Pros e cons das certificações

Heitor Roriz Filho

to apln-brasil
Pessoal,

o Scott Ambler postou a pouco um artigo na Dr. Dobb's bem interessante sobre certificações, citando como mau exemplo a CSM - http://www.drdobbs.com/architecture-and-design/229000996
Nesse mesmo artigo, com o qual concordo quase que na totalidade, ele cita uma iniciativa da qual tinha ouvido falar ha um tempo, a ICAgile - http://www.icagile.com/index.html

Novamente, vamos ficando para trás. Gostaria de lançar uma idéia para um brainstorming com as lideranças, vocês dessa lista, para tentarmos delinear um modelo de certificação próprio nosso, talvez seguindo o exemplo do Alistair Cockburn no ICAgile, talvez recriando algo melhor ainda.

Esse é um convite para que acredita que as certificações podem ser feitas de forma correta, de qualidade, de forma mais pessoal e focadas no aprendizado (notem que Scott Ambler não é contra certificações).

Quem toparia se reunir numa sala alugada pela APLN aqui em SP, especificamente pra discutir isso? Acho que todos só teríamos a ganhar. Sei que muitas das lideranças de Agile no Brasil não se importam em simplesmente COPIAR as coisas e repassá-las, então esse é um convite pra quem quer fazer a diferença e não apenas copiar e pedir bênção pra outros.

Abraços
Heitor

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Ir ate SP acho dificil, mas conte comigo para discutir este importante
tema. Ja organizar algo no brasil nao sei se "pegaria"... nossa
cultura eh de seguir as modas la de fora, infelizmente. E pensem q
temos diversas empresas multinacionais q precisam seguir padroes
internacionais, sejam eles quais forem.

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
2011/1/20 Rafael Prikladnicki <rafael.pr...@gmail.com>

Ir ate SP acho dificil, mas conte comigo para discutir este importante
tema. Ja organizar algo no brasil nao sei se "pegaria"... nossa
cultura eh de seguir as modas la de fora, infelizmente. E pensem q

Pegaria se todos dessem suas opiniões. Isso é um conceito relativo que só depende de nós mesmos. Já pensar assim, antes de começar qualquer coisa, é muito triste, sinceramente. Essa "cultura" não é minha, apenas daqueles que não fazem nada contra e se sentem bem com tudo da forma que está.

temos diversas empresas multinacionais q precisam seguir padroes
internacionais, sejam eles quais forem.

O que IMPEDE alguém aqui de definir padrões internacionais? A única coisa que impede é esse pensamento de "ta ok assim, vamos seguir padroes internacionais." OU pior ainda, "vamos sentar e esperar padroes serem criados."

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Heitor, vc esta correto, nada impede.
Mas eu tomo por base o MPS.BR, que vi nascer em 2003 e estou envolvido
desde entao. Eh um modelo brasileiro, que muita gente critica, muita
gente usa, e eh um movimento completo, que envolve muita gente, muita
negociacao para conseguir fundos.

Eu comecaria refletindo pq precisamos de mais uma norma, de mais um
padrao. Pq este que criarmos aqui daria certo e os outros nao? Nao sou
contra, mas vendo pelo MPS.BR, sei que nao eh facil. Entao teriamos
que ter um bom motivo para investir nisso.

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
Ótimo exemplo de algo que apesar das criticas e porradas, "pegou" e vem pegando cada vez mais (até onde eu conheço). Só a possibilidade de chegar em um grau de reconhecimento e talvez aceitação de um MPS.Br já seria um ótimo motivo. Falo em termos de reconhecimento, nada referente a valores ou algo do tipo.

Fora isso, um motivo muito nobre seria simplesmente se incomodar, aprender mais, mexer um pouco com o status quo e monstra que a comunidade se questiona, que não está satisfeita com a situação atual nem muito menos esperando posts como esse do Scott Ambler. Temos muitas pessoas aqui na lista que vem se mexendo e mostrando suas opiniões, mas uma andorinha só não faz verão.

Rafael Fuchs

to apln-...@googlegroups.com
O MPS.BR é um ótimo exemplo tanto de que pode ser muito trabalhoso chegar lá e como podemos chegar lá!

Talvez um ponto a favor neste caso é que o CMM/CMMI já estava muito mais consolidado do que temos as certificações de agile que temos hoje.

Essa é impressão que tenho, que não tem nada muito definitivo sobre isso. O CSM é o mais citado pois é o mais antigo. As certificações da Scrum.org já estão aí, ganhando espaço... lançando algo interessante, há mais espaço para introduzir algo novo.

E me parece que o Brasil é um mercado interessante sobre agilidade, que tem um movimento bem interessante por aqui, então é um bom lugar para um bom início.

Att.

Rafael Fuchs
--
rafae...@gmail.com
+55 51 8178-5925

Peter P. Lupo

to apln-...@googlegroups.com
Falando de certificações... elas podem não ser tão caras assim de manter... vcs já viram http://www.blackbeltfactory.com/ ?

Tem até prova de Scrum lá.

Abraço

Rodrigo Cabral

to apln-...@googlegroups.com
Bom dia à todos.

Eu concordo com o Heitor, e faço das palavras do Fuchs as minhas.

Minhas visão é exatamente a mesma, vejo o MPS.BR como uma iniciativa que nasce alguns anos depois do que deveria, pois se avaliarmos bem, e certos pontos eu acredito mais no MPS do que no CMMI, mas não estou aqui para comparar certificações.

