Cargas indutivas no estabilizador

565 views
Skip to first unread message

Otávio Carneiro dos Santos

unread,
Aug 28, 2013, 1:35:03 PM8/28/13
to arduino-...@googlegroups.com
Prezados Mestres,

Comecei agora a brincar com corrente alternada, ainda estou conhecendo e aí me lembrei de uma "lenda urbana" que diz que não devemos ligar ventiladores ou outro tipo de motor em estabilizadores. Isso procede?

O mais próximo que cheguei dessa informação na internet foi uma frase em um manual de estabilizador: http://www.ragtech.com.br/m_infinium.pdf
"Não conectar cargas indutivas puras (motores, transformadores, etc.), nem cargas capacitivas puras nas tomadas de saídas."

Ahn?!

Achei um artigo interessante explicando o que é carga indutiva e capacitiva, mas não esclareceu tanto:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABPegAC/fator-potencia

Alguém consegue me explicar qual o problema do ventilador no estabilizar? Ou me indicar algum site sobre o assunto?

Obrigado,
Otávio

Felipe Estrella Barros

unread,
Aug 28, 2013, 9:53:08 PM8/28/13
to arduino-...@googlegroups.com
Otávio, tudo bem?

Bem vindo ao mundo AC. Existe uma serie de questões importantes em sistemas de tensão alternada, por exemplo transitórios, distorções harmônicas e fatores de potência.

A informação dos nobreaks procede, mas para isso, deve-se analisar o que é uma carga indutiva. Imagine a tensão como uma senóide. Se a carga fosse uma resistência, a corrente também seria uma senóide, perfeitamente alinhada (em fase) com a tensão. Porém, quando a carga é indutiva, a carga impõe um atraso de 90 graus em relação à tensão (e se a carga adiantar a corrente de 90 graus, então ela é capacitava). Nesse caso, temos um sistema de carga indutiva (ou capacitava), e cuja potência ativa (em W) é igual a zero, pois V x I (onde esse sinal x deveria ser uma multiplicação vetorial) é nulo pois sao perpendiculares. A potência que conhecemos (em W) é a potência ativa, e é igual a P=V.I. Cos(fi), e como a tensão e corrente estão em fase, fi = 0, e consequentemente cos(fi) = 1.
Analogamente, a potência ativa de uma corrente defasada de 90 graus em relação à tensão é igual a zero, pois se fi = 90 graus, então cos(fi) =0.... É estranho, mas nesse caso, há corrente no sistema (aquecendo fios, gerando perdas) mas a potência ativa é nula. Por isso que os nobreaks não têm como ser dimensionados para cargas puramente indutivas, pois pode haver uma enorme corrente, porém sem potência ativa.
Essa outra potência se chama potência reativa, sua unidade é VAr ( se fala volt-ampère reativo) e é denotada por Q, cuja equação é Q = V.I.sen(fi).

Por fim, existe a potência aparente, que é denotada por S, possui unidade VA (se fala volt-ampère), e é calculada por S = V.I.

Essas três potências se relacionam como um triângulo retângulo, onde S é a hipotenusa, e P e Q sao as arestas. Por Pitágoras, temos que S^2 = P^2 + Q^2. Desculpe a notação, mas ^2 eqüivale a elevado ao quadrado.

O famoso fator de potencia de um equipamento eletrônico é o cos(fi), que pode ser calculado também por cos(fi)=P/S.

Espero que tenha feito algum sentido. É meio estranho descobrir que existe mais que um tipo de potência.

Um abraço,
Felipe.
--
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no
Grupo "arduino-brasília" nos Grupos do Google.
E-mail: arduino-...@googlegroups.com
Url: http://groups.google.com.br/group/arduino-brasilia?hl=pt-BR
Sair: arduino-brasil...@googlegroups.com
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "arduino-brasilia" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para arduino-brasil...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

Otávio Carneiro dos Santos

unread,
Aug 29, 2013, 10:40:38 AM8/29/13
to arduino-...@googlegroups.com
Obrigado, Felipe!

Tô aqui que nem um doido desenhando senoides e triângulos para visualizar as coisas que você explicou... Ainda vou levar um tempo para digerir, mas adiantou um bocado meu entendimento.

Abs.,
Otávio

Felipe Estrella Barros

unread,
Aug 29, 2013, 1:03:35 PM8/29/13
to arduino-...@googlegroups.com
Otávio, tudo bem?

Fico contente em poder ajudar. Se houver alguma dúvida que eu puder ajudar, fico à disposição.

Um abraço,
Felipe.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages