Envio de imagens para webservice

Felipe Aron

to androidb...@googlegroups.com
Galera, eu vou precisar implementar a coleta (tirar foto) e envio de imagens para o webservice do cliente. Ainda não tem nada definido como vamos tratar essa questão.

Alguém que já tenha passado por esse desafio, qual uma solução legal para isso?

A princípio a gente pensou em enviar o arquivo jpg ou em base 64, mas ainda não faço ideia de como fazer isso.

Qualquer dica é bem vinda. Valeu galera!!

--
Developer & Digital Marketer

Willian do Amor

to androidb...@googlegroups.com
Já fiz isso aqui e a melhor forma que encontrei na época é base64 mesmo. O proprio android tem classes prontas para isso.

Não sei onde vai armazenar essas imagens, espero que seja em um serviço "dedicado" para isso como google, amazon, etc, pois se for local logo vai inchar rapidinho.

Felipe Aron

to androidb...@googlegroups.com
Legal William, pensei nessa opção também. Porém o armazenamento vai ser no DB do cliente, mas já o deixei ciente que vai inflar bastante. O sistema deles é tipo aqueles SAP.

Tivemos um outro cliente que usamos o S3 da aws para armazenamento das imagens (melhor opção), mas para teste salvamos no dB em base64. Inflou absurdamente rápido. Aí retiramos essa opção.

Essa semana vou dar início ao desenvolvimento, aí vou fazer outra reunião com ele pra ver o que ele vai decidir.

Maicon Strey

to androidbrasil-dev
Dica:
Se esses registros podem ter vida curta e serem deletados, gravar em base64 direto no BD é a pior opção, principalmente pela forma como os SGBD gerenciam o espaço ocupado. Ao excluir registros o espaço alocado geralmente não é liberado sem rodar um comando de compactação. então o espaço ocupado aumenta mesmo que a quantidade de registros fique estável. vale mais a pena salvar o caminho do arquivo numa coluna e gravar ele numa outra partição exclusiva pra isso.

Maicon Strey
Novo Hamburgo - RS - Brasil

Rudson Lima

to androidb...@googlegroups.com, Felipe Aron
@Felipe Aron A melhor opção é seguir a linha do @Maicon Strey.

O back recebe um file (que no caso é a imagem). Salva ela em um repo no HD e em banco salva o path dela.

E caso for usar o Retrofit pra isso o segredo é @Multipart \ RequestBody..

Aqui tem um exemplo do que estou falando...

Boa sorte e sucesso.

--
Rudson Lima ( live-O ) Desenvolvedor Android
Contato +55 85 87050560 - Fortaleza-ce