Fwd: VALORES E PRÁTICAS DE AGILE E SCRUM - (25.11.2010)

Heitor Roriz Filho

to scrum-brasil, xpce, xp-rs, agile-brasil, scrum-amazonia, apln-brasil
Pessoal,

sou o liaison (contato) da Comunidade de Prática Ágil (Agile Community of Practice) do PMI.org no Brasil e venho trabalhando para a construção da "ponte" entre o conhecimento do PMI e da nossa comunidade Agile. Convido todos a assistirem minha palestra, abaixo.

Para os que são xiitas e descrentes, desafio a participar da palestra e discutir comigo o famoso Agile vs. PMI, com transparência, bem no estilo Agile ;-)

Segue o convite a todos:

http://www.pmisp.org.br/PMI_SaoPaulo_Logo_Cabecalho.JPG

Programa “EVENTOS TÉCNICOS”

Diretoria de Grupos de Estudos Técnicos

Palestra: valores e práticas de Agile e Scrum

Objetivo:

Partindo do princípio que, as boas práticas em gerenciamento de projetos levarão os profissionais ao sucesso dos seus projetos e da sua vida, a palestra valores e práticas de Agile e Scrum dá uma visão da aplicabilidade destas práticas para que os gerentes de projetos obtenham cada vez mais sucesso em seus projetos.

Esta apresentação é focada para gerentes de projetos que já possuem experiência ou que buscam informações sobre os Valores e Práticas de Agile e Scrum para gerenciamento de projetos. Possui dinâmicas e exercícios práticos para viabilizar o início e aprimoramento do gerenciamento de projetos com Scrum, aplicando juntamente os conceitos e boas práticas encontradas no PMBOK. São abordados desde conceitos iniciais, definição de sucesso e insucesso e papéis e responsabilidades em Agile Teams até monitoramento e controle em agile, gerenciamento de riscos, métricas e ferramentas ALM/PLM utilizadas em Agile.

Palestrante: Heitor Roriz Filho.

Heitor Roriz Filho é um “agilero”. Ele atualmente trabalha como Agile Coach e Trainer em São Paulo. Ele tem lidado com Agile desde 2004.Trabalhou como consultor associado da InoveMais (http://www.inovemais.info), é o fundador e Agile Coach de Massimus (http://www.massimus.com), uma empresa  centrada em APM, formação e coaching.

Possui mestrado em Tecnologia da Informação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha, onde morou e trabalhou por 5 anos.

Tem trabalhado e adquirido experiência em empresas como Itautec-Philco SA, DaimlerChrysler AG, Instituto Fraunhofer, a Fundação Paulo Feitoza e FUCAPI. Trabalhou por três anos como ScrumMaster e Product Owner para FPF e Siemens Mobile, onde também treinou equipes para implementar e melhorar o Scrum nos projetos. Durante cerca de 2 anos, trabalhou como gestor de informação para o governo local no Instituto Municipal de Planejamento Urbano. Participou como assistente de pesquisa em projetos pertencentes a LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) em INPA (http://www.inpa.br) em cooperação com a JICA (Japan International Cooperation Agency) e a NASA (National Aeronautics e a Agência Espacial).

Al. dos Quinimuras, 187, Planalto Paulista - São Paulo - SP (Altura do 2.500 da Av. Indianópolis)

Momento: 25 de Novembro de 2010 - Quinta-feira

Horário

Atividade

18:30

19:00

Credenciamento

19:00

19:30

Abertura do Evento

19:45

21:30

Palestra: Valores e Práticas de Agile e Scrum

21:30

22:00

Perguntas e Avaliação

Preço:

R$ 35,00* para associados (pagamento antecipado)

R$ 65,00* para não associados (pagamento antecipado)

Data máxima para inscrição: 23 de Novembro ou até o término das vagas.

* Estacionamento incluso na inscrição. * Valet na portaria do evento.

