A eterna discussão da garantia

585 views
Skip to first unread message

Marcelo Santos

unread,
Dec 16, 2011, 2:04:47 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
Prezados, 

Vamos fazer uma discussão um pouco mais focada nesta questão de rom customizada e perda de garantia?

Uma rom tem a capacidade de inutilizar o hardware (o celular)? Sim. 
Então, tanto uma rom customizada, quanto uma não customizada podem fazer isso? (Respondam vocês).
Afirmar que uma ROM de fábrica é incapaz de estragar o hardware é um pouco ingenuidade da minha parte ou é realmente possível?

Vamos pensar em algumas questões:

Caso o celular chegue na assistência técnica com uma rom customizada, será que o técnico que consertar o celular irá notar?
Caso o celular seja trocado, alguém dentro deste processo terá a capacidade técnica de notar que a rom é outra, que não a de fábrica?

Não estou aqui querendo dizer que "todo mundo envolvido" nos procedimentos de troca e conserto possa ser leigo em Android, mas me pergunto se realmente mudar a rom de um celular que tem por si o código aberto como essência não seria um contra-senso.

Gostaria de ajuda para criar uma teoria boa sobre isso.

Matheus Fechine

unread,
Dec 16, 2011, 2:19:04 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
Eu acho que o técnico deva saber sim se a ROM instalada no celular é uma custom!
Nós q não somos técnicos sabemos facilmente.. imagina um cara de uma assistencia q recebe esses celulares todos os dias..
Supondo isso, ele pode muito bem alegar que o celular deu problema pois não era um firmware original do aparelho e isso fez com que o celular se estragasse!

Isso é o que eu acho!

2011/12/16 Marcelo Santos <marcelosa...@gmail.com>

Fred

unread,
Dec 16, 2011, 2:23:47 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
E se a ROM for stock da samsung? Porem de outro pais? Então eu vou retrucar: "então um firmware original da samsung bricou o aparelho?"

Complicado.
--
"Frederico Ferrão da Silva"

Arthur Beltrao

unread,
Dec 16, 2011, 2:23:55 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
Concordo, afinal é só ir nas configurações e clicar "sobre o telefone". A maioria absoluda das ROMs alternativas vai ter uma entrada "Versão de Mod". Isso ai já basta pra limar sua garantia.

Arthur Beltrao

unread,
Dec 16, 2011, 2:26:26 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
Cara, se vc tem uma versão de outro país, mesmo sendo oficial, não foi aplicada por um procedimento homologado pela empresa e muito menos por uma pessoa credenciada. Em hipótese alguma seu celular BR iria baixar essa atualização estrangeira por meios normais.

Matheus Fechine

unread,
Dec 16, 2011, 2:35:24 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
Ninguem aqui conhece algum caso parecido?? Tipo ter instalado uma Custom Rom e ter dado algum problema ao ponto de mandar pra assistencia e ter que pagar o conserto pq lá disseram q não é uma ROM original...
Pq só oq eu vejo aqui na lista é todo mundo mexendo nisso em seus aparelhos!
Só posso concluir uma coisa:

Celulares Android não quebram!

é isso?



2011/12/16 Arthur Beltrao <arthur...@gmail.com>
363.gif

Arthur Beltrao

unread,
Dec 16, 2011, 2:38:01 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
Cara acho que ninguém que eu conheça é louco o suficiente pra mandar um android pra garantia sem antes restaurar o backup da ROM original. Só isso.
363.gif

Erick Couto

unread,
Dec 16, 2011, 2:41:17 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
minha opinião:

Eletrônicos funcionam ou não.. comprei meu desktop e veio com lacre contra abertura do gabinete. Assumi o risco, abri e coloquei uma placa de vídeo. O celular / tablet é a mesma coisa.. ligou, funcionou? então pronto.

O nível dos componentes melhorou muito, dificilmente um eletrônico apresenta falha.

Em 16 de dezembro de 2011 17:35, Matheus Fechine <matheu...@gmail.com> escreveu:



--
-----------------------------------------------------------------
Erick Couto
www.cabinevirtual.com.br - Projeto de cockpit de simulação de vôo para o X-Plane.

363.gif

Felipe Alves

unread,
Dec 16, 2011, 2:41:29 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
Eu já mandei um Nexus One p/ garantia (nos EUA) com root e o bootloader destravado. Consertaram pela garantia e não falaram nada sobre isso. E é óbvio que o problema que ele tinha (não funcionava mais bluetooth nem wifi) não era causado por modificação de software.
363.gif

Osmany Freitas

unread,
Dec 16, 2011, 2:41:37 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
E quanto a custom rom buga o smart e o cara não consegue mais restaurar? Um colega meu quase perdeu o G5 porque instalou o CWM errado e o G5 não ligava mais. Por sorte, conhecia uma pessoa da assistência e acabou fazendo o serviço pela garantia.

2011/12/16 Arthur Beltrao <arthur...@gmail.com>
363.gif

Matheus Fechine

unread,
Dec 16, 2011, 2:48:25 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
hmmm.....

Então supondo isso o oque eu poderia fazer no caso de um Galaxy S2:

1) Aplico um Root temporário via SuperOneClick (ja li em algum canto q é possível... me corrijam caso contrário)
2) Ponho o ClockWorkMod, faço backup da ROM atual
3) Instalo qualquer custom
4) Compro esse "dongle" pra zerar o contador de instalações de ROM
5) Caso de algum problema, restauro o backup anterior e mando pra assistencia.

Isso aí ja num resolve o problema de perda de "garantia"?
Acho que o cara la nunca vai descobir q alguem ja mexeu na ROM


2011/12/16 Arthur Beltrao <arthur...@gmail.com>
363.gif

Arthur Beltrao

unread,
Dec 16, 2011, 2:49:00 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
É muito difícil brickar um android a ponto de você não conseguir bootar ele em modo download/bootloader. Eu mesmo nunca consegui essa proeza, e olha que eu tentei :P

No caso do Galaxy 5 (eu já tive um) vc tira a bateria e segura uma combinação de teclas específica que ele entra em modo download e vc restaura a rom original com  o Odin. No caso do milestone2 boota segurando a tecla de seta pra cima que ele entra em bootloader e vc restaura a ROM com o RSD Lite. No caso dos devices da Motorola é preciso tomas mais cuidado pois tem ROMs originais que impossibilitam o downgrade (por exemplo de Gingerbread pra Froyo). Quanto aos demais fabricantes não sei.
363.gif

Arthur Beltrao

unread,
Dec 16, 2011, 2:52:11 PM12/16/11
to androi...@googlegroups.com
É por ai. Eu uso root permanente mesmo. No meu caso não tenho mais essa preocupação pq não tenho mais garantia.
363.gif

VCT.Gomes

unread,
Dec 18, 2011, 2:06:35 PM12/18/11
to androi...@googlegroups.com
Eu aconselho só trocar a Root quando a garantia já te terminado, por que até ai você já vai ter certeza de ter escolhido o site certo, e se também da algum defeito você não precisa se preocupar em mandar a uma loja de celulares próximas...

ducasp

unread,
Dec 19, 2011, 4:55:46 AM12/19/11
to androi...@googlegroups.com
A questão é bem simples de responder:

Uma ROM, custom ou não, PODE SIM DANIFICAR O DISPOSITIVO. Pensando um pouco mais longe, vamos lembrar dos notebooks HP cuja ROM (BIOS) que comandava o controle de temperatura dos dispositivos internos não era eficiente e diversos notebooks tiveram a placa mãe "entortada" pelo calor em volta do chipset.

Quando falamos em garantia do fabricante, o fabricante deve garantir que o uso dos programas e ferramentas de atualização e suas atualizações funcionem nos mais diversos aparelhos, dadas as devidas tolerâncias de clock, consumo, dissipação de energia, diferentes revisões de chipsets, de rádio, etc...

O fabricante não irá garantir que ao usar uma ferramenta não oficial, o aparelho não se tornará um tijolo... E também não deverá assumir o custo de reparo, por mais simples que possa ser, se existirem evidências de uso de ROMs ou softwares não oficiais. E não estou dizendo que o oficial seja melhor, não é raro vermos casos de ferramentas feitas pela comunidade para tentar se livrar de problemas das ferramentas oficiais, porém, a diferença é que a falha da ferramenta oficial é responsabilidade do fabricante, enquanto a falha em uma ferramenta não oficial não é responsabilidade do fabricante (e muitas vezes, nem do programador, que se isenta da responsabilidade).