No que tange as certificações de Agile(que é o que nos importa de fato!) acho importante que se existe uma iniciativa de vários grupos do Agile, deve ser feito, e digo mais, devemos primar pela qualidade ao invés dos preços, pois hoje vejos as certificações como uma fábrica de dinheiro, pois a qualidade dos que as obtem é infinitamente duvidosa até mesmo porque um pedaço de papel não ajuda muito a saber se aquele cidadão tem o expertise necessário para a função que desempenhará(mas essa é outra conversa).

Eu já ia esticando a minha mensagem aqui, mas vou esperar a thread aumentar. :)

Abraços.

Rodrigo Cabral
+55 13 9615 5669

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
Eu tenho visto críticas por parte de muitos lideres da comunidade Agile, mas nenhuma iniciativa significativa. Alguns nem ligam pro assunto porque estao fazendo dinheiro.
O que eu proponho é uma conversa em torno do assunto, para delinear um modelo educacional em torno de Agile com os seguintes objetivos:

1. Estabelecer o valor das certificações
2. Focar nesse valor com algumas ações por parte de cada empresa/trainer, para garantir a aplicacao
3. Montar um modelo e publicar em um website da comunidade, com nome do tipo "agileinstitute" ou outro nome me portugues
4. Traduzir toda a informacao no site, como o modelo, objetivos, iniciativa, etc. para ingles e espanhol - garantir alcance

Só vejo comentarios (até fundamentados) que batem nas certificacoes, mas nao propoem nada. E se propuserem, nao vai dar em nada, porque serão iniciativas isoladas. Talvez seja utopico em uma comunidade acostumada a iniciativas estilo one-man-army, mas eu tentaria de peito aberto.

Ricardo Fernandes

to apln-brasil
Olá Roriz,

Eu topo me reunir para discutir o assunto.
Acho que o grande diferencial seria focar no segundo item, garantir
que a empresa esteja usando adequadamente Agile, e para isto teríamos
que focar não só nos desenvolvedores, mas principalmente nos
patrocinadores dos projetos de software. Eles que devem entender o
quanto tem a ganhar (em qualidade e termos financeiros) usando agile.
O quanto desperdiçam dinheiro empregando modelos antigos.

Vejo a comunidade muito focada nos desenvolvedores, que já compraram a
idéia de que a melhor forma de fazer software é utilizando agile,
precisamos agora vender esta idéia para os CIOs CEOs das empresas.

Falei sobre isto em um artigo recente: http://bit.ly/gCnW7c

Ricardo F. Luiz
@ricardofluiz

On 21 jan, 12:07, Heitor Roriz Filho <hro...@gmail.com> wrote:
> [...]
> estilo one-man-army, mas eu tentaria de peito aberto.

> - Mostrar texto das mensagens anteriores -

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
Bacana Ricardo, vou montar um webmeeting e depois informo pra gente se reunir. Acho que via web é mais adequado porque assim podemos ter a participação de todos os interessados, independente de onde estejam :-)

Guilherme Souza Gomes

to apln-...@googlegroups.com
Pode contar comig tb.

Guilherme Souza Gomes
(32) 8844-9816

Rodrigo Yoshima

to apln-...@googlegroups.com
Olá a todos...

Heitor, infelizmente não tivemos muito tempo de conversar melhor e tivemos alguns pequenos atritos no passado que considero normal. Estimo muito você, o Rafael Sabbagh e o Rafael Pridladniki, só sinto que vocês ainda correm atrás da SA, uma organização que considero antiquada, lenta, protecionista, conservadora, interesseira, gananciosa, prepotente, sem transparência e atrasada.

Eu acho nobre a iniciativa do APLN. Sim, o mercado precisa de liderança. Eu sempre acreditei que certificações são uma imperfeição do mercado. Em 2010 fiz alguns treinamentos CSM com o Michel, até para experimentar, e a experiência confirmou o que suspeitava. Certificações pode ter benefícios, porém, os efeitos colaterais são altos demais. Não pagam os benefícios.

Acredito que todos aqui são parte da liderança Agile no Brasil. E sei que temos força. É impressionante rodar o Brasil e achar em lugares remotíssimos um cara que trabalha em uma softwarehouse e porque leu um artigo seu mudou os processos da empresa com benefícios incríveis...

Eu estou dentro de qualquer iniciativa da liderança Agile aqui no Brasil que queria realmente melhorar o mercado. Que queira fazer algo eficiente e principalmente diferente. A 20 anos temos certificações Java, Oracle e etc... Já temos subsídios suficientes para concluir que essa educação industrial do século 19 não funciona. Provas não funcionam. Aulas expositivas não funcionam. Sala de aula não funciona.

Minha idéia seria formar um grupo de pessoas que se destacam por méritos, por realmente compreender maneiras de melhorar uma organização e ter relatos que comprovem isso. Não é um pódio, mas sim uma comprovação objetiva que a pessoa tem uma boa indole e postura. Não é também um ranking de perfeição. Tenho meia dúzia de falhas nos meus clientes que me deixam bem envergonhado, porém, elas fazem parte da experiência. Isso seria uma liderança Agile por aqui.

Um grupo de líderes teria persuação para mudar o mercado. Já pensou como boas práticas seriam divulgadas e aplicadas se um grupo desses fizesse um assessment gratuito de uma semana em empresas como grandes bancos, o Serpro, as Telecoms e etc? Estamos dando cursos gratuitos o suficiente? Estamos escrevendo coisas boas em revistas como a InfoExame, a Information Week? Estamos sendo referenciados como solucionadores de problemas engajados ou como vendedores de cursos ou diplomas mágicos?