Inscrições:

n    Os interessados deverão inscrever-se pelo site www.pmisp.org.br, acessando no menu o link “Educação” em seguida “Eventos”;

n      A efetivação da inscrição dependerá da confirmação do pagamento;

n     Não serão realizadas inscrições por telefone ou no local do Evento;

n      Não serão realizadas reservas de vagas;

n     Em caso de desistência, não haverá devolução da taxa de inscrição ou crédito da mesma para eventos futuros.

Observações e informações: Fone/Fax: (11) 5041-4144 / (11) 5531-1920

pm...@pmisp.org.br www.pmisp.org.br

Valem 3 PDUs. LIMITE DE VAGAS: 100

REALIZAÇÃO:

http://www.pmisp.org.br/PMI_SaoPaulo_Logo_Rodape.JPG

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link

Heitor Roriz Filho

to agile-brasil, scrum-brasil, xpce, xp-rs, scrum-amazonia, apln-brasil
Whoever undertakes to set himself up as a judge of Truth and Knowledge is shipwrecked by the laughter of the gods. (Albert Einstein)

Então ou você não acredita que haja valor nas "boas práticas" do PMI, ou acredita que as mesmas não podem co-existir com os valores Agile, ou não as conhecem, ou ainda, não entende os valores Agile. Qual das opções?

2010/10/28 Emmanuel G. Brandão <egomes...@gmail.com>

Pois é, Heitor, sou descrente sim, entenda esta escrito: "visão da aplicabilidade destas práticas para que os gerentes de projetos obtenham cada vez mais sucesso em seus projetos." e "focada para gerentes de projetos que já possuem experiência ou que buscam informações sobre os Valores e Práticas de Agile e Scrum para gerenciamento de projetos.". Ou seja em momento algum foi dito Time, que é um dos valores das práticas ágeis. Ou seja teremos o velho Comando-Controle vestido de Agilidade.

Depois no texto também é comentado a questão da "responsabilidade em times ágeis", ora, a responsabilidade é do time, mas o treinamento é só para gerentes de projetos, então...

Brandão, Emmanuel G.
@egomesbrandao
blog.egomesbrandao.net

___________________________________
Ao encaminhar esta mensagem, por favor:
1 - Apague meu endereço eletrônico;
2 - Apague também os endereços dos amigos que receberam juntamente com você a mensagem, antes de enviar;
3 - Encaminhe como Cópia Oculta (Cco ou BCc) aos seus destinatários. Dificulte assim a disseminação de vírus, spams e banners.

Rafael Prikladnicki

to apln-...@googlegroups.com, agile-brasil, scrum-brasil, xpce, xp-rs, scrum-amazonia
Na minha humilde opinião, é possível integrar as coisas. Como já falei tempos atrás por aqui, leiam o Agile Project Management do Jim Highsmith onde ele mostra uma pirâmide de integração entre estratégia, portfólio, projetos, iterações e práticas técnicas. Nesta visão, com a qual concordo, PMBOK e Scrum são complementares. E na maioria das vezes ou desconhecemos um, ou desconhecemos o outro. E por isso acabamos tendo a visão distorcida de que é ou um ou outro.

Acho a iniciativa do Heitor muito interessante.
E Emmanuel, concordo com você na questão da falta do time. Mas o fato do PMI reconhecer que os valores ágeis são importantes faz com que, na minha opinião, a figura central do gerente de projeto seja, com o tempo, vista sim como um integrante de uma equipe. Se vai acontecer ou não, não sei. Mas leva tempo. E para isso precisamos, infelizmente (ou felizmente), de eventos como este para desmistificar a visão PMI vs Agile e a visão indivíduo vs equipe para os gerentes de projetos mais tradicionais. E o mesmo deveria ser feito para os agilistas mais tradicionais.

Não existe bala de prata. Eu uso no dia a dia práticas ágeis e PMBOK, mas precisamos ter bom senso para entender onde essa integração seria útil. Como tudo na vida.