Isso que estamos só falando do ato de gravar algo. A partir do momento que algo diferente está rodando, existem diversas variáveis que podem minar a vida útil do aparelho, desde o overclock (cada chip age de uma forma, o que é bom para um não é para outro, e em aparelhos portáteis, a dissipação de calor é precária) até "tweaks" para melhorar a performance ou estabilidade... Para não citar nomes e/ou marcas, apenas vou dizer que houve uma ROM responsável pela morte de diversos aparelhos pois o desenvolvedor achou por bem desligar o reboot automático do sistema quando a temperatura estava acima de um limite. Com isso, a bateria fica com sua vida útil extremamente comprometida, sem falar no aparelho, que está recebendo uma fonte de calor além do planejado....

Eu particularmente acho justo as empresas se protegerem de forma que, o usuário tenha sim a liberdade para instalar o que quiser, mas o faça consciente que sua garantia será perdida a partir desse momento. É muito fácil tornar um chip instável por overclock, retornar para a rom/ajustes padrões, devolver falando que não sabe o que aconteceu... Acho justo, desde que seja algo bem bolado, e confiável, que seja realmente acionado somente se ocorrer uma atualização não autorizada. A partir do momento que você colocou algo não testado pelo fabricante, não homologado, é um pouco demais querer que ele se responsabilize pelo aparelho, visto que, sim, uma ROM pode fritar um aparelho, pode estragar ele parcialmente deixando instável, entre outras coisas.

Felipe Mendes

unread,
Dec 19, 2011, 6:47:14 AM12/19/11
to Android Brasil
Este assunto é realmente controverso.

Quanto ao uso do dongle, note que as ROMs mais novas da Samsung
possuem um bootloader que mantém a contagem de ROM custom mesmo quando
aplicado o dongle (acho que a partir da 2.3.5). Pra isso, a comunidade
já tem a solução, que envolve instalar uma versão stock com bootloader
antigo, zerar o contador, depois reinstalar a rom com bootloader novo.
Isto pode (ou não) envolver um full wipe.

Isto mostra como a Samsung (e imagino que outros fabricantes)
realmente estão se precavendo quanto ao uso de rom custom.

Finalmente, pra todos os fabricantes, vc só poderá fazer a restauração
da rom se o telefone liga, se vc consegue ver a tela, se os botões
funcionam... Mas, se vc precisa mandar pra garantia, é razoável pensar
que alguma coisa que te permitiria voltar a ROM original está com
defeito.

On Dec 16, 5:48 pm, Matheus Fechine <matheusfmo...@gmail.com> wrote:
> hmmm.....
>
> Então supondo isso o oque eu poderia fazer no caso de um Galaxy S2:
>
> 1) Aplico um Root temporário via SuperOneClick (ja li em algum canto q é
> possível... me corrijam caso contrário)
> 2) Ponho o ClockWorkMod, faço backup da ROM atual
> 3) Instalo qualquer custom
> 4) Compro esse "dongle" pra zerar o contador de instalações de ROM
> 5) Caso de algum problema, restauro o backup anterior e mando pra
> assistencia.
>
> Isso aí ja num resolve o problema de perda de "garantia"?
> Acho que o cara la nunca vai descobir q alguem ja mexeu na ROM
>

> 2011/12/16 Arthur Beltrao <arthurbelt...@gmail.com>
>
>
>

Arthur Beltrao

unread,
Dec 19, 2011, 6:58:59 AM12/19/11
to androi...@googlegroups.com
É bem por ai. Por isso que eu digo que não se deve trocar a ROM se vc não souber EXATAMENTE o que está fazendo. Isso não é coisa para leigos e nem para usuários que não se informaram muito bem antes. A não ser que vc esteja disposto a assumir o risco de perder o aparelho sem choramingar depois.

Victor

unread,
Dec 19, 2011, 8:40:34 AM12/19/11
to Android Brasil
Uma ROM custom pode danificar o hardware, mas é uma situação atípica.
O fabricante não pode negar assistência simplesmente pq o produto usa
uma rom custom, princiapalmente em produtos com o OS regido pela GNU/
GPL. Pra ele negar a assistência, primeiro vai ter que elaborar um
laudo que mostre o nexo causal entre a rom a alternativa e o problema
de hardware.

Carlos Gabriel

unread,
Dec 19, 2011, 9:32:22 AM12/19/11
to androi...@googlegroups.com
Mas e as roms que permitem Overclock, o fabricante tem q cobrir a garantia?

Carlos Gabriel
BSI - IFES
CHRONUS Tec e Automação
Suporte em Redes e Informática



Arthur Beltrao

unread,
Dec 19, 2011, 9:42:33 AM12/19/11
to androi...@googlegroups.com
Isso eu já não sei. Onde vc achou essa informação? Isso é uma recomendação, uma norma ou algum procedimento obrigatório aos fabricantes?

Em 19 de dezembro de 2011 11:40, Victor <ced...@gmail.com> escreveu:

ducasp

unread,
Dec 19, 2011, 10:52:49 AM12/19/11
to androi...@googlegroups.com
Victor,

Não pode negar assistência, mas pode negar garantia, pois viola os termos de garantia.

Marcelo Santos

unread,
Dec 20, 2011, 3:28:59 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com
Galera, 

Bom dia!

Eu estou gostando muito da discussão deste tópico. Queria entender uma coisa: no manual, ONDE é informado que são violados os termos da garantia quando você usa uma custom rom?

Em 19 de dezembro de 2011 13:52, ducasp <duc...@gmail.com> escreveu:
Victor,

Não pode negar assistência, mas pode negar garantia, pois viola os termos de garantia.

ducasp

unread,
Dec 20, 2011, 4:42:25 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com
Página 3 do Manual do SII:

A Samsung não é responsável por danos ou incompatibilidades causados por edição do usuário das configurações no sistema operacional.

Página 140 do mesmo Manual:

Qualquer alteração ou mudança em seu aparelho pode anular a garantia do fabricante do telefone.



Victor

unread,
Dec 20, 2011, 5:03:54 AM12/20/11
to Android Brasil
Simples. Como todo e qualquer alegação técnica, o fabricante vai
precisar de um laudo para embasá-la. Não acredito que tem gente que
acha que o serviço técnico autorizado na garantia vai ser negado
apenas por ''rom alternativa'' detectada. Sem laudo não passa de uma
alegação infundada. E a ROMs que permitem overclock? Problema algum,
basta o fabricante fazer um laudo que comprove a relação entre
overclock e o defeito no aparelho. O termo de garantia não é um
documento absoluto e nunca deve servir pra sustentar má-fé por parte
dos fabricantes. No caso do meu Atrix, não recebi nenhuma documentação
relacionada a essa questão.

Pra achem acha certo a negação de assistência na garantia legal eu só
digo uma coisa: alegações precisam ser provadas.

ducasp

unread,
Dec 20, 2011, 5:32:16 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com
Victor, eu só digo uma coisa (de forma amigável), tome cuidado com o que você fala, pois, se alguém levar na assistência e tiver a garantia negada, acredito que você não vá pagar pelo reparo do aparelho da pessoa, vai?

O fato é que os fabricantes se dão esse direito, e se alguém levar um aparelho com uma rom / kernel alternativo instalado, e o técnico negar a assistência, está dentro do que o fabricante declarou invalidar a garantia. Se o aparelho tem meios de detectar isso e provar, também serve para esse propósito (por exemplo: contador do SII, os novos bootloaders já não permitem o reset do mesmo, então vamos dizer, um SIII provavelmente não vai ter essa mesma "falha" de poder fazer o flash de uma rom antiga, zerar com JIG).

Se você não concorda que o fabricante está certo, aí concordo em discordar de você, pois discutir não vai levar a lugar algum nesse caso...

Agora, se você discorda que quebrar um item que está no manual como algo que invalida a garantia pode levar uma assistência/fabricante a invalidar a garantia, me desculpe, mas essa não é a realidade.

Felipe Mendes

unread,
Dec 20, 2011, 6:08:27 AM12/20/11
to Android Brasil
No manual do meu velho Milestone também dizia algo parecido.

Acho que aqui é preto no branco: mudou software, invalida garantia. A
questão será se a assistência será capaz de detectar ou não. Se nada
no aparelho estiver funcionando e for necessário um full wipe (ou
desmontagem completa) pra corrigir, sorte do dono do telefone, porque
a alteração não será detectável, e não há prova concreta de nada. Se
for um problema que possa ser detectado, o dono tem um contrato (o
manual) com o fabricante de que a modificação invalida a garantia. O
manual, inclusive, diz que se vc não concorda com as cláusulas, deve
devolver o telefone ao fabricante.

