contruindio novas diretrizes

Isabela de Carlos Back

to amigosdopeit...@googlegroups.com
Queridos amigos,

Conversamos entre outras coisas, Dra ieda e eu, sobre novas diretrizes
que montariamos no proximo anos. Pensei:

. Atualizar a de aterosclerose
. Repercussões cardiovasculares das doenças sistêmicas
. perioperatório de cardiopatias congênitas - criança e adultos (sei
que não é exatamente a praia da prevenção, mas tenho certeza que, como
eu, muitos trabalham nas diversas áreas da cardiopediatria).

Gostaria de saber o que acham, e sugestões para as mesmas, se concordarem.

Beijos

Isa

Isabela de Carlos Back, MD, MSc, PhD
Professora Adjunta
Departamento de Pediatria
Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Universitario
Caixa Postal: 476
Trindade CEP: 88.040-900
Florianopolis - SC - Brasil
Fax: 55-48-37219542
Fone: 55-48-37219536
e-mail: isa...@ccs.ufsc.br
CV:lattes.cnpq.br/6127080441229121
GD: http://groups.google.com/group/amigosdopeitodascriancas?hl=pt-BR

isabe...@terra.com.br

to Isabela de Carlos Back, amigosdopeit...@googlegroups.com
Oi Isabela!

Concordo plenamente !
Envio mais algumas sugestões para que possamos construir novas propostas:
Com certeza precisamos atualizar a de Aterosclerose!
Novas sugestões:
- Diretriz sobre manuseio da cardiopatia congenita no adulto
- Atividade fisica para crianças e adolescentes nas escolas e tb orientação para a criança e adolescente cardiopata.
- Diretriz sobre obesidade e Sindrome Metabolica
- Insuficiencia cardiaca e miocardite na infancia e adolescencia

Precisamos tambem criar via DCP um documento dirigido ao Ministerio da Saude, quanto a recomendação do uso de Imunoglogulina na D. Kawasaki. Não existe nemhuma recomendação junto ao ministerio para o uso de Imunuglobulina na fase aguda do Kawasaki, sendo assim não consta na lista do MS , para dispensação . Devido ao custo elevado da medicação temos dificuladade do uso no serviço publico.

O que acha?

Beijos,

Isabel Guimarães

On Dom 22/11/09 07:47 , Isabela de Carlos Back isa...@ccs.ufsc.br sent:

Isabela de Carlos Back

to amigosdopeit...@googlegroups.com
Querida Bel, bom dia!!!

Otimas idéias.

Minhas sugestões:

. Atividade física foi brilhantemente discutido na primeira diretriz
pelos nossos amigos de maceio, e coloquei mais algumas coisas -
inclusive indicação e contra-indicação nessa nova diretriz, da uma
olhada e me diz.
. Nessa diretriz se discutem novos aspectos também da obesidade e de
síndrome metabólica, também olha e me diz.
. A parte de Perioperatório de adultos com cardiopatia congênita está
sugerido na diretriz de periop. Da uma olhada e me diz
. A parte de miocardiopatias relacionadas a doenças sistêmicas estão
discutidas na diretriz de repercussões cardiovasculares, da uma olhada.

Legal ver que as sugestões se imbricam, não é? Sinal que deve ser
realmente uma necessidade nacional.

Mas acho a ideia das outras duas diretrizes, de cardiopatia congênita
no adulto e de miocardiopatia muito legal, não queres montar? Temos
até o começo de dezembro.

Vou mandar o esqueleto de cada uma separadamente, para os pitacos.

Acho que nossa SIG pode ser muito valiosa como ferramenta de
discussões na construção das diretr5izes, sem gastos.

Beijos

Isa
> e-mail: isa...@ccs.ufsc.br [1]
> [2]

Maria Alayde

to amigosdopeit...@googlegroups.com
Olá Isabela, e todos os amigos do peito
eu e Ivan compartilhamos a sua idéia e da Ieda da importância dessas
Diretrizes e daquelas mais que a Isabel enviou. Como sempre, estamos
dispostos a trabalhar ao lado de todos para o fortalecimento da saúde das
nossas crianças !
Vai sair agora uma Diretriz de Arritmias em Crianças da SOBRAC/SBC, mas
penso que quando estivermos trabalhando nas diretrizes que envolvem doenças,
seria interessante incluir nas mesmas alguns aspectos sobre o manuseio das
arritmias nessas situações específicas (puxando um pouco os assuntos para a
minha praia!).
O que vocês acham?
Um abraço para todos.
Alayde

Maria Cecilia Knoll Farah

to amigosdopeit...@googlegroups.com
Querida Isa e todos amigos do peito

Considero de grande importancia a realizacao dessas diretrizes e me coloco a sua disposicao para integrar este grupo de trabalho. Quero sugerir a inclusao da avaliacao de risco cirurgico para criancas (normais e cardiopatas) para cirurgias nao cardiacas. A solicitacao deste tipo de avaliacao para todo tipo de abordagem cirurgica pediatrica e principalmente cirurgia otorrinolaringolõgica tem sido muito frequente em nossa regiao, nao sei se o mesmo ocorre em outros estados.
Bj Cecilia

2009/11/23 Maria Alayde <mala...@uol.com.br>

--
Prof.Dra.Maria Cecilia Knoll Farah
Cardiologista Pediatra

Av das Flores,111 Jd Cuiabá,Cuiabá-MT
Tel: + 55-65-30231252
Cel +55-65-99710802

Isabela de Carlos Back

to amigosdopeit...@googlegroups.com
Querida Cecília e amigos,

acho a ideia fabulosa. Demanda absolutamente pertinente e necessária.

Voce não gostaria de montá-la?

Obs.: o povo dos adultos (seu amigo Prof Bruno Caramelli foi o
coordenador) construiu uma muito parecida. Vou pedir autorização para
mandar o esqueleto.

Beijos

Isa

Nilza Medeiros Perin

to amigosdopeit...@googlegroups.com
Isa

Acho este teu grupo muito interessante porém foje da minha área e já
participo de grupos específicos de gastroped, logo solicito minha exclusão.
Beijos

Nilza

Isabela de Carlos Back

to amigosdopeit...@googlegroups.com

Queridos amigos,

olhem que interessante o que mandou nosso querido amigo do peito e mestre, professor Aloyzio Achutti.

Beijos

Isabela de Carlos Back
isab...@uol.com.br

to amigosdopeit...@googlegroups.com
Querida Isa , vou me esforçar  neste tema. Saio de férias em dezembro mas quando voltar vou trabalhar nisto.

Bj Cecilia