Aula 5 - Projeto Matriz

1 view
Skip to first unread message

Ana Paula Sena

unread,
Oct 29, 2013, 12:35:14 PM10/29/13
to apsapr...@googlegroups.com

O projeto matriz, como o próprio nome indica, é uma cópia máster da sua proposta cultural. A diferença é que no projeto matriz devem ser registradas informações com o máximo de detalhes. Outras informações devem ser analisadas no projeto matriz, tais como:

 

·         Estimativas de resultados obtidos através da execução do seu projeto (mais detalhadas);

·         Perfil de parceiros (Onde estão, quem são);

·         Potenciais patrocinadores (Quem já patrocinaram e porque devem patrocinar seu projeto)

·         Perfil de público e de mercado (Faixa etária, perfil de consumo, renda, localização, grau de escolaridade, mídias que acessam com maior frequência, etc.)

·         Estudos de Marketing (estudo do potencial de Marketing Cultural para seu projeto)

 

Ou seja, para fazer um bom projeto matriz, você precisa estudar os editais que lhe interessam para buscar recursos para seu projeto. Abaixo segue um exemplo de estudo comparativo de formulários de inscrição para os editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e, para o edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, ambos de 2012. Observe:

LEIC Municipal de BH

LEIC Municipal de MG

 

Apresentação do projeto: Título, Modalidade (incentivo ou fundo), dados do empreendedor cultural, Resumo do projeto (em no máximo 5 linhas), currículo dos profissionais, setor e sub-setor nos quais se enquadra o projeto, categoria na qual se enquadra o projeto, Descrição do projeto, Objetivos, Justificativa, Cronograma físico e financeiro, resumo do cronograma, Resultados/Produtos e Serviços, Plano básico de Divulgação, Plano básico de Distribuição, Proposta de contrapartida social, dados e currículos da equipe profissional que desenvolverá o projeto.

Gestão financeira: Planilha detalhada de custos, orçamentos, rubricas e fontes dos recursos.

 

Apresentação do projeto: Nome do projeto, Área, Subárea, dados do Empreendedor cultural, resumo do projeto (em no máximo 5 linhas), valor total do projeto, valor pleiteado na lei estadual de incentivo à cultura, Descrição do projeto, Objetivo, Justificativa, Detalhamento das atividades, Cronograma (Etapas e períodos), Resumo do cronograma, Especificações técnicas (tipos de produtos/serviços, características, tiragem), Plano de distribuição do produto/serviço, Democratização do acesso, Público-alvo, Faixas etárias de público, Acessibilidade de público, Abrangência do projeto, Plano básico de Divulgação, Equipe do projeto.

Gestão financeira: Planilha detalhada de custos, orçamentos, rubricas e fontes dos recursos.

 

 

Agora, observe o formulário de inscrição da Lei Federal. Formulário Lei Federal de Incentivo à Cultura/Salicweb – Primeira etapa:

Observe que nesta primeira etapa de inscrição do projeto no Salicweb você deverá informar sobre: Identificação do projeto, Objetivos, Justificativa, Acessibilidade, Democratização, Etapas, Ficha Técnica, Detalhamento da Proposta. E após confirmar cadastramento da proposta cultural, deverá informar local de realização, plano de distribuição, plano de divulgação, Orçamentos.

EXERCÍCIO: O que há em comum nestes formulários dos três editais que observamos? Explique porque os itens comuns nos três editais parecem ser imprescindíveis em elaboração de projetos. Responda no Grupo de Discussão desta aula, abaixo.

.........................................

Tarefa : Inscrever seu projeto no salicweb.

TREINAMENTO NA PLATAFORMA DO NOVO SALICWEB:

http://treinamento.cultura.gov.br/salic/

Reply all
Reply to author
Forward
This conversation is locked
You cannot reply and perform actions on locked conversations.
0 new messages