TERCEIRO ENCONTRO DA "REDE DE SEMENTES LIVRES", em 2014, no Brasil, quase certeza !! - O Segundo Encontro foi no Chile - Sementes crioulas - Sementes livres - Coletadas pela população - Livres de transgênicos e processos híbridos - Criar rede de comunicação - RSL - Rede de Sementes Livres - Incluir comunidades campesinas - Encontros parciais - Fruto comido, semente plantada - Banco de sementes em escolas

1 view
Skip to first unread message

Luiz Antonio Vieira Spinola

unread,
Jun 11, 2013, 10:25:37 AM6/11/13
to ambientealternativo

Grupos-Ambiente diretamente relacionados :

Grupo Ambiente Alternativo  - Grupo Ambiente Ecológico

POR UM NOVA HUMANIDADE !!

Grupo Ambiente Ecológico - Amigos das Árvores

Visite e participe com suas propostas !!    



Cadastre o seu email em um dos grupos acima para receber atualizações sobre este assunto e outros de sua preferência !!


Mensagem encaminhada 
Por Tadzia e Maria Zanin
Os 12.000 inscritos nos Grupos e Blogs-Ambiente agradecem !!


Olá, pessoal !! 

Ano passado(2012) tive o prazer de participar da criação desta linda rede, a Rede de Sementes Livres em um encontro no Peru.

Este ano(2013), em abril, foi realizado o segundo encontro no Chile e ano que vem(2014) o encontro está sendo pensado para o Brasil !!!

Abaixo, seguem a memória deste encontro onde já se podem obter informações básicas sobre a rede, mas em breve vou enviar mais material sobre como novas instituições/pessoas/redes podem fazer parte da rede oficialmente e como podemos colaborar para construir este encontro no Brasil.
 
O site até agora é http://www.redsemillaslibres.org/. 

Por favor repassem para quem vocês conheçam que tenham afinidade com o tema das sementes livres. 

Vamos nos falando! 
 
Um grande abraço, Tadzia



II Encontro Internacional da Rede de Sementes Livres

Lagoa Verde, Valparaíso, Chile – 20 a 28 de abril de 2013

Memória do encontro


Membros da Rede de Sementes Livres (RSL) do México, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Equador, Brasil, Peru, Bolívia, Argentina, França, Itália, Chile e da Terra Unificada se reuniram no II Encontro Internacional da RSL entre os dias 20 e 28 de abril de 2013 para trocar saberes e experiências, reafirmar compromissos e linhas de ação conjuntas e compartilhar a amizade. Este documento resume os acordos e conclusões obtidos nestes dias de trabalho e intercâmbio.

Primeiramente, foi acordado que será realizado o III encontro internacional da RSL em maio de 2014 no Brasil. Em novembro de 2013 no México será confirmado um IV encontro para outubro de 2014.

Para seguir fortalecendo a rede. desde agora até o próximo encontro, foi acordado por unanimidade seguir trabalhando nas seguintes linhas estratégicas: comunicação, vinculação e criação de centros de sementes; criação de uma rede de bancos de sementes nas escolas, resgate do patrimônio cultural associado à semente e por último a realização de um trabalho coordenado em todos os territórios em relação às leis de sementes e aos transgênicos.

De concreto, se propôs:

  • Anunciar oficialmente a existência da RSL como estratégia de difusão e ação política;

  • Preparar informação simples (para folders e web) sobre o que é a rede, como fazer parte da rede além de contatos. Gerar também um material educacional complementar (um abecedário dos transgênicos por exemplo);

  • Aumentar o esforço para incluir as comunidades campesinas originárias e crioullas nas reuniões da RSL, fomentando o encontro e intercâmbio com culturas antigas

  • Impulsionar ações coordenadas em todos os territórios para datas emblemáticas começando pelo dia mundial da alimentação, 16 de outubro. A RSL destaca que o próximo ano será o ano da Agricultura Familiar da FAO.

  • Realizar uma estratégia de vinculação para incorporar os países e bio-regiões que ainda não fazem parte da Rede a outras organizações (Slow Food, RALLT, RAPAL, MAELA e outros movimentos) para gerar ações conjuntas, fortalecer e expandir a mesma.

  • Realizar encontros parciais locais e/ou bio-regionais com assistência de membros da rede e em paralelo seguir realizando e apoiando a realização de encontros locais;

  • Vincular e criar os centros de sementes (centros que facilitem a dinamização da semente e a formação de guardiões). Estabelecer um protocolo que sirva como guia. Essa parte será facilitada por Javier Carrera e Alba Portillo (Equador) para toda a rede.

  • Fixar um Dia Mundial da Semente, com data a ser definida no próximo encontro.


  • Apoiar ativamente o projeto MUYU: Fruto comido, semente semeada, para gerar uma rede de escolas de bancos de sementes, além de toda uma forma de trabalho com as crianças.

  • Incorporar os guardiões das abelhas como aliados, gerar espaços de reunião, intercâmbio e diálogo com o movimento pelas abelhas e agregar um link dentro da página da rede;

  • Continuar apoiando as ações legais contra a contaminação transgênica e também difundir e nutrir a informação relacionada às leis de sementes e suas implicações em cada país na página: ww.leyesdesemillas.com.

  • Dar visibilidade e declarar territórios livres de transgênicos mediante cartazes em sítios, rótulos, campanhas unificadas, entre outras. Tendo como base que cada novo nó da RSL seja declarado como território livre de transgênicos.

  • Utilizar a página www.redsemillaslibres.org para guiar quem queira declarar seus territórios livres de transgênicos, entendendo que as leis em cada país são diferentes

  • Avançar em direção a um processo bio regional paralelo (em cuja definição vão trabalhar Al, Francisco, Valenzuela e Alfredo Rubin)

  • Cada país designará porta vozes que vão administrar sua seção de página, articular/vincular com outras organizações/pessoas/países e comunicação fora da RSL, atualizando a informação quando necessário. O cargo é rotativo e cada país (rede nacional) vai eleger o seu porta-voz ou a sua porta-voz (se ainda não o fez)

    Por último, se reafirma que la red incluye tanto a personas guardadoras y amantes de las semillas como a organizaciones, instituciones y otras redes. Es inclusiva.

  • Foi redigida uma carta de apoio ao México em defesa do milho e outra carta para o projeto MUYU: fruta comida, semente semeada, para fortalecer o trabalho com crianças e a criação de bancos de sementes nas escolas.

  • Por último, se reafirma que a rede inclui tanto a pessoas guardadoras e amantes das sementes livres como a organizações, instituições e outras redes. É inclusiva.

  • Muito obrigada a nossos amigos do Brasil Instituto Morro da Cutia de Agroecologia, Itaipu Bionacional e a Associação Biodinâmia do Sul por fazer possível a participação de muitos companheiros de outros países neste maravilhoso encontro.

_______________________________________________
brasil mailing list
bra...@casa.ecovillage.org
http://lists.casa.ecovillage.org/mailman/listinfo/brasil


 
Conheça mais sobre este assunto pesquisando : sementes livres (Rede de Sementes Livres no Facebook); sementes crioulas ( conceitos transmitidos em forma de estória, que bem poderia ser uma história de todos - PDF), etc....






HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 

Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos

do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso

de pesquisadores



HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!

Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 



LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE

Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !,



AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA

Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos

e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!



CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES

Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com

seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a

CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!



Contato

Email, endereço, telefones atualizados 

================================================


Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages