Na semana do Natal, várias pessoas com tablets e smartphones com o sistema operacional Androidganharam um presente de grego da Android Market. Isso porque vários jogos com vírus foram encontrados na loja virtual de conteúdo digital do SO do Google.
A informação surgiu nos últimos dias, e os aplicativosinfectados foram encontrados pela F-Secures, empresa que trabalha no ramo de segurança digital em dispositivos móveis. A tática utiliza foi de colocar jogos famosos pagos com versões falsas e gratuitas. Games como “Cut the Rope” e “Assassin’s Creed” foram alguns dos alvos.
No caso do primeiro game, existia uma versão chamada “Cut the Rope FREE”, que, assim como os outros games falsos, possuía cavalos de troia embutidos. Instalando o aplicativo, o dono do gadget poderia ter informações roubadas ou até ligações feitas sem a ordem do usuário, em caso de smartphones.
A descoberta da infecção veio, primeiramente, pelo fato de que a empresa que publicou o jogo verdadeiro, que é limpo e pago, não era a mesma do jogo gratuito. Enquanto o jogo falso havia sido publicado pela “Eldar Limited”, o original é da “Zeptolab”. A verificação da empresa é a forma mais segura de se descobrir se um app pago que está gratuito no momento é verdadeiro.
Os aplicativos infectados foram deletados pelo Google, mas todo cuidado é pouco, visto que a verificação da Android Market não é uma das melhores. Vários estudos feitos já disseram que a loja virtual do robozinho verde é repleta de vírus, além disso, por conta de sua popularidade, o sistema é praticamente o único visado (para “ataque” de malwares) nos dispositivos móveis.
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
+1. De fato, algumas vezes parece q o Google não esta dando muita importância para o Android...
@jorgitothe
Enviado por um dispositivo móvel. Favor desconsiderar eventuais erros ortográficos
A sua tese, pra ter algum nexo (por menor que seja) precisa,
necessariamente, que esses 10 tenham sido os únicos programas com
malware postados no Market.
E se por algum caso tiveram, digamos 10000 e apenas esses 10 passaram
por um motivo ou por outro? There you go.
Isso, claro, pra não mencionar que as apps em questão foram
imediatamente removidas quando o problema foi detectado.
-Bruno
Em 27 de dezembro de 2011 19:04, Jorge Brandão
<jorgeb...@gmail.com> escreveu:
O usuário leigo não pensa assim, ele instala e pronto. Nem todo mundo é geek. O Google deveria deixar por padrão o market somente para software confiável, se o usuário tiver conhecimento poderá demarcar essa opção e instalar todos os softwares... Foi a primeira ideia q tive...
@jorgitothe
Enviado por um dispositivo móvel. Favor desconsiderar eventuais erros ortográficos.
Falou tudo!
@jorgitothe
Enviado por um dispositivo móvel. Favor desconsiderar eventuais erros ortográficos.
É muito mais fácil dizer do que fazer. O mercado de apps não é feito
apenas de usuários.
-Bruno
Em 28 de dezembro de 2011 10:18, Jorge Brandão
<jorgeb...@gmail.com> escreveu:
Qualquer um pode fazer upload de apps no Market e, devido a isso, é
possivel que alguém faça upload de malware. A chance de alguém baixar
isso deve ser, em um estimativa bastante conservadora,
0,00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000001%
-Bruno
Em 28 de dezembro de 2011 10:20, Edison Bortolin
<edisonb...@gmail.com> escreveu:
-Bruno
-Bruno
-Bruno
Eu não vou ficar batendo a cabeça atrás de uma solução. O problema existi, o Google deve saber, claro. A solução eu não tenho. A melhor forma de resolver um problema e reconhecê-lo.
