Galaxy S II 4.1.2 problema de armazenamento - memória fantasma

Andre Felipe Santos

Pessoal, coloquei a ROM ZTO do Jellybean, meu Galaxy estava com a ROM de testes da Samsung até então.

Fiquei umas 2 semanas, e tive problemas com a memória cheia. Decidi fazer o factory reset do menu de restore, e o celular voltou a funcionar normalmente. Até achei normal, tinha muita coisa instalada.

Pois bem, desde então só instalei o essencial. E eis que no último fim de semana acontece isto no screenshot. Tenho quase 650 MB de programas, numa partição de 2 GB. Alguma idéia do que possa ser, ou o que fazer?

Obrigado, abraços!
Screenshot_2013-08-21-13-17-12.png

Dandrade

Não sei se te ajuda, mas uma experiência minha:

Restaurei meu Galaxy S2 para padrão de fábrica ontem para dá-lo para minha namorada, agora que comprei um S4, e notei que os arquivos da memória interna foram mantidos (músicas, vídeos, etc). Achei que só os do cartão de memória ficariam intactos, mas os da memória interna também não foram apagados.
Veja se não tem a ver.

Felipe Aron

Você fez um full wipe ? Bem provável que seja arquivos de cache e dalvik antigos.

Grupo Android Brasil
Regras da Lista: http://goo.gl/pK1qNU
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Android Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para androidbrasi...@googlegroups.com.

Analista-Programador

Andre Felipe Santos

Valeu a resposta, pessoal. Então, pelo menu de system Recovery (vol up + menu + power), cheguei a fazer o "wipe cache partition". Não ajudou. O que eu tinha feito quando aconteceu o problema da primeira vez foi justamente entrar no System Recovery e fazer o "wipe data/factory reset". Resolveu na hora, mas no fim de semana a memória simplesmente explodiu.

Quanto ao cache de Dalvik, já tinha ouvido falar uma vez em que isso é mais importante quando se troca o kernel, ou coisa assim, principalmente quando se troca o tipo de Rom. Mesmo por quê, é algo que demanda Root, certo?

Pelo Astro eu consigo achar a partição com esses dados? Qual seria? Ou seria só com o Root Explorer? Mais alguma ideia?

Abraços!

Andre Felipe Santos

Pessoal, procurando soluções acabei encontrando este texto aqui, deste link.

De lá:

"Galera,

Eu também estava tendo o mesmo problema com o meu Galaxy S2.

Descobri que o que drenava o espaço em disco eram milhares de arquivos de log que o Android estava gerando no diretório /data/log.

Vc pode remover todos estes arquivos de lá sem problemas, ele são só logs.

Agora o maior problema está sendo evitar a origem destes logs.

Percebi que ele gera um log toda vez que o celular perde o sinal, e fica tentando recuperar (sem sucesso) o sinal. Ele faz uma tentativa a cada 1 minuto, portanto gerando um arquivo de log p0r minuto (cada arquivo ocupa de 1MB a 2MB).

Só reiniciando o celular faz o sinal voltar, no meu caso. Tenho o CyanogenMod 10.1.

Agora estou investigando a causa da perda de sinal, espero que seja um problema de software e tenha solução, senão vou ter que implorar pra Samsung resolver o meu problema (o que pelo visto é chato pra caramba).

Espero ter ajudado! Abraço!"

Será que é o meu caso? Meu celular é Tim, o que faria bastante sentido ficar tentando recuperar sinal, heheh. Tento pelo Astro chegar em /data/log, mas /data/ me aparece vazio... Teria que rootar então? Ou será que tem algum jeito de zerar logs sem ter de fazer isso?

Abraços!

Felipe Aron

Andre Felipe Santos

Entendi que sim... Tinha sido a primeira coisa que achei, foi mais para juntar informação mesmo. Por outro lado, também achei isso aqui, no Adrenaline. O cara tinha o mesmo problema e um screenshot bem parecido. Disse que resolveu usando o SDMAID, e apagando o lost+found. Vou tentar aqui.

Abraços!

Alex Baule

lost+found sempre vai criar... nao adianta apagar.

E se o Lost+found esta cheio, sinal de problemas no SDcard ou na
memoria do celular (onde o lost+found está).

Em 22 de agosto de 2013 14:30, Andre Felipe Santos

Andre Felipe Santos

Interessante. Bom saber se um dia o celular estiver prestes a miar. Bem, o LOST.DIR tinha uns 250 MB, mais ou menos, nada de mais. Por outro lado, acabei fazendo root para usar o SDMAID apropriadamente.

Pois bem, a saída lá do Smartzone deu certo. /data/log/ tinha 1,27 GB. Foi só limpar que magicamente o celular voltou ao normal. Achei bom falar, vai que mais gente tenha problemas com a ZTO 4.1.2.

Abraços, e obrigado pelas respostas, pessoal!

Ataliba Teixeira

Andre,

Já tive este tipo de problema. Ao que parece se é a partição de /system ou /data que pode estar com problemas.
Você pode tentar um método bem radical, que é o passar o fsck via linha de comando no adb shell ou então, formatar ( direto ali na recovery ) em mounts -> formt system / data

Quanto ao log tem como desabilitar. Alguns kernels já vem com isto ( como o que eu uso ), mas eu não lembro o comando certinho.

Ataliba Teixeira
Analista de Sistemas ( SysAdmin Linux/Unix -  Information Security Enthusiast )
WEB : http://www.ataliba.eti.br
Quem vigiará os guardiões ?

Sidney Moo

DICA UTIL:
Memoria Cheia para sistemas android; samsung S2, S3, S4, Lite.
Aparece uma mensagem que seus 2GB internos estao quase completos e nao deixa mais atualizar ou instalar novos programas:

Tente este recurso que nao é preciso fazer boot, outros metodos mais complicados ou programinhas "cleaner" que apagam arquivos dos outros programas ja instalados no celular:

(SYSDUMP) Disque *#9900# na chamada normal e clique na funcao 2 “Delete dumpstate/logcat” do menu.
Depois de apagar os arquivos, clique em Sair no final do menu e verifique sua memoria interna em Configuracao / gerenciador de aplicações. Em baixo aparece uma barra Memoria do dispositivo.

A funcao irá realocar o espaco deletando logs antigos que ficaram gravados na memoria e que nao tem mais utilidade no celular.

Espero ter ajudado.

Cris*Negra Bela*

Obrigada, Sidney, essa eu não conhecia.  Mesmo assim, só liberou cerca de 100Mb...

Não teve jeito: Fiz Full Wipe de novo, apaguei manualmente tudo e reinstalei a rom stock com um mod que aumentou minha particão pra apps pra 4GB.  Reinstalei todos os meus aplicativos - a maioria, como antes, no cartao SD.   Agora tem mais de 3,3Gb livres - e eu ainda nao entendi porque a mesma estava entupida antes,,,

Cris Borges

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Android Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para androidbrasi...@googlegroups.com.

Jorge Aguiar

to Fórum Android Brasil
Tem um tópico no XDA que ensina como reparticionar o telefone (por sua conta e risco rsrs). Fiz o reparticionamento do meu e de um amigo sem problemas e agora nem me preocupo mais com a quantidade de aplicativos instalados. Dá para escolher entre diversas configurações e até restaurar o padrão. O meu, por exemplo, está com 5Gb para instalar aplicativos e 8,5Gb para os demais arquivos. O passo a passo é bem intuitivo. Só não pode esquecer de colocar a Rom (passo 4a - para quem vai usar uma nova rom Stock) ou um modem (passo 4b - pra quem vai restaurar um backup Nandroid). Leia as instruções com atenção. Se não pedir para formatar a memória interna, basta fazer todo o procedimento novamente.
Seguem o link do Xda.

Ataliba Teixeira

Ícaro Gonçalves Leite

to Android Brasil
Tive o mesmo problema no Android 4.1.2 e no Android 5.0 no Galaxy s2....

o que eu fiz foi abrir  o G. de Arquivos nativo do android no modo root e entrar na pasta Data> Lost+Found e excluir tudo que tinha lá...

Funcionou muito bem pra mim...

Uma outra vez que isso ocorreu e não funcionou esse método, após algumas tentativas usando o Clena Master eu consegui eliminar 1Gb que estava utilizando o sistema de forma indevida.

Fica aí a dica pra quem estiver com problemas parecidos...

Elzério da Silva Júnior

to Android Brasil
Show de bola véio! Apareceu mais 1,6 G de memória!
Valeu!