'O desconto não é real': o que está por trás do CPF que pedem na farmácia

Joel Souza

Mar 7, 2024, 6:59:31 AMMar 7
to arqhp
Aqui no Rio Grande do Sul uma rede de farmácias cresceu expenencialmente em poucos anos de modo que virou uma piada bairrista dizer que em toda a esquina de rua gaúcha haveria uma filial da Panvel. A Panvel entendeu que farmácia é muito mais que um lugar para se comprar medicamentos e focou todo o marketing e duas frentes: vender produtos de marca própria e focar em datas comemorartivas (dia das mães, pais, namorados...). Uma concorrente do interior cresceu o olho e foi mais agressiva: tem uma geladeira com refrigerantes e energéticos, brinquedos e ferramentas (!?) básicas.

Entrar em qualquer uma dessas farmácias e pedir preço ou comprar um desodorante implica em te pedirem e registrarem o CPF. Eu sempre achei, no alto da miha ignorância que, eles compartilhavam esses dados com planos de saúde que avaliariam e precificariam os planos individualmente baseado na quantidade de benzodiazepínicos que tomo.

Ledo engano, vender base de dados para publicidade aparentemente, dá mais dinheiro.

(...)

A jornalista esclarece: "O desconto [do CPF] não é real. Eu afirmo categoricamente [...] O preço mais próximo do real é aquele que você paga depois que você dá o CPF".

Ela dá o exemplo de uma caixa com 12 comprimidos de um genérico do anti-inflamatório nimesulida. Custava R$ 31,78 na RaiaDrogasil, em São Paulo, sem o CPF, em agosto de 2023. Já com o CPF, o preço despencava para R$ 8,50. Um desconto tentador de 73%.

Já uma rede de hospitais privados pagou R$ 4,39 pela mesma caixa de nimesulida. Órgãos públicos, por sua vez, adquiriram o mesmo produto por R$ 1,08. "Os R$ 31,78 da tabela que as farmácias cobram [...] só estão lá para você dar o CPF", resume… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/02/29/o-desconto-nao-e-real-o-que-esta-por-tras-do-cpf-que-pedem-na-farmacia.htm?cmpid=copiaecola

(...)

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/02/29/o-desconto-nao-e-real-o-que-esta-por-tras-do-cpf-que-pedem-na-farmacia.htm

Estou agora num impasse: não sei mais se concordo com o perigoso-mas-honesto modelo self-service americano ou entrego meu CPF com a mesma tranquilidade que dados da minha vida inteira para o Google.

--
Joel Souza

Daniel Bender

Mar 7, 2024, 7:12:16 AMMar 7
to ar...@googlegroups.com
A função do CPF é acompanhar o comportamento dos clientes, padrão de compra, recorrência, impacto de ads

Com algumas tecnologias, vc consegue ainda cruzar a compra de 1 remédio na loja física com determinado anúncio do Google ou Meta Ads

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArqHP - Arquitetura de home pages" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arqhp+un...@googlegroups.com.

Irapuan Martinez

Mar 7, 2024, 9:04:15 AMMar 7
to Lista ArqHp
Precisamos falar sobre o fetiche de dados.

Uma vez, eu realmente estava precisando de um short de corrida e estava atribuladíssimo. Aproveitei que parei ao lado de uma loja, entrei, peguei um do meu número e fui direto ao caixa.

— Seu CPF, senhor?

— Olha, eu realmente estou com muita pressa. Prometo passar aqui depois com tempo e faço o cadastro.

— Mas sem CPF, eu não posso realizar a venda!

Eu olhei espantado para a garota, agradeci e disse que voltava quando tivesse tempo para fazer o cadastro.

— Espera! Eu posso passar a venda!

Ah, agora a venda poderia ser realizada. Nunca mais voltei.

=x=

Eu adoro fichas médicas. Acho profundamente relevante para o diagnóstico o médico saber seu CPF ou CEP e exceto se você trabalha com amianto, qual a relevância de saber minha profissão?

Imagina ter que responder isto sentido dor.

Dia desses, fiz uma visita a minha caixa postal do Iraplex. Isto, a coisa física, não o endereço IMAP. Um oftalmo — que exigiu meu cadastro — me mandou uma correspondência! Para meu aniversário!

Sabe aquele coisa, papel? Papel, gente, onde as pessoas colocavam coisas escritas. Escrita é tipo uma mensagem de áudio, mas sem barulho.

O mais formidável é que o brinde eram… Marcadores de livros.

Ok, eu consumo livros. Mezzo no Kindle, mas tenho pilhas de árvores mortas por aqui. Fiquei pensando na relevância de marcadores de páginas nessa roça de ignóbeis que usam Tiquetoque como websearch.

Ou porque eu, leitor, iria usar um marcador de páginas com A FOTO do almofadinha do médico.

=x=

CPF das farmácias é para rastrear o consumo? Eles devem processar estas informações no mesmo datacenter que processam os trilhares de cookies que os sites acumulam.

Não dá pra direcionar propaganda porque a única propaganda com tanta capacidade de personalização é online e vejam só, cookie não tem CPF.

Aqui em Goiânia também abrem uma farmácia em cima da outra. Também exigem o CPF. É uma chatura.

É inútil o CPF e informam que ele condiciona o desconto, não como será usado. Se alguém compra estes dados, esperto a farmácia. Vende uma completa inutilidade, na toada do fetiche de dados.

=x=

Se eu dou CPF? Claro que sim. Sou um agente econômico, reajo a incentivos.

Só que raramente lembro meu CPF. Então eu pergunto ao Google “n⁰ CPF” e pego o primeiro resultado.

Google sabe tudo mesmo sobre mim.

Daniel Bender

Mar 7, 2024, 9:06:05 AMMar 7
to ar...@googlegroups.com
Ira, vc está errado

Vc consegue sim fazer match de cookie com CPF

Só precisa usar um CDP e integrar as bases de dados

Abs
[...]

Mauricio Fagundes

Mar 7, 2024, 6:09:10 PMMar 7
to ar...@googlegroups.com
Antigonamente, como diz o Ira (que meu teclado cisma que é o país dos aiatolás), a gente dava cheque até na padaria, pra pagar 200.000 num pão. E tinha o CPF lá, pra todo mundo ver.

De repente surge a Internet, os cookies, big data. E a gente teimou em não morrer. Agora só criando mesmo um CPFdoB. Os nossos já estão vivendo por aí em liberdade há tempos.

Mauricio Fagundes

Sent with Shortwave