Abraço, Rafael

Rafael Prikladnicki

to agile-...@yahoogrupos.com.br, apln-...@googlegroups.com, scrum-brasil, xpce, xp-rs, scrum-amazonia
Focando tudo nas pessoas. Para mim, sinceramente, o problema está na interpretação que damos.

Como você bem colocou, RUP foi deturpado no passado e o resto todos já sabem. O mesmo acontece com o PMBOK. O mesmo está acontecendo com Scrum, XP, etc.

Abraço, Rafael

Em 28 de outubro de 2010 18:19, Emmanuel G. Brandão <egomes...@gmail.com> escreveu:

Rafael,

Não vejo problema algum em usar práticas do PMBok em agilidade, que é apenas um livro de conhecimentos e não um processo!
A cada projeto ou por padrão na empresa o PMP deve definir um processo de trabalho, e usar práticas do PMBok, o que ele não deve fazer, e é o que todos fazem, é querer usar tudo causando diversos problemas, como no RUP, que nunca era customizado para a empresa ou para o projeto e se tornava pesado e complexo.
Por isso os valores são diferentes, a agilidade foca nas pessoas, já o PMI foca no processo, como pensamentos tão dispares podem conviver harmoniosamente?

Brandão, Emmanuel G.
@egomesbrandao
blog.egomesbrandao.net

___________________________________
[...]

2010/10/28 Rafael Prikladnicki <rafael.pr...@gmail.com>

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
.

__,_._,___

Rafael Prikladnicki

to agile-...@yahoogrupos.com.br, scrum-...@yahoogrupos.com.br, apln-...@googlegroups.com, xpce, xp-rs, scrum-amazonia
Ao pé da letra também não acho possível. E por isso respeito sua opinião.
Já gerenciei projetos usando PMI, sem comando-controle... novamente, é uma questão de interpretação no meu ponto de vista.

Abraço!

Em 28 de outubro de 2010 18:57, Emmanuel G. Brandão <egomes...@gmail.com> escreveu:

Rafael,

O RUP é ágil se praticado de modo correto, porém o PMI tem a grande questão do comando-controle e sendo assim não acho possível um Agile PMI...
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
.

__,_._,___

Heitor Roriz Filho

to scrum-brasil, XP-RS, agile-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
Discordo do Manoel. Dizer que ambas "ideologias" dependem do contexto é deturpar cada uma. Por exemplo, Scrum é Scrum. Se uma organização tem Scrum implantado e não pode implantar praticas PMBOK, ou seguir a ISO ou ainda CMMI, ela não sabe por onde caminha. Da mesma forma, uma organização com as praticas do PMBOK implantadas que não consegue implantar Scrum também nao sabe por onde caminha. As ideologias "per se" nao sao conflitante.

2010/10/29 Manoel Pimentel <man...@gmail.com>

NÃO existe uma só resposta se é possível ou não ou se é certo ou errado. Na verdade a resposta para se o mundo PMBoK pode coexistir com valores Ágeis é: Depende do ambiente organizacional onde isso atuará. Então ná boa, toda essa discussão já é muito antiga (muuuito mesmo) e ao invéis de teorizarmos sobre isso, sugiro apenas uma coisa: Experimentem em seus contextos e vejam até aonde PIMBoK e Agile podem conviver bem. Essa é a única maneira de descobrir isso!

Abs,
________________________
Manoel Pimentel Medeiros
Agile Coach
twitter.com/manoelp

<*> Your email settings:
   Individual Email | Traditional

<*> To change settings online go to:
   (Yahoo! ID required)

<*> To change settings via email:
   XP-RS-...@yahoogroups.com
   XP-RS-ful...@yahoogroups.com

   XP-RS-un...@yahoogroups.com

   http://docs.yahoo.com/info/terms/

__._,_.___

Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

__,_._,___

Heitor Roriz Filho

to XP-RS, scrum-brasil, agile-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
> E não se comparam especificações de ISO com as de CMMI, ISO é "uma barbada"
> de implementar usando agile

Nao comparei especificacoes, mas ideologias :)

> Quanto maior teu mapa, mais ferramentas terás :o)

> --
> Chitão

Rafael Prikladnicki

to XP...@yahoogroups.com, scrum-brasil, agile-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
Christian, na questão da Ci&T o Rafael citado sou eu? :)

Heitor Roriz Filho

to XP-RS, scrum-brasil, agile-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
Entao Chitão, nao sei se é mais facil.

