É possível compilar ou rodar programas linux diretamente no android?

Daniel Franco

Olá pessoal, eu tenho interesse em rodar alguns programas que eu tenho no linux no android, são programas que rodam pelo terminal (sem interface gráfica) e como o android é uma maquina virtual que roda em cima de um kernel linux eu acho que seria possível rodar algum programa do linux direto nele ou compilar o tar.gz para que fique compatível... mas como? alguém tem uma ideia de como fazer isso? realmente é possível? ou não é possível devido a oque?

Daniel da Veiga

É possível, mas pode não ser fácil. Depende do programa específico.

Para compilar, você teria que usar um cross-compiler na sua máquina (um compilador que rode em x86 e produza código para a plataforma destino) a não ser que use um Razr i (acho que é o único aparelho com plataforma x86).

O problema são as bibliotecas, que não existem no Android, se forem necessárias, aí ralou. A não ser que o programa seja preparado para embedded e não tenha esse tipo de requisito.

Sua melhor opção é buscar na Internet se existe o programa cross compilado ou se existe uma alternativa para ele no próprio Android.

--
Daniel da Veiga

[...]

Grupo Android Brasil
Regras da Lista: http://goo.gl/pK1qNU
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Android Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para androidbrasi...@googlegroups.com.

Daniel Franco

Vou dar uma pesquisada.
Obrigado pelas informações.

JotaEle

Thiago Resek

Só pra complementar a resposta do Daniel da Veiga, e por curiosidade, o Android usa uma libc chamada Bionic ( http://en.wikipedia.org/wiki/Bionic_(software) ).

Essa lib é diferente da glibc, por exemplo, e não suporta tudo que a outra suporta.
--
Thiago Resek Fabri dos Anjos
Computer Engineer

Ataliba Teixeira

Na realidade seria possível mas seria trabalhoso demais. Isto porque o Android de Linxu tem somente o kernel. E o kernel é somente a parte do sistema operacional que conversa com o hardware.

A parte de compilação e etc é feita pelas outras diversas bibliotecas e programs que rodam em cima do kernel do Linux.

Assim, dependendo do programa que vocẽ for compilar, ele não vai compilar porque as outras diversas bibliotecas que ele precisa podem não estar inseridas no Android.

A arquitetura do Android é bem diferente do Linux padrão. O único sistema móvel hoje que tem uma arquitetura parecida com o Linux no dekstop é o Ubutu Touch.

Mas é bom abrir o código do programa e dar uma olhada. Se ele não usar muitas bibliotecas possivelmente você consegue gerar um binário para rodar dentro do Android sim.
Desde que não haja muitas dependências.

Ataliba Teixeira
Analista de Sistemas ( SysAdmin Linux/Unix -  Information Security Enthusiast )
WEB : http://www.ataliba.eti.br / http://loucoporandroid.com
Quem vigiará os guardiões ?