Re: Solicitação de Divulgação - Jogos Digitais: novo curso de graduação será oferecido no IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin

1 view
Skip to first unread message

Lynn

unread,
Jul 12, 2014, 6:43:42 AM7/12/14
to gp...@googlegroups.com, Cva CV, alunosge...@googlegroups.com, teoriadosjogos...@googlegroups.com
Pessoal,
Por favor, ajudem a divulgar
Bjs 

Enviada do meu iPhone

Em 12/07/2014, às 06:23, Rodney Albuquerque <rodney.al...@ifrj.edu.br> escreveu:

Tudo bem ?

Pode, por favor, propor como nos ajudar a divulgar a matéria abaixo, o texto foi desenvolvido por nossa assessoria de comunicação.  Obrigado.

Jogos Digitais: novo curso de graduação será oferecido no IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin

Instituto já começa preparativos para o primeiro processo seletivo do curso

O IFRJ já planeja a implantação do curso de graduação em Jogos Digitais, o primeiro da área a ser oferecido por uma instituição pública federal no Brasil. Aprovado pelo Conselho Superior no fim de junho, o curso será oferecido no campus Eng. Paulo de Frontin, possivelmente já no segundo semestre deste ano.


A área de Jogos Digitais é emergente no Brasil e no mundo, sendo um dos mercados com maior faturamento e consumo. Estrategicamente, o curso será implantado no município de Eng. Paulo de Frontin, distante aproximadamente 90 km da capital. O município se destaca como localidade produtora de softwares, jogos digitais e tecnologias da informação e da comunicação.


O diretor do campus Eng. Paulo de Frontin, Rodney Albuquerque, destaca que este curso, além de ser o primeiro curso de CST em Jogos Digitais de toda a rede federal de ensino no país, será também o primeiro curso de audiovisual do IFRJ. Segundo ele, apesar de pesquisas apontarem o Brasil como o 4º maior mercado consumidor global de jogos digitais, o país ainda se encontra na primeira infância quando observa a produção dessa tecnologia. “Para mudar este quadro precisamos formar profissionais, para que, ao invés de exportar nossos poucos artistas do universo digital, possamos retê-los, aumentando e diversificando não apenas nosso mercado doméstico, mas fortalecendo nossa pauta de exportação de produtos e serviços nesta área da economia”, observa Rodney.


O campus Eng. Paulo de Frontin tem hoje como um de seus principais focos o já consolidado curso Técnico em Informática para Internet. Uma das consequências do novo curso é a perspectiva de verticalidade, isto é, a expectativa de um aluno entrar no campus por um dos cursos FIC (por exemplo, Operador de Computador ou Manutenção de Computador), passar pelo curso Técnico em Informática para Internet e continuar seus estudos no mesmo eixo, em um Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais.


Para Rodney Albuquerque, o novo curso de graduação deve posicionar o campus de maneira diferente, tanto regional quanto nacionalmente. Como a oferta de ensino superior na região Centro-Sul Fluminense ainda é escassa, o impacto da novidade tende a ser bem positivo. “Talvez quem esteja na região metropolitana faça ideia, mas não consiga ter a precisa dimensão do que isto significa, pois coloca a autoestima da população de nossa região e de nossa comunidade acadêmica para cima. É um curso muito esperado por nossos alunos”, afirma o diretor, que prevê a chegada de estudantes de outros estados para estudar no campus.


O design curricular do curso de Jogos Digitais foi minuciosamente planejado mediante realização de audiências públicas, visitas a universidades que disponibilizam o curso e intenso diálogo com os segmentos produtivos. Cada um dos seis períodos letivos será centrado em uma temática: Jogos em 2D, Jogos em 3D, Jogos em Rede, Jogos para Consoles, Jogos para Dispositivos Móveis e Jogos para TV Digital. Ao final do curso o estudante será diplomado Tecnólogo em Jogos Digitais, estando apto a prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação e a ingressar no mercado de trabalho em diferentes segmentos da economia, atuando principalmente como Programador de Jogos Digitais, Game Designer, Artista Gráfico ou, ainda, Músico Digital.
Segundo Rodney Albuquerque, o curso é também pensado na formação do empreendedor em games, e será preciso pensar em ações para encubar, no campus, empresas dos alunos e egressos para reforçar a estratégia de indução de APL (Arranjo Produtivo Local), como forma de reter a inteligência gerada e estimular a economia local.


O campus possui todas as condições necessárias para o desenvolvimento de um curso de alto nível, contando com corpo docente especializado e experiente no segmento, laboratórios (Oficina de Criação, Laboratório de Informática I e II, Laboratório de Arquitetura de Computadores entre outros), biblioteca com acervo especializado e atual (mais de 2.000 títulos, a maioria específicos), auditório e demais recursos. Inicialmente o curso será ofertado no turno matutino, com 35 vagas por semestre. A primeira seleção, prevista para 2014/II, será realizada através de processo seletivo especial, mediante nota do ENEM. Em breve será divulgado o edital.


Fonte: http://www.ifrj.edu.br/noticias/jogos-digitais-novo-curso-de-graduacao-sera-oferecido-no-campus-eng-paulo-de-frontin


Abaixo a foto do campus para esta matéria, abaixo o link:
http://www.ifrj.edu.br/sites/default/files/webfm/images/DSCN0073.jpg



Veja a página do curso de jogos digitais: http://www.ifrj.edu.br/node/3142

Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais
Telefone: (24) 2468-1800
E-mail: jogos...@ifrj.edu.br

Endereço: Av. Maria Luiza, s/nº, sala A100D, Sacra Família do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ - CEP: 26.660-000


--
Atenciosamente,

Rodney Albuquerque
Prof. Dr. em Informática na Educação
Líder do Grupo de Pesquisa LISEDUC do IFRJ
Associado efetivo da SBC - Sociedade Brasileira de Computação
Diretor do Campus Engenheiro Paulo de Frontin do IFRJ
Av. Maria Luiza, s/nº, Sacra Família do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ - CEP: 26.660-000
Telefone: +55 (24) 2468-1800

Tânia Maria Hetkowski

unread,
Jul 12, 2014, 7:29:08 PM7/12/14
to alunosge...@googlegroups.com
Muito massa..... claro que vamos divulgar.
bjssss







De: "Lynn" <lynn...@gmail.com>
Em: Sábado, 12 de Julho de 2014 07:43,
Para: <gp...@googlegroups.com>
Assunto: Re: Solicitação de Divulgação - Jogos Digitais: novo curso de graduação será oferecido no IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;ALUNOSGESTEC2011" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para alunosgestec20...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Lynn

unread,
Jul 13, 2014, 8:36:52 AM7/13/14
to alunosge...@googlegroups.com
Obrigado Tânia
Bjs

Enviada do meu iPhone
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages