Falha ao usar o Pacman -Syu (erro: falha em submeter a transação (arquivos conflitantes)

Jacivaldo Carvalho

to archlinux-br
Olá, estou com um problema onde tento atualizar meu sistema entretanto certa parte da operação ele acusa o seguinte:

erro: falha em submeter a transação (arquivos conflitantes)
python2-setuptools: /usr/lib/python2.7/site-packages/pkg_resources/__init__.pyc existe no sistema de arquivos
Ocorreram erros e, portanto, nenhum pacote foi atualizado.

alguém me ajuda a resolver este problema

desde já agradeço pela atenção!!

Vitor Eiji Justus Sakaguti

to archli...@googlegroups.com
O problema é que quando o pacman foi instalar o pacote
python2-setuptools, ele viu que um dos arquivos que ele teria que
instalar, o /usr/lib/python2.7/site-packages/pkg_resources/__init__.pyc,
já existia no seu sistema de arquivos.

Um jeito fácil de resolver isso é apagar esse arquivo e tentar fazer o
update novamente. Recomendo fazer um backup dele.

No entando, isso pode ser sintoma de um problema mais profundo: tem
alguém além do pacman instalando coisas no /usr/lib. Pode ser que você
tenha instalado manualmente, ou pode ser que você tenha instalado com
algum gerenciador de pacotes de python (não manjo muito desse
ecossistema). Se foi esse o caso, talvez seja mais prudente
desinstalar com o tal gerenciador de pacotes e só depois instalar com
o pacman.

Boa sorte!