Victor

unread,
Dec 20, 2011, 7:48:44 AM12/20/11
to Android Brasil
Cara vc não tem que dizer nada, nem me mandar tomar cuidado, mas
apenas sentar o rabinho e ler o código de defesa do consumidor. Quer
dizer que os fabricantes ''se dão ao direito''? É esse tipo de
babaquice que sustenta o FUD em torno do uso de custom roms. O
fabricante pode colocar o que quiser no seu termo de garantia, mas se
não respeitar a LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990, as cláusulas
são nulas.

Art. 24. A garantia legal de adequação do produto ou serviço independe
de termo expresso, vedada a exoneração contratual do fornecedor.
Art. 25. É vedada a estipulação contratual de cláusula que
impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista
nesta e nas seções anteriores.

Então ducasp, eu sugiro amigávelmente que vc sente o rabinho e vá
estudar um pouco de defesa do consumidor antes de ficar propagando as
asneiras dos fabricantes.

Em juízo caberá ao fabricante provar que o dano ao aparelho foi
causado pela troca de rom.

ducasp

unread,
Dec 20, 2011, 7:50:59 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com
Sinceramente, com sua grosseria e estupidez, não tenho mais nada a dizer. Paciência. Eu que não argumento mais nada que não adianta.

Victor

unread,
Dec 20, 2011, 7:53:20 AM12/20/11
to Android Brasil
''Página 140 do mesmo Manual:

Qualquer alteração ou mudança em seu aparelho pode anular a garantia
do

fabricante do telefone.''

Exato e a Samsung está certíssima. Porém existe uma diferença entre
''pode anular'' e ''anular''. E se chama nexo causal.

Santhyago Gallao

unread,
Dec 20, 2011, 8:16:50 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com

Senhores,

 

Acho que não precisamos baixar o nível.

 

Acredito que o ducasp fez excelentes observações e que buscou a todo o momento evitar qualquer transtorno entre a fabricante e o usuário.

Óbvio que quando se tem tempo sobrando e disposição para brigar diante de um juiz, as coisas mudam de figura.

 

Acredito que todos já estejam esclarecidos sobre o assunto.

 

Abraços,

--

Santhyago Gallao

Porta-voz da Comunidade Android Brasil

AndroidBrasil.com

EuAndroid.com.br

twitter.com/_Santhyago

circule.me/santhyago

MSN/GTalk: sant...@gmail.com

Calendário de Palestras (HTML, XML, iCal)

--

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 20, 2011, 8:18:54 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com
Cara.... achei muito interessante vc pegar apenas parte do documento e ignorar por completo todo o resto....


CAPÍTULO III
Art. 12.
§ 3° O fabricante, o construtor, o produtor ou importador só não será responsabilizado quando provar:
III - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.



CAPÍTULO VI
SEÇÃO III
Dos Contratos de Adesão

Art. 54. Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo. 

§ 1° A inserção de cláusula no formulário não desfigura a natureza de adesão do contrato.

§ 2° Nos contratos de adesão admite-se cláusula resolutória, desde que a alternativa, cabendo a escolha ao consumidor, ressalvando-se o disposto no § 2° do artigo anterior.

§ 3°  Os contratos de adesão escritos serão redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, cujo tamanho da fonte não será inferior ao corpo doze, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor. (Redação dada pela nº 11.785, de 2008)

§ 4° As cláusulas que implicarem limitação de direito do consumidor deverão ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão.

2011/12/20 Victor <ced...@gmail.com>

Santhyago Gallao

unread,
Dec 20, 2011, 8:19:15 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 20, 2011, 8:19:58 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com
sim... pode anular pq em muitos casos a tela (supondo uma gorilla glass) pode riscar e obviamente isso não é culpa do software e pode ser um defeito na tela.



2011/12/20 Victor <ced...@gmail.com>

Victor

unread,
Dec 20, 2011, 8:47:56 AM12/20/11
to Android Brasil
E eu ainda achei muito mais interessante vc postaralgo que eu venho
falando a um bom tempo, no caso o parágrafo 3 do artigo 12: cabe ao
fabricante relacionar o problema a rom alternativa, através de um
laudo pericial. Isso é visceralmente diferente de perda automática da
garantia. Mas estou aberto as demais partes da lei e como elas
invalidam o meu ponto de vista. Fico no aguardo ao mesmo tempo que
posto um texto interessante:

http://www.jsemanal.com.br/ed987/ed987_do_leitor.htm

Sigamos pois!

> 2011/12/20 Victor <cedr...@gmail.com>

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 20, 2011, 10:07:13 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com
Muito bom o texto, fala exatamente oq eu acabei de falar.

Uma modificação de software não invalida a garantia do vidro da tela por exemplo.

Como disse o texto, fazer uma modificação/reparo na parte elétrica de um carro não invalida a garantia da carroceria, por exemplo. Agora faz o seguinte, pega seu carro, faz um remapeamento da injeção, aumenta os limites de rotação e depois leva na concessionária querendo garantia pq o motor fundiu.

A mesma coisa se aplica aqui, quando vc aceita fazer as modificações, está abrindo mão da garantia, algo que por mais que como consumidor eu não gostaria, tenho que aceitar, pois não posso jogar para o fabricante a culpa pelo meu uso fora das especificações.



2011/12/20 Victor <ced...@gmail.com>

Luiz Augusto - G2

unread,
Dec 20, 2011, 11:05:59 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com
Mas, Rodrigo, foi exatamente isso que ele havia falado. A invalidação da garantia não é automática pelo uso de outra ROM, sendo ônus do fabricante, quando submetido o aparelho à assistência técnica, provar o nexo de causalidade entre a mudança da ROM e o defeito, que se faz por meio de laudo.

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 20, 2011, 11:29:47 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com
Sim... mas não foi assim que ele começou a questão e pelo texto, ele está generalizando.

Do MEU ponto de vista modificação de software invalida sim questões de hardware como processador, memória, basicamente pelo fato de mudou o software, perdeu a garantia.

Obvio que garantias como do vidro são questões diferentes.

Logo... eu não acho que qualquer fabricante deva dar garantia para componentes eletronicos quando qualquer alteração de software tenha sido feita.




2011/12/20 Luiz Augusto - G2 <laugz...@gmail.com>
Mas, Rodrigo, foi exatamente isso que ele havia falado. A invalidação da garantia não é automática pelo uso de outra ROM, sendo ônus do fabricante, quando submetido o aparelho à assistência técnica, provar o nexo de causalidade entre a mudança da ROM e o defeito, que se faz por meio de laudo.

--

Santhyago Gallao

unread,
Dec 20, 2011, 11:35:33 AM12/20/11
to androi...@googlegroups.com

Concordo com o Zaratin.

 

--

Santhyago Gallao

Porta-voz da Comunidade Android Brasil

AndroidBrasil.com

EuAndroid.com.br

twitter.com/_Santhyago

circule.me/santhyago

MSN/GTalk: sant...@gmail.com

Calendário de Palestras (HTML, XML, iCal)

 

Victor

unread,
Dec 20, 2011, 3:51:05 PM12/20/11
to Android Brasil
Ainda bem que não fui apenas eu que percebeu que o Zaratin não
acrescentou nada da discussão...

Victor

unread,
Dec 20, 2011, 4:01:44 PM12/20/11
to Android Brasil
E como foi que eu comecei o texto, onde eu generalizei? Quem está
generalizando aqui é vc e de forma bem inconsistente, diga-se de
passagem. Ainda bem é só o SEU ponto de vista, pois se ele tivesse
amparo legal, estaríamos sacifufugluglu. Ninguém ia poder trocar o
windows pelo linux, ou mesmo usar dual boot em pcs na garantia. Por
sorte o seu ponto de vista não tem suporte legal e podemos modificar
sim o sistema operacional dos nossos aDevices. Defeitos decorrentes
dessas alterações invalidam a garantia automaticamente, quando
comprovados de maneira adequada (laudo). É algo básico em direito e
áreas afins: alegações precisam necessariamente de embasamento. Em
relação a modificação do software de controle do sistema de injeção,
mais do mesmo, parece até que vc não leu o que eu postei nesse tópico.
Se o laudo da autorizada comprovar que o problema decorreu dessa
alteração, já era... Normalíssimo. Caso contrário, a justiça resolve.

