Iniciando no OSM

Robinson Almeida

to alt-tra...@googlegroups.com
Decidi mapear meu minha cidade. Araguari-MG, com cerca de 110 mil habitantes. Com a ajuda do material disponibilizado no Cocar, diga-se de passagem esse pessoal do Cocar é show de bola, aprendi tudo lá. Iniciei o mapeamento em arquivo GPX, que foi aberto no JOSM. Outra excelente ferramente de edição, porém, infelizmente não consegui testar o roteamento dos pontos. Para saber como estava o roteamento eu tinha que compilar o mapa no mkgmap-r3487 e testar no GPS Garmin Nuvi 52. Pesquisei muito mas não encontrei uma uma ferramenta que execute este procedimento diretamente no mapa. Tive que abandonar o JOSM e usar uma versão limitada do GPS Map Edit. Neste programa tem uma ferramenta que testa o roteamento em pequenos percursos sem falar que os pontos que estão com o roteamento ok possuem cores diferentes o que facilita o trabalho. Mas fiquei fascinado com o JOSM, espero que no futuro ele tenha funções semelhantes. Bom ainda estou em fase de testes com o mapa, e estou com algumas dúvidas:

1 - após a compilação ao buscar o endereço tenho que digitar o prefixo rua, av, etc. Para pesquisar pelo primeiro nome do logradouro estou colocando label2 no GPS Map. Li em algum lugar uma recomendação do Paulo Carvalho para que o label2 seja usado apenas para o logradouro que tenha realmente um segundo nome. Pergunto se já é possível, usando o mkgmap, pesquisar o nome do logradouro por qualquer parte do nome, do tipo, pesquisar por João, todas os logradouros com este nome, como João Carlos ou Carlos João. Lembrando que estou compilando um arquivo .mp diretamente para um cartão SD não vejo sentido usar o Mapsource.

2 - Como ordenar na pesquisa de endereço de forma que solicite primeiro o nome do logradouro depois o número do local. Na minha pesquisa esta pedindo primeiro o número.

3 - Como informei meu GPS é um Garmin Nuvi 52 LM, basicão, Existe nele um mapa básico com algumas rodovias que possuem uma tag de nome das rodovias. Mesmo compilando o mapa como não transparente estas tags estão aparecendo, e com perdão da palavra, está enchendo o saco. Seria possível desativar este mapa?

4 - Possuo um polígono com os limites do município e outros com a hidrografia e ainda o mapa de logradouros. Pergunto o que seria melhor, compilar todos em um único .img, todos com o mesmo zoom ou compilar três .img (s) separados, cada com um zoom específico, se bem não sei como compilar três .img (s) em um só no mkgmap. Vou esclarecer minha dúvida. Pretendo mapear cidades vizinhas a minha futuramente e imaginei que compilando todos os polígonos e mapa de logradouros em arquivos separados poderia dificultar o roteamento entre municípios, principalmente em rodovias. No GPS Map é possível colocar nível de zoom para cada elemento no mesmo mapa.

5 - para que eu possa colocar estes mapas no Open S. Map futuramente, irei usar o PFM2OSM, porém existe o inconveniente de perda de informações como país, cidade e restrições. Ou talvez eