MAIS INFORMAÇÕES SOBRE TRÊS PROJETOS DE ECOVILAS - Um deles, o mais recente, uma Ecovila Urbana - EXPERIMENTAR VIVÊNCIAS COMPARTILHADAS EM ECOVILAS, COMUNAS, COMUNIDADES.... - Preocupações com a subsistência - Todos são pedras preciosas - Projetos propostos - Somente espaço físico - Necessidade de arranque - Necessidade de autonomia individual no início - Em São Carlos-SP

Luiz Antonio Vieira Spinola

to ambienteecologico-ecov
VERACIDADE - TIBÁ - ACAMPAMENTO 3 DE JANEIRO - LAGOA REAL-BA - ECOVILA
URBANA - OUTROS e OUTROS POR TODO O PLANETA, ATÉ QUE O CÉU AQUI NA
TERRA DESÇA !! ---- Há um lugar te esperando !!

Partes de um email enviado a uma amiga interessada

Compartilhando....

UM NOVO CAMINHO
Realmente : a gente, muitas vezes, determina um tipo de atitude e
depois, com o tempo e as mudanças nas expectativas, aquela
determinação vai por água abaixo !! Espero que vc goste daqui. De
qualquer forma, desejo-lhe todo o bem, independente do lugar onde
encontrar o início do seu novo e maravilhoso caminho.

TODOS SÃO PEDRAS PRECIOSAS
Participei na comunidade Fé Bahái (religião que surgiu na Pérsia). Um
dos ensinamentos é o que vc citou : que todos somos pedras preciosas,
ou espelhos, que temos de manter limpos e polidos para que reflitam a
Luz Divina. Porém, creio que também no mundo das individualidades há
pedras preciosas especiais, embora a sua realidade e o seu brilho não
devem exceder à realidade e ao fulgor da íntima pedra preciosa Divina
que há dentro de si e de todos. Ultimamente, de 13 anos para cá, venho
me identificando mais com a busca espiritual individual.

UM RESUMO SOBRE A ASSOCIAÇÃO VERACIDADE
A Associação Veracidade surgiu do idealismo do Djalma, formado em
sociologia, cujo pai foi bem ligado à cultura. Sua mãe Adriana ajuda-o
em seus sonhos de uma maneira espetacular. Deixaram de ter a
exclusividade do ambiente e recursos de duas casas onde moravam
sozinhos para compartilharem com a sede da Associação e com uma mini
comunidade, ainda indefinida, que às vezes recebe estudantes em
transito - programas de intercâmbio - e no momento estão planejando
"negócios" em comum, a fim de obterem renda (alguns) para si e também
para a Ong. Realizam projetos com agroecologia, cultura e questões
sociais. O que está se iniciando estes dias é a Assembléia Popular,
como se fosse uma Câmara de Vereadores Paralela, porém sem vereadores
eleitos : todos os que participam são representantes : democracia
plena.

POSSIBILIDADE DE UMA ECOVILA URBANA
No grupo Ambiente Ecológico - Ecovilas postei sobre a responsabilidade
da Veracidade sobre um terreno de 1 alqueire, um escritório e duas
casas. Há fortes intenções de construirmos lá uma ecovila urbana ou um
centro de atividades alternativas.

ATIVIDADES DIRETAMENTE PRODUTIVAS
Uma das intenções da Veracidade em criar "negócios" é justamente
possibilitar que pessoas passem algum tempo morando e ajudando nestas
atividades produtivas, a fim de se cobrir os custos gerais. Uma
primeira atividade em planejamento são as Festas Ecológicas. Vou ver
no Face se já publicaram algo a respeito.......
Ainda não foi publicado. As decisões são bem recentes. Mas olha lá
para conhecer mais sobre a Veracidade :
https://www.facebook.com/AVeracidade

SOBRE A ECOVILA E A COMUNIDADE TIBÁ
A Ecovila Tibá foi fundada há mais de dez anos por um grupo de
professores da Ufscar. Como a cota de 50 mil é pesado para a maioria
dos que realmente topam morar no mato (!!), eles possibilitam que um
grupo de pessoas formem uma comunidade de vida rural, produção
orgânica, etc, sem compromisso de comprar uma cota. Então, podemos
dizer que existe a Ecovila Tibá e a Comunidade Tibá. A Comunidade está
com uns 20 participantes e pode até receber mais, porém estão, no
momento, sem espaço adequado para acomodação.(uma participante novata
está dormindo em seu jeep !!). Mas há possibilidades futuras, pois
estão construindo uma casa de troncos de madeira, muito bem planejada.
Para se passar uns dias para conhecer, sempre dão um jeito !!

Integrantes da Veracidade e da Tibá são amigos e até realizam alguns
projetos em parceria, como a feira de orgânicos todos os sábados.

PROPOSTA DA LUTA JUNTO AOS SEM-TERRA
Aqui no acampamento estou só, por enquanto, e a minha proposta se
direciona a pessoas que topam estar integradas a esta luta social pela
reforma agrária. A vida aqui é rude : barracos, animais e seus
problemas, etc....um pouco parecido com as favelas. Porém, é
tranquilo, pois os barracos ficam distanciados uns 50 mts um do outro
e há muito respeito entre todos, pois é uma ética necessária. Como não
tem nada construído para acomodar outras pessoas, é neste sentido,
também, que digo que precisa haver autonomia econômica : Uns 1000,00
para construir um cômodo simples, caixa d'água, utensílios básicos,
fios, etc. Porém, hoje, justamente hoje, vou iniciar a construção de
um Cob, um comodo feito de paredes de barro, circular, parecido com um
Iglu. O dinheiro para comprar uma carriola e o plástico de proteção já
foi doado. Depois de construído, ficará mais fácil para visitantes e
mesmo quem vier para morar.

