[OT] Lançamento do site encomen.de

Hélio

Pessoal, permitam-me apresentar o novo sistema que desenvolvi: https://encomen.de

Há vários anos quis desenvolver algo assim, há um bom tempo venho desenvolvendo, e acho que finalmente posso lançar um beta para receber feedback da comunidade. Acredito que muitas pessoas ligadas a informática e tecnologia comprem coisas no Brasil e no mundo (a.k.a China)

O objetivo é simples, rastrear encomendas dos correios e alertar os usuários via e-mail, SMS e na agenda. Penso em novas formas de alerta, bem como um aplicativo para smartphones. Vale lembrar que a base é twitter bootstrap, logo a é responsivo e funciona bem bacana em telas pequenas.

Sobre as tecnologias (compartilhando minha experiência):
  • Utilizei serviços das Amazon como EC2, RDS, S3, CloudFront, Route53, SES, SQS e outros.. (deu trabalho me adaptar ao mundo AWS, mas acho que consegui vantagens em relação à DigitalOcean), estou utilizando PHP 5.5, com nginx e PHP-FPM, com Laravel Framework. No CSS, utilizo less, fora alguns compactadores no laravel.
  • Utilizei certificado SSL para tentar passar maior credibilidade ao usuário, mas não há informação sensível transportada, não para a maioria dos usuários.
  • Utilizo auto-deploy do sistema programado utilizando git (bitbucket), que auxilia em backup e versionamento
  • Para entrar basta usar sua conta do google ou facebook. Utilizei esse método para evitar preenchimento de qualquer formulário, evitar de fornecer e gravar novas senhas. Além de agilizar a captura de nome e foto do usuário.
  • Como eu disse, deu trabalho usar AWS, mas entre outras 10 vantagens, os servidores são em São Paulo, o que me forneceu um aumento de velocidade chocante no acesso.
Perguntas frequentes(hehe):
  • Mas os correios não já envia SMS? Não já tem outros serviços que fazem isso? R= Bem, sou desenvolvedor web, arte que amo desde os 8 anos de idade (tenho 24), a maioria das coisas que faço fora do trabalho é por puro gosto, o encomen.de é uma delas, pretendo melhorar sempre que possível, transformando ele num laboratório para meu trabalho.
  • É só para os correios? R= No momento sim, como sistema oficial do Brasil, os Correios, me permite um maior alcance de pessoas, mas pretendo adicionar outras empresas em breve.
  • Como vai ganhar dinheiro com isso? R=existem algumas formas aleatórias como publicidade mas não pretendo fazer nada para ganhar dinheiro inicialmente, é um fase de teste onde realmente quero fazer testes.
  • Não recebi SMS, porque? Se você cadastrou o código de alguma encomenda antes de cadastrar (e confirmar) seu celular, só vai receber quando tiver novas atualizações da sua encomenda ou quando cadastrar alguma nova.
  • Como posso lhe ajudar?
    • Enviem e-mails com sugestões para con...@encomen.de,
    • Em caso de erros ou algo estranho, por favor, realmente você precisa entrar em contato comigo!
    • curtam a página do site no facebook (após login no site tem um botão ao lado do logotipo)
    • após curtir, compartilhem com os amigos
    • mandem elogios por e-mail ou facebook (ficarei feliz)
    • Se você é desenvolvedor ou tem servidores, entre em contato comigo pois o sistema é escalável

Existe uma lista enorme de coisas para serem implementadas, principalmente na interface. Aguardo seu feedback também. Obrigado!

Felipe Mendes

Boa iniciativa! Eu uso o app do Muambator, que é bom mas tem umas coisas que me irritam. Vou testar o seu à noite.

Pedro Francisco de Sousa Neto

Parabéns, curti pra caramba!

Jo Valdez

Ótima iniciativa! Estou a experimentar também o app "Chegou?".

Parabéns

Christofer Alves

Vou testar, uso o Muambator, mas está dando muito delay, notificaçao no App com diferença de 6 horas.