Biblioteca TinyGPS - Arduino Uno + GPS SKM53

Bruno Milhan

to ardu...@googlegroups.com
Ola amigos, tudo bem?

Estou desenvolvendo um projeto que utiliza GPS e estou com dificuldades para utilizar a Biblioteca TinyGPS, alguem aqui ja usou?

O GPS esta funcionando perfeitamente. no código que postarei logo abaixo, mas quando tento utilizar a biblioteca TinyGPS os dados não aparecem, pelo que percebi a função encode() não esta validando os dados do GPS.

Código funcionando:

#include <SoftwareSerial.h>
SoftwareSerial gps(2,3);

void setup() {
  Serial.begin(9600);
  gps.begin(9600);
  delay(100);
}
void loop() {
  char entrada = 0;
  String resposta = "";

  while((entrada = gps.read()) != 10) {
    if(entrada > 0)
      resposta += entrada;
  }
  if(!resposta.equals("")) Serial.println(resposta);
}

Dados retornados:
Imagem inline 1

Código utilizando a biblioteca que não esta funcionando:

#include <SoftwareSerial.h>

#include <TinyGPS.h>

/* This sample code demonstrates the normal use of a TinyGPS object.
   It requires the use of SoftwareSerial, and assumes that you have a
   4800-baud serial GPS device hooked up on pins 3(rx) and 4(tx).
*/

TinyGPS gps;
SoftwareSerial ss(2, 3);

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
  ss.begin(9600);

  Serial.print("Simple TinyGPS library v. "); Serial.println(TinyGPS::library_version());
  Serial.println("by Mikal Hart");
  Serial.println();
}

void loop()
{
  bool newData = false;
  unsigned long chars;
  unsigned short sentences, failed;

  // For one second we parse GPS data and report some key values
  for (unsigned long start = millis(); millis() - start < 1000;)
  {
    while (ss.available())
    {
      char c = ss.read();
       //Serial.write(c); // uncomment this line if you want to see the GPS data flowing
      if (gps.encode(c)) // Did a new valid sentence come in?
        newData = true;
    }
  }

  if (newData)
  {
    float flat, flon;
    unsigned long age;
    gps.f_get_position(&flat, &flon, &age);
    Serial.print("LAT=");
    Serial.print(flat == TinyGPS::GPS_INVALID_F_ANGLE ? 0.0 : flat, 6);
    Serial.print(" LON=");
    Serial.print(flon == TinyGPS::GPS_INVALID_F_ANGLE ? 0.0 : flon, 6);
    Serial.print(" SAT=");
    Serial.print(gps.satellites() == TinyGPS::GPS_INVALID_SATELLITES ? 0 : gps.satellites());
    Serial.print(" PREC=");
    Serial.print(gps.hdop() == TinyGPS::GPS_INVALID_HDOP ? 0 : gps.hdop());
  }

  gps.stats(&chars, &sentences, &failed);
  Serial.print(" CHARS=");
  Serial.print(chars);
  Serial.print(" SENTENCES=");
  Serial.print(sentences);
  Serial.print(" CSUM ERR=");
  Serial.println(failed);
}

Obrigado desde ja;

:)
image.png

Bruno Milhan

to ardu...@googlegroups.com
Alguem?
...Alguma dica sobre Arduino + GPS?

Obrigado.

Eng. Samuel M. B. Cavalcante

to ardu...@googlegroups.com
Olá Bruno,

Não mexi com isso ainda, pelo que da para ver o pessoal do grupo também não.

Parar achar soluções você pode fazer pesquisas no Google utilizando Inglês ou entrar nos Grupos Aruino Brasilia e Arduino Rio, tem uma turma boa lá.

Abraços,
Samuel

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Arduino MS"
nos Grupos do Google.

--
Atenciosamente,

Eng. Samuel M. B. Cavalcante
Contato (67 8143-7456/9947-5603)

Bianca Monteiro

to Arduino MS

Olá, Bruno. Já tem um tempo desde essa sua dúvida... estou passando pelo mesmo problema, os códigos na internet compilam mas não funcionam e eu não sei porque. Você conseguiu solucionar o problema?

Caio Robaldo

to ardu...@googlegroups.com
Tb preciso saber, estou prestes a comprar dois arduinos e um modulo GSP...

Em 12 de maio de 2016 01:46, Bianca Monteiro <bianca.o...@gmail.com> escreveu:

[...]

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Arduino MS" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arduinoms+...@googlegroups.com.