On 20 dez, 14:29, Rodrigo Zaratin <rzara...@gmail.com> wrote:
> Sim... mas não foi assim que ele começou a questão e pelo texto, ele está
> generalizando.
>
> Do MEU ponto de vista modificação de software invalida sim questões de
> hardware como processador, memória, basicamente pelo fato de mudou o
> software, perdeu a garantia.

> que é


> Obvio que garantias como do vidro são questões diferentes.
>
> Logo... eu não acho que qualquer fabricante deva dar garantia para
> componentes eletronicos quando qualquer alteração de software tenha sido
> feita.
>

> 2011/12/20 Luiz Augusto - G2 <laugzamu...@gmail.com>

Leandro Leão

unread,
Dec 20, 2011, 5:02:38 PM12/20/11
to androi...@googlegroups.com

Sendo assim, sob qualquer ponto de vista, fazer root no aparelho não gera nenhum problema, correto?

Victor

unread,
Dec 20, 2011, 5:59:38 PM12/20/11
to Android Brasil
De forma alguma, quando se é feito da maneira correta. O que pode
fazer mal ao aparelho é a forma com vc usa as permissões em root.
Ademais, pode ficar tranquilo.

On Dec 20, 8:02 pm, Leandro Leão <leaoli...@gmail.com> wrote:
> Sendo assim, sob qualquer ponto de vista, fazer root no aparelho não gera
> nenhum problema, correto?

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 21, 2011, 3:47:53 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com

Vai lá então, boa sorte, um laudo desse demora cerca de 1min pra ser feito.

Software alterado, fazendo hardware funcionar fora da especificação X, garantia invalidada.

Rodrigo Zaratin - sent from Android Nexus

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 6:59:59 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Se eu fosse você, eu seria um pouco mais cauteloso em dar opinião
legal a não ser que você esteja disposto a arcar com possíveis custos
associados a sua afirmação (assumindo que a mesma se prove incorreta).

Em geral, fazer root é, sim, arriscado. Se você não sabe o que é ou
pra que serve, o ideal é não fazer. Seu celular vai continuar
funcionando exatamente como esperado e você evita uma série de
problemas e grey areas.

-Bruno

Daniel da Veiga

unread,
Dec 21, 2011, 7:33:38 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Exato, não existe amparo legal nenhum para modificação de software de aparelhos na garantia. PCs não são celulares, que não são tablets, e possuem licenças de hardware e software diferentes.

Basicamente, fez root, mudou ROM, perdeu a garantia, como o Zaratin disse, leva menos de 1 minuto para fazer um laudo desses. Fora o que a gente não sabe (contador de modo flash, etc) que um técnico especializado tem acesso. A garantia legal tem limitações, impostas pela fabricante, e não adianta dizer que o hardware é seu, ele é, mas a empresa não pode se responsabilizar por um uso não previsto dele, e você concordou com isso quando comprou e usou o celular.

Não tem muito o que discutir, invalida mesmo, agora, se o técnico vai comprar essa briga ou consertar igual, aí realmente não tem como saber.

2011/12/21 Rodrigo Zaratin <rzar...@gmail.com>



--
Daniel da Veiga

Erick Couto

unread,
Dec 21, 2011, 7:39:58 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
por isso reforço minha teoria de "funcionou, então tá entregue"..

ninguem coloca um contador de auto-destruição em um hardware, e o processo de fabricação é muito bem auditado. A chance de algo dar problema por problemas de fabricação é "minima". Por isso uma das coisas que menos me preocupa é a garantia.

Mas é lógico que, algo que custou 1k, 2k , geram expectativas diferentes. Eu mesmo dificilmente alteraria a ROM de algo nesse valor. Apenas se for lançamento oficial.
-----------------------------------------------------------------
Erick Couto
www.cabinevirtual.com.br - Projeto de cockpit de simulação de vôo para o X-Plane.

Daniel da Veiga

unread,
Dec 21, 2011, 7:42:46 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Concordo com você, eu como peguei um "mid-end" fui modificando ele, e como fiquei "órfão" da SE bem cedo também (questão de meses, comprei o meu em 2010) modifiquei mesmo, mas sabia dos riscos.

No entanto, como frequentador e moderador de fórum de celulares, defeito de hardware existe, e aos montes, o detalhe é que a proporção funciona x não funciona é minúscula, mas quem cai na "malha fina" e pega um produto defeituoso não quer saber disso.

Eu até hoje tive muita sorte, nunca precisei de assistência.

2011/12/21 Erick Couto <erickc...@gmail.com>



--
Daniel da Veiga

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 21, 2011, 7:44:43 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
No meu caso comprei o Nexus S fora, ja nem tenho garantia local, por isso nem me preocupo com invalidá-la.





2011/12/21 Daniel da Veiga <daniel...@gmail.com>

Matheus Pereira Santos

unread,
Dec 21, 2011, 7:49:49 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Pena que no android o root é quase obrigatório para fazer backup dos dados dos aplicativos...

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 7:52:55 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
adb backup

-Bruno

Em 21 de dezembro de 2011 10:49, Matheus Pereira Santos
<mpsa...@gmail.com> escreveu:


> Pena que no android o root é quase obrigatório para fazer backup dos dados
> dos aplicativos...
>

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 21, 2011, 7:56:00 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Cara, em outra thread aqui o Oscar disse que usa um app que faz backup/retore sem problemas e sem root.

Ainda não tive tempo de testar.



2011/12/21 Matheus Pereira Santos <mpsa...@gmail.com>
Pena que no android o root é quase obrigatório para fazer backup dos dados dos aplicativos...

--

Matheus Pereira Santos

unread,
Dec 21, 2011, 7:57:08 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Isso precisa que o celular esteja fisicamente conectado com algum computador.

E o pessoal aqui costuma(va) reclamar que o iPhone precisa de um computador...

Matheus Pereira Santos

unread,
Dec 21, 2011, 7:58:17 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Além do que usar linha de comando pra fazer um backup de fases do Angry Birds é uma solução porca.

Lucas

unread,
Dec 21, 2011, 7:59:38 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Vixi Bruno, arrumou briga agora...

Em 21 de dezembro de 2011 10:58, Matheus Pereira Santos <mpsa...@gmail.com> escreveu:
Além do que usar linha de comando pra fazer um backup de fases do Angry Birds é uma solução porca.

--



--
Abraços!

Lucas

Luiz Augusto - G2 -> MyTouch 4G Slide

unread,
Dec 21, 2011, 8:11:54 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Perae, não é um laudo de fachada assim que precisa, simplesmente dizendo alterou ROM = perdeu a garantia. Precisa de demonstração do nexo de causalidade.
Ex. a nova ROM criou overclock de X Mhz (conforme se verifica no diretório tal do aparelho), o processador aguentava somente até Y Mhz, e por isso superaqueceu e queimou.

Juliano Aliberti

unread,
Dec 21, 2011, 8:17:02 AM12/21/11
to Android Brasil
Eu não estou nem aí pra garantia. Usei o telefone por um tempo e tá ok
pra mim já era, modifico e pronto. Pra mim usar a garantia é só dor de
cabeça, você fica um tempão sem o telefone, demoram um mês pra dar o
maldito laudo, etc. O que importa pra mim é se o hardware veio
funcionando, se veio já está ok.

Eu pesquiso bastante e assumo os riscos de modificar o software de
todos meus Androids a vontade e nunca cheguei em uma situação que não
pudesse pesquisar e reverter. Já tive 3 aparelhos (Galaxy i7500,
Galaxy S e Nexus S) e instalei roms customizadas e kernels diferentes
em todos. Inclusive o meu Galaxy S veio com um problema de fábrica (o
3 button pra entrar em recovery não funcionava) e eu pesquisei e fiz o
flash na mão. Poderia ter devolvido pra garantia mas preferi fazer eu
mesmo, sinceramente confio mais em pesquisar na internet e resolver
problemas de software eu mesmo do que mandar pra garantia.

Agora, quem não tem o interesse de fuçar e entender como funcionam as
coisas pra alterar eu não recomendo mesmo alterar nada. Alterar roms e
kernels requer bastante pesquisa e inevitavelmente você vai cair em
uma situação que seu telefone nem boota. Se você não tiver interesse/
paciência pra isso é bem melhor ficar na stock mesmo.

On 21 dez, 10:59, Lucas <lucas....@gmail.com> wrote:
> Vixi Bruno, arrumou briga agora...
>
> Em 21 de dezembro de 2011 10:58, Matheus Pereira Santos
> <mpsan...@gmail.com>escreveu:

Alex Baule

unread,
Dec 21, 2011, 8:17:16 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Simples, faz um app que conecta localhost no adb, e manda o comando. backup sem root e com interface gráfica.