@jorgitothe
Enviado por um dispositivo móvel. Favor desconsiderar eventuais erros ortográficos.
fonte: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/google-quer-crescer-em-mil-vezes-nos-proximos-20-anos-mas-ja-esteve-proximo-de-falir/Por que nós começamos a trabalhar com buscas? Estávamos fazendo pesquisa na Universidade Stanford, e nós achamos que isto poderia ser interessante… Quando digitávamos “universidade” nos motores de busca da época… você só recebia páginas aleatórias da web. Você recebia páginas que diziam “universidade” duas vezes no título.
Fomos falar com as pessoas que fizeram esses motores de busca e dissemos: “Por que vocês fazem isso?” E eles responderam: “Bem, isto é erro do usuário. Você não deveria ter digitado ‘universidade’. ” Nossa reação era, “como é?” Eu não posso estar errado. Sou só um usuário, certo? E eles não entendiam bem isso. Foi assim que decidimos construir um motor de busca, porque percebemos que ninguém estava focado nisso.
--
Grupo Android Brasil
Código malicioso ou Malware (Malicious Software) é um termo genérico que abrange todos os tipos de programa especificamente desenvolvidos para executar ações maliciosas em um computador. Na literatura de segurança o termo malware também é conhecido por "software malicioso".
Alguns exemplos de malware são:
Eu sou usuário, quero ir baixar apps em um local e quero que este seja seguro pois não quero nem saber se um app vai fuder ou não meu aparelho.
--
Primeiro problema, para qualquer homologação, é necessário regras que a definem. Quais serão? Só Malware? O que é Malware? Acesso aos registros telefônicos, SMS, dados pessoais? Tráfego de dados? Que tipo de dados pode trafegar? E o que entra como vírus? E ROOT, é perigoso demais? pode ganhar o selo? E código mal escrito? E código obfuscado? E o tempo de homologação? Quanto vai demorar para uma app entrar? E atualizações, tem que passar por tudo?
Beleza, depois de tudo isso, a app entra na loja.
Ai as apps com selo de homologação começam e vender/baixar mais do que as que não tem.
Ai todas as apps vão querer o selo para ter mais vendas. Ai a Google vai precisar revisar todas as apps.
E ai, virou o que?
Mesmo a Apple, com todo o processo deles, não está livre disso.
http://gizmodo.com/5857251/ios-security-flaw-allows-trusted-apps-to-take-over-your-iphone
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
Que, a propósito, já existe faz tempo.
-Bruno
Em 28 de dezembro de 2011 14:39, Erick Couto <erickc...@gmail.com> escreveu:
Porque?
Se eu baixo uma calculadora ela deveria ter acesso a Internet? Pra que? A não ser que esteja bem descrito que ela baixe formulas da internet, e mesmo estando ninguém garante que seja verdade, não, ela não deveria ter tal acesso. Mas tem e quem garante que diacho ela faz com isso sabe deus. E a não ser que por sorte do destino algum usuário avançado baixe esta calculadora e veja o problema para reportar, ela ficará no market por um bom tempo, e poderá ser baixada por muita gente.
Tem como resolver isso de maneira simples sem ser uma Apple? Não sei, o que sei é que o problema está aí e é real.
Sent from Galaxy SII
Eu estranharia mais de uma App que não precisa de acesso a internet do que uma que precise...
Como disse o Lucio...Definir código malicioso é muito complicado, não é assim tão simples e como ficariam os apps que precisam de root no Market?Outra, se esse apps fazem acesso web, como determinar se esse acesso é realmente necessário e legitmo.
2011/12/28 Anselmo Junior <afaj...@gmail.com>Rodrigo, o que eu bato de frente é o discurso que o Larry Page teve e o que tá acontecendo atualmente com o android.
Eu sou usuário, quero ir baixar apps em um local e quero que este seja seguro pois não quero nem saber se um app vai fuder ou não meu aparelho.
Agora o que eu digo para fazer é apenas verificar se existe códigos maliciosos... A Apple faz mais que isso, a app tem que seguir uma série de padrões. No caso do market não precisa seguir padrões, pode continuar livre do jeito que tá, só que "apenas" não ter código malicioso. Por que eles retiram a app com malware quando já tá la dentro e não pode tirar antes que a bomba exploda?
