Aula 4 - Estrutura de projetos culturais II

2 views
Skip to first unread message

Ana Paula Sena

unread,
Oct 29, 2013, 12:31:27 PM10/29/13
to apsapr...@googlegroups.com

Metodologia

Descrever como o projeto vai alcançar seus objetivos. Essa descrição vai tratar estratégias e técnicas que serão aplicados no desenvolvimento do projeto. Em gestão cultural, fala-se muito em projetos “sustentáveis”, nesses casos, a metodologia deverá descrever quais as estratégias serão usadas para promover esta sustentabilidade.


Para que um projeto seja sustentável, ou seja, aconteça da forma como foi planejado e atinja seus objetivos e metas, é preciso atentar aos seguintes aspectos:

1.     Posicionamento: deve-se definir, com uma proposta clara, qual o foco de atuação do projeto. Um projeto com uma missão bem definida evita, desde o planejamento, crises provocadas pela dispersão de esforços.

2.     Atuação: deve-se buscar sempre uma atuação de qualidade. Todos os detalhes devem ser planejados para que o projeto ocorra da melhor forma possível, sem imprevistos ou falhas que possam gerar uma má experiência do público participante.

3.     Comunicação: o projeto deve ser conhecido pelos públicos que se quer atingir. De nada adianta uma ação exemplar se o público não fica sabendo da sua realização.

4.     Equipe: deve-se contar com um número suficiente de pessoas para a realização das atividades, com qualificação e remuneração adequadas. Além dos próprios protagonistas da ação, é necessário pensar quem serão os responsáveis pela produção, comunicação,
controle financeiro e do cronograma etc.

5.     Recursos: a sustentação econômica do projeto deve ser baseada no planejamento para a obtenção de recursos junto às diferentes fontes de recursos disponíveis. Discutiremos a seguir as fontes de financiamento existentes. (KISIL, R. Elaboração de projetos e propostas para organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, 2001.)

 

Orçamento

Previsão e resumo financeiro do projeto. O orçamento deve prever e informar todos os itens necessários para a implementação do projeto. Para fazer um bom orçamento é importante avaliar a partir dos objetivos específicos e das metas quais serão os itens a serem orçados. Exemplo:

Objetivo específico: Gravar CD de áudio;

Metas: Organização do repertório, seleção das músicas, seleção dos músicos, Agenda de estúdio, gravação, mixagem, etc.

Orçar: custo de direitos autorais, direção musical, hora dos músicos para ensaios e gravações, hora de estúdio para ensaios e gravações, produção do CD (quantidade de exemplares a serem produzidos), etc.

Mensuração dos resultados

A partir de indicadores quantitativos e qualitativos os resultados do projeto serão analisados. Para tanto, deve-se propor estratégias de coleta de dados para avaliação dos indicadores. Por exemplo, quantidade de ingressos vendidos, quantidade de acessos no caso de sítios de internet, público x localidade, índices de procura, índices de vendas, etc.

·  Quantitativos: consolidam números para avaliar o cumprimento das metas estabelecidas, a exemplo do número de comunidades atendidas, atividades realizadas, ou público dos espetáculos. Podem ser obtidos por meio da contabilização do número de pessoas beneficiadas, por exemplo.

·   Qualitativos: trazem uma análise em profundidade sobre algum aspecto, como a metodologia empregada, os conteúdos de uma atividade, entre outros. Tais dados podem ser obtidos por meio de pesquisas de opinião, entrevistas, questionários de avaliação etc.

 

Independentemente de serem qualitativos ou quantitativos, os indicadores devem sinalizar se as metas foram atingidas, além de permitir avaliar se a estratégia empregada foi bem sucedida, sinalizando quais pontos podem ser aprimorados. (KISIL, R. Elaboração de projetos e propostas para organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, 2001.)

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages