Olá,
Bem, tentarei não ser imparcial e emitir uma opinião que tenha "lado". Há muito tempo eu ouvia usuários de MAC dizerem que sua evolução se devia ao fato de não se preocuparem muito com questões de compatibilidade sempre ao lançarem uma nova versão de seu sistema operacional e quando o hardware também evoluia (não sei se é verdade pois nunca utilizei MAC, apenas ouvia estas histórias). Também quando comecei a ouvir que a Microsoft lançaria um Windows para x64, nós, usuários Linux (se é que posso me incluir nesse mundo, pois estou começando a engatinhar nele agora), nos gabávamos em dizer que que o Linux já possuía versão x64 desde 1994 !!! já rodando de forma estável !!!! (sim, naquela época já existiam processadores de 64 bit, dêem uma googada e pesquisem sobre o assunto).
Pois bem, quando o mundo (entenda-se Intel/AMD) revelaram o início da produção de processadores x64, pensei: "Putz... isso vai levar muuuuuitos anos... pois imagine o mundo (relembrando: Intel/AMD) todo rodando em 32 bit, imagine quanto tempo levará até que isso tudo seja mudado ??? Acho melhor falar em quantas décadas ???? (um pequen lembrete: No lançamento do Windows Vista, o Greenpeace soltou uma nota de repúdio ao requisito de hardware imposto pela Microsoft para o novo S.O. de Redmond relacionando-o ao "lixo tecnológico" que isso iria gerar!!!!).
(Aqui foram meus 25 cents)
Agora minha humilde opinião: Acho que tal "revolução" já era de se esperar, lógico que avaliações e classificações como "precoce" ou até mesmo "irracionais" irão surgir (também concordo com tais posições e não deixaria de classificá-las assim), porém, se analisarmos friamente (deixando o coração de lado), não deixa de ser uma medida pioneira e visionária. O ser humano não está acostumado a mudanças, e tudo o que é novo, na maioria das vezes assusta. Concordo plenamente que a plataforma 32 bit nos atende perfeitamente, e isto é um fato. Por outro lado a necessidade de mais memória RAM para os aplicativos e arquivos de hoje em dia (a virtualização hoje é um clássico exemplo) é real.
Então: Meu coração dói frente a tal notícia, mas evoluir é algo que está acima do que podemos chamar de necessidade, é algo que não podemos parar. Eu mesmo estou com um Arch x86_64 instalado em meu note, o Windows Vista que está em meu desktop (com os seus dias contados) também é x64. Tenho mais 2 computadores, um deles um belíssimo Athlon XP 3200+ (32 bits) numa belíssima placa-mãe ABIT NF7-S2, o qual irá me partir o coração em ter que "aposentá-lo". A comparação é rídicula, eu sei, mas quem hoje tem carro carburado ??? Quem hoje ainda compra monitor CRT ??? Quem ainda usa disquetes 3 1/2" (e olha que eu conheci, não cheguei a utilizar, o disquete de 8" (dêem mais uma googada)) ??? Quando o blue-ray pegar (ou for substituído... eita velocidade em que anda a Dona Tecnologia), quem usará CDs ??? Quem compra pendrive de 1 GB ainda ??? Quem compra TV de tubo ???? Quem não está doido para comprar uma TV LCD Full HD ???? RESUMINDO: chegou a vez dos 32 bits... O que faremos??? Creio que dizer "cedo", talvez, "adiem isso mais um tiquim !!!!" seria mais do que oportuno, mas... considero algo inevitável !!! A vida passa rápido (sou prova disso e tenho experiências próprias), que venham os x86_64 !!!!
POR FAVOR: Sem flames, sejamos adultos o suficiente para debater o polêmico assunto.
Abraços a todos,
Janderson Matos .aka. Dinho
#archlinux-br .at.
freenode.net - nick NewArcher