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 8:28:37 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
adb funciona via TCP/IP também. Fora isso, a su tese que é mais fácilo
fazer root e usar o Titanium do que simplesmente conectar i celular no
computador e usar adb backup? Porque se for isso, vamos concordar em
discordar então. :)

-Bruno

Em 21 de dezembro de 2011 10:57, Matheus Pereira Santos
<mpsa...@gmail.com> escreveu:

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 8:29:44 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Entendo. A sua definição de solução porca é: Não tem uma interface
gráfica então é porca? Vamos concordar em discordar de novo.

-Bruno

Em 21 de dezembro de 2011 10:58, Matheus Pereira Santos
<mpsa...@gmail.com> escreveu:


> Além do que usar linha de comando pra fazer um backup de fases do Angry
> Birds é uma solução porca.
>

Lucas

unread,
Dec 21, 2011, 8:35:33 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
O 'adb backup' faz backup do que necessariamente, sms, call logs, apps, dados,  configurações, tudo?
--
Abraços!

Lucas

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 8:47:41 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Ele não faz backup de 100% de tudo (i.e. ele não gera uma imagem
completa do sistema), mas faz backup de um monte de coisas. Não sei se
SMS e call logs estão nessa lista de coisas, mas é só questão de
testar. Apps e dados faz sim. Angry Birds foi o "use case" para testar
a ferramenta.

-Bruno

Alex Baule

unread,
Dec 21, 2011, 8:51:07 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
  adb backup [-f <file>] [-apk|-noapk] [-shared|-noshared] [-all] [-system|-nosystem] [<packages...>]
                               - write an archive of the device's data to <file>.
                                 If no -f option is supplied then the data is written
                                 to "backup.ab" in the current directory.
                                 (-apk|-noapk enable/disable backup of the .apks themselves
                                    in the archive; the default is noapk.)
                                 (-shared|-noshared enable/disable backup of the device's
                                    shared storage / SD card contents; the default is noshared.)
                                 (-all means to back up all installed applications)
                                 (-system|-nosystem toggles whether -all automatically includes
                                    system applications; the default is to include system apps)
                                 (<packages...> is the list of applications to be backed up.  If
                                    the -all or -shared flags are passed, then the package
                                    list is optional.  Applications explicitly given on the
                                    command line will be included even if -nosystem would
                                    ordinarily cause them to be omitted.)

Matheus Pereira Santos

unread,
Dec 21, 2011, 8:54:43 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Você acha que linha de comando é uma solução pra usuário que não acompanha listas de discussão?

E não acho que fazer root e instalar o Titanium é o melhor dos mundos, mas é a única opção decente que eu tenho.

Sérgio Gameiro Junior

unread,
Dec 21, 2011, 8:56:14 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com

Luiz Augusto - G2 -> MyTouch 4G Slide

unread,
Dec 21, 2011, 9:09:45 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
SMS/MMS/Call Log backup/restore tem esse app que funciona que é uma beleza:

Victor

unread,
Dec 21, 2011, 9:10:31 AM12/21/11
to Android Brasil
Eu racho bico com essa galera... É cima dela que empresas sacanas como
a motorola encontram amparo para desenhar dos usuários.

Rodrigo Zaratin:

''Vai lá então, boa sorte, um laudo desse demora cerca de 1min pra ser
feito.

Software alterado, fazendo hardware funcionar fora da especificação X,
garantia invalidada. ''

Incrível a sua capacidade de ser repetivo e não dizer nada. Nem vale
mais a pena perder meu tempo com isso.

Daniel da Veiga

''Exato, não existe amparo legal nenhum para modificação de software
de
aparelhos na garantia. PCs não são celulares, que não são tablets, e
possuem licenças de hardware e software diferentes. ''

Esse é o problema. Galera que não conhece a GNU/GPL fica omitindo
opinião:

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito
(liberdade nº 0)
A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para
as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um
pré-requisito para esta liberdade.
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar
ao seu próximo (liberdade nº 2).
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus
aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles
(liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para
esta liberdade.


Esse é o licenciamento do Kernel linux. Serve pra vc? Leia mais e vc
vai ver seu amparo legal. Infelizmente vc desconhece a diferença entre
''não existir amparo legal'' e ''eu não conheço o amparo legal''.

Erick Couto:

''ninguem coloca um contador de auto-destruição em um hardware, e o
processo
de fabricação é muito bem auditado. A chance de algo dar problema por
problemas de fabricação é "minima". Por isso uma das coisas que menos
me
preocupa é a garantia. ''

Avisa isso aos consumidores que comprararm o Nokia n8, n97, Motorola
Defy, Samsung Galaxy S. Todos esses aparelhos apresentaram problemas a
nível global. Citei apenas os casos que eu lembrei nesse momento. Tem
muito mais. A sua ''teori''a é totalmente furada.

Geral tem um problema seríssimo de interpretação de texto... O nexo
causal embasado em laudo tem que ligar o problema a alteração na rom e
não meramente detectar a alteração de software.

Bruno Alburquerque

''Se eu fosse você, eu seria um pouco mais cauteloso em dar opinião
legal a não ser que você esteja disposto a arcar com possíveis custos
associados a sua afirmação (assumindo que a mesma se prove incorreta).
''

Eu postei o meu embasamento legal, o resto é achismo e puxa-saquismo
de fabricante.

Uirauna Caetano

unread,
Dec 21, 2011, 8:17:29 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Bruno, só para confirmar, o abd backup é isso aqui?

Backup & Restore Android Apps Using ADB

Android is an interesting platform for a number of reasons, one of which is it’s openness to developer and debugging tools, and the fact that it runs a modified form of Linux as an operating system. If you’re like me and quite fond of jumping around from ROM to ROM on your Android devices, a quick and easy way to backup your program files (and even settings) is quite desirable. Here’s my solution, hopefully it will help you. I know there are easier ways, but for a diehard geek who has the setup ready, this is the fastest way.

First step: Install Android Debug Bridge (adb)

adb is a tool found in the Android SDK, which you can download here. Once you unzip the SDK, add the directory to your path so you can call adb.exe from the command line (or just always run it from it’s tools directory). Once the SDK is installed, you can connect your device to your computer and make sure you SKIP the driver detection Windows automatically starts. If you don’t, Windows will install a generic USB device driver and adb won’t work. If you accidentally do this, follow the steps outlined here to fix the problem. You may want to use pstools to run Registry Editor as System to fully delete out the entries that the fix tells you to delete, otherwise it’s a long process of taking ownership of directories, giving yourself permission, and finally deleting the directory. Repeat 15 times. Sounds like fun right?

So how do you know you have adb installed and working? Well if you plug in your device and run the following command:

adb devices

and you get back something that looks like this:

List of devices attached

HT845GZ67642 device

then it’s working. If you get a message saying that no devices were found, then it isn’t!

Second step: Backup the applications (and settings)

Now that you have adb working, open a command line and make a new directory. To backup the apk files (The package files that store the program’s executables and libraries), run the following command:

adb pull /data/app ./

and you should see a long list of apk files being downloaded to your computer. UPDATE: if you’re using a ROM that places your applications on the SD card for speed and backup purposes, the above command won’t work. Instead use the following command:

adb pull /system/sd/app ./

Settings are a slightly different beast. They’re stored under /data/data on the device, and you may have to hunt around a bit to find what you’re looking for. running the following command will let you access your phone in the same way you’d SSH into a unix/linux machine, or work at the Mac command prompt:

adb shell

Some examples are below of often-backed-up files you may want to grab off your device:

MMS/SMS data: /data/data/com.android.providers.telephony/databases/mmssms.db

Browser settings: /data/data/com.android/browser

System WiFi Settings: /data/misc/wifi

Once you have everything you want backed up, it’s time to restore!

Third step: Restoring data

Assuming you want to restore APK files, and you have all of those in 1 directory, you can run the following command on a mac to install all those apk files:

find ./ –exec adb install {} \;

If you’re on a Windows machine, your command is a bit longer, and this assuems your apk files are in c:\backupapps

for %%f in (“C:\BackupApps\*.apk”) do adb install “%%f”

Alternatively, from a command line window in the directory you have your backed up apps, you can run the following on a Windows machine:

adb install *.apk

After the applications, you can restore whatever data files and settings you backed up. Oh, and for you apps2SD users that may have a really bloated extended partition and want to wipe clean, try the following to clear the EXT partition on your SD card so you can move new apps over (useful for those who are doing completely clean installs on SD cards that were previously used with apps2SD). You should do this from the Recovery image, not the actual live running version (e.g. reboot and hold Home to get to recovery image.)

mount /system/sd
rm -rf /system/sd/*

____________________________________
Uirauna I. Caetano
Engenharia de Computação 2003 - Unicamp




2011/12/21 Lucas <luca...@gmail.com>

Uirauna Caetano

unread,
Dec 21, 2011, 7:55:12 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Você só pode estar de brincadeira...

