Iniciante

Paulo Silas Costa

to archli...@googlegroups.com
Bom dia pessoal.
Gostaria de saber se alguém do grupo usa o Archlinux como pequeno servidor doméstico.
Já estou usando há algum tempo, fiz vários teste reinstalação , MBR UEFI.
Com visual gráfico KDE plasma, xfce e outro.
Estou pretendendo usar para controlar uma pequena rede doméstica.
Na verdade minha necessidade real e servidor web com ssl/tls , samba , MySQL , PHP e phpmyadmin.
Mas gostaria de controlar o ips pra DHCP e firewall iptables.
Já fiz com Fedora.
Porém estou gostando muito do Arch e quero usá-lo para controlar a rede inclusive com squid.
A parte da web , PHP MySQL e phpmyadmin já testei em uma máquina e correu tudo certo.
Usei um roteador tp link ac 20 de 750 e fiz acesso normal.
Porém agora estou querendo usar o servidor DHCP para controlar os ips.
Tenho duas placas de rede.
Dois dispositivos dispositivos de rede
- enp2s0 (WAN) recebe um IP fixo de um outro roteador que fica na entrada da internet.
- enp4s1 (LAN) Onde sai para outro roteador que distribui para as outras máquinas.
Porém meu problema e que o script firewall que usava no fedora , não funciona no Arch.
Criei as units personalizada e mesmo assim na carrega.
Sempre que reinicio o Arch ele muda o IP da LAN.
Tenho que fazer tudo na mão, dar um down na LAN e depois dar um e add outro IP para ela para ser igual ao declarado no dhcpd.conf.
Tentei com o netctl, mas não consegui.
Desinstalei o netctl.
Desativei o dhcpcd para não infuenciar em nada.
Só consigo fazer o Nat  para compartilhar escrendo no terminal linha por linha.
Ele compartilha a internet usando o roteador como repetidor.
Mas aí desativa o wi-fi dele.
No fedora, usava até controlador de Domínio.
No Arch e um pouco mais difícil, porém gostei dele.

Alguém tem alguma sugestão?

Fabiano Furtado Pessoa Coelho

to archlinux-br
Paulo... tudo bem?

Seguinte... primeiramente, recomendo vc usar o seguinte comando,
descrito em https://wiki.archlinux.org/index.php/Network_configuration#Revert_to_traditional_interface_names
para colocar os nomes das suas interfaces de rede no modo tradicional.

# ln -s /dev/null /etc/udev/rules.d/80-net-setup-link.rules

Acho que isso facilita muito a manutenção/configuração da máquina.

Veja.... se o IP da sua máquina que está conectada em sua LAN está
mudando, "alguém" está fazendo este seviço. Talvez um DHCP cliente
esteja habilitado na sua máquina.

Sobre o firewall, você usa o IPTABLES?