Nexus 4 RAM

Gabriel Moreno Garcia

Olá pessoal, bom dia!

Adquiri um LG Nexus 4 16G (E960), atualizei o Android para a versão 4.3. A principio estou adorando este aparelho. Leve, rápido, bonito e extremamente funcional. Porém, uma coisa que esta me incomodando muito é o fato da memória RAM dele. Explico.

Em reviews, dados técnicos, informações do aparelho. Enfim, qualquer lugar que você veja as informações deste aparelho. É informado que ele possui 2Gb de RAM. Poxa, perfeito. 2Gb de RAM é ótimo para um aparelho. Administra bem as tarefas e tudo mais. Porém:

Quando eu entrei em:

Configurações>Aplicativos>'Rodando'

No rodapé, ao fazer a soma, é informado que ele possui apenas 1,8Gb de RAM.

Como assim? Alguém tem alguma informação detalhada sobre esta especificação?

Segue screenshot para maiores informações.

Cassiano Ricardo Mourão

Aquela continha de sempre, que os fabricantes espertos utilizam:

2 BILHÕES de bytes: 2.000.000.000 são vendidos como 2 GB. Porém...

((2.000.000.000 / 1024) / 1024) / 1024 = 1,86GB reais.

Grupo Android Brasil
Regras da Lista: http://goo.gl/pK1qNU
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Android Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para androidbrasi...@googlegroups.com.

Erik Andreolli Simões

Isso que o Cassiano explicou.

Acontece com pen-drives, hds, sds e etc..

2013/9/2 Cassiano Ricardo Mourão <cassian...@gmail.com>

--
Atenciosamente

Erik Andreolli Simões

Cassiano Ricardo Mourão

É, e no caso de gadgets com SO, ainda tem a fatia que o SO come. Alguns já até vendem: 16GB (10GB livres pro usuário) etc etc...

Gabriel Moreno Garcia

Puxa vida.

Ate imaginei isso mesmo. Mas resolvi tirar a pulga atras da orelha por se tratar de memoria RAM. Em PCs quando se tem 4Gb de RAM, você tem 4Gb de RAM (salvo casos de placa de video on-board, mas isso é outra história).

A dos 16Gb eu ja sabia. Meu espaço util é menor, tudo bem.

Mas tranquilo, obrigado pessoal!

Valeu pela força!

David Santana

Já passou da hora de alguém dar um jeito e criar um padrão único pra essa medida. Só gera confusão na cabeça dos consumidores do mundo todo.

--
David Santana

ducasp

O "padrão" já existe, infelizmente muita gente não usa (essa aprendi há algum tempo, também não conhecia, gostaria de lembrar quem foi para dar o crédito)...

GB = 1000 x 1000 x 1000
GiB = 1024 x 1024 x 1024

No caso de armazenamento existe uma conveniência em usar o GB em múltiplos de 1000, mesmo em SSDs (que são memórias flash, sempre com capacidade em múltiplos de 1024) que essa sobra é utilizada como spare e para recuperação de erros (mas é capaz, e muito provável, que usem mais do que isso).

Hélio

Com ou sem padrão, não simplesmente confunde, a intenção é enganar mesmo. Vai levar um tempo até proibirem essa folga, até porque deve ser uma determinação de país pra país, e no Brasil, de inovação rápida só deputado presidiário.

Guilherme Zalochi

Como voce acha que deveria ser Hélio? eu não vejo enganação alguma essa é a forma com que se é feito na informatica desde sempre

Hélio

Acho que se prometem 2 GB, deveria vir 2147483648 bytes ou prometessem menos.

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito em um tópico do grupo "Android Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para androidbrasi...@googlegroups.com.

Hélio Araújo de Oliveira
Evite correntes de e-mails e combata o spam.
Prefira materiais reciclados, incluindo papel

Guilherme Zalochi

Nesse caso da RAM até aonde eu sei.. ela realmente tem 2GB.. o fato de mostrar para voce apenas 1.86 ou 1.82 ou menos até não quer dizer que realmente nao tenha os 2GB

Hélio

Mauro Faccenda

2GB = 2.000.000.000 bytes

2 GiB = 2 x 1024 x 1024 x 1024 bytes

se informem antes de desinformar os outros =)

Hélio

Olha aí em anexo

Screenshot_2013-09-02-15-44-24.png

Hélio

Comentários de um deus

Guilherme Zalochi

hehe ta certo.. se voces sabem como é feito a alocacao de memoria e como é feito o cache.. e pq a falta desses mbs em GiB e não GB ok

seis tao certissimos..