____________________________________
Uirauna I. Caetano
Engenharia de Computação 2003 - Unicamp




2011/12/21 Bruno Albuquerque <b...@bug-br.org.br>

ducasp

unread,
Dec 21, 2011, 9:27:52 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Bruno, algumas perguntas:

1 - Precisa root? Lembro que meu milestone, na 2.1, pra fazer adb push ou pull precisava de root... Posso estar enganado.
2 - Funcionaria entre devices? Fazer o backup em um Milestone, e depois restaurar em um Galaxy Nexus por exemplo?

Obrigado

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 21, 2011, 9:30:21 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com

Ser obrigado e ter a alternativa são coisas muito diferentes.

E não preciso desse app para copiar arquivos ou músicas

Rodrigo Zaratin - sent from Android Nexus

Em 21/12/2011 10:57, "Matheus Pereira Santos" <mpsa...@gmail.com> escreveu:
Isso precisa que o celular esteja fisicamente conectado com algum computador.

E o pessoal aqui costuma(va) reclamar que o iPhone precisa de um computador...

--

Erick Couto

unread,
Dec 21, 2011, 10:06:07 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Victor,


"Avisa isso aos consumidores que comprararm o Nokia n8, n97, Motorola
Defy, Samsung Galaxy S. Todos esses aparelhos apresentaram problemas a
nível global. Citei apenas os casos que eu lembrei nesse momento. Tem
muito mais. A sua ''teori''a é totalmente furada."

Problemas a nível global, que sejam recorrentes e causados por erros de projeto, devem sim ser questionados junto ao fabricante. É a mesma coisa que ocorre com RECALL veicular. Se algo sabidamente apresenta problemas é direito do consumidor requerer a substituição ou o reparo. Nesse caso sai até da questão da garantia.

E esses casos são a "curva".. pega a proporção deles em relação ao número total de smartphones vendidos e verá.


Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 10:43:27 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Fazer root é uma opção mais simples pra quem não acompanha listas de
discussão do que conectar o celular ao computador e digitar: "adb
backup -full"?

Você tem uma definição bem peculiar do que "simples" significa.

-Bruno

Em 21 de dezembro de 2011 11:54, Matheus Pereira Santos
<mpsa...@gmail.com> escreveu:

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 10:46:25 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
GPL não tem absolutamente nenhuma relação com garantia de celulares.
Com base no que você escreveu abaixo, eu disconfio que você também
faça parte do grupo de pessoas que não entende a GPL.

E você saiu de embasamento legal e passou a prepotência quando afirmou
categoricamente que qualquer um pode fazer root e que não vai ter
problema algum. Repito o que eu disse, a não ser que você esteja
disposto a assumir a responsabilidade por qualquer pessoa que tenha
problemas por seguir o que você disse, o que você disse é, no
m;inimno, irresponsável.

-Bruno

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 10:48:48 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Qual seu ponto exatamente? Só pra início de conversa, esse texto é de
2009. O sistema de backup todo foi reescrito umas 10 vezes desde
então. Fazer backup hoje é (assumindo o adb já presente no sistema):

1 - Conecte celular ao PC.
2 - adb backup -full

E restaurar é:

1 - Conecte celular ao PC.
2 - adb restore backup.ab

E ainda tem a opç~ao de restaurar só partes do backup (uma app
específica, por exemplo) se quiser.

-Bruno

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 10:49:29 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Não e sim.

-Bruno

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 21, 2011, 10:49:42 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Cara... assim como ele disse que existe essa possibilidade que obviamente não é amigável, o Sergio mandou uma lista de apps que provavelmente são uma camada visual para o ADB.

Ainda não tive tempo de testar e quero fazer o teste no P500 da esposa que não tem root pra ver se funciona legal.



2011/12/21 Uirauna Caetano <uir...@gmail.com>

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 10:51:20 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Apenas uma ressalva. Se não me engano não dá [pra restaurar apps pagas
em um celular diferente, mas dá para restaurar os settings.

-Bruno

Juliano Aliberti

unread,
Dec 21, 2011, 10:52:16 AM12/21/11
to Android Brasil
Um usuário "comum" não tem muita condição de fazer um adb backup. A
maioria nem sabe como abrir a "linha de comando", ainda mais instalar
a sdk, colocar no classpath e fazer o backup. Para usuários "geeks" é
tranquilo, mas eu digo que ninguém da minha família tirando eu
conseguiria fazer isso. Minha irmã inclusive ficou ultra frustrada
quando perdeu os dados do Angry Birds, e já ta pensando em comprar o
iPhone devido ao backup no iCloud.

On 21 dez, 13:46, Bruno Albuquerque <b...@bug-br.org.br> wrote:
> GPL não tem absolutamente nenhuma relação com garantia de celulares.
> Com base no que você escreveu abaixo, eu disconfio que você também
> faça parte do grupo de pessoas que não entende a GPL.
>
> E você saiu de embasamento legal e passou a prepotência quando afirmou
> categoricamente que qualquer um pode fazer root e que não vai ter
> problema algum. Repito o que eu disse, a não ser que você esteja
> disposto a assumir a responsabilidade por qualquer pessoa que tenha
> problemas por seguir o que você disse, o que você disse é, no
> m;inimno, irresponsável.
>
> -Bruno
>

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 21, 2011, 10:52:49 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Cara... quanta besteira em apenas 1 email... mas vamos la.. estou com tempo sobrando hoje...

Qual a relação entre a licença GPL ou qualquer outra licença Open Source com a garantia de hardware?

O software é Open Source e você pode e tem o direito de modificá-lo (em alguns aparelhos) mas isso não tem relação nenhuma com a obrigação de fabricante de manter a garantia.

Você está errado.



2011/12/21 Victor <ced...@gmail.com>

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 21, 2011, 10:53:55 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Juliano

Pra isso é só usar um dos apps que foram listados aqui hoje que provavelmente irão resolver os problemas dos usuários comuns.



2011/12/21 Juliano Aliberti <juk...@gmail.com>

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 21, 2011, 10:57:38 AM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Certo... supondo o seu cenário, seria necessário primeiro trocar o processador para fazer essa verificação.

Tendo isso feito, muito rapidamente seria possível ver os logs e modificações feitas.

Mas ai caímos em outro ponto, o usuário pode fazer diversas outras, alterar software, rodar OC e na hora de levar na assistência voltar o software original, nesse caso, a única defesa da fabricante (caso da Samsung) é ver a quantidade de alterações/instalações feitas pelo usuário.

Não sou da área legal, mas acredito que para algum juiz isso já seria o suficiente para invalidar garantia.



2011/12/21 Luiz Augusto - G2 -> MyTouch 4G Slide <laugz...@gmail.com>
Perae, não é um laudo de fachada assim que precisa, simplesmente dizendo alterou ROM = perdeu a garantia. Precisa de demonstração do nexo de causalidade.
Ex. a nova ROM criou overclock de X Mhz (conforme se verifica no diretório tal do aparelho), o processador aguentava somente até Y Mhz, e por isso superaqueceu e queimou.

Luiz Augusto - G2 -> MyTouch 4G Slide

unread,
Dec 21, 2011, 12:06:18 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Bruno, precisarei fazer isso em breve. Para um leigo como eu, como faz isso? Esse ADB Backup é um programa para o PC ou um app para o android?
(Obs. como a lista tem andado estranha nos últimos dias, deixo claro que estou perguntando numa boa e peço que não utilizem minha dúvida, sincera, para trollar a mim ou ao método do Bruno)

Santhyago Gallao

unread,
Dec 21, 2011, 2:15:04 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com

Aproveitando a dúvida do Luiz, aí vai.

 

Entrei no site do Android para desenvolvedores (http://developer.android.com) e baixei a Android SDK (http://developer.android.com/sdk/index.html) para Windows (http://dl.google.com/android/installer_r16-windows.exe).