Em 28 de dezembro de 2011 12:47, Rodrigo Zaratin <rzar...@gmail.com> escreveu:
Entendo bem a questão que estão colocando... mas é simplesmente fazer igual a Apple faz e esse não é o pensamento do Android.Até onde entendo o Android é como o ebay, Mercado Livre, onde apenas existe uma plataforma para as pessoas venderem seus produtos, no caso, apps.Assim como no ebay os itens não são olhados 1 a 1 antes de entrarem no ar, no Market é a mesma coisa, porém assim que denuncias são recebidas, ou existe qualquer suspeita o app é retirado.
Algumas pequenas medidas que podem aumentar a segurança:Não permitir aplicativos com nomes e/ou ícones iguais/parecidos. Não deveria ser possível criar o aplicativo AngryBirds Free sendo que já existe AngryBirds.Os aplicativos poderiam ter uma classificação e com base na classificação, as permissões mais comuns. Por que um Screen Saver e/ou Game precisa ter acesso à rede celular e mandar SMS. O usuário poderia ser alertado, em casos estranhos assim...
Em 28 de dezembro de 2011 13:26, Carlos Gabriel <cg.az...@gmail.com> escreveu:
No fim das contas tinha virus ou nao tinha? Algum usuário baixou esses apps?
Carlos GabrielBSI - IFESCHRONUS Tec e AutomaçãoSuporte em Redes e Informática
Em 28 de dezembro de 2011 13:23, Edison Bortolin <edisonb...@gmail.com> escreveu:
É utopia pensar que os usuários vão pensar nisso. Não vão! Só pessoas do nosso perfil se atentam pra essas coisas.Várias soluções podem ser adotadas.
Em 28 de dezembro de 2011 12:06, Sérgio Gameiro Junior <sergio....@gmail.com> escreveu:
Cabe ao usuário.
Assim como em um mercado físico. Você que decide o produto que vai levar, e a comida que vai colocar no seu prato ou da sua família.
Quando algo dá errado, você fala com o SAC do fabricante, não com o mercado.
Para mim, é a mesma coisa que comprar um produto no mercado que contém componentes aos quais você é alérgico, e que estava descrito na embalagem, e depois sair culpando o mercado pelo seu mal estar.
Em 28 de dezembro de 2011 11:53, Henrique Melo <henriq...@gmail.com> escreveu:
Do meu ponto de vista, cabe ao usuário esse dever de verificação.
Mas se fosse possível implementar tal politica, poderia ser feita algo do tipo:
1 - Novos cadastros, terão todos os seus app verificados.
2 - Atingindo determinado numero de downloads (em todos os apps) o desenvolvedor ou a desenvolvedora passa para um nível mais flexível e assim por diante.
Obviamente tudo dito aqui foi com base no achismo ;)
Em 28 de dezembro de 2011 09:45, Rodrigo Zaratin <rzar...@gmail.com> escreveu:
Pois é... mas veja o que vc disse... se 99% dos apps pedem isso e vc pede verificação disso, logo, 99% dos apps teriam que ser verificados.Mas a sua ideia para o ads é interessante.
Uma validação das permissões ja seria interessante. Por exemplo 99% das app's pedem acesso total a internet? WHY??? O cara deveria preencher um formulario na hora de subir o app para o market, explicando o porque de cada permissão que ele pede.
Ou idéia era criar uma permissão exclusiva para Ads, se for possivel, porque a desculpa padrao pra quem pede acesso a internet são os ads, nada melhor que tenha uma permissão exclusiva para ads.
Em 28 de dezembro de 2011 09:17, Rodrigo Zaratin <rzar...@gmail.com> escreveu:
Cara.... ai complica, pois não tem como ter um processo assim sem ser como a Apple faz onde todos os apps são certificados, pelo menos eu não vejo uma maneira de fazer isso sem ter que certificar cada um dos aplicativos.