Infelizmente o Scrum perdeu uma credibilidade incrível com um conjunto de atrapalhadas incríveis que a comunidade permitiu. É incrível a falta de liderança que temos na comunidade Scrum. A lição aprendida fica aqui: "quando a questão se transforma num modelo econômico em escala, deixe de lado a inovação, o altruísmo e o propósito".

Tenho estudado muito Systems Thinking. Donella Meadows diz que o propósito de um sistema é observado através do seu comportamento e não por aquilo que o sistema diz que são seus objetivos. O objetivo da ScrumAlliance é transformar o mundo do trabalho, no entanto o que que ela faz é formar e cobrar por certificadores e certificações. Não há uma relação entre seu comportamento e seus objetivos.

Eu realmente acredito que é possivel entregar valor para o mercado e sim receber valor por isso, mas antes, temos que entregar valor. Se eu faço meu cliente 400.000 reais mais produtivo, é justo que ele me pague bem por isso. É isso que tenho feito. Isso seria um modelo justo. No entanto, eu que quero entregar valor tenho que competir em outro nível quando algum concorrente meu diz que ELE tem o aval da ScrumAlliance, o orgão internacional do olimpo que diz quem é realmente bom e quem não é... (não só os nacionais, mas também alguns gringos idiotas que fazem muita merda por aqui)

Eu quero melhorar o mercado. Queria não ter que fazer isso sem ajuda. Mas queria fazer algo diferente. Certificações, Artigos, Eventos, Blogs é tudo mais do mesmo.

Rodrigo Yoshima
www.ASPERCOM.com.br
(11) 2309-1868 | (11) 9747-0250

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Rodrigo, email motivador, e que me motiva a compartilhar o seguinte.

Primeiro uma correcao - eu nao tenho vinculo algum com a Scrum
Alliance, fora o CSM, como a maioria dos que estao aqui creio eu. Nao
tenho nenhum objetivo de ser CST. Meu objetivo eh melhorar o mercado,
desmistificar os metodos ageis. Scrum eh um dos metodos, ensino
diversos outros. Entendo que iniciamos numa fase de desmistificacao,
passamos pela capacitacao, e estamos entrando na fase da orientacao.
Em ambito nacional. Claro que uns mais atrasados ou mais adiantados do
que os outros.

Palestras gratuitas: sim, deviamos fazer mais.
Trabalho voluntario: sim, todos deviamos fazer mais. Agile Brazil eh
um exemplo claro. Agile Tour eh outro.

Mas gostaria de aproveitar teu email e compartilhar uma rapida
explicacao sobre um projeto que estamos iniciando em Porto Alegre e
espero replicar este modelo em todo o Brasil. Ja fica o convite.
Captamos um bom dinheiro no CNPq para fazer este projeto rodar em
2011.

Estamos montando um laboratorio agil. Neste laboratorio vamos fazer
capacitacoes pagas. As empresas vao pagar por isso. Temos algumas
empresas da regiao que sao parceiras deste projeto - submeteram a
proposta em conjunto. Os profissionais destas empresas, que trabalham
com metodos ageis, serao alguns dos instrutores destes treinamentos.
Serao pagos. Assim como o treinamento. Mas a grana que entrar destes
treinamentos custearao tambem bolsas para "alunos monitores", alunos
de graduacao, que acabam nao vendo quase nada de metodos ageis nos
seus cursos (uma ou duas disciplinas, com foco na teoria). Estes
alunos serao sombras de profissionais mais experientes, e serao PAGOS
para aprender metodos ageis na pratica, com projetos reais de
empresas. E acho que mesmo que fosse de graca, ainda assim poderia ser
interessante para eles. Ou seja, as empresas que possuem interesse e
podem, pagam para aprender e capacitar suas equipes. Os alunos, que
estao comecando e nao possuem recursos financeiros para se capacitar
neste nivel, sao convidados a observar e aos poucos orientar (como
monitores) e aprender junto. Daqui um tempo eles serao absorvidos pelo
mercado, com experiencia pratica. Quem sabe por estar empresas que
pagaram pelos treinamentos.

Isto se aproxima da tua mensagem e visao de algo novo?
Pois bem, eh soh querer fazer. Todos temos otimas ideias. Vamos
colocar todas estas ideias em pratica. Eu acabei de comecar. Todos
juntos soh teremos mais forca!

Grande abraco, Rafael

Em 26 de janeiro de 2011 22:05, Rodrigo Yoshima

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
Rafael, muito bacana essa iniciativa na universidade, parabéns a você e aos envolvidos. Os alunos recebem algum tipo de "certificação" como por exemplo certificado de participação ou algo do tipo?

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
Oi Rodrigo,

legal ter despertado você, acho que a gente só tem a ganhar quando todos nos unimos pra um objetivo comum. Você tocou em muitos pontos bastante polêmicos que me deixaram bastante curioso pra discutí-los. Todos nós juntos temos muita força mesmo, como você colocou, mas só temos iniciativas isoladas: "eu fiz", "eu faço", "eu isso", "eu aquilo" - se a gente ler a historinha no agilemanifesto por exemplo... um dos participantes cita até certa extensão e deixa a entender que o local tinha tanta estrela que ele acharia difícil sair algum consenso. E saiu algo que delineou todo o movimento Agile.

