MARCHA PELA LIBERDADE - Manifestação em São Carlos-SP por movimentos que defendem novos valores, direitos e princípios - Liberdade para se viver em um mundo onde haja respeito pelos seres vivos, pelas igualdades sociais, pelo respeito à diversidade, pela aceitação das diferenças étnicas, culturais, espirituais e escolhas individuais - O direito à terra - O direito da mãe Terra - Os direitos dos animais - As liberdades humanas - Por Um MUndo Melhor ou que possa, pelo menos, ser salvo !!

3 views
Skip to first unread message

Luiz Antônio Vieira Spinola

unread,
Jun 17, 2011, 4:25:23 PM6/17/11
to Ambiente Liberdade, grupo Ambiente Ecológico, grupo Jornal dos Grupos-Ambiente, Ambiente Social, Ambiente Ecológico Animais
MARCHA PELA LIBERDADE - Manifestação em São Carlos-SP por movimentos que defendem novos valores, direitos e princípios - Liberdade para se viver em um mundo onde haja respeito pelos seres vivos, pelas igualdades sociais, pelo respeito à diversidade, pela aceitação das diferenças étnicas, culturais, espirituais e escolhas individuais - O direito à terra - O direito da mãe Terra - Os direitos dos animais - As liberdades humanas - Por Um MUndo Melhor ou que possa, pelo menos, ser salvo !!
 
 
CONHEÇA, PARTICIPE E DIVULGUE !!
 
 
 
<<<Pela Natureza, pelos Animais, Pelo Planeta!>>>
 
***
 
Dia 18 de junho, sábado é a hora de tomar as ruas de São Carlos e gritarmos por tudo aquilo que defendemos e acreditamos! Garantir nosso direito de liberdade de expressão!

Concentração: Praça do Mercado
Hora: 11h
Onde termina: Estação Comunitária do JD. Gonzaga

 
"Eis a Marcha da Liberdade. Para todas as pessoas que não calam e que ainda acreditam na liberdade de expressão. Para todos os movimentos sociais, por moradia, por terra e por uma vida melhor. Contra o racismo, contra a homofobia. Para todas associações de bairros, partidos, anarcos, usuários, oprimidos em geral. Ligas, correntes, grupos de teatro, dança, vagabundos, grafiteiros, operários, feministas, coletivos sonoros, vítimas de enchentes, corjas de maltrapilhos e outros afins.
Para todos aqueles que condenam a brutalidade. Todas organizações, coletivos, blocos, bandos bandas que não calam diante da criminalização dos movimentos sociais e da pobreza.
Todos e todas que não suportam mais violência policial repressiva. Que não aguentam mais a caretice proibicionista que proíbe atos, festas e boemias. Que constrói rampas anti-mendingos. Que patrocina uma polícia assassina e violenta."
No ultimo sábado dia 28 de maio de 2011 cerca de 5 mil pessoas ocuparam as ruas de São Paulo movidas por uma só razão: a vontade de ser livre!
 
Diversos grupos que lutam por diferentes causas perceberam que este é o momento de não se calar diante da censura e perceberam que "juntos somos todos"! Ocupar a rua e fazer uma marcha com cara de festa foi o símbolo máximo de nossa geração que, em todo mundo, começa a perceber que as diferenças na verdade são capazes de unir, e que sua luta por um Brasil (e por que não um mundo?) mais justo e igual também deve ser a minha luta!
São Paulo deu a largada. Agora é hora do Brasil todo se mobilizar e festejar nas ruas também. Vamos ocupar as cidades com essa grande festa da liberdade de expressão!
Vamos São Carlos! Vamos levantar nossas bandeiras e fazer uma grande marcha pela cidade. Uma marcha pela alegria, pela igualdade, pela solidariedade e contra o rancor!

Movimentos sociais, instituições, cidadãos, estudantes, trabalhadores, associações, seres humanos! Vamos construir juntos a Marcha da Liberdade Nacional em São Carlos!
 

DIA 18 DE JUNHO VAMOS TODOS JUNTOS SER LIVRES!

“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”
(Cecília Meireles)

videos relacionados:
http://www.youtube.com/watch?v=3O40XXnAURo
http://www.youtube.com/watch?v=XyBB_6pI4yg
http://vimeo.com/24172300

site oficial:
www.marchadaliberdade.org

Manifesto
A Marcha da Liberdade surgiu como resposta à proibição arbitrária de uma manifestação cidadã pacífica e legítima. No processo de sua construção, foram agregados diversos movimentos e organizações da sociedade, que perceberam que era possível e necessário marchar em defesa de nossos direitos! E aqui estamos. Juntos, somos todos!

Nos últimos tempos, um surdo processo tem se espalhado sobre a sociedade brasileira: reivindicações legítimas e manifestações pacíficas são sufocadas, proibidas e reprimidas; militantes sociais são presos e até mesmo assassinados; milhares de jovens são violentados ou mortos nas periferias do país; grupos conservadores tentam impedir o avanço de direitos democráticos...

''Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.''
(Trecho de “No caminho com Maiakóvski”, Bertold Brecht)

É preciso dar um basta nisso, e construirmos um futuro diferente! E por isso marchamos! Marchamos para garantir a liberdade de expressão,de manifestação, de greve e de reivindicação legítima daquilo que nos é de direito. Marchamos para dar um basta à criminalização dos movimentos e lutas sociais. Um basta ao extermínio da juventude pobre em todos os cantos do país. Marchamos para dizer em alto e bom tom: temos direito a ter direitos, e a reivindicar novos direitos!

Marchamos pelo direito ao pão e à poesia! Pela saúde e pela educação públicas e de qualidade. Pelo direito à cultura e à diversidade cultural. Marchamos pela democratização dos meios de comunicação e pela revisão da atual lei de direitos autorais do país. E para que todos tenham direito de produzir, difundir e acessar a informação, a cultura e o conhecimento de forma livre.

Marchamos porque as ruas são de todos! Pelo direito à cidade, à moradia, ao transporte realmente público e de qualidade, e à apropriação por todos nós do nosso ambiente urbano. Marchamos pelas reformas urbana e agrária, pelo direito ao alimento saudável e sem agrotóxicos, e contra as alterações no Código Florestal brasileiro, que só beneficiam o agronegócio desmatador, poluidor e explorador.

E para que tais atos de violência se tornem crime.
Juntos, percebemos que somos iguais. E que somos iguais na diversidade. E marchamos pelo direito à igualdade na diferença. Por isso, também marchamos contra a homofobia, o machismo, o racismo. Contra todo e qualquer tipo de opressão em relação às nossas origens e à liberdade sobre nossa vida, nosso corpo e nosso modo de ser. E para que tais atos de violência se tornem crime.

Na capital da tecnologia, o pobre é ignorado,
para rico é tudo lindo e o podre é maquiado.
Mas na madruga fria o viaduto vira manto
Conclusão: São Carlos não é santo.
(Trecho de “Capital da Tecnologia”, SubLoco Coletividade)

E em São Carlos também não nos faltam motivos para marchar. Na capital da tecnologia, pra onde vão os frutos desse avanço? Ainda temos um transporte público precário e caro, assim como desemprego, baixos salários e desigualdades sociais que muitos infelizmente não vêem. Queremos que o conhecimento e a riqueza aqui produzidos beneficiem a todos, e não apenas alguns.

Numa cidade com duas grandes universidades públicas, onde estão os nossos jovens? Muitos deles estão sendo impedidos de ter um mínimo de acesso ao lazer, à cultura e à educação. As universidades deveriam ser realmente públicas e democráticas. Precisam se conectar com a cidade, e a cidade ajudar a transformar a universidade.

Muitos de nossos jovens são cotidianamente reprimidos pela polícia na periferia da cidade. Mas não queremos uma policia repressora, mas sim cidadã, e que traga segurança ao invés de medo! Marchamos por todos os jovens já agredidos ou intimidados, seja no Gonzaga, no Centro, no Aracy, na UFSCar, em Água Vermelha, na USP, nas ruas e cantos de São Carlos!

''Você perguntará porque cantamos
Cantamos porque o grito só não basta
E já não basta o pranto nem a raiva
Cantamos porque cremos nessa gente
E porque venceremos a derrota!''
(Trecho de “Por que cantamos”, Mario Benedetti)

Enfim, por tudo isso, marchamos! Marchamos pelo direito ao futuro e - apesar de um sistema social injusto, opressor e que tenta nos fazer crer que não há alternativas - não vamos abrir mão de um novo amanhã! Juntos somos todos!

 
Para aqueles que acham que não existem mais causas a serem defendidas, que a juventude desta geração é alienada, esta é a resposta:
Está acontecendo! Estamos diante do início de um momento histórico. Você pode fazer parte ou assistir pela TV.

http://www.youtube.com/watch?v=3O40XXnAURo 

 
 
 
 
GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE : NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : AMBIENTE LIBERDADE
 
 
 
 
 
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages