Arduino + ESP8266 ou apenas NodeMCU ?

Marcelo Cuin

to arduino-...@googlegroups.com, ardu...@googlegroups.com
Olá Pessoal, tudo certo?

Estou pesquisando a melhor maneira de conectar o Arduino na internet.
Atualmente muito se fala nesse módulo ESP8266 com Arduino e também o NodeMCU.

Na opinião de vocês, o que seria melhor?
Ou haveria outra alternativa?

Abraços.

--
Marcelo Cuin  |  twitter: @marcelocuin
mc...@terra.com.br

Eldio Santos Jr.

to ardu...@googlegroups.com, arduino-...@googlegroups.com
Rapaz, eu venho estudando o ESP8266 com o NodeMCU e ele parece bem simples de usar, acho que vale a pena dar uma olhada em como utilizar ele sem o Arduino)... O único "problema" que tive foi que quando utilizado como servidor (receber requisições) HTTP ele recebe a requisição normalmente, porém demora a devolver a resposta, mas isso não foi realmente um problema nos testes que tenho feito...

Mas voltando à resposta padrão, acho que depende mais do que você quer, se está disposto a aprender algo um pouco diferente, etc...

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "ArduInRio" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arduinrio+...@googlegroups.com.

Eldio Santos Junior
Tel.: (21) 98884-3757
Skype: eldiojr
Twitter: @eldius
Página pessoal: http://eldiosantos.net
                        http://eldiosantos.net/sobre/
Email/GTalk: eldio...@gmail.com

Felipe Navarro

to arduino-brasilia, ardu...@googlegroups.com
Marcelo,

Com o ESP8266 não existe a necessidade de utilização de um Arduino, os módulos nodeMCU são inclusive mais rápidos que o Uno/Mini/etc.

Abraços,
Navarro

Livre de vírus. www.avast.com.

Felipe Navarro

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "arduino-brasilia" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arduino-brasil...@googlegroups.com.

Oscar Marques

to ardu...@googlegroups.com

Com mqtt, rola até publicar os dados na net.

Marcelo Cuin

to ardu...@googlegroups.com, arduino-brasilia
Obrigado pelas dicas.

Felipe, você teria alguma dica de site/dica para a programação direta no nodeMCU?

Oscar, MQTT comunica direto com PHP + Mysql ?

Valeu!

Abraços

Marcelo

Oscar Marques

to ardu...@googlegroups.com

Não mas com o servidor Broker que gerência as informações de publicadores e leitores.

Mas você pode criar scripts usando php, python e etc como cliente dele.

Em python, tem o paho-mqtt.