Durante a instalação, foi solicitada a instalação da JDK – Java Development Kit (http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk-7u2-download-1377129.html) e baixei a versão para Windows x86 (32 bits) (http://download.oracle.com/otn-pub/java/jdk/7u2-b13/jdk-7u2-windows-i586.exe).

 

Então comece instalando a JDK (Java) e depois a SDK (Android).

 

Ao término das instalações, acesse o SDK Manager (cujo atalho foi criado sob o menu Iniciar) e faça o download da ‘Android SDK Plataform-tools’.

 

Se efetuou as instalação sem alterar nada, dentro de “C:\Arquivos de programas\Android\android-sdk\plataform-tools\” está o aplicativo ‘adb.exe’.

 

Agora poderá acessar o “Prompt de comando” do seu computador, ir até o caminho “C:\Arquivos de programas\Android\android-sdk\plataform-tools\” e digitar: adb backup –all

 

Pronto, “só” isso! Hehehe

 

Se tem uma maneira mais fácil, avisem.

 

Abraços,

--

Santhyago Gallao

Porta-voz da Comunidade Android Brasil

AndroidBrasil.com

EuAndroid.com.br

twitter.com/_Santhyago

circule.me/santhyago

MSN/GTalk: sant...@gmail.com

Calendário de Palestras (HTML, XML, iCal)

--

Victor

unread,
Dec 21, 2011, 2:37:29 PM12/21/11
to Android Brasil
Eu tenho que entendern que estoun debatendo com alguns posers que não
têm vivência no universo linux. A GPL deixa claro que as mudanças no
kernel Linux são legais e bem-vindas, desde respeitem a bendita. Quem
se lança no marketshare do Android, pra brigar por espaço, tem que ter
isso em mente, como é o caso da samsung e o projeto Odin. Agora vc
falou de uma coisa certa... Eu sai do embasamento legal... E vc? Qual
o teu embasamento? Qual a tua base conceitual? Infelizmente, por
desonestidade intelectual, vc se esqueceu de falar que eu alertei para
o risco de se fazer rooting, em termos de acesso aos recursos do
sistema. Falácia do espantalho?

On Dec 21, 12:46 pm, Bruno Albuquerque <b...@bug-br.org.br> wrote:
> GPL não tem absolutamente nenhuma relação com garantia de celulares.
> Com base no que você escreveu abaixo, eu disconfio que você também
> faça parte do grupo de pessoas que não entende a GPL.
>
> E você saiu de embasamento legal e passou a prepotência quando afirmou
> categoricamente que qualquer um pode fazer root e que não vai ter
> problema algum. Repito o que eu disse, a não ser que você esteja
> disposto a assumir a responsabilidade por qualquer pessoa que tenha
> problemas por seguir o que você disse, o que você disse é, no
> m;inimno, irresponsável.
>
> -Bruno
>
> > Regras da Lista:http://bit.ly/t8wM7U- Hide quoted text -
>
> - Show quoted text -

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 2:44:59 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
E qual a relevância disso? Eu mencionei o adb backup em resposta a
sugestão de que se fizesse root do celular. Quer dizer que, para o
usus;ario médio vai ser mais simples fazer root do que usar o adb
backup?

-Bruno

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 21, 2011, 2:54:19 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Ah sim... Existe um poser aqui que, obviamente, não tem vivência no
universo Linux. Nisso concordamos.

Vou dizer mais uma vez pra ver se fica claro: A GPL não diz
*ABSOLUTAMENTE NADA* sobre a garantia de um celular. Mais que isso,
ela tem *ZERO* de influência no assunto. Não importa o quão você
queira insistir que isso não seja verdade.

O meu embasamento é bom senso. Pura e simplesmente.

Você é quem está dizendo que as pessoas podem fazer root do celular e
que não terão problema algum. Eu estou apenas dizendo que a não ser
que você esteja disposto a assumir a responsabilidade por pessoas
seguirem a sua tese, dar o conselho que você deu é irresponsável.
Ponto. Nada mais e nada menos que isso.

-Bruno

ducasp

unread,
Dec 21, 2011, 3:04:57 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Acho que o ponto que corrobora com isso é justamente a questão do bootloader travado e não ter como rodar seu kernel modificado em aparelhos com bootloader travado não ser considerado uma violação da GPL do Kernel, logo, então exigir que não se rode software modificado para não anular a garantia do aparelho não viola da mesma forma. Você tem os fontes, e pode fazer o kernel, mas o fabricante não é obrigado a te dar meios para rodar seu kernel (infelizmente, diga-se de passagem)...

Luiz Augusto - G2 -> MyTouch 4G Slide

unread,
Dec 21, 2011, 3:09:15 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Poxa, a discussão é bem legal e bem controvertida, por que não a continuamos sem insultos pessoais?
Todos aqui somos em última análise consumidores e podemos nos beneficiar com as informações obtidas.
Logo, acho desnecessário partir para agressões verbais como "poser", mentiroso, desonestidade intelectual etc.
"Quilo"?

Victor

unread,
Dec 21, 2011, 3:37:52 PM12/21/11
to Android Brasil


On Dec 21, 4:54 pm, Bruno Albuquerque <b...@bug-br.org.br> wrote:
> Ah sim... Existe um poser aqui que, obviamente, não tem vivência no
> universo Linux. Nisso concordamos.


Ah que ótimo!!! Quando foi que vc saiu do armário???? Doeu na hora de
se assumir:
>
> Vou dizer mais uma vez pra ver se fica claro: A GPL não diz
> *ABSOLUTAMENTE NADA* sobre a garantia de um celular. Mais que isso,
> ela tem *ZERO* de influência no assunto. Não importa o quão você
> queira insistir que isso não seja verdade.


Eu expliquei meu ponto de vista, vc fica apenas no "não tem nada a ver
e ponto final''. Assim fica complicado pq discutir com moleque não á a
minha praia. Expanda o eu ponto de vista e a gente continua. Mas como
eu são sou idiota como vc eu explico meu ponto de vista novamente:

1- Pela GPL o fabricante não pode impedir modificações no Kernel, mas
apenas nos componentes proprietários vinculados a ele.
2- Pela GPL a troca e aperfeiçoamento de roms é algo benéfico para a
comunidade popen-source.


> O meu embasamento é bom senso. Pura e simplesmente.


Traduzindo--> EU NÃO TENHO EMBASAMENTO BLZ??? Essa parte foi
cômica!!! É tipo aquela do Argentino: ´´la garantian soy yo''.
KKKKKKK!!! O pior é que eu teria vergonha de postar algo assim. Mas se
falta de conhecimento virou sinônimo de bom-senso, só posso dizer uma
coisa: 2012 está chegando...

> Você é quem está dizendo que as pessoas podem fazer root do celular e
> que não terão problema algum. Eu estou apenas dizendo que a não ser
> que você esteja disposto a assumir a responsabilidade por pessoas
> seguirem a sua tese, dar o conselho que você deu é irresponsável.
> Ponto. Nada mais e nada menos que isso.


Olha o nível do mau-caratismo, eu postei isso:

On Dec 20, 7:59 pm, Victor <cedr...@gmail.com> wrote:
> De forma alguma, quando se é feito da maneira correta. O que pode
> fazer mal ao aparelho é a forma com vc usa as permissões em root.
> Ademais, pode ficar tranquilo.

Falácia do espantalho again. Típico mau-caratismo intelectual.

Arthur Beltrao

unread,
Dec 21, 2011, 3:53:23 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Não podemos ao menos manter o nível? Você pode discordar do Bruno a vontade, mas não faltando com o respeito e insultando. Lembre-se que SEU ponto de vista não reflete a lei, logo o que o Bruno está dizendo é sensato. Aqui é um Forum amigável, onde as pessoas podem e devem discordar, mas nunca ser agressivas ou desrespeitosas.

Ricardo

unread,
Dec 21, 2011, 3:54:21 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
[MOD]

Ótima sugestão do Luiz :)

Mantenham o respeito na lista. Não estava acompanhando essa thread por ser extremamente chata e que nunca leva a nada.

A partir de agora vou ler cada uma das mensagens. Se houver desrespeito por parte dos participantes vou banir ou moderar o usuário.



2011/12/21 Luiz Augusto - G2 -> MyTouch 4G Slide <laugz...@gmail.com>

--



--
Ricardo Silveira


http://www.androidbrasil.com
http://twitter.com/android_brasil

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 21, 2011, 4:28:15 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Again, o código está disponível e vc pode baixar e modificar, isso nenhum fabricante vai te barrar, obviamente naquilo que for GPL, lembrando que muita coisa no Android, não é GPL e sim Apache, não vou comentar pois vc obviamente conhece profundamente e sabe das restrições permitidas.