Tenho um case do INDT (Instituto Nokia de Tecnologia) que nao mostra
exatamente isso. Mas enfim, concordamos que podem co-existir.

Alias, a CI&T já tem diversos deptos. com o nivel 5.

2010/10/29 Christian Chitão Teixeira <cch...@gmail.com>:
> Mas a resposta é a mesma :P
>
> Ambas são factíveis com "agile". Uma mais fácil que a outra :o)
>
> "Agile" nada mais é que um panóptico travestido hehehe

Heitor Roriz Filho

to XP-RS, scrum-brasil, agile-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
Mas bá se tu me cita a bangu....

:P

2010/10/29 Christian Chitão Teixeira <cch...@gmail.com>:

> Rafael:
>
> Sim hehehe
> Tens contato com o pessoal de lá, não? Achei que poderias saber algo mais
> sobre
> Desculpa por te citar a bangu na conversa :o)
>
> Heitor:
> Pelo pouco que sei da CI&T, os CMMI's deles são da época que usavam, se não
> me engano RUP.
> Eles estavam pra refazer a certificação no agile.

Rafael Prikladnicki

to XP...@yahoogroups.com, scrum-brasil, agile-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
Bom, eu não posso falar muita coisa sem a aprovação deles. Então
prefiro me manter isento :)

Do que é público, sim, são CMMI nível 5, trabalham atualmente muito
forte com Lean e métodos ágeis em todos os projetos, diversos
indicadores, controle estatístico, auto-organização, cliente próximo.
Um belo case para benchmarking.

Rafael

Em 29 de outubro de 2010 13:38, Christian Chitão Teixeira
<cch...@gmail.com> escreveu:

> [...]
> me engano RUP.
> Eles estavam pra refazer a certificação no agile.

Heitor Roriz Filho

to agile-brasil, XP-RS, scrum-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
Manoel,

2010/10/29 Manoel Pimentel <man...@gmail.com>

Não entendi o ponto de discordância meu amigo Heitor,

Acho que nós enquanto agilistas, não podemos deixar de experimentar! Essa é a essência da agilidade. Sem experimimentações, estamos negligenciando uma elemento muito forte da agilidade: O empirismo.

+1 Isso pode ficar de recado pros "discrentes".

Bem, voltando ao assunto,  essas "ideologias" são "implementadas" por meio de pessoas, então cada pessoa tem um filtro de crenças diferentes sobre determinada "ideologia", por isso digo mais uma vez: Vai depender sim do contexto.

O ponto de discordância foi exatamente aqui. Até que ponto você como coach vai deixar a cultura organizacional influenciar negativamente na adoção de uma nova ideologia?  Transformação organizacional é o desafio. O que quero dizer está baseado em valores. O Scrum possui um conjunto de valores, que são o ponto central do framework, não o processo em si. Como você incute valores nas pessoas, ensinando o processo?

E o resultado obtido em cada contexto não pode ser generalizado, pois lembre-se que toda a generalização é burra (inclusive essa).

Aqui esta o ponto principal. Nao estou generalizando resultados obtidos em organizacoes. É claro que o que foi sucesso em uma organizacao nao necessariamente sera sucesso em outra.
Nao sei se toda generalizacao é burra... nao gosto dessa palavra, mas Mark Twain fala que todas sao falsas. Mas a propria teoria evolucionista é uma generalizacao e quem não a aceita? Acho que depende do contexto e "nivel de abstracao" :)

Cheguei a essa conclusão experimentando, pois em alguns contextos vi/vejo que deu certo Agile com PMBoK e outros contextos vi/vejo que não deu certo.

