ALÉM DO PROBLEMA DO AQUECIMENTO MÉDIO GLOBAL, O PIOR SÃO AS DIFERENÇAS DE TEMPERATURAS NAS DIVERSAS REGIÕES DO PLANETA.
de Luiz spinola :
Olá Carlos !!
Fico muito feliz em receber a sua colaboração sobre suas importantes observações do aumento de temperatura nas torneiras de sua cidade, pelo período de alguns anos. Também faz outras observações interessantes.
A questão do aquecimento planetário, ou global, é preocupante. Na verdade, a postagem que dizia sobre "radiações solares" estava se referindo à pesquisa que estuda o magnetismo solar direto. Mas sua mensagem é muito bem-vinda, pois nos remete a um problema que está relacionado com os escritos da amiga Iria Zanoni, quando fala sobre a verdadeira sustentabilidade (que evitaria o efeito estufa e o aquecimento planetário) e também sobre os estudos do sol, pois há pesquisas relacionando um aumento da radiação solar nos últimos 100 anos, embora outros estudos defendem que está ocorrendo uma influência solar no sentido de baixar a temperatura média do planeta. Deixando de lado estas questões científicas, o certo é que as demasiadas interferências dos seres humanos nos recursos da terra a está exaurindo e causando sérios desequilíbrios.
Não sou especialista acadêmico deste ramo da ciência. Apenas um pesquisador aficcionado. Há uns 5 anos, publiquei alguns artigos que estão resumidos nesta publicação, em Ambiente Ecológico - blog :
AQUECIMENTO PLANETÁRIO I, II, III, IV e V.
O que sei, em relação às suas observações, é que - se não houver uma explicação por conta de algumas alterações no sistema de coleta e distribuição de recife (consulte a Companhia responsável : por exemplo : podem estar bombeando água potável de outras fontes com maior temperatura), - o aquecimento planetário é irregular, ou seja, aquece muito certas regiões do planeta e resfria muito algumas outras. Na verdade, ocorrem dois problemas : um do aquecimento médio do planeta e outro de uma acentuação, ou desequilíbrio, das diferenças de temperatura nas várias regiões da terra.
Segue outro artigo que ilustra a questão :
Quanto às suas observações de plantas ressequidas e bronzeamento de pele humana, que antes não ocorriam com tanta frequência e em espaço de tempo mais reduzido, estas, sim, certamente estão mais relacionadas com o aquecimento planetário e sinalizam que a região do semi-árido brasileiro é uma das regiões que estão recebendo um incremento considerável na elevação de sua temperatura média (localizada). Isso é sério. Parabéns por alertar.
Fica a sugestão de você procurar nas universidades daí se encontra pesquisadores que possam fazer (ou até já fazem) estudos sobre as consequências do aquecimento global na região do semi-árido brasileiro.
Morei sete anos na Bahia e lá o que observei foi uma brutal diminuição das águas dos rios intermitentes. A cem metros de onde morava, um rio, o São João, no município de Livramento de Nossa Senhora, não correu água, que eu saiba, desde 2005 até hoje (8 anos). Os primos idosos de lá garantem que isto nunca aconteceu no passado. O máximo que ficava sem correr a água do rio eram 4 anos. Esta degredação ambiental está relacionada não só ao desmatamento, mas também aos desequilíbrios térmicos do planeta e ao regime das chuvas. Tudo está interligado, validando as teorias atuais da física quântica. As análises devem, para que se aproximem, pelo menos, da realidade, considerarem todas as possíveis causas que se relacionam com os fenômenos prejudiciais à vida e ao meio ambiente que estamos observando.
Vamos continuar esta troca de informações. É muito bom !!
Você tem espírito investigativo e científico, Legal !!
Fique à vontade para comunicar-se apenas comigo, através de email. Mas se vc responder de um dos grupos para os quais também encaminhei este nosso primeiro contato, seria ótimo, pois estaremos compartilhando conhecimentos. Outros amigos(as) podem entrar e enriquecer este tópico de discussão.
Para vc responder de um dos grupos, inscreva o seu email em um deles, entre na postagem, na página inicial, ou a partir do seu email, e responda :
Grupo Amizade Transparente
Grupo Ambiente Ecológico
Pode ser em qualquer dos grupos acima. Faça login com sua conta do Google para inscrever-se. Só depois, responda a partir da mensagem na página inicial ou do seu email.
Abração !!....Luiz
De Carlos Valle :
-RECEBI SEU ENDEREÇO ELETRÔNICO DA IRIA ZANONI GOMES/CURITIBA/PR, E EU ESTAVA MESMO QUERENDO REPASSAR PARA ALGUÉM COM CONHECIMENTO MAIS ESPECÍFICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃO SOLAR SOBRE A TERRA E SEUS EFEITOS.
- MORO EM RECIFE/PE DESDE SET/2007 E NOTEI AS MUDANÇAS OCORRIDAS NESTE PERÍODO. ANTES, NO VERÃO, A ÁGUA SAÍA DA TORNEIRA COM UMA TEMPERATURA SENSIVELMENTE DIFERENTE DAS 11h ATÉ UMAS 16h,17h E ISTO ERA CONSIDERADO NORMAL. DE UNS 3 ANOS PARA CÁ, ISTO FOI MUDANDO AO PONTO QUE HOJE - ATÉ A SEMANA PASSADA, QUANDO CAÍRAM AS PRIMEIRAS CHUVAS MAIS CONSTANTES - DESSE AQUECIMENTO PERCEBIDO NA ÁGUA DA TORNEIRA - SER PERCEBIDO E SENTIDO POR TODO O PERÍODO DIÁRIO, ININTERRUPTAMENTE; PENSEI DE CARA QUE ISTO ERA A RADIAÇÃO POIS TAMBÉM PERCEBI VENDO AS PLANTAS DO CONDOMÍNIO DO PRÉDIO ONDE VIVO E DEMAIS PLANTAS A BEIRA MAR, QUE ELAS, MESMO EM LOCALIZAÇÃO MAIS PROTEGIDAS DO VENTO E AÇÃO DIRETA DO SOL, ESTAVAM APARENTANDO QUEIMADURAS EM SUAS FOLHAS ( PARTE SUPERIOR E COM CRESCIMENTO DESTA ÁREA A CADA ANO AUMENTANDO, NOS ÚLTIMOS 3 ANOS SENSIVELMENTE ), GALHOS OU CAULES. ISTO TUDO SEM CONTAR QUE ANTES VC SAI E DEMORAVA 30 MINUTOS OU MAIS PARA SENTIR E/OU FICAR QUEIMADO PELOS RAIOS SOLARES E ISTO COM PROTEÇÃO E TUDO, E NOS ÚLTIMOS 3 VERÕES PERCEBI QUE O PERÍODO SOFREU UM AUMENTO DE MAIS DE UM MÊS ANTES E DEPOIS DO ANTIGO PERÍODO DE VERÃO, E QUE HOJE EM MENOS DE 5 MINUTOS VC JÁ FICA QUEIMADO MESMO PROTEGIDO E SOB GUARDA-SOL E OU SOMBRA DOS COQUEIROS, ESTES COM SUAS FOLHAS QUEIMADAS VISIVELMENTE NA PARTE SUPERIOR E ESTA ÁREA CRESCENDO A CADA ANO EM UMA VISÃO PERFEITA DE UM PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO NOTÁVEL ATÉ NAS FOTOS DE SATÉLITES PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA CORRENTE DE VENTOS QUE SAI DO SAARA, ATRAVESSA O OCEANO E PEGA AS AMÉRICAS DE FRENTE.
- EU GOSTARIA MUITO DE DIVIDIR ESTAS PERCEPÇÕES COM ALGUÉM E GRAÇAS À IRIA CONSEGUI FAZÊ-LO A VC, ESPERO QUE FIQUEMOS EM CONTATO, DESDE JÁ AGRADEÇO, COM DESEJOS DE SUCESSO E PAZ.
CARLOS VALLE.
"NEM TUDO O QUE SE ENFRENTA
PODE SER MODIFICADO.
MAS NADA PODE SER MODIFICADO
ATÉ QUE SEJA ENFRENTADO."
EINSTEIN
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores
OU PESQUISE : "O SOL DA INFOERA"
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !!
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!
OU DIGITE ESTES TERMOS NA PESQUISA GOOGLE
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : PREVISÕES SOL-TERRA
Endereço e telefones atualizados
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : CONTATO GRUPOS-AMBIENTE | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
|