Mais uma vez, o software e modificações dele são permitidas (infelizmente em nem todos os casos, vida Motorola), mas isso não tem relação nenhuma com a garantia do fabricante sobre o hardware.




2011/12/21 Victor <ced...@gmail.com>

Daniel da Veiga

unread,
Dec 21, 2011, 4:39:01 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Sou obrigado a concordar.

Agora emitindo (pois omitir é OUTRA coisa) a minha opinião. O fato é que você afirmou algo e apoiou essa falácia com um argumento que não tem nada a ver com o assunto. A licença do software não tem absolutamente nada a ver com a garantia, e o fato do kernel ser GPL não quer dizer, por exemplo, que a empresa seja obrigada a liberar o bootloader para você trocar (embora eu acredite ser bem-vinda a possibilidade).

Agora, expostos estes pontos e os pontos que o Zaratin e o Bruno comentaram, partir para a ignorância, estereotipar e atacar as credenciais de outros membros. É bem coisa de quem perdeu o argumento. Eu sou da opinião que quem baixa o nível das discussões e ataca pessoalmente um integrante da lista deveria ser punido, por ser um troll, mas isso é da administração da lista, a mim cabe apenas ignorar, como de fato farei.

2011/12/21 Rodrigo Zaratin <rzar...@gmail.com>



--
Daniel da Veiga

Sérgio Gameiro Junior

unread,
Dec 21, 2011, 5:36:23 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Da forma que eu vejo, você pode pegar o código fonte, compilar, e rodar no seu celular.
No meu caso, por exemplo, a Samsung disponibiliza o código fonte do Galaxy S, e também libera instruções para compilação.
https://opensource.samsung.com/index.jsp

No entanto, se eu modificar o comportamento do software que ela liberou para utilizar o hardware de forma diferente da qual ele foi projetado, maior exemplo disso, fazer overclocking da CPU com modificações do kernel, eu posso estar causando problemas no hardware com software da forma que não foi previsto pela Samsung.

Isso é violação da garantia de hardware. Má utilização, simples assim. Estou mudando o software para o hardware fazer algo fora do que foi projetado. Eles não podem garantir que isso não vá causar problemas no hardware.

E neste ponto, a GPL não tem nada a ver mesmo.

Guilherme Zalochi

unread,
Dec 21, 2011, 6:20:08 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
A garantia da Samsung e todas as outras até onde reza a lenda, se extende apenas ao hardware ja que o software é de terceiros, ou ela se responsabiliza por tudo que houver de problemas com software tambem?

Não tenho root, não tenho ROM custom.. porem peguei um malware e destruiram meu celular, o fabricante se responsabiliza por isso?



2011/12/21 Sérgio Gameiro Junior <sergio....@gmail.com>

Luiz Augusto - G2 -> MyTouch 4G Slide

unread,
Dec 21, 2011, 6:42:14 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Mas você pegou o malware na Market ou na loja de apps da Samsung?

Rodrigo Zaratin

unread,
Dec 21, 2011, 7:51:37 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com

Acho que nesse caso pode ser mal uso, dependendo de como o app foi parar no seu aparelho.

Mas se o Android da algum problema, o fabricante da sim garantia nele.

Rodrigo Zaratin - sent from Android Nexus

Daniel da Veiga

unread,
Dec 21, 2011, 9:22:49 PM12/21/11
to androi...@googlegroups.com
Se você pegar um malware e não tiver root e ele quebrar de alguma forma a ROM, bastaria voltar a original por modo flash com software da empresa. Se você não conseguir, a garantia cobre, sim, esse tipo de problema.

Se um software malicioso exploitar o sistema e conseguir root e acabar com a ROM, cai no mesmo caso acima.

Agora, se você tem root, e um app solicita, você libera, e ele corrompe algo, é caso de perda de garantia, no entanto, resta sempre o modo flash para recuperar (estou falando de leigos, que não saberiam usar um flashtool por exemplo) pelo software do fabricante. Claro que isso vai do técnico se dar o trabalho de fazer um laudo (que poderia cair no caso 1 acima e sim, ser coberto pela garantia), ou simplesmente restaurar o software (que seria mil vezes mais rápido) e nem entrar no "mérito" da questão.

Eu não consigo imaginar um cenário onde um celular com bootloader travado fica com software destruído a ponto de precisar de assistência, talvez por isso, quando você libera o bootloader da linha 2011 da SE, por exemplo, abre mão da garantia.

2011/12/21 Rodrigo Zaratin <rzar...@gmail.com>



--
Daniel da Veiga

Victor

unread,
Dec 21, 2011, 8:19:54 PM12/21/11
to Android Brasil
Exatamente. Se o fabricante mostrar o nexo causal entre o problema e a
alteração na rom ele pode e deve tirar a garantia.

O mais curioso e que até o jailbreak do iphone já tem amparo legal nos
EUA. Tem gente aqui que esta com o os errado.

On Dec 21, 10:36 pm, Sérgio Gameiro Junior <sergio.game...@gmail.com>
wrote:
> Da forma que eu vejo, você pode pegar o código fonte, comepilar, e rodar no
> seu celular.
> No meu caso, por exemplo, a Samsung disponibiliza o código fonte do Galaxy
> S, e também libera instruções para compilação.https://opensource.samsung.com/index.jsp
>
> No entanto, se eu modificar o comportamento do software que ela liberou
> para utilizar o hardware de forma diferente da qual ele foi projetado,
> maior exemplo disso, fazer overclocking da CPU com modificações do kernel,
> eu posso estar causando problemas no hardware com software da forma que não
> foi previsto pela Samsung.
>
> Isso é violação da garantia de hardware. Má utilização, simples assim.
> Estou mudando o software para o hardware fazer algo fora do que foi
> projetado. Eles não podem garantir que isso não vá causar problemas no
> hardware.
>
> E neste ponto, a GPL não tem nada a ver mesmo.
>
> Em 21 de dezembro de 2011 19:28, Rodrigo Zaratin <rzara...@gmail.com>escreveu:
>
>
>
> > Again, o código está disponível e vc pode baixar e modificar, isso nenhum
> > fabricante vai te barrar, obviamente naquilo que for GPL, lembrando que
> > muita coisa no Android, não é GPL e sim Apache, não vou comentar pois vc
> > obviamente conhece profundamente e sabe das restrições permitidas.
>
> > Mais uma vez, o software e modificações dele são permitidas (infelizmente
> > em nem todos os casos, vida Motorola), mas isso não tem relação nenhuma com
> > a garantia do fabricante sobre o hardware.
>
> > 2011/12/21 Victor <cedr...@gmail.com>

Bruno Albuquerque

unread,
Dec 22, 2011, 7:37:49 AM12/22/11
to androi...@googlegroups.com
Ah, eu creio que você tenha me interpretado mal. Não estava me
referindo a mim não (mesmo porque, sou membro de uma série de projetos
open-source e meu emprego atual envolve, em parte, lidar com licenças
e advogados).

Quanto ao seu ponto de vista sobre a GPL ele está simplesmente errado.
Não importa quantas vezes você repita o contrário. A GPL tem *ZERO* de
influência e *ZERO* de relação com a garantia de um celular. Você
continuar insistindo nisso só serve mesmo pra indicar o quão longe
você vai para provar um ponto as custas de qualquer coisa (inclusive,
da realidade). Eu não entendo exatamente o que você quer dizer com eu
expandor meu ponto. Não tem o que expandir. O que eu estou dizendo não
é uma suposição mas um "statement of fact".

E não se preocupe, eu já havia percebido que você não considera
bom-senso como algo importante. Nessa discussão, você não demonstrou
nenhum. E esse seus ataques infantis é que são risíveis. Estou
aguardando ansiosamente a parte onde você vai dizer que o seu pai é
maior que o meu (e, depois, eu que sou o moleque).

E mau-caratismo intelectual? o que você disse foi em resposta a
seguinte pergunta:

"Sendo assim, sob qualquer ponto de vista, fazer root no aparelho não
gera nenhum problema, correto?"

E o contexto era se fazer root invalidava a garantia ou não (que é o
que está sendo discutido nessa thread toda).

Em outras palavras, o que eu afirmei não apenas era válido quando eu
disse a primeira vez como continua sendo válido agora. É completamente
irresponsável da sua parte afirmar categoricamente pra quem quer que
seja (e, em especial, para leigos) que fazer root não vai resultar em
nenhum problema com a garantia.

-Bruno

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages