Criar um método para atender ligação no whatzapp para facilitar o uso de pessoas com deficiência visual

Geofilho Ferreira Moraes

to Android Brasil
Olá pessoal,
Precisaria de ideias para minimizar esse problema:
Para várias pessoas com deficiência visual atender ligação no whatzapp no android é bem complicado.
Usando o recurso de acessibilidade do android o leitor de tela do android google talkback, atende-se ligação com o arrastos de dois dedos da esquerda para a direita ou abrindo a barra de notificações. Mas esses  métodos não são fáceis para usuários que não tem muita habilidade.
Quando se está com o fone de ouvido atender ligação no whatzapp fica fácil bastando precionar o botão do fone de ouvido. Mas não é prático a pessoa com deficiência visual colocar o fone de ouvido só para atender uma ligação no whatzapp.
Então, queria ideias de como emular no android a função do botão de atender do fone de ouvido?
Poderia criar uma macro no macrodroid precionar o volume para cima para atender ligação no whatzapp.
Já tentei fazer isso com o macrodroid mas não consegui, na pasta de atalhos do whatzapp não encontrei nenhum atalho que poderia ser ativado pela macro para atender a ligação utilizando o botão de volume por exemplo.
Preciso de ideias.
Obrigado.

Felipe Mendes

to Android Brasil

Geofilho Ferreira Moraes

Não obrigado, na verdade quem deveria resolver seria o desenvolvedor do whatzapp colocando uma opção de acessibilidade para configurar a tecla de volume para atender ou tecla home para quem usa sansung.
Grupo Android Brasil
Regras da Lista: http://goo.gl/pK1qNU
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "Android Brasil" dos Grupos do Google.

Geofilho Ferreira Moraes
Florianópolis SC BrasilGeofilho Ferreira Moraes
Florianópolis SC Brasil

Raphael Soares

Creio que uma solução envolvendo conhecimento em eletrônica seja possível e talvez simples, porém iria ocupar a entrada do fone:
- cortar um plug de fone que tenha a opção de ajuste de volume e adaptar na ponta dele algum tipo de botao, ele ficaria encaixado o tempo todo e para atender bastaria apertar.

Não tenho muito conhecimento em eletrônica, mas me parece possível e não ficaria um trambolho se usado componentes pequenos, tem uns botões bem pequenos e emborrachados.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Android Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para androidbrasi...@googlegroups.com.

Geofilho Ferreira Moraes

Esse tipo de assessório até existe não aqi no Brasil, mas continuo insentivando o acesso universal aos aplicativos. Um aplicativo desse com a popularidade que tem deveria ter mais preocupação com acessibilidade.

Daniel da Veiga

O Pressy faz isso, não?!

--
Daniel da Veiga

Geofilho Ferreira Moraes

Sim, já li sobre este Pressy

Felipe Mendes

to Android Brasil
Mas quando vc fala de pessoas com deficiência visual e sem habilidades (suponho que sejam motoras), vc tem este feedback? Me parece que:

1. quem tem deficiência visual deveria escolher um aparelho que permita saber qual o lado de cima e de baixo pelo tato. Pode ser pela tecla home ou alguma outra característica física do aparelho. Não que eu ache que *tem* que ser assim, mas acho bom senso.
2. Habilidade é adquirida. Há habilidades que levariam muito tempo pra serem aprendidas, mas saber aproximadamente a região usada pra atender a ligação não me parece difícil após algum treino. Mas, sem feedback, não posso afirmar.

A tecla home tem uma função bastante específica, que é voltar à tela inicial a partir de qualquer aplicativo. Não me parece sábio alterar esta função justamente pra uma pessoa que tem dificuldade de ver o que acontece na tela. Eu descartaria a opção.

O pressy (e similares) pode até parecer boa ideia, mas lembro que o uso dele requer o aperto de vários botões em sequência. Não me parece razoável querer que uma pessoa com pouca habilidade motora consiga executar as sequências.

Realmente acho que pessoas com dificuldades visuais e/ou motoras também precisam ser incluídas. Só acho que não vai ser o Whatsapp sozinho que vai resolver o problema.

