SOMENTE ATÉ 18 DE JUNHO PARA VOCÊ COLABORAR COM O ESPETACULAR TRABALHO DE ESTUDANTES JUNTO ÀS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO OESTE DA AMAZÔNIA !! - NAPRA : Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia - Declaração de Réa Silvia sobre a seriedade deste projeto há vinte anos enviando estudantes de São Paulo para trocarem saberes e energias entre eles e os ribeirinhos da Amazônia - Você não pode ir, mas pode apoiar alguém que vai !! - "....Isso significa que peço não por mim em si (acredite), mas por todos estes últimos 20 anos em que tantos (tantos!) jovens passaram pela formação multidisciplinar que a organização oferece (para muito além do contexto amazônico) e tiveram a oportunidade de fazer uma vivência de trabalho especialíssima entre ribeirinhos do Rio Madeira trocando saberes, práticas e transformações de dentro para fora e de fora para dentro...."

Luiz Antonio Vieira Spinola

to Ambiente Ecológico

O que é o NAPRA?

O NAPRA (Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia) é uma organização privada sem fins lucrativos que atua no apoio a comunidades ribeirinhas e na formação de agentes multiplicadores sobre a questão socioambiental do contexto amazônico.

As comunidades que apoiamos estão localizadas na zona rural do município de Porto Velho, ao norte do Estado de Rondônia, em uma extensão de aproximadamente 200 km às margens de um dos mais importantes rios amazônicos – o Rio Madeira.

Realizamos diferentes ações nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Saneamento e Produção. Os trabalhos que buscamos exercer junto com as comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Madeira pautam-se nos princípios da Educação Popular, pois acreditamos na transformação social por meio do Diálogo e da horizontalidade dos saberes.

Portanto, os projetos socioambientais desenvolvidos pelo NAPRA visam o fortalecimento comunitário e a participação social dessas comunidades na garantia de seus direitos e acesso a Políticas Públicas específicas no contexto em que vivem.

Continue a ler mais para conhecer melhor o Napra e suas atuais necessidades em :

https://www.catarse.me/pt/projects/12951

Declarações de Réa Sílvia Montagner, uma das atuais integrantes do projeto :

(facebook)

Como alguns e muitos já sabem, há 4 anos faço parte de um grupo que trabalha à beira da floresta amazônica, na intenção de construir junto de ribeirinhos uma realidade mais sustentável (tendo em vista não só o precário contexto sócio-histórico no qual surgiram, mas todo o descaso, repressão e violência que vem sofrendo até hoje como guardiões da floresta).

Existimos enquanto organização há quase 20 anos e sempre corremos atrás de recursos para sustentarmos nossa intenção, mas este ano, infelizmente, no meio de nosso caminhar, nos foi cortado um orçamento importantíssimo com os dizeres de que ´´não compensava´´ para a instituição investir em algo que não dava retorno direto à sua estética.

Apesar de nos reconhecermos sem chão com a situação toda, resolvemos erguer a cabeça e começamos a buscar outras formas de captar recursos, só que, com o tempo e alcance que temos, estamos longe de resolver o todo para já.

Assim, dentre tantas possibilidades que nos vieram em mente (umas mais viáveis que outras), decidimos então investir na produção de um Documentário sobre nosso trabalho (para darmos legitimidade a este anos todos) com as populações que vivem a beira do Rio Madeira (para darmos visibilidade ao contexto amazônico em questão) e foi desse jeito que nosso Catarse surgiu: https://www.catarse.me/pt/projects/12951

Agora, cá estou eu de pedindo um impulso ESPECIAL de vocês para esses próximos dias!

Sei que temos todos nossos sonhos pessoais e muitas vezes nos falta energia (ou até capital) para fazê-los de fato acontecer, mas às vezes o que só nos falta é apenas uma(s) mão(s) companheira(s) que nos ajude(m) a subir aquele degrau que só a gente simplesmente não dá conta de subir..

Ser do Napra por tantos anos jamais me foi um sonho (fazer um Catarse de nós também não), mas depois de tanto tempo crescendo e amadurecendo através dele e junto de seres tão únicos (aqui em São Paulo e lá em Rondônia) faço da continuidade do NAPRA hoje um dos meus SONHOS pessoais e peço a você, companheir@ de jornada, que me AJUDE a fazer ele acontecer!

[...]

Se cada um de vocês fizer a doação que condiz com o seu poder e querer (e COMPARTILHAR o projeto em sua rede!), para a organização, para as comunidades nas quais atuamos e para este meu sonhar, já fará toda A Diferença!

Carinhosamente, só posso dizer GRATIDÃO por ler até aqui e vibrar com a gente que este sonho se faça realidade.

Um forte abraço em cada um de vocês e que o SONHO de cada um de nós se faça REALIDADE!

https://www.catarse.me/pt/projects/12951

HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !!
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores

HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !!

LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!

AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!

CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!

Contato
Email, endereço, telefones atualizados

Para participar deste grupo ou visualizar os últimos tópicos, dê um clique na seta acima e à esquerda