Tenho bastante contato com o pessoal latino americano do Peru, Chile, Bolivia, Venezuela, etc. E o pessoal de Buenos Aires dão um banho na gente quando se fala em comunidade. Os caras tem um Agile Open Tour itinerante há mais de 2 anos e iniciaram o Ágiles (tivemos no Brasil em 2009, Floripa). Conversar com os caras me dá alegria e ao mesmo tempo uma angústia de matar, porque percebo que eles tem um senso de comunidade mais latente, verdadeiro e todos são líderes que além de saberem liderar, sabem ser liderados (essa é uma característica fundamental que poucos temos). Falta isso aqui no Brasil. Estamos super bem em outros aspectos e os caras nos tem como referência, imagine só... mas ainda deixamos muito a desejar em termos de iniciativas e senso de comunidade real.

Vamos nos sentar, todos, em um webmeeting pra discutirmos esses pontos e dar nossa contribuição para mudar o mercado, vamos parar de copiar coisas, me sinto mal com isso. Morei, trabalhei e estudei na Europa um tempão (e não fico com frescurinhas de gringo como o Michel :-) ) e comecei a ficar P da vida com essas coisas quando percebi que a única diferença entre nós aqui e os ditos países de 1o. mundo não é cérebro, dinheiro (conta bastante), número de empresas e iniciativas... mas OBJETIVIDADE, ou seja, muita gente começa, mas poucos terminam. Os pontos que você colocou, temos que discuti-los e eu os identifico como:

1. Como a liderança Agile no Brasil pode contribuir mais objetivamente com a comunidade?
2. Podemos mudar/melhorar o mercado? Que ações podem ser iniciadas, mesmo que inicialmente pequenas? A iniciativa do Rafael lá na PUC é um ponto de partida pra essa discussão.
3. Que benefícios são esses que existem nas certificações? É possível obtê-los de verdade?

Vamos seguir conversando por aqui e se todos toparem, monto um webmeeting estilo os que temos no board da APLN e mandamos ver.

Abraços

Heitor

Rafael Sabbagh

to apln-...@googlegroups.com
Oi Yoshima,

tudo bom? :)

Compartilho parcialmente com você o entendimento de que certificações podem ser imperfeições de mercado, mas o mercado as exige e não enxergo, a princípio, alternativas mais viáveis. É verdade também que as certificações servem como um filtro inicial que facilita o trabalho do RH preguiçoso. Mas, se entendida corretamente, pode de fato servir como um diferencial do profissional. Sou muito mais inclinado a contratar um CSP - e eu sei de problemas sérios da ceritficação CSP - do que alguém que não tenha certificação ou tenha CSM, porque o cara trabalhou pra conseguir isso e teve que ter contato mais sério com Scrum. Obviamente isso está longe de ser o único (ou até mesmo o principal) critério, mas é um diferencial. Outro efeito positivo da certificação é que elas podem levar um profissional a buscar seguir um caminho para se desenvolver e alcançar o nível seguinte de certificação, o que na minha visão é um efeito positivo.

De fato eu venho estreitando meus vínculos com a Scrum Alliance, participo de gatherings, interajo com CSTs e busco a certificação. Sim, vejo um bocado de disfunção nesse meio, nem tenho como negar isso e sei que própria Scrum Alliance (digo, seus membros) reconhece isso. Mas acho que a organização nem tem essa forma tão bem definida para merecer todos esses adjetivos que você colocou. E sei que há algumas iniciativas importantes realizadas por pessoas sérias para melhorar a atuação da organização.

A diferença é que eu vejo na Scrum Alliance uma organização com um nome importante (por mais que possam dizer que esse nome tenha perdido algum valor nesse último ano, não sei avaliar), com alguma estrutura e com muita gente boa e séria trabalhando sob esse nome. Sim, também há gente ruim e mal-intencionada, mas onde não há? Assim, prefiro aproveitar essa estrutura que já existe e tentar trabalhar de dentro dela para melhorá-la e "transformar ao mundo do trabalho", o que quer que isso queira dizer. Estou vendo várias formas de fazer isso e tenho interagido fortemente com pessoas ligadas à Scrum Alliance.

Além disso, tenho dado um número razoável de palestras e mini-cursos gratuitos de Scrum nos últimos tempos. Acho que foram uns 15 no ano passado, o que não considero pouco. Sempre que uma empresa me pede ou que me convidam para um evento, em qualquer oportunidade que tenho de divulgar Agile, eu vou dar palestra ou curso. De graça. Conduzi, por exemplo, quatro workshops em eventos de empreendedorismo no ano passado para pessoas de fora de TI em diferentes cidades do Estado do Rio e em Salvador. Fiz palestras, cursos ou aulas em empresas como Alog, Genti, Rede Globo, Globo.com, Universidade Cândido Mendes, Oi (Salvador), BG Brasil e outras. Além disso, fui a cinco e conduzi sessões em quatro Scrum Gatherings, onde a experiência e o aprendizado são sempre muito ricos. Aliás, recomendo a todos irem a pelo menos um Scrum Gathering principal.

Sobre as outras iniciativas diferentes de certificações, artigos, eventos blogs, o que você sugeriria? Eu gostaria de participar de iniciativas inovadoras.

Grande abraço,
   Rafael Sabbagh

Rodrigo Yoshima

to apln-...@googlegroups.com
Correções feitas, desculpe minhas confusões.

Rafael, tenho todo interesse do mundo em fazer um negócio desses. Isso sim seria uma experiência real e um modelo de formação consistente. Eu teria alguns projetos de interesse comunitario. Poderia ser open ou incubados. Outra coisa seria alguns alunos que tiver interesse em trabalho de formação em consultor poderia me acompanhar em alguns clientes.

Acho que temos zilhares de alternativas que não sejam um modelo de certificação.