Quando você precisa de um programa pra computador o que você faz? Procura uma solução em sites que você confia, correto? Sabemos que se você baixar software de qualquer fonte, provavelmente terá problema.Como você se sentiria se descobrisse que o programa que baixou para Windows, no site da própria Microsoft, tivesse malware ? Eu me sentiria desapontado e desprotegido!Esse é o ponto principal do problema. A fonte oficial de onde os aplicativos são baixados é o Android Market e ela não é 100% confiável. O usuário ainda precisa analisar o desenvolvedor, o número de downloads, o nome do aplicativo, etc, etc.Pense em alguém que vem do paradigma do computador. O Market já vem instalado e é do Google. É a fonte oficial de aplicativos! Como eles poderiam deixar isso acontecer?Esse é um ponto muito negativo do Android. Não precisa restringir aplicativos a seu bel prazer, como a Apple faz, mas o Google deveria certificar-se de que os aplicativos estão livres de malware. Isso é o mínimo que se espera![ ]'s
Em 28 de dezembro de 2011 09:50, Daniel da Veiga <daniel...@gmail.com> escreveu:
Isso tudo fora a total falta de bom-senso do usuário em nem analisar se a empresa do jogo pago é a mesma, ou ler os reviews, ou ver a nota de avaliação. Em resumo, é o mesmo caso de phishing, nunca entendi como alguém pode cair, mas caem...
Eu, sinceramentem, não entendo como alguém pode conseguir chegar a uma
conclusão como essa. Quantos desses jogos tinham lá? Vamos assumir que
tenham sido 10 jogos (estou chutando, não tenho a mínima idéia).
A sua tese, pra ter algum nexo (por menor que seja) precisa,
necessariamente, que esses 10 tenham sido os únicos programas com
malware postados no Market.
>>>> --
>>>> Grupo Android Brasil
>>>> http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
>>>> Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> --
>>> Oscar Marques
>>> osc...@gmail.com
>>> http://www.dunkelheit.com.br
>>> @f117usbr
>>> +55 21 9293-9343
>>>
>>> ------------------------------------
>>> I Hack'n Rio, em breve palestras, videos e etc..
>>> ------------------------------------
>>>
>>>
>>> --
>>> Grupo Android Brasil
>>> http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
>>> Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
>>
>>
>>
>>
>> --
>> "Frederico Ferrão da Silva"
>>
>> --
>> Grupo Android Brasil
>> http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
>> Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
>
> --
> Grupo Android Brasil
> http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
> Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Daniel da Veiga
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
"Frederico Ferrão da Silva"
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
Ai rodrigo, entra naquela questão que eu botei no começ da discussão. A culpa é do usuário ou da google, e se for da google o que pode ser feito para melhorar? No exemplo da calculadora, ate o usuario notar q a app utiliza msgs SMS para spam, quanto será que vem a conta dele? Será que isso nao poderia ser evitado?
Lucio, nao eh se tornar alyamenye fechado, eh melhorat a qualidade do serviço. Soh pq pode ser um poucoais controlado, nao quer dizer q o sistema sera de fato fechado. A apple tem politica muito mais controlados que apenas buscar malwares, e nao eh isso q tbm gostaria de ver no android market
Acho incrível como alguns aqui afirmam que nunca foram afetados com malwhere e etc. Acaso vocês testaram cada um dos app que tem instalado? Acaso a cada app instalado vocês colocam um sniffer na rede e ficam vendo se ele não está mandando nada? Como afirmar que neste exato momento algum dos seus 30 ou 40 apps não está sincronizado seus dados com algum servidor? Afinal permissão eles tem de sobra pra isto. Eu não tenho esta confiança toda.
Sent from Galaxy SII
Quero ver se chegar o dia em que um aplicativo conseguir causar danos a muitos usuários Android. Ai a coisa vai ficar feia e pode ser mto tarde pra pensar em segurança.
Todas as outras empresas regulam seus mercados de aplicativo. Regular não significa fechar. O Google poderia permitir um mercado mais controlado para quem é usuário e mais aberto para quem conhece.
