Criar app usando HTML

2,030 views
Skip to first unread message

Aline Sousa Santos

unread,
Mar 22, 2012, 12:14:25 PM3/22/12
to androidb...@googlegroups.com

Não sei se vocês já conhecem. Eu achei esta ferramenta muito interessante.

http://www.androidbrasilprojetos.org/android/phonegap-facilitando-tudo/
http://phonegap.com/

Iv@n Java

unread,
Mar 22, 2012, 12:26:23 PM3/22/12
to androidb...@googlegroups.com
É bem conhecida porém nunca usei.

Pedro E. Cunha Brigatto

unread,
Mar 22, 2012, 1:37:47 PM3/22/12
to androidb...@googlegroups.com
Oi Aline.

Eu, particularmente, não uso em meus projetos.

O conceito é interessante, mas na prática você acaba sendo limitado pela plataforma em muitos aspectos. O desempenho deixa a desejar, e qualquer utilização de recursos nativos demandará o desenvolvimento de plug-ins na linguagem da plataforma-alvo. A interface com usuário fica homogênea (a não ser que você deseje perder a agilidade prometida pela ferramenta e desenvolva uma série de contornos em seus CSS e em suas páginas), o que para mim é um dos maiores vilões sob o ponto de vista de UX.

Então, juntando tudo, a grande maioria dos apps desenvolvidos em Phonegap - me corrijam se acharem que estou equivocado - acaba sendo uma "penca" de plug-ins desenvolvidos na linguagem da plataforma (N plataformas = N vezes os seus plug-ins), com uma casca web (HTML + CSS) inteira customizada para se encaixar no conceito prometido - mas ainda questionável nos dias de hoje - de cross-platform de todas as tecnologias híbridas, de maneira geral.

Mas nosso mercado evolui muito rápido ... esse é o panorama que eu enxergo para os próximos anos. Mas vai que o negócio dá um salto e me surpreende, né ... o importante é estar sempre atento às tendências, e não deixar de avaliá-las só por ideologia ou coisa do gênero.

Minha opinião ... :)

[]s,
Pedro
--
-----------------------------------------------------
Pedro E. Cunha Brigatto
Twitter: @pedrobrigatto, GoogleTalk: pedrob...@gmail.com
-----------------------------------------------------

Marcelo Henrique

unread,
Mar 22, 2012, 1:39:53 PM3/22/12
to androidb...@googlegroups.com
Ja foi bastante comentado aqui no grupo sobre plataformas cross. Phonegap, Titanium seus pros e contras entao vale a pena da uma conferida antes de postar algo
--
                                              - Marcelo Henrique -
  "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)

Ricardo Othuki

unread,
Mar 22, 2012, 1:54:18 PM3/22/12
to androidb...@googlegroups.com
Oi Aline,

O HTML5 foi totalmente reformulado para ser utilizado em aplicativos WEB 2.0, possui várias API internas, como por exemplo acesso a Banco de dados (SQLite), persistência de dados (client), workers (threads), acesso a camera e joystick, e principalmente animações, manipulação de canvas, etc, etc.

Um recurso muito interessante é o Application Cache, que permite ao aplicativo funcionar off-line (sem acesso a internet), desde que o desenvolvedor tenha projetado para isso (com persistência de dados local).
Mas para usar tudo isso é fundamental o uso da linguagem JavaScript para acessar estas API.

Nativamente, através do classe WebView, o desenvolvedor Android pode criar aplicativos híbridos. 
Uma das vantagens deste método é a extrema facilidade para criar Interfaces UX, principalmente para Tablet, que tem uma área útil de tela bem generosa.
A desvantagem, naturalmente, é que você tem que ter conhecimentos avançados de HTML5/CSS3 e JavaScript, pois conhecimentos básicos não serão suficientes para criar aplicativos profissionais.
Através do JavaScript é possível acessar todas as classes e metodos do Android, e o caminho inverso também é possivel, ou seja acessar um objeto HTML de dentro do código Android.

O phonegap é um framework para facilitar esta implementação. Uma vantagem adicional, é que todos os outros sistemas operacionais de Smartphone e Tablets, também aceitam a integração com o WebKit, que o engine que implementa o suporte ao HTML. Isso significa que com pequenas modificações a mesma aplicação WEB 2.0 vai rodar em Android, iOS, Windows Phone, Symbian, Blackberry, além de rodar em praticamente todos os Browser modernos (desktop) Windows, MAC e Linux.

Leonardo Jobim

unread,
Mar 22, 2012, 1:54:37 PM3/22/12
to androidb...@googlegroups.com

Aline, caso deseje desenvolver multiplataforma ou mais rapidamente que a linguagem Java possibilita, o Titanium apresenta resultados melhores que o PhoneGap, além de gerar um visual nativo ao invés de uma página web dentro de um WebView.

Mas ainda assim, terá bastante problemas e instabilidade. A melhor opção por enquanto é a linguagem nativa, embora esse cenário provavelmente mudará daqui a alguns anos.

Ricardo Othuki

unread,
Mar 22, 2012, 2:16:26 PM3/22/12
to androidb...@googlegroups.com
Concordo com o Leonardo.

Aplicativos híbridos (acessando HTML com a classe WebView), ou através de frameworks como o phoneGap ou Titaniom, só é aconselhável para quem tem grande experiência com aplicativos WEB 2.0.

Não vejo vantagens para quem domina a linguagem nativa (java) do Android, a não ser que pretenda criar aplicativos cross-plataforma.

Então para os desenvolvedores de aplicativos WEB 2.0 (desktop) que possuem profundos conhecimentos de JavaScript, HTML5 e CSS3 será muito mais fácil utilizar esta técnica do que aprender a programar nativamente. Se não for o caso, é melhor utilizar a linguagem nativa.

OBS.: nenhum dos atuais frameworks do mercado são bons o suficiente, além de terem problemas de instabilidade. Então o melhor mesmo é criar tudo do ZERO, em HTML5.



Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages