A ideia seria enriquecer (e não substituir) as técnicas utilizadas anteriormente nos projetos de hortas nas escolas, com uma recente novidade dos estudos da hermeticultura : os canteiros hermetizados e as mini estufas hermetizadas para mudas.
Como o projeto do governo (ver em :
www.cet.unb.br - CET/UnB e FNDE) prevê não apenas a utilização da horta para educação ambiental, mas também para produção efetiva destinada ao consumo dos alunos, creio que os canteiros hermetizados poderiam aproveitar espaços vagos
cimentados nas escolas onde faltam espaços de terra para a construção da horta.
Também os canteiros hermetizados funcionam como "terrários" gigantes, apropriados a professores de ecologia e ciências exemplificarem ao vivo os ciclos da água (dentro do canteiro "chove" quase o dia todo), do carbono, do nitrogênio, etc....
Também, com a absurda economia de água (2 litros de água para produzir um pé de alface, contra 40 para canteiros convencionais), de nutrientes e de tempo dedicado, resolvem-se vários problemas e possibilitam-se vários fatores de educação :
- O trabalho é maior na montagem (mas como é novidade, fica mais fácil acionar voluntários), porém, depois, a manutenção da horta exige muito pouco. Isso resolve o problema das constantes regas (quem ?) e dos finais de semana prolongados. Dependendo do canteiro, nada se faz até o tempo da colheita !! A economia com mão de obra é muito grande. Aproveita-se o ânimo inicial dos voluntários para a construção dos canteiros. Para a manutenção, mesmo que todos deixarem de vir ajudar, fica fácil para os agentes da própria escola cuidarem.
- Ainda não fiz estudos sobre a economia de nutrientes, mas creio que deve ser de metade, ou seja, se você usava 20 sacos de composto para fazer uma hortinha, na "horta hermetizada creio que bastariam 10. Isto é porque os nutrientes permanecem 100% no sistema, não sendo lixiviados pelas regas e pela chuva.
- Outra vantagem que percebi ultimamente é a questão da completa assepsia em relação ao ar respirado pelas plantas e suas trocas gasosas - o ar dentro do canteiro tende a ser mais puro a cada dia - , além da imunidade às fezes de animais e ao ataque de insetos : gatos, cachorros, galinhas, roedores, pássaros, formigas, pragas.
- A grande economia de água é um elemento importantíssimo para as aulas sobre preservação ambiental.
O que pode pegar é a questão do custo : 25 reais para cada dois metros quadrados (um canteiro) - comprando avulso os materiais : plástico transparente para estufa, plástico para a base, sarrafos, sombrites e pregos.
Nem tudo é maravilha, assim !! A hermeticultura está em desenvolvimento, mas creio que para, pelo menos metade das hortaliças, presta-se muito bem. As que não se adaptarem ao ambiente do micro-clima super úmido, continuam nos sistemas já conhecidos, porém em espaços menores.
Esta necessidade de desenvolver a hermeticultura pode ser aproveitada pelos professores para demonstrarem - inclusive praticando com os alunos - os processos de aquisição do conhecimento e os métodos de pesquisa. Os professores podem fazer experiências, tais como :determinar as temperaturas ideais, descobrir quais verduras se adaptam ao canteiro hermetizado, estudar as micro-vidas e meso-vidas presentes, descobrir novos modelos e métodos de complementação do teor de água, descobrir melhores soluções nutritivas, etc, etc....
As outras aplicações da hermeticultura também podem integrar o projeto : produção de mudas de verduras e árvores, produção de brotos comestíveis, etc.
Estando em um dos grupos do Google, para visualizar os tópicos de postagem, dê um clique na seta acima e à esquerda.
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!Contato
Email, endereço, telefones atualizados ==================================================