Otimizador de PDF gráfico no GNU/Linux

Rafael Fontenelle

to archli...@googlegroups.com
Prezados,

Envio este e-mail só para relatar minha experiência bem sucedida com o Otimizador PDF do TRT14 no Arch Linux.

O Otimizador PDF do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região [1] é um programa muito simples de usar, útil principalmente para advogados e outros atores envolvidos no ambiente jurídico, os quais precisam enviar uma petição em PDF para o sistema web do judiciário, com tamanho muito limitado. Ele permite compactar (reduzir tamanho do arquivo, em bytes), dividir arquivo PDF em vários e juntar.

Eu já usei algumas vezes no Windows. Então, decidi tentar no Arch Linux 64-bit, mesmo sabendo que o TRT14 não fornece uma versão para GNU/Linux.

Mas o wine [2] resolveu muito bem essa questão: usando o wine instalei o programa e o usei sem qualquer dor de cabeça. Também possuo os pacotes wine-mono, wine_gecko e winetricks instalados, mas creio não ter havido influência deles.

Obs.: Não sou do TRT14, nem ganho nada com essa publicação. Este é apenas um relato e recomendação para meus colegas Arch'ers.

Atenciosamente,
Rafael Fontenelle

otimizador-pdf-trt14.png

Eduardo Martins Lopes

to archli...@googlegroups.com
Olá Rafael,

Muito bacana seu relato, as vezes preciso fazer algo similar com os arquivos, mas por motivos diversos.

Obrigado,
Eduardo Lopes

Você recebeu esta mensagem porque você se inscreveu no lista de dicussão do projeto Arch Linux Brasil - http://groups.google.com/group/archlinux-br
Maiores informações e novidades sobre o projeto podem ser vistas em http://www.archlinux-br.org
Para mandar mensagens para o grupo use o email archli...@googlegroups.com. Lembre-se que somente membros podem postar mensagens.
Para se desinscrever deste grupo, envie um email para archlinux-br...@googlegroups.com
Para mais opções. visite este grupo em http://groups.google.com/group/archlinux-br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "archlinux-br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para archlinux-br...@googlegroups.com.

Eduardo Martins Lopes

Universidade Federal de São Carlos,  SP - Brazil

Gabriel Ozaki

to archli...@googlegroups.com
Fui tentar fazer o teste da ferramenta porem ela não abriu com o wine(o processo de instalação ocorreu normalmente):
$ wine ~/.wine/drive_c/Program\ Files\ \(x86\)/Otimizador\ de\ PDF\ -\ TRT14/conversor.exe
err:module:load_builtin_dll failed to load .so lib for builtin L"winemp3.acm": libmpg123.so.0: cannot open shared object file: Arquivo ou diretório não encontrado
fixme:font:freetype_SelectFont Untranslated charset 255
fixme:system:SetProcessDPIAware stub!
fixme:dwmapi:DwmIsCompositionEnabled 0x85df20
Sem Argumentos
fixme:win:EnumDisplayDevicesW ((null),0,0x3b9dd58,0x00000000), stub!
fixme:win:EnumDisplayDevicesW ((null),1,0x3b9dd58,0x00000000), stub!
libGL error: No matching fbConfigs or visuals found
libGL error: failed to load driver: swrast
X Error of failed request:  BadValue (integer parameter out of range for operation)
  Major opcode of failed request:  154 (GLX)
  Minor opcode of failed request:  3 (X_GLXCreateContext)
  Value in failed request:  0x0
  Serial number of failed request:  217
  Current serial number in output stream:  221

Pacotes instalados:
wine-1.9.14
wine-mono 4.6.3-1
winetricks 20160724-1
wine_gecko 2.47-1

Mais alguem teve o mesmo problema?
(NOTA: outros programas dependentes do wine rodam normalmente)

Obrigado
Gabriel Ozaki

thotypous

to archlinux-br
Olá,

Legal a dica do otimizador do TRT14. Porém se quiser experimentar algo nativo, é possível reduzir o tamanho de PDFs com o ghostscript: http://blog.rot13.org/2011/05/optimize-pdf-file-size-using-ghostscript.html

Eu costumo usar com o nível de otimização /ebook, que costumar reduzir bem o tamanho e não costuma perder muita qualidade.

Para fazer apresentações de slides com Inkscape eu costumo usar o ghostscript para juntar os arquivos e já ir otimizando (é possível também juntar com o pdftk, mas obtive arquivos menores juntando com o próprio ghostscript). Anexei o script que eu uso para isso. Basta criar um diretório "svg" contendo "01.svg", "02.svg", e assim por diante, para cada slide, depois chamar ./assemble.sh um diretório acima. Ele vai converter tudo para pdf, otimizar, e gerar um único arquivo "slides.pdf".

O ghostscript permite também realizar algumas operações mais avançadas, como especificar manualmente o quanto você quer reduzir a resolução das imagens, ou remover fontes (o leitor passa a procurar as fontes no SO do usuário): http://stackoverflow.com/a/10453202

Abraços
assemble.sh