[Meu App] Críticas ou sugestões

Luciano Candido

Galera gostaria de pedir a vcs que criticassem o aplicativo que desenvolvi.

Toda crítica é bem vinda, se possível mostrando uma alternativa.

O aplicativo é uma proposta para que qualquer cidadão do Estado possa exercer sua função e exigir informações, propor sugestões ou fazer denúncias.

Felipe Mendes

Não consegui instalar, pois está disponível só pra contas brasileiras.

Vitor de Almeida

Oi Luciano, parabéns ao órgão pela iniciativa!

Não sei que tipo/quantidade de feedback você está esperando aqui, vou dar alguns feedbacks de UX/técnicos, ok? Por favor não me leve a mal nem se intimide, essa área é bem subjetiva e não sou nenhum "dono da verdade"

- Splash screen
Se não é necessária, idealmente não deveria existir, segundo os guidelines da plataforma. Caso seja necessária, certifique-se que o ponto de entrada do aplicativo seja a Splash screen e que o tema dela esteja setado como fullscreen sem action bar no Android Manifest, para evitar que a actionbar de uma flickada antes da splash aparecer.

- Dashboard
Esse padrão caiu em desuso nos apps android. O padrão que se encaixaria melhor no molde do seu applicativo seria ter um Navigation Drawer (disponível na lib de compatibilidade do Android) e alguma tela do seu app ser eleita para ser a tela inicial.

- Listas
Listas com ícones grandes não precisam de divisórias, o próprio espaço em branco faz essa função. Ainda assim, caso se opte por usar divisórias, certifique-se de que elas dividam o espaço inteiramente, sem margens.
Além disso, é importante que os itens da lista tenham feedback visual de toque (usar um elemento do tipo selector com diferenciação de estados de pressed como background dos itens).

- Botões de ação (tirar foto, filmar, galeria)
Esses botões poderiam ser movidos para a ActionBar, liberando espaço adicional na tela para que você possa diferenciá-las.

- Telas
As telas não tem diferenciação. É importante que ao menos o título de cada uma seja diferenciado (usando o método getActionBar().setTitle()) para que o usuário tenha certeza se está na tela certa antes de fazer a solicitação. Idealmente, use o ícone da lista na própria tela para reforçar essa identidade.

- Iconografia
O uso de gradientes em ícones também está em desuso. A plataforma prega que optemos por figuras simples e ilustrativas ou imagens "orgânicas". Mais pode ser visto em http://www.google.com/design/spec/style/icons.html#icons-product-icons.

Não estou dizendo que o app está ruim, longe disso, mas como sempre dá pra melhorar, esses são meus 50 centavos.
Parabéns,
Vítor de Almeida

Luciano Candido

Felipe é um aplicativo desenvolvido exclusivamente para quem é brasileiro, no entanto não sabia que era normal pessoas criarem contas com referência de fora.

Luciano Candido

Vitor qual é seu e-mail podemos conversar sobre esses assuntos?(Muito obrigado pelo feedback era realmente isso que eu precisava.)