Uma pergunta retórica: se uma empresa te contratasse para implantar Scrum em toda a organizacao e voce encontrasse uma altissima resistencia e culturas altamente focadas em processo, por exemplo MPSBr e ISO na administracao. Voce diria que Scrum nao pode ser aplicado?

Abs,

________________________
Manoel Pimentel Medeiros
Agile Coach
Em 29 de outubro de 2010 13:34, Christian Chitão Teixeira <cch...@gmail.com> escreveu:
[...]

Jorge Flor

to apln-...@googlegroups.com
Rodrigo,
Também aplicamos o burndown e projectdown, mas mesmo assim ainda sinto falta de mais métricas.
Eu ainda aplico dados sob os meus projetos, procurando guardar o histórico de quanto planejamos e quanto gastamos, pois apenas guardar estas informações no projectdown não me darão esta visibilidade.

Grande abraço!

Jorge Flor

Heitor Roriz Filho

to agile-brasil, XP-RS, scrum-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
Ainda sobre a generalizacão: acho que estamos mais aptos ou suscetíveis ao erro quando generalizamos do que quando fazemos observacoes localizadas e pontuais. Bottom line: tem que experimentar e conhecer, antes de rechaçar.

Heitor Roriz Filho

to XP-RS, agile-brasil, scrum-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
Agile para os peoes é otimo :) Falei no caso de um coaching atuando na
implantacao.

> [...]

> e requisitos, tudo mapeado.
> E ainda dizem: "tu podes passar daqui pra cá, quando tu tiveres as
> habilidades e abrir uma vaga!"
> No meu ponto de vista, acaba passando pros "colaboradores" uma noção de
> competição desnecessária, hierárquica ao extremo, quando o "agile" prega a
> maior horizontalidade possível.
> Resumindo: o desenvolvimento é (ou tenta ser) agile, a empresa não é.
>
> Muito legal o case da CI&T, onde tu fala no mesmo nível com as gurias do
> RH sobre sprints, reuniões diárias, etc, etc.

Rafael Prikladnicki

to XP...@yahoogroups.com, agile-brasil, scrum-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
"Rafael: justo, desculpa levantar essa bronca hehehe
as certificações CMMI5 que eles tem, já estão ágeis? ou ainda são da época
do RUP mesmo?
Lembro que eles iriam refazer por agora se ñ me engano..."

Alguém da Ci&T na lista pode responder a pergunta do Christian?
Fica melhor assim. Desculpa não responder neste momento. Se for
público a própria empresa responderá. :)

Rafael

Heitor Roriz Filho

[...]

Mais ou menos... No processo de coaching você faz as pessoas pensarem por si mesmas, despertando mudanças. O conjunto de crenças de um indivíduo é baseado nos seus valores, entre outras características. Digamos que inevitavelmente algumas pessoas, por menor o numero que seja, irao ter seus valores alterados. Uma pergunta: O Manifesto Agile é uma descricao de 4 valores, se nao acredito neles, eu posso ser agil?

[...]

Aqui eu preciso discordar porque acho que ainda nao temos cases no mercado brasileiro de grandes implementacoes. No livro The Enterprise and Scrum tem exemplos de que se um VP te contrata para implantar Scrum, voce implanta porque vem de cima. Essa realidade é dura, mas é a realidade. Eu gostaria muito de contra exemplos brasileiros. Estamos chegando lá.

Abs,

________________________
Manoel Pimentel Medeiros
Agile Coach
twitter.com/VisaoAgil

Rafael Prikladnicki

to XP...@yahoogroups.com, scrum-brasil, agile-brasil, apln-brasil, xpce, scrum-amazonia
E o que dizer da falta de alinhamento entre negócio e operação?
Negócio: "vendi projeto, custou tanto e temos tanto tempo para
entregar. Vire-se."

A operação não tem nem chance de fazer nada... pq não foi envolvida.
Triste realidade. Para os dois lados. Precisamos de gente técnica boa
de négocio, e gente de negócio que conheça também o lado técnico.

Rafael