Dúvida.Boa noite pessoal, sou deficiente visual e sempre quis utilizar o android até pela sua popularidade e diversidade de conteúdo. Como não me adaptei muito bem ao uso do touchscreen, acabei comprando um aparelho Motorola Milestone 3, pois foi o q

lucas.f...@gmail.com

Boa noite pessoal, sou deficiente visual e sempre quis utilizar o android até pela sua popularidade e diversidade de conteúdo. Como não me adaptei muito bem ao uso do touchscreen, acabei comprando um aparelho Motorola Milestone 3, pois foi o que tinha hardware melhor de todos os com o teclado qwerty que achei em minhas pesquisas. Porém, estou tendo problemas com a versão do android de fábrica do aparelho, pois é muito antiga e o aplicativo leitor de tela TalkBack não funciona muito bem, e grande parte do conteúdo não é lido por ele. Assim, estou precisando muito de atualizar para uma versão mais nova possível do android, e alguém me recomenda uma Rom que eu poderia utilizar? Ou teria algum outro aparelho mais indicado pro meu caso?

Desde já agradeço!

Vn @ Startup

Lucas boa noite! Realmente você está com um problema no sentido de que o mercado de aparelhos android com teclados qwerty está, digamos, fora de moda. Sempre gostei também de aparelhos com o teclado físico, mas aparentemente são mais caros de se construir e então as empresas não estão dando mais atenção a este tipo de produto. No seu caso o problema todo vem da questão das atualizações do android para atender às versões mais novas do talkback(pessoal por favor me corrijam se eu estiver errado). O milestone 3 realmente já é um aparelho que não tem mais suporte de atualizações por parte da motorola, infelizmente você acabou optando pela marca que mais tem reclamações neste ponto no brasil. O pior ainda é que a motorola dificulta bastante as modificações de ROMs nos aparelhos dela. Não é tão simples atualizar para versões mais novas por conta disso. Enfim eu te indicaria outro aparelho se eu conhecesse hehehehe, mas realmente o mercado aqui no brasil está muito fraco (lá fora tem até alguns modelos mais novos).

Talvez mais alguém possa dar mais algumas dicas.

[...]

Grupo Android Brasil
Regras da Lista: http://goo.gl/pK1qNU
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Android Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para androidbrasi...@googlegroups.com.

Vinícius Fernandes
Skype: viniciusfmc

lucas.f...@gmail.com

Já ouvi falar de um teclado qwerty que funciona via bluetooth e que serve para vários aparelhos. Será que ele compensaria pra mim? E nesse caso, qual a Rom mais atual pro Milestone 3?

Obrigado!

Pedro

Hoje em dia não se produz novos modelos de Smartphones android high end com teclado físico. Não consigo nem lembrar da última vez que vi ou ouvi falar de um.

Sei que o iOS tem uma acessibilidade muito boa e já ouvi que o Android hoje em dia não está muito atrás. Talvez o melhor que você pode fazer, se realmente quiser usar Android, seja tentar se acostumar com o modo de acessibilidade do Android em telas touchscreen. Até porque esse não é um mercado que deve retroceder para teclados físicos.

Pedro Alves

Ricardo

Vn @ Startup

Lucas o pessoal deu algumas respostas bacanas no seu email anterior. Acho que vale a pena olhar um celular todo touch e um case de teclado para acoplar nele. O galaxy S4 por exemplo é um ótimo celular e com um teclado ficara muito bom para seu uso. Quanto as ROMs para Milestone 3 eu estou bem por fora. Já usei muito, mas hoje sou adepto dos celulares da linha Nexus da Google que para as minhas necessidades se encaixam melhor do que ROMs customizadas.

Abrs e boa sorte!

felipe milagres

Lucas, que eu lembre, atualmente um aparelho com o hardware bom e com teclado físico, é o Blackberry Q10.

Especificações: http://www.gsmarena.com/blackberry_q10-5274.php

O bom dele é que dá pra rodar os aplicativos do android nele.
O ruim é que nunca o vi em alguma loja de operadora, no máximo foi o Z10.

Lucas Fraissat

muito obrigado pela ajuda pessoal! Como acabei de comprar o milestone,
ainda quero tentar usar ele antes de partir pra essas outras soluções.
Assim, alguém sabe qual a rom mais atual q posso colocar nele e q
funciona de forma estável?

--
Lucas Machado Fraissat.

Msn: lucas.f...@hotmail.com
e-mails: lucas.f...@hotmail.com, lucas.f...@gmail.com,
lucasf...@inf.ufg.br

Lucas Fraissat

Felipe, se o sistema operacional desse aparelho é blackberry, como vc
fala que dá pra rodar os aplicativos do android nele? Será que não são
só os que suportam as duas plataformas ou tenho alguma forma de rodar
todos os do Android nele? Outra coisa, não sei como está a questão de
acessibilidade para blackberry. Se tem um leitor de tela bom, se é em
português, etc. Ainda está compensando comprar blackberry? Acho que
ele só tá perdendo mercado ultimamente...

Abraços e muito obrigado pela ajuda!

