x=

Falando em conectividade, dia desses comprei um roteador wi-fi portátil, nos muambeiros do Mercado Livre.

Na minha viagem anterior, peguei um celular antigo, comprei um chip local e coloquei ele conectado num powerbank na mochila, para fornecer conexão para mim e para minha esposa. Não quis colocar o chip no celular atualmente em uso por achar que ao tirar o chip, serviços sensíveis como bancos perderiam o login. Da última vez que troquei de celular, tive que comparecer à agência para reabilitar o uso sem restrição (na troca anterior, consegui habilitar… No caixa automático).

Forunfou, mas celular velho, bateria arriada e o cabo de carga toda hora saia. Então comprei o roteador portátil. Era só chegar no destino e comprar um chip, né?

Nénão: Eu bem que tinha observado que nenhum modelo de roteador era para 5G. Na loja da telefônica, a atendente foi simpática o suficiente para dizer que o chip 5G não habilitaria conectividade no roteador 3G — outros clientes haviam tentado.

Guardem seus celulares velhos. Eles sempre podem ser úteis.

Joel Souza

to ar...@googlegroups.com
[...]

O seu pixel tem suporte a eSIM pode colocar quantos chips virtuais forem necessários e se necessário rotear a internet do seu celular para o próximo.

#

Usuário do 7 PRO aqui também falando. Minha namorada que é fã da maçã tem um iphone 13 (o modelo não-pro, de entrada) e as fotos do iphone parecem melhores do que do pixel mesmo que as especificações favoreçam o modelo do google.

Tem muita gente reclamando no reddit da saturação no pós processamento das fotos dos pixel/android e ao que parece, não tem solução.

Todas as fotos parecem estar com HDR plus saturado o tempo todo.

--
Joel Souza

Irapuan Martinez

to Lista ArqHp
On Tue, May 16, 2023, 07:41 Joel Souza <joel....@gmail.com> wrote:
O seu pixel tem suporte a eSIM pode colocar quantos chips virtuais forem necessários e se necessário rotear a internet do seu celular para o próximo.

Poizé. Pensei em colocar eSIM da linha principal e quando viajar, comprar o SIM físico local.

O chato? Acho prático o SIM físico: Compra numa tabacaria qualquer, instala, chega o SMS e corre pro abraço. eSIM, segundo a TIM, precisa de atendimento na telefônica. Quando for trocar o Pixel 7 pelo Pixel Holographic XI, seria só espetar o slot do SIM e pimba. Mas pelo jeito, vou ter que fazer o atendimento presencial para o eSIM.

Não animei trocar o SIM pelo eSIM pelo mesmo motivo: Vai que o celular entende como uma troca de mãos, bloqueia o Banco do Brasil e tenho que fazer o périplo para habilitar.

O Banco do Brasil é tão chato que você precisa ativar via caixa automático (scam de QR Code) e no primeiro mês, suas operações ficam de “quarentena” (limitadas). Você consegue suspender a quarentena, fazendo atendimento presencial.

XP, só me mandou um SMS. Passou o token, zeradinho.

[...]

Same here, inclusive com o celular da gatinha. Mas acho as fotos no iPhone, não importa qual versão, mais esmaecidas e insaturadas.

(Tá certo que toda vez que vou usar a câmera do celular da pequena, tenho que limpar a base das lentes. Base não no sentido de estrutura, base no sentido de maquiagem).

Tem muita gente reclamando no reddit da saturação no pós processamento das fotos dos pixel/android e ao que parece, não tem solução.

Instagram é o inferno na vida do cristão. Hoje você não poder montar um espaço público sem uma parte “instagramável" e todos fabricantes estão direcionando o software das câmeras pra exclusivamente, atender este site.

Samsung, por default, mete gaussian blur em todo tom de pele. Todo mundo sai Ana de Armas das fotos, mesmo se você for um cachorro da marca sharpei.

Mas confesso que não acho ruim a saturação dos Pixels. Mas preciso lembrar que fotografia, não é. Está mais para uma interpretação de software.

Nexus One, o primeiro Android puro do Google, fabricado pela HTC, era uma droga para fotos noturnas: Granulado e insaturado. Mas foi o único celular que tive com foto P&B na câmera.  (hoje você só consegue com filtro, após bater a foto). Com toda a lente disponível só pra capturar escala cinza, as fotos ficavam infernais (para um celular há 13 anos atrás, né).