PRIMEIRA MENSAGEM AO GRUPO
"AMBIENTE RELIGIÕES"
Aquilo que deve ser a causa de união entre as pessoas, as cidades, as nações e os povos não pode, sob nenhuma justificativa, ser causa de discórdias e dissenções. No entanto, a grande maioria das pessoas que vivem nos dias de hoje está desiludida diante do fracasso das instituições religiosas em cumprirem seu fundamental papel no seio da humanidade--ser motivo de paz, concórdia e unidade através da transmissão de princípios e ensinamentos que regulamentem e harmonizem os indivíduos na sociedade.
Entre alguns povos a religião está tão desacreditada que, em debandada, pessoas e famílias se refugiam em outros meios, quiçá mais eficazes, para lhes conferiram coesão, harmonia e paz. Entre muitas sociedades a degeneração do comportamento humano atingiu índices alarmantes. Porque isto está acontecendo? De quem é a culpa? Teriam as religiões cumprido o seu papel até o século XX, e agora devam ser relegadas a um secular paulatino esquecimento?
As religiões foram as bases das civilizações humanas. Historiólogos e sociólogos não negam este fato. Os fundamentos das leis sociais e jurídicas atuais provêem das gênesis de civilizações trazidas com o advento das grandes religiões.
A ciência pesquisa e desenvolve meios físicos à subsistência. O estado regulamenta e controla as relações sociais. A religião confere ao indivíduo boas qualidades, ou "virtudes", para que a convivência entre os homens possa ser harmoniosa e feliz. Neste pressuposto, quanto mais a religião conferir virtudes, menor a necessidade de leis estatais de regulamentação. Por outro lado, os homens querem liberdade a todo custo, mesmo que não a mereçam. "O povo tem o governo que merece", assim como tem a liberdade que merece. Liberdade nas mãos de quem não recebeu da religião--em princípio-- as qualidades, por ex., da justiça e da honestidade, torna-se libertinagem que propicia a exploração deliberada do homem pelo homem.
O mundo passado foi assim--salvo alguns povos como os gregos-- suprido materialmente pela ciência, educado pela religião e controlado pelo estado.
Classes sociais? Domínio econômico?... São importantes, porém não são diretamente pertinentes ao assunto aqui tratado.
Ética? Filosofias? Movimentos espirituais e sociais?...Sim. Estes têem um papel fundamental na transmissão de valores que tentam harmonizar as relações entre os seres humanos. Qual a sua responsabilidade por esta civilização em decadência?
E agora, a partir deste novo milênio, continuará a religião a ser a principal encarregada de conferir aos homens as virtudes que os conduzirão à tão almejada "Idade de Ouro" ou ao "Reino de Deus na Terra"? Ou será a filosofia, a psicologia, a sociologia, a etnologia e outras ciências ligadas ao comportamento humano que deverão, a partir deste séc. XXI, serem as guias para uma humanidade degenerada, perdida e tateante?--Se todas existiram no passado, seriam todas culpadas, e portanto ineficientes?--Conclusão desoladora.
Cremos que não. Cremos que a resposta deva ser : todas acima. Os seres humanos tendem a se polarizar em suas opiniões e caminhos. É necessário reverter este quadro. Mais do que nunca, precisamos aprender a aceitar e a conviver com as diferenças. Mais do que nunca as divisões religiosas, as religiões, as filosofias e os movimentos de transformação social precisam se aterem às suas essências, que em última instância, são todas iguais.
Que diferença faz os indivíduos serem munidos de alegria, bondade, benevolência, justiça, fidedignidade, veracidade, honestidade, cortesia, amizade, solidariedade ou de "consciência ampliada de cidadania" através de uma ou de outra igreja; através do islamismo ou do hinduismo; de uma ou de outra corrente filosófica, mística ou espiritual? A salvação da espécie e do espírito humanos necessita de resultados. Os meios não devem ser priorizados, e sim seus fins.
Por estes motivos, e pelo espírito que inspirou a criação do GRUPO AMBIENTE RELIGIÕES, longe dos textos a serem publicados deve ficar o mínimo traço de intolerância ou desrespeito entre os participantes deste grupo. Seria um contra-senso lastimável o embate de opiniões religiosas baseadas em crenças ou doutrinas que não são essenciais e que motivam a dissenção e o separatismo. Portanto, pedimos que os membros deste grupo, tão importante para mudar o mundo para melhor, procurem transmitir princípios e ensinamentos religiosos que beneficiem a convivência humana e se abstenham de críticas, de comparações e de temas doutrinários que são irrelevantes ao objetivo precípuo da religião : religar o homem a Deus.
RECOMENDAÇÕES :
1 - É aconselhável que na "sala de convivência"( o principal grupo não numerado) os temas dos textos digitados ou enviados por email se restrinjam a mensagens que estimulem as pessoas a mudarem suas vidas para melhor, a corrigirem seus defeitos e a refinarem suas boas tendências. Assuntos sobre ecumenismo ou "espírito de unidade" também são recomendáveis. Trabalhos e estudos científicos sobre as origens e as histórias das religiões podem ser postados.
2 - Nas "salas de leitura" ( grupos numerados ), destinados a apenas um escritor, o mesmo poderá postar textos de sua autoria ou de outras fontes, citando os correspondentes autores. Nestes grupos numerados(teoricamente sem limites) as mensagens podem ser mais abrangentes. Um autor que goste de interpretações bíblicas, por ex., envia somente mensagens desta natureza. Outro autor-postador, em um outro grupo numerado, envia seus textos e outros provenientes de uma pesquisa que fez, por ex., sobre o hinduismo. E da mesma forma em relação a todas as religiões e a alguns movimentos de caráter místico espiritualista. Os escritores que desejarem postar em um grupo "sala de leitura", numerado e exclusivo, deverão entrar em contato com a administração.
3 - Finalmente, enfatizando, evitem-se os textos excessivamente doutrinários, os dogmáticos e aqueles que, explícita e continuamente, caracterizem-se como proselitistas(arrebanhamento de seguidores).
4 - Textos que direta ou indiretamente--mesmo que no mínimo grau-- incitem à crítica, à intolerânia ou à discórdia, de forma alguma devem ser postados.
Este grupo é coligado ao "GRUPO AMBIENTE INFOERA DE LEITORES E ESCRITORES PARA UM MUNDO MELHOR".
Fevereiro de 2007,
Luiz A. V. Spinola
Administrador.