Marcos Garrido

to apln-...@googlegroups.com
Amigos,

participei de grande parte das palestras e gatherings que o Rafael citou e sou testemunha do esforço que ele imprime na tentativa de fazer o Scrum chegar a um universo amplo de empresas e indivíduos.

Acredito fortemente que deveríamos pensar em eventos sim, mas com um formato absolutamente diferente do que já existe por aí. Segue uma proposta inicial:

Gostaria que vocês pensassem comigo a partir da seguinte premissa: O que nós, da APLN, consideramos NECESSÁRIO para que alguém possa dizer que está PREPARADO para usar Scrum no dia a dia? A resposta poderia ser formada por um conjunto de itens, como os que cito aqui, apenas a título de exemplo pro entendimento de vcs:

- entender as origens da agilidade
- entender os fundamentos da agilidade
- Introdução ao Scrum (papéis, artefatos etc)
- cases de uso do Scrum no Brasil e no mundo
- testes
- discovery de produtos
- problemas de implementação de Scrum nas organizações
- práticas de engenharia
- exercícios
- dinâmicas
- oficinas práticas
- etc etc etc

Agora imaginem todo esse conteúdo, apresentado em uma ordem lógica e sequencial, em um evento de CAPACITAÇÃO com duração de 3, 4 ou 5 dias (não estou falando em certificação), em que nós, lideres aqui no Brasil, teríamos o papel de disseminar uma visão completa, abrangente e detalhada da matéria. Cada um de nós poderia cobrir um tópico.

Numa primeira leitura alguém pode achar que isso em nada difere do que já existe por aí. Mas pense bem: Minha proposta é que nossa comunidade possa prover um ambiente de completa imersão, visando troca de experiência entre os participantes, sempre focando em cobrir os assuntos necessários, para que alguém que acabou de ouvir sobre Scrum pela primeira vez possa sair ao final do evento com uma visão clara e embasada em teorias concretas (vide a dissertação de mestrado do Rafael, que por sinal é um material excepcional). Deixando mais claro ainda: um super treinamento com COMEÇO, MEIO e FIM.

Isso é o que eu sinto falta hoje: você pode se certificar, participar de gatherings, listas e etc, mas NINGUÉM oferece hoje um ambiente de imersão total, cobrindo os temas relevantes numa sequencia que facilite/promova uma profunda compreensão do tema.

Acho que ninguém melhor do que nossa comunidade pra trabalhar em cima de uma proposta dessas. Nós, que temos a experiência de mercado e academia, temos as ferramentas suficientes pra montar esse programa de capacitação.

É só uma ideia que já venho nutrindo a algum tempo. Confesso a vocês que ela surgiu quando eu estava fazendo uma palestra no Agile Brazil 2010 e um grupo que me assistia me procurou dizendo: já assistimos umas 3 ou 4 palestras, acessamos blogs e tal, mas ainda não sabemos COMO começar. Realmente, aprender sobre papéis, artefatos e cerimônias é pouco. Muito pouco.

abraços,
Marcos Garrido

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Marcos, sua ideia de imersao eh exatamente o que vamos fazer nesse
laboratorio. Mas tem um vies de mecardo, eh pago. A inovador aqui eh
trazer alunos para observar e aprender. Mas de certa forma, estamos
sincronizados. Talvez seja hora de comecar pra valer. Estou dentro.

Abs, Rafael

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Oi Heitor, respondendo tua pergunta anterior, os alunos recebem
certificados de curso de extensao, provavelmente. Ainda nao pensamos
nisso. Mas poderia ser um certificado de imersão... eh uma boa pensar
nisso. Pelo menos para registro de que eles fizeram um curso de
imersão.

Abs, Rafael

Rafael Sabbagh

to apln-...@googlegroups.com
Marcos,

gostei muito da sua ideia de um evento com um foco educacional. Eu só estenderia de "Scrum" para "Agile", ou seja, poderiam ser abordados igualmente o XP, o Kanban dentro de um contexto Ágil e práticas Lean da mesma forma.

Como você deixou claro, um evento desse tipo deveria ter uma amarração lógica, uma sequência de aprendizagem mesmo e, portanto, não ter palestras em paralelo. Um evento de três dias, por exemplo, poderia ter um dia de introdução, um dia de temas intermediários e um dia de temas avançados, todos encadeados.

Acho que isso seria muito, muito bom. Vamos fazer? :)

Um abraço,
   Rafael Sabbagh

"Daniel C. Aragão"

to apln-...@googlegroups.com
Concordo com o Rafael, melhor ainda se não deixássemos de fora todo o contexto Agile e Lean.

Sobre a idéia do Marcos me parece muito boa pois efetiva tudo o que já se põe a disposição atual (gatherings, palestras, blogs).

Como disse o Rafael... "Vamos fazer?"

Att,

Daniel Aragão | Agilitz
Brazil: +55 85 88426008
Norway: +47 45453376

Marcos Garrido

to apln-...@googlegroups.com, apln-...@googlegroups.com
perfeito! Vamos fazer algo mais abrangente. concordo 102%

vamos fazer!!!

acho que de cara temos que definir o roteiro, uma vez que ja temos um formato. quais assuntos, de forma encadeada, pretendemos apresentar?

Sent from my iPhone

Danilo Correia Ruziska

to apln-...@googlegroups.com
Gostei muito da ideia do Marcos também!

Vocês pretendem fazer online ou presencial?

Tenho experiência em programas de capacitação de programação .NET (cerca de 10000 estudantes só em SP: http://bit.ly/dbh4V), realizávamos na minha faculdade (Centro Universitário Senac / SP, que tem uma ótima infraestrutura). Podemos fazer algum tipo de roadshow, nos principais pontos do Brasil.

Devemos claro, planejar o conteúdo primeiro, mas podem contar comigo!
Em 27 de janeiro de 2011 01:35, Marcos Garrido <mgarr...@gmail.com> escreveu:

--
Danilo Correia Ruziska
Flexsis Desenvolvimento de Sistemas
Microsoft Certified Technology Specialist

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Qual seria a diferenca deste para um agile tour? Eh importante saber
onde esta a novidade e nao o mais do mesmo.

Compartilho da ideia, mas nao esta clara a diferenca. Quem sabe o
marcos pudesse detalhar mais o q tem em mente em termos de formato?

Em 28/01/11, Danilo Correia Ruziska<danru...@gmail.com> escreveu:

> [...]

"Daniel C. Aragão"

to apln-...@googlegroups.com
Boa Marcos!

Parcialmente penso que poderíamos começar apresentando sobre o Lean e suas motivações pois já gera insumo para os próximos assuntos como a motivação de buscar uma nova maneira de desenvolver software.... E aí entraria o Agile... Bem, essa é uma idéia de início.
A outra vantagem de começar falando de Lean é que não só nos faríamos entendíeis por quem é técnico como também para quem empreende (empresários que são quem vão acolher as idéias em suas empresas) e deve ter estudado sobre Lean anteriormente... É um ponto.

Daniel Aragão | Agilitz
Brazil: +55 85 88426008
Norway: +47 45453376

Marcos Garrido

to apln-...@googlegroups.com
Danilo,

Presencial é o ideal. A troca de experiências é importantíssima. Concordo com o Roadshow.

abração!

Marcos Garrido

to apln-...@googlegroups.com
Rafael,

a diferença é basicamente a seguinte:

No Agile Tour os palestrantes abordam temas variados, sempre muito relevantes para a comunidade. No entanto, não há um encadeamento lógico e sequencial linkando as palestras. Ou seja: O tema da terceira palestra é uma continuação/aprofundamento do que foi apresentado na segunda palestra e a segunda palestra é uma continuação/aprofundamento do que foi mostrado na primeira.

O que proponho aqui é um treinamento desde dos princípos da agilidade, passando por melhores práticas, até abordar temas mais profundos, ordenados de forma a dar uma formação continuada. Lembra dos tempos de colégio? Primeiro aprendemos os fundamentos da matemática, depois treinamos exaustivamente os operadores básicos, pra chegar em operações mais complexas, depois partimos pras equações de 1o. grau, depois equações de 2o. grau, depois derivadas, integrais e etc.

Usando essa metáfora colegial, em eventos como Gatherins, Agile Tour etc essas "matérias" são apresentadas simultaneamente e em uma ordem não lógica (a palestra de derivada vem antes da de fundamentos da matemática), tornando o aprendizado completo algo dificil de conseguir.

Enfim, proponho um FLOW de conhecimento, a ser apresentado por nós em um evento destinado a quem quer uma imersão total no tema.

Acho que fui mais claro agora, pq no primeiro email estava ultra cansado.

abraços
Marcos Garrido

Marcos Garrido

to apln-...@googlegroups.com
A chave é justamente esse encadeamento. O sucesso da iniciativa depende disso!

Marcos Garrido

to apln-...@googlegroups.com
Só completando: eu acho IMPORTANTÍSSIMO que tenhamos eventos como Gatherings, Agile Brazil. Agiles e Agil Tour. Só estou propondo um novo formato, que vocês podem chamar de curso com cara de evento (Aliás, desses eventos que citei só não palestrei no Agile Tour).

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Entendi. Legal. Eh muito semelhante ao que estamos iniciando na pucrs.
Soh que no meu caso eh uma imersao de 2 a 8 semanas em sequencia.

Confirmo interesse em montarmos algo nacional.

Podemos submeter projeto p conseguir fomento. Esse q iniciei captamos
120 mil do cnpq para extensao inovadora em ti. Tendo apoio de
empresas, da p fazer algo muito bom.

Marcos Garrido

to apln-...@googlegroups.com
maravilha!

Matheus Haddad

to apln-...@googlegroups.com
Boa noite!

Tenho acompanhado a discussão (que iniciou-se com a questão das certificações) e gostaria de contribuir com os meus 2 centavos.

Também concordo que as certificações criaram um "mercado" muito danoso a imagem dos métodos ágeis. Hoje entrevisto CSMs na minha empresa que não têm noção do que é agilidade. Usar um certificado como um atalho para comprovar o conhecimento ou experiência de alguém é um risco muito grande. O certificado não vem acompanhado do contexto / empresa / projeto / experiência em que ele foi conseguido.

Em relação a idéia do Marcos, acho louvável. Entretanto, o modelo de aprendizado proposto ainda é o "industrial". Sequência lógica de conteúdo, divido em lotes, organizado de forma padronizada (como se servisse de maneira geral para qualquer tipo de turma ou perfil de participante) não me parece condizente com os conceitos e cultura que pregramos em agilidade. FLOW é bem de processo industrial, não é verdade? Nossa mente não trabalha em fluxo, em sequência...

Proponho algo diferente, que realmente agregue um valor que dificilmente encontramos por aí. "Aulas" para discutir problemas, situações críticas e estudos de casos (PBL - Problem-based learning) me parecem mais adequadas neste caso. Formação de grupos de trabalho (com pessoas mais e menos experientes) para ajudarem empresas a implantar métodos ágeis também é interessante.

Se quisermos mudar a cultura, precisamos utilizar a cultura correta para ensinar / aprender. Fazer isso com ações práticas (só se aprende errando), foco no "aluno", na colaboração que ele pode trazer para o próprio aprendizado, com base nas suas experiências passadas, é o caminho da pedras, porém, o mais correto.

--
Matheus Haddad
matheus...@gmail.com | (11) 7565-3736

http://www.matheus.eti.br
http://twitter.com/mhaddad

Daniel Wildt

to apln-...@googlegroups.com
Eu estou iniciando algo diferente que funciona como terapia em grupo e é parte no formato de problem based training.

É o mais efetivo, trazendo as pessoas para o mundo real. E permitindo que elas levem conhecimento de volta transformado pelos colegas de turma.

E no meu caso, é um processo. Turma se renova a cada 6 meses.

Regards,
Daniel Wildt
Sent from my mobile phone

"Daniel C. Aragão"

to apln-...@googlegroups.com
Achei bastante interessante essa visão do Matheus...

Só que pelo que entendi haveríamos de adaptar o conteúdo a ser transmitido de acordo com o nível dos participantes discentes... Certo?

Daniel Aragão
CSP & Lean Dev
Sendt fra min iPhone

Matheus Haddad

to apln-...@googlegroups.com
Daniel (s),

    o ensino / aprendizado deve ser contextualizado para os alunos. É importante saber qual o conhecimento eles têm, por quais experiências eles já passaram e quais são as coisas que eles ainda não sabem e que gostariam de aprender. Essas informações, combinadas com o conteúdo sobre agilidade que a comunidade acha relevante, serviriam como base para elaboração de um contexto e um plano de ensino / aprendizagem mais adequados àquela turma. Não existe receita de bolo (ou bala de prata?) para ensino / aprendizado.

    Quando falamos de agilidade, estamos falando principalmente de compreender e saber como colocar em prática valores e princípios: e isso não se ensina! É preciso promover situações, estimular relações, raciocínios, feedbacks e, principalmente, erros! Além disso, essa internalização de princípios e valores deve ser forte para que seja independente de contexto.

    Portanto, traçado um plano de ensino / aprendizado, devemos lançar mão de um conjunto de técnicas de facilitação e coach para fazer com que cada "aluno", aproveitando a experiência e o potencial coletivo da sua turma, encontre sua própria formar de aprender os valores e princípios ágeis. Fazer isso na prática, ajudando empresas a implantarem métodos ágeis (PBL), me parece a melhor maneira. Reuniões periódicas, nos moldes de uma retrospectiva, complementariam o aprendizado por sua forte abordagem de reflexão.

    Lembre-se: se queremos mudar a cultura, temos que usar a cultura certa para ensinar / aprender.

    Para mim, isso seria fazer diferente.

"Daniel C. Aragão"

to apln-...@googlegroups.com
Entendi. Achei muito interessante tudo que você falou. Seria um aprendizado mais profundo, vivenciado e internalizado da forma que cada pessoa o faz.

Daniel Aragão | Agilitz
Brazil: +55 85 88426008
Norway: +47 45453376

Matheus Haddad

to apln-...@googlegroups.com
E então pessoal?

Este tópico morre assim?

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Acho que não deveria morrer assim. Até por que agora temos um fato
novo: mais um CST brasileiro, o próprio Heitor Horiz. Heitor,
parabéns, merecido!

Aproveitando o tópico e agora o fato de que certamente vais oferecer
cursos oficiais da Scrum Alliance, como tu enxergas a tua própria
idéia de criar um modelo de certificação próprio, primeiro e-mail
desta thread? Muda algo no que estavas pensando? Como pensas em unir o
trabalho de CST com a visão que colocastes nesta thread? Como o teu
trabalho de CST vai ajudar a mudar a visão na linha do que estamos
discutindo aqui?

Seria legal ouvir isto agora na perspectiva de CST.

Um abraço, Rafael

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
Só uma correção: Heitor RRRRRoriz, com ERRE :)

Vou ja discorrer sobre isso, estou em treinamento hoje e amanha.

2011/2/4 Rafael Prikladnicki <rafael.pr...@gmail.com>

--
Heitor Roriz Filho, MSc, CST
Agile Coach and Trainer @ Massimus

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Sorry :):)

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
Oi Rafael,

desculpe e demora em responder. Deixa eu elaborar mais na ideia que tenho. Para ilustrar, segue em anexo um draft de um possivel modelo.
Eu nao sou nem nunca fui contra certificacoes. Eu acho que há centenas de anos elas existem e atualmente sao uma necessidade de mercado, principalmente para quem esta saindo da faculdade e nao tem experiencia no mercado.

No caso da ScrumAlliance, o problema das certificacoes na minha opiniao é a forma como sao expedidas. Chamar de Master uma pessoa que presenciou um curso de 2 dias acho forçação, o CSM está mais pra um certificado de participação. Porém, é uma questão de nomenclatura, apenas isso. É uma certificacao ganhou e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e que optar por tirá-la deve entender que é apenas o primeiro passo para os que nao tem experiencia.

Iniciativas como a do Alistair (icagile.com) sao bastante positivas na minha opiniao e vou fazer algo semelhante, mas ainda esta de molho e sozinho nao vou mudar nada. Por isso que iniciei essa discussão: nao estou satisfeito com as coisas da forma que estao, mas ao mesmo tempo nao posso mudar nada sozinho.

Dêem uma olhada no modelo que fiz. Me baseei na minha experiencia pratica e em certificacoes como a do IEEE (CSDA e CSDP - http://www.computer.org/portal/web/certification/csda;jsessionid=2e3aed7b167b3222ea32f0121e62) alem do ICAgile.com. É no minimo uma tentativa de minimizar os problemas e ao mesmo de tentar melhorar a qualidade dos profissionais formados. Vou adicionar isso às certificacoes que eu emitir, assim que possivel (nao sei se poderei aplicar exame). A ideia é criar um track de conhecimento, adicionando um dia a mais para que a pessoa possa obter uma certificacao, com tópicos-macro a mais, mais um exame detalhado com questões discursivas ao final. Para se aprofundar no desenvolvimento, existe o programa CSD que na minha opiniao é de boa qualidade, mas melhoras sao sempre bem-vindas.

Desacoplando isso do CSM e CSPO, pode-se criar algo semelhante ao trabalho explicado no ICAgile.com - fico aberto a sugestoes.

Abracos
Heitor

2011/2/4 Rafael Prikladnicki <rafael.pr...@gmail.com>
Acho que não deveria morrer assim. Até por que agora temos um fato
novo: mais um CST brasileiro, o próprio Heitor Roriz. Heitor,

[...]

certificacoes.pdf

"Daniel C. Aragão"

to apln-...@googlegroups.com
Oi Heitor

Gostei bastante do PDF que você mandou pois tanto no CSPO como no CSM abordam um pouco de cada coisa que fomenta para um pensamento Ágil. Achei interessante e bastante válido quando você pôs no CSM 2 o tema Gerenciamento Ágil de Projetos (incl. contratos) por justamente incluir os contratos ágeis coisa que sinto bastante carência de conhecimento do mercado atual. Ainda é uma coisa muito nova e será um grande diferencial caso adicione isso ao seu treinamento.

Ah, e parabéns pelo CST! Que bom que deu tudo certo!

Abraços,

Daniel Aragão | Agilitz
Brazil: +55 85 88426008
Norway: +47 45453376

Den 08/02/2011 kl. 00:19 skrev Heitor Roriz Filho:

<certificacoes.pdf>

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Heitor, acho valida sua sugestao (apesar de nao ter clara a divisao
dos conteudos), mas acho que desta forma vc desconfigura o que hj eh
CSM e CSPO. Estas certificacoes visam ensinar Scrum. Sao oferecidas
pela Scrum Alliance. Entao boa parte, ate onde eu entendo, precisa ser
Scrum.

Alem disso, muita gente infelizmente faz o curso para ter o
certificado no final. Nao estao interessados no curso. Sendo assim,
aumentar para 3 dias significa aumentar o preco e eventualmente ter
menos gente interessada. Infelizmente, a realidade eh essa.

Agora, se fosse um programa de metodos ageis, com prova pratica - e
nao exame teorico - eu comecaria a gostar mais. Ou o curso em si
pratico, com avaliacao constante do aluno, seria diferente. Esta me
parece ser a abordagem do Alistair. Eh mais ou menos isso que
comecamos a fazer em POA. E acredito que eh isso que vai realmente
ensinar alguem. Certificado por certificado, da no mesmo. Mas como
podemos oferecer mais conhecimento pratico aos alunos:? Talvez seja
este o desafio. Se a Scrum Alliance tentasse mudar isso, ja seria um
grande avanco. Senao continuaremos com CSM e CSPO da forma que estao,
e teremos problemas no mercado muito em breve.

Abs, Rafael

Em 8 de fevereiro de 2011 02:21, "Daniel C. Aragão"

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
Oi Rafael,

2011/2/8 Rafael Prikladnicki <rafael.pr...@gmail.com>

[...]

Todo o conteúdo é focado em Scrum. GP Agil, com Scrum. Implantacao e Coaching de Scrum. Contratos Scrum.
Sao praticas atuais que empresas enfrentam quando usam Scrum. O basico do Scrum é muito simples. Eu nao acredito que vou estar desconfigurando pq o CSM, por exemplo, deve formar um ScrumMaster e esse papel precisa de soft skills, conhecer o minimo de GP e saber sobre implantacao e coaching.

[...]

O preco será o mesmo. Estou pensando na viabilidade de apenas o ultimo dia ser obrigatorio, para que se possa fazer o exame. Se passar, recebe a certificacao. Mas preciso checar isso com a SA.

Abracos
Heitor

<daniel.br.no@gmail.com> escreveu:
> [...]
> Norway: +47 45453376
> www.danielaragao.com

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Se tu disser que sao 3 dias, sendo o ultimo obrigatorio - e onde tem o
exame da SA, o que tu achas que vai acontecer? :)

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
O exame é coisa minha, uma solucao (nao ótima) para a questao da credibilidade da certificacao. A SA nao aplica exame para CSPO, apenas para CSM, mas de uma forma ainda nao muito adequada.

Mas como falei, preciso ver a viabilidade de tudo isso.

Heitor

Matheus Haddad

to apln-...@googlegroups.com
Heitor / Rafael,

   qual é a opinião de vocês sobre o modelo educacional que descrevi?

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com
Heitor, entendi. Mas pense seriamente nisso.

Matheus, acho otimo. Mas na pratica temos a grande maioria confortavel
ensinando nos seus metodos. A famosa zona de conforto. Tinhamos que
pensar em algo para ter uma aceitacao grande...

Em 08/02/11, Matheus Haddad<matheus...@gmail.com> escreveu:

> [...]

Heitor Roriz Filho

to apln-...@googlegroups.com
Vou pensar, depois a gente conversa mais detalhadamente.