Autoria compartilhada, Jornalismo, Blogs e Wiki

joao

Feb 1, 2005, 7:21:49 PM2/1/05
to ar...@googlegroups.com
Muito interessante este artigo que fala sobre o futuro do jornalismo e e
sua relação com os blogueiros. Interessante a questão da "Autoria
compartilhada"
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=314ENO001

--
João Fanara
T. 21 81679510

Irapuan Martinez

Feb 2, 2005, 2:02:13 PM2/2/05
to ar...@googlegroups.com
At 16:21 1/2/2005 -0800, joao wrote:
>http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=314ENO001

Este texto é um parque de diversões.

>"Precisamos achar uma solução para o fato de as redes de colaboração (onde
>ninguém é dono) estarem substituindo os mercados centralizados, um mundo
>onde a Wikipédia está destruindo o negócio das enciclopédias convencionais
>avaliado em 350 milhões de dólares e onde um site como o Craigslist sugou
>65 milhões de dólares de receitas em anúncios classificados, só numa
>cidade norte-americana" , declarou Jeff Jarvis, do blog Buzzmachine

Descentralização é isso aí. Não há porque as pontas cobrarem dinheiro de
outras pontas. O chato é que do ponto de vista do centralizadores, isso é
um prejuízo. Do ponto de vista das pontas, nada mais é do quem uma
excelente conveniência. Obrigado, tecnologia!

>As diferenças entre imprensa e blogs apareceram também quando Dan Gillmor,
>um defensor do chamado jornalismo-cidadão, provocou calafrios em seus
>colegas dos jornais ao afirmar que o conceito de objetividade jornalística
>está morto. (...) Gillmor propõe a substituição da objetividade como meta
>por quatro noções que ele considera mais importantes para um bom
>jornalismo: profundidade, acuidade, equilíbrio e transparência.

Agora que web standards virou commodity, vou tirar o Zeldman do cargo de
santo padroeiro da ArqHP e botar esse Dan Gillmor.

Vide o release que o suplemento de informática d'O Globo publicou falando
sobre "Internet Rica":

http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/informaticaetc/164066657.asp

Esse release (Não dá pra chamar de artigo) resistiria a estas 4 noções?
Profundidade, acuidade, equilíbrio e transparência?

Ao meu ver, inclusive, acho que essas 4 noções estão encadeadas.
Aprofunde-se na questão e os outros três, vem de lambuja.

Credibilidade... Essa será a grande questão do futuro da web. Ninguém
ligará para o seu estúpido design, se valida ou não, se usa tecnologias de
pontas ou tem a qualidade de rodar em qualquer dispositivo. Você pode pagar
por um designer ou um web designer experiente. Mas não pode pagar por
credibilidade. Se precisa pagar por credibilidade, então não entendeu nada.

Será um bom mundo, este do futuro.

Guilherme P. Mendes

Feb 2, 2005, 2:59:45 PM2/2/05
to ar...@googlegroups.com
Irapuan Martinez wrote:

> [...]
> dispositivo. Você pode pagar por um designer ou um web designer
> experiente. Mas não pode pagar por credibilidade. Se precisa pagar por

Além do "Ponto de vista neutro" citado no artigo, a credibilidade
poderia passar por algo que você mesmo cantou a bola algumas vezes:
comentários.

É claro que isso não ocorreria, mas imagine uma área de comentários do
"release" do Globo...

Guilherme Mendes - Curitiba

joao

Feb 2, 2005, 8:28:09 PM2/2/05
to ar...@googlegroups.com
Logo quando comecei a trabalhar com internet, caiu um site de um jornal
(tradicional daqui da cidade) nas minhas mãos pra eu criar do zero. Fiz
um projeto muito legal mesmo, com opções de interação do usuário com o
texto, aquilo que vemos hoje nos blogs para comentar. Infelizmente o
site não foi pro ar justamente porque não queriam investir em gente pra
manter ele. Na época, não entrava na minha cabeça o fato da gente ir a
um site de um jornal, ler e ficar passivo. Eu não me conformava com o
fato de não poder opinar, sei lá. O tempo passou e nada mudou. Ainda
hoje a gente se comporta tão passivo quanto ficamos diante do papel
jornal. Pra mim, isso é interação, mas pra eles, interação é RIA.....
Alías, sobre isto, tem este texto interessante sobre Blogs e a fala
sobre a possibilidade de interagir com ele:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=314ENO002

"Ensina a ser mais humilde.
O leitor do blog não quer nem saber: baixa o pau no que você escreve. E
as críticas dele, procedentes ou não, ficam registradas. Eu, pelo menos,
não as elimino. Se o fizer, estarei na contramão do espírito democrático
da internet. E elas aparecerão novamente. Não tem jeito." - Ricardo Noblat

Antonio Jozzolino

Feb 2, 2005, 2:48:45 PM2/2/05
to ar...@googlegroups.com
Pessoal

To precisando de uma mãozinha aqui.

http://sgd.no-ip.org:85/abho2.0/html/index.php

Os botões redondos (Livros, Filiação) só funcionam no FF, não consigo fazer
funcionar o rollover via css no IE.

Obrigado!

Antonio Jozzolino

Aldemir Vieira

Feb 2, 2005, 2:59:22 PM2/2/05
to ar...@googlegroups.com
Dê uma olhada aqui:
http://www.paulpgriffin.com/css/tabs/tabs.html

No CSS tem esse hack que é para o IE.
body { behavior:url('cssfocusandhover.htc');}

Uma outra alternativa é informar ao usuario que esse site só funciona
em Navegadores de Verdade (risos)

Abraços, Aldemir

Antonio Jozzolino

Feb 2, 2005, 3:23:07 PM2/2/05
to ar...@googlegroups.com
É que usei outro método:
http://www.search-this.com/website_design/css_rollover_buttons.aspx

Mas só funciona no FF. Grato.

Alguém sabe pq não funciona? Sou novato em css...