Em 05/05/14, felipe milagres<felipemi...@gmail.com> escreveu:
> [...]
> Para cancelar inscrição nesse tópico, acesse
> Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail

Murilo Nunes da Silva

felipe milagres

Lucas, na versão 10.2 do sistema operacional do BlackBerry você consegue instalar o apk diretamente, qualquer apk.
Basta baixar o apk, coloca-lo dentro do aparelho (seja por um cartão micro-SD, ou baixando pelo dropbox, ou pela Amazon Store) e mandar instalar o apk.

comprei o meu Z10 muito barato, por isso comprei um BlackBerry. Foi R$ 800 e já vi promoções por R$ 400-600 (a vista).

também não sei a questão de acessibilidade, mas posso fazer uns testes com uma venda nos olhos.

a BlackBerry no brasil, na minha opinião, não tá muito interessada aqui não.
já existem outros aparelhos alem do Z10 e Q10, e não vi nada sobre eles virem para cá.

att,
Felipe

Lucas

to Android Brasil

Lucas, uma dúvida fora do tópico.

Foi você que foi no Nerdcast e é programador?

Cleverson Ramos

Lucas,

Seguinte, encontrei uma versão da CyanogenMod para teu celular, o code nome dele é solana, logo é por esse nome e por XT860 que vc deve encontrar informações para ele, seja qual for.

Link para a rom CyanogenMod:
http://download.cyanogenmod.org/?device=solana&type=nightly

Já para aplicar dá uma procurada na web que vc acha como, vi alguns vídeos, mais não sei se seria útil pra ti.

Agora avisando duas coisas.

Primeira, essa versão CyanogenMod é uma versão nightly logo leia-se BETA.
Segundo, muito cuidado ao fazer, isso, existe chance de perder o celular (brikar), logo é por tua conta e risco.

Gostaria de poder te ajudar mais. Boa sorte.

Atenciosamente,

Cleverson Pereira Ramos

Analista de Sistemas / DBA

Cesar Sib

Olá Lucas,

Também sou deficiente visual e tenho um moto x, moto G e um Razr D3, os 3 aparelhos me atendem muito bem, os desenvolvedores estão tomando conciencia e a cada dia temos mais aplicativos acessíveis. A partir do Android  4.3 já podemos colocar etiquetas nos botões e com isso melhoramos a acessibilidade de um app.

Os aparelhos touch screen  nos trás algo muito bom, a noção espacial de onde está um elemento na tela, um vidente (pessoa sem deficiência) poderá te falar a posição de um botão e vc achará, o talkback efetua a leitura de cada elemento na tela. A digitação é um item que assusta mas tb é bem tranquilo, tenho  o review de acessibilidade  postado no YouTube, o do moto x tem mais de 3horas, mas detalha cada parte do sistema. Ao final do e-mail deixo os links.

Os aparelhos indicados são com Android 4.1 e superior, indico o Nexus 4 e 5, da Motorola o Razr d3, moto g e moto x, da Samsung  poderá ser qualquer modelo com Android 4.1 e superior mas seria ideal pensar em 4.2 e superior pois o sintetizador Samsung tts com a voz Luciana já estará presente. A LG e a Sony  não mantém uma boa acessibilidade na alteração que faz no Android e sendo indicado para usuários mais experientes. Não indico o Razr D1 pois a TV não é acessível e os botões virtuais home, voltar e app recentes não são acessíveis mas com a atualização para o Kitkat daqui  uns 45 dias acreditamos que o bug será corrigido.

Links dos reviews de acessibilidade:
Sintetizador eloquence: http://www.youtube.com/watch?v=T6USR9SrcrM
Review Moto X : http://www.youtube.com/watch?v=YgP5kocJ1tY
Review Moto G : http://www.youtube.com/watch?v=eiDQdTg_Arg
Review xperia L parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=G-HcthROdf0
Review xperia L parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=vmxSbkjTICY

Qq coisa que precisar me contata em pv, existem listas especificas para usuários Android com deficiência visual.

abs

Cesar Sib

[...]

Agora com o google tts tendo uma voz PT-BR off line já nos ajuda bem, a resposta não é como o do acapela tts ou do espeak tts mas por ser gratuita já é uma boa opção. Depois que estiver com um sintetizador no nosso idioma ativado, poderá fazer o tutorial do talkback para aprender os gestos que usamos, acesse configurar, acessibilidade, talkback, configurações de talkback e ao final da tela acesse tutorial exploração por toque.

[...]

Lucas Fraissat

Felipe, sobre a acessibilidade o BB já tem um leitor de tela nativo do
sistema ou eu teria que instalar o próprio TalkBack do Android? Parece
que esse aparelho vai ser bom pra mim, vou procurar saber os preços
aqui.

Obrigado!

Lucas Fraissat

Não fui eu, não sou programador Lucas. E obrigado pela Rom Cleverson,
vou procurar informações sobre ela e tentar instalar.

Em 06/05/14, Cleverson Ramos<clevers...@gmail.com> escreveu:
> [...]
> Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail

Lucas Fraissat

Murilo, obrigado. Vou testar.

Lucas Fraissat

Cesar, até que consigo encontrar os botões na tela passando o dedo e
verificando tudo. o problema é a digitação, que não sai certa de jeito
nenhum kkkk. Acho que é porque tenho que digitar só com uma mão, aí
perco completamente a posição das letras no teclado só de tocar na
tela sem apertar algum botão. Já fiz um teste no sansung galaxy S4 do
meu pai, e achei muito difícil. To pensando em comprar um daqueles
teclados qwerty com bluetooth pra poder usar ele de boa.

valeu mesmo pela ajuda!