Olá pessoal.
Em nossa escola preparamos a nossa versão de uma nova matriz curricular e protocolamos no NRE para envio à equipe de ensino da SEED.
Segundo o pessoal do núcleo AM Norte, a nossa foi apenas a segunda escola a fazer isso. Penso que se todas as escolas ou pelo menos a maioria fizessem o mesmo aumentaremos a pressão sobre a SEED. Lembrando que de acordo como artigo 26 da LDB cada “Instituição de ensino” tem autonomia sobre a matriz curricular visando melhor atender as realidades da comunidade escolar.
Envio em anexo a matriz que montamos.
Tendo em vista que a própria SEED propõe uma matriz com 27 aulas semanais (o que pressupõe pelo menos dois dias da semana com 6ª aula ou complementação aos sábados) sugerimos uma matriz com 30 aulas, ou seja, 6 aulas diárias todos os dias da semana de segunda a sexta, o que permite a ampliação das aulas de português e matemática, como quer a SEED, sem que ninguém precise ser prejudicado perdendo aulas nem no EF. nem no EM. Vejam que nenhuma conquista se faz sem sacrifícios. Nesse modelo teremos que iniciar as aulas antes pela manhã e terminar depois à tarde no entanto é uma matriz bem mais justa que a proposta pela SEED.
Reflitam e se possível enviem propostas de matrizes para a SEED. O prazo dado por eles é até segunda-feira.
Jean Franzoi