Caminhar na linha de deixar o usuário decidir irá restringir o uso do android ao público geek, como afirmou a Microsoft.
Realmente a Apple e até a Microsoft que está entrando serão consideradas mais adequadas aos usuários, caso isso não mude.
se usuários leigos, que não sabem nem desconfiar se um aplicativo pode ter malware, conseguiram perceber que foram afetados por isso, por que eu não conseguiria?
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
Cabe ao usuário.
Assim como em um mercado físico. Você que decide o produto que vai levar, e a comida que vai colocar no seu prato ou da sua família.
Quando algo dá errado, você fala com o SAC do fabricante, não com o mercado.
Para mim, é a mesma coisa que comprar um produto no mercado que contém componentes aos quais você é alérgico, e que estava descrito na embalagem, e depois sair culpando o mercado pelo seu mal estar.
Em 28 de dezembro de 2011 11:53, Henrique Melo <henriq...@gmail.com> escreveu:
Do meu ponto de vista, cabe ao usuário esse dever de verificação.
Mas se fosse possível implementar tal politica, poderia ser feita algo do tipo:
1 - Novos cadastros, terão todos os seus app verificados.
2 - Atingindo determinado numero de downloads (em todos os apps) o desenvolvedor ou a desenvolvedora passa para um nível mais flexível e assim por diante.
Obviamente tudo dito aqui foi com base no achismo ;)
Em 28 de dezembro de 2011 09:45, Rodrigo Zaratin <rzar...@gmail.com> escreveu:
Pois é... mas veja o que vc disse... se 99% dos apps pedem isso e vc pede verificação disso, logo, 99% dos apps teriam que ser verificados.Mas a sua ideia para o ads é interessante.
Uma validação das permissões ja seria interessante. Por exemplo 99% das app's pedem acesso total a internet? WHY??? O cara deveria preencher um formulario na hora de subir o app para o market, explicando o porque de cada permissão que ele pede.
Ou idéia era criar uma permissão exclusiva para Ads, se for possivel, porque a desculpa padrao pra quem pede acesso a internet são os ads, nada melhor que tenha uma permissão exclusiva para ads.
>>>> --
>>>> Grupo Android Brasil
>>>> http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
>>>> Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> --
>>> Oscar Marques
>>> osc...@gmail.com
>>> http://www.dunkelheit.com.br
>>> @f117usbr
>>> +55 21 9293-9343
>>>
>>> ------------------------------------
>>> I Hack'n Rio, em breve palestras, videos e etc..
>>> ------------------------------------
>>>
>>>
>>> --
>>> Grupo Android Brasil
>>> http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
>>> Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
>>
>>
>>
>>
>> --
>> "Frederico Ferrão da Silva"
>>
>> --
>> Grupo Android Brasil
>> http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
>> Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
>
> --
> Grupo Android Brasil
> http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
> Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Daniel da Veiga
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
"Frederico Ferrão da Silva"
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
--
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
Fred, se for viver tão desconfiado assim, nem deveria ter um smartphone, nem conta no Google, nem um e-mail te identificando.
Mas se for pra ser tão desconfiado, tem como ver o que cada app está pedindo, se você instala um app que pede permissões para ler seus números de contatos e mensagens, você já está aceitando o risco.
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
Fred, se for viver tão desconfiado assim, nem deveria ter um smartphone, nem conta no Google, nem um e-mail te identificando.
Mas se for pra ser tão desconfiado, tem como ver o que cada app está pedindo, se você instala um app que pede permissões para ler seus números de contatos e mensagens, você já está aceitando o risco.
--
Grupo Android Brasil
http://groups.google.com/group/androidbrasil?hl=pt-BR
Regras da Lista: http://bit.ly/t8wM7U
-Bruno
Em 28 de dezembro de 2011 16:23, Luiz Augusto - G2 -> MyTouch 4G Slide
<laugz...@gmail.com> escreveu: