No momento em que nos preparamos para retornar às nossas atividades laborais rotineiras - como docentes, como alunos, como técnicos administrativos –, depois desse longo tempo em que vivenciamos um intenso movimento de greve, mesmo que de diferentes maneiras, gostaria de tornar público meu reconhecimento pelo esforço conjunto desenvolvido, especialmente:- aos colegas professores e técnicos administrativos que se dedicaram em templo integral e aos que dispensaram parte do seu tempo para garantir que esse movimento não fosse em vão, participando com firmeza, convicção, bom senso e respeito; INFORMANDO, ESCLARECENDO, DIALOGANDO, LUTANDO por direitos e por condições de exercer nosso trabalho com competência e responsabilidade;- aos alunos que, da mesma forma, se dedicaram integralmente, ou em parte, procurando se informar para analisar, compreender essa complexa realidade em constante movimento e as razões que movem cada parte, cada lado, para poder participar REFLETINDO, CONCORDANDO E APOIANDO, DISCORDANDO, REVENDO POSIÇÕES – DIALOGANDO e LUTANDO por direitos e por condições de vivenciar seu próprio processo formativo com competência e responsabilidade.Que as energias, entusiasmo e esperança se mantenham nas salas de aula e nas demais dependências onde atuamos – para que continuemos defendendo e praticando uma educação cada vez melhor.Saudações universitáriasProfa. Cleusa Valério Gabardo
Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação
Setor de Educação
Ricardo Antunes de Sá
Pedagogo
Mestre em Educação pela UFPR
Doutor em Educação pela UNICAMP
Professor Adjunto III - Setor de Educação UFPR
Professor Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPR
Linha de Cultura, Escola e Ensino
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores: paradigmas contemporâneos, currículo e práticas pedagógicas - http://nepefor.blogspot.com/
Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Ambiente - NEAS - http://grupeaso.blogspot.com/