Olá professor(a) e trabalhador(a) da educação. Venho pedir ajuda no compartilhamento do curso que oferecerei em Juz de Fora MG, nos dias 14 e 15/04/18. Aproveito para trazer informações básicas sobre o ensino híbrido como uma possível porta de acesso as metodologias ativas. Boa leitura!
“o ensino híbrido é uma mistura metodológica que impacta a ação do professor em situações de ensino e a ação dos estudantes em situações de aprendizagem”. Lilian Bacich.
Caracteriza-se por alternar momentos de estudo online e offline, presenciais e à distância, individuais e em grupo, combinando ferramentas digitais, pesquisa de campo, leitura e exercício, debates e orientação, projetos e atividades “mão na massa”.
É importante mencionar que, apesar de hoje essa abordagem estar intrinsecamente relacionada ao uso de tecnologia digital, tem mais a ver com a reorganização do tempo e do espaço da aula, além dos papéis de aluno e educador.
Em muitas escolas, escolas técnicas e universidades brasileiras, a dependência de recursos tecnológicos poderia levar à exclusão ou até desistência da implementação do conceito. Por isso, é importante ampliar a definição e adaptar-se ao cenário real do educador, ou seja, é possível lançar mão do ensino híbrido e das metodologias ativas mesmo em um ambiente de baixo acesso as tecnologias digitais.