Geofilho Ferreira Moraes

Tenho feedback:
Sim, pois sou pessoa com deficiência visual e conheço bem esse universo.
Eu e muitos outros usamos smartphones sem qualquer dificuldade, mas a
uma parcela desse público que tem dificuldades, não se trata de uma
dificuldade especificamente motora...
Os melhores métodos para atender ligação para esta parcela que tem essa
difficuldade seria pela tecla de volume ou pela gtecla home para quem
tem sansung.
Há aplicativos na play que a pessoa pode configurar para atender ligação
pela tecla de volume, mas são aplicativos que já foram descontinuados e
não funcionam em todos aparelhos. Mas eles só funcionam para atender
ligação do telefone.
Se não é do seu conhecimento, a sansung é a fabricante que tem mais
preocupação com acessibilidade no universo android. Basta entrar no menu
de acessibilidade dela e verificar as opções que tem por lá.
Nos aparelhos da sansung por exemplo, posso configurar para atender
ligação pela tecla home, só que não funciona para ligações no whatzapp.
A partir do s6 a sansung criou seu próprio leitor de tela voice
assistente baseado no código do leitor de tela do android google
talkback e fez algumas modificações para facilitar o uso dos usuários
com deficiência visual.
Por exemplo, se eu der dois toques em qualquer lugar da tela com dois
dedos estando recebendo uma ligação pelo whatzapp essa ligação será
atendida; se estou num player de música e utilizar esse mesmo gesto
funciona como pausa/player.
Esse gesto é usado no leitor de tela do Ios o voiceouver, sendo a Apple
a empresa que mais desenvolveu recursos para pessoas com deficiência visual.
O google ainda está longe de ter a mesma acessibilidade que tem no ios,
capacidade para fazer mais do que o a Apple tem, mas não faz tão rápido
como a Apple faz, o desenvolvimento em relação ao que estou falando do
google é bem lento.
Uma vez o aplicativo do facebook foi removido da loja da Apple por ter
lançado uma versão do facebook para ios sem qualquer acessibilidade para
leitor de tela, depois o aplicativo do facebook voltou plenamente
funcional com o uso de leitor de tela.
Também tem o problema da desfragmentação do android, onde empresas
inserem algumas opções de acessibilidade que não tem no android puro ou
outras empresas tiram as opções que vem no android puro.
A Lg a partir do android Kk copiou a sansung felizmente e melhorou o seu
menu de acessibilidade inserindo outras opções.

Felipe Mendes

to Android Brasil
Reconheço que não sei muito sobre os problemas de deficientes visuais. Mas entendo alguma coisinha de resolução de problemas.

Creio ser essencial entender quais as dificuldades. Tenho parentes e amigos que têm enorme dificuldade em lidar com telas de toque, e que preferem usar telefones de teclas, seria isso?

Me parece que grande parte da solução, não só pro whatsapp quanto pra qualquer outro aplicativo, passaria pelo tato. Então, eu poderia pensar em uma película de tela com uma matriz, pra que o usuário pudesse sentir em que região da tela o dedo está. Esta película teria que sentir dois níveis de pressão. Um para o deficiente sentir onde coloca o dedo, e um que seria o toque de verdade no celular.

Mas não sei. Posso não estar entendendo o problema direito.

Geofilho Ferreira Moraes

Sua intenção é boa, mas o que as pessoas com deficiência querem vai muito mais além...
A acessibilidade tem que ser nativa do sistema como faz a Apple, essas soluções são pensadas pela própria Apple, não é atoa que ela é considerada a plataforma mais acessível para pessoas com deficiência visual.
Neste caso específico o problema não seria a pessoa não ser adaptada com tela touch, especificamente falando sobre atender chamadas no whatzapp, o problema é atender a dita chamada no whatzapp, para as demais coisas no aparelho ela conseguiria se virar sozinha. Para não ser tão negativo neste caso, ela até que consegue atender, mas depois de várias tentativas, ou se ela está com preça acaba não conseguindo atender.
O objetivo seria facilitar esse atendimento ou dar mais opções para ela fazer esse atendimento, como citei no caso da sansung, posso atender chamadas com a tecla home, com a voz, tocando um botão de atender na tela touch ou passando a mão sobre a tela, são funções nativas da sansung.
Como todos não tem sansung ou um s6 da vida, uma solução mais simples para mim seria um desenvolvedor criar um aplicativo para atender chamadas no whatzapp onde a pessoa pudesse escolher atender com a tecla de volume para cima por exemplo ou com a tecla home se ela tiver um sansung.
Com o macrodroid não consegui chamar essa função de atender chamadas no whatzapp, se desse com o macrodroid seria ótimo.
Tendo esse aplicativo já estaria ótimo para centenas de pessoas com deficiência visual.