Mauro Faccenda

se para você, quem está informado é um Deus, tudo bem. =)

mas dá uma olhada aqui:

 e no link que mandei anteriormente também.

o problema é que antes arredondavam para baixo. 1 kbyte é, e sempre foi, 1000 bytes. da mesma forma que 1km é 1000 m e 1kl é 1000l.

mas como para oferecer 1000 bytes é necessário os mesmos recursos que 1024 (simplificando de forma grosseira, claro), então historicamente entrega-se os 1024.

o problema que esta diferença aumenta bastante quando estamos com prefixos maiores (giga, peta...). e aí a pessoa desinformada, acostumada a receber "de brinde" os +24 por kbyte, vai sempre querer eles.

como disse, se informe antes de reclamar ou ironizar os comentários construtivos dos outros.

Guilherme Zalochi

é eu não aguento...

Voce esta errado Mauro, TOTALMENTE errado

Primeiro que sim, ele tem 2GB de RAM, e segundo que os page sizes são por padrão (não necessariamente) 4096 ou 8192 ok, por isso voce ACHA que é 1024.. Só que voce esta errado

btw

Gabriel,

Voce realmente tem 2GB de RAM no seu aparelho, o que acontece é que a memoria/sistema operacional reserva um pedaco para gerenciamento tanto de hardware, sistema operacional e etc.. voce sempre vai ter a (RAM -  RAM utilizada pelo hardware)

Eu não vou me prolongar nesse assunto pq  que to sentindo que nego que nem me conheco ta com odio de mim atoa.

MAS.. ja que o cara mostraram um wikipedia

Segue, ta velho mais funciona

Se voce quiser saber mais sobre, googla ae Memory Maping, DMA protected, page size android e voce vai entender um pouco mais

Mauro Faccenda

me diz onde eu falei que o Nexus tem (ou não) 2GB ou 2GiB de RAM. vai ver que não afirmei nada disso.

eu só falei a respeito da diferença de GB e GiB. por conta da afirmação errônea que o Hélio postou:

"Acho que se prometem 2 GB, deveria vir 2147483648 bytes ou prometessem menos."

entendo e sei muito bem que mesmo o hw tendo 2GB (ou GiB) de RAM uma parte dela será usada para outros fins e não estarão disponível para aplicações userland.

e, Guilherme, nem respondi a sua mensagem, sequer me dirigi a você. não se preocupe que não tem ninguém (pelo menos eu não, não sei se estava se referindo a mim) zangado com você pelas suas mensagens.

pode baixar a defesa que estamos tendo uma discussão civilizada aqui (apesar de eu dispensar ironias como o Hélio me chamando de Deus, mas não me ofendo)

mas da uma lida novamente no que postei, na boa não afirmei nada do que você assumiu que sim.

tenha um bom final de tarde =)

Guilherme Zalochi

É que voce respondeu abaixo da minha resposta.. dizendo que estava desinformando as pessoas..  ;)

Mauro Faccenda

o interessante é que para mim eu respondi a mensagem do Hélio.

estranho =)

ducasp

Então Gabriel, seu celular o vídeo é onboard e usa a memória RAM que é única, não tem memória dedicada ao vídeo, explicado? :-)

Também tem outras coisas no Android que faz ele mostrar um total de memória meio inexato... Para mim, isso é e sempre foi um problema do Android.... Ele deveria dizer memória total 2GiB e colocar memória reservada para kernel/gpu/etc sei lá quantos MiB que tá usando... Infelizmente ele não faz assim e confunde pra caramba as pessoas.

Gabriel Moreno Garcia

Entendi. Tem a questao do SO que precisa de uma reserva e o vídeo que é compartilhado.

Minha intenção não era causar intrigas/brigas e sim tirar uma duvida que tinha em relação a este aparelho.

Mas tudo bem.

Agradeço a todos pela atenção prestada e a ajuda que me deram.