NECESSIDADE DE AUTONOMIA ECONÔMICA NO INÍCIO
Quanto à autonomia econômica de sustento, realmente seria necessário
no início, mas creio que teremos sucesso com os projetos relacionados
à hermeticultura. Um já está aprovado pela prefeitura : em 4 escolas.
Outro, é a produção de verduras hermetizadas, uma interessante
inovação. Tenho um filho que se comprometeu a financiar este primeiro
semestre para montar um pequeno modelo de produção, embalagem,
transporte e venda, a fim de estudarmos a viabilidade econômica. Se
tudo der certo, no segundo semestre, dois, três, quatro, etc...poderão
ganhar o seu sustento com a produção comercial em pequena escala, de
verduras hermetizadas. A Vera, de Itu, virá para colaborar neste
projeto, morando ou não aqui.

OS PRIMEIROS PASSOS NA VIVÊNCIA DE SONHOS !!
E nos permeios destas preocupações com a subsistência repousam nossos
desejos de vivermos de forma simples, desprendida, compartilhando
recursos, dons, vivências, momentos, inspirações, amizades,
amores....E tudo isso, logicamente, à volta de verdes matas, de
cultivos em vigor, de animais que amamos, de flores, de pássaros que
cantam e nos ensinam a liberdade quando voam !! (embora eu mantenha
cativos um casal de periquitos australianos que cantarolam o dia todo
!!).

POSSIBILIDADES PARA VIR CONHECER
Quanto a você vir conhecer, há as possibilidades :
- Jantar, dormir e tomar o café da manhã na Veracidade : você colabora
com algo entre 10 a 15,00 por dia.
- Dormir na casa da Maria, uma amiga assentada que fica a uns 600 mts
daqui. Durante o dia vc fica aqui, em atividades no acampamento e até
no assentamento, ou vai na cidade, etc.
Obs : Moro no acampamento, com outras 20 (aprox.) famílias que esperam
terra. O assentamento está à nossa volta : são 83 famílias que já
receberam 2.5 alqueires cada. No lote do Gilson e da Meiri é que os
alunos da Usp estão construindo a casa ecológica (atividade no
assentamento). Há uma mata ciliar na ocupação da fazenda da prefeitura
que precisamos plantar mudas de árvores (atividade do acampamento).

É isso...., !! Pode perguntar mais !!

Um abração amigo....Luiz

SE VC ESTIVER NA WEB, PARA ACESSAR A PÁGINA INICIAL, DÊ UM CLIQUE NA
SETA ACIMA E À ESQUERDA.

PARA PARTICIPAR DESTE GRUPO, FAÇA LOGIN COM SUA CONTA DO GOOGLE A FIM
DE APARECER A OPÇÃO DE PARTICIPAR

GRUPOS-AMBIENTE RELACIONADOS :

http://groups.google.com/group/ambiente-ecov - Ambiente Ecológico - Ecovilas

http://groups.google.com/group/ambienteecologico - Ambiente Ecológico

http://groups.google.com/group/ambientealternativo - Ambiente Alternativo

DIVULGAÇÃO INICIAL DOS PROJETOS DE ECOVILAS EM SÃO CARLOS E NA BAHIA :
http://ambienteecologicoblog.blogspot.com.br/2013/09/morar-em-ecovila-dois-convites-para.html

Luiz Antonio Vieira Spinola

to Fábio Luciano, ambientea...@googlegroups.com, ambienteeco...@googlegroups.com
Olá Fábio !!

Alegria em receber a sua comunicação !!....Você poderá conhecer os
três espaços citados nesta postagem. Se for uma visita rápida, vc
poderá ir comigo, sem nada combinar com o pessoal. Se desejar conhecer
por mais tempo, ou dias, então deverá enviar um email para os lugares
pretendidos. Os detalhes te informo por telefone, pois são muitos.
Aqui no Acampamento dos Sem Terra, onde moro, vc poderá vir em
qualquer dia. Basta me ligar antes pra gente combinar. Se precisar, te
busco na rodoviária.

Estes dias a movimentação está acelerada por aqui. Ontem, um
casalzinho de SP foi passar uma semana na ecovila Tibá (a Lizzie e o
André). No final do mês virá outro casal,
a Ana e o Ananda. O Sr. Antonio esteve por aqui no acampamento hoje.
Uma galerinha de uns 6 também estão organizando novo coletivo e o
espaço da Getúlio Vargas está em fase de transição, com marcenaria
montada e outros projetos. Eu ando desenvolvendo duas linhas de
sabões, etc : uma ecológica e outra "mais ecológica". Estamos
aperfeiçoando a fabricação artesanal do sabão de dicoada de cinzas,
com a extração do carbonato de potássio. Produz um sabão super
delicado e bom pra pele e os cabelos !!

Seja bem vindo....Abração....Luiz

Meus tels : 16-981.65.62.66 (tim) - 16-997.93.06.09 (vivo) -
16-991.57.04.11 (claro) e
16-988.34.42.53 (oi)
Ou se futuramente, pesquisar "telefones atualizados dos Grupos e Blogs-Ambiente"

--
Pode me ligar !!

16-91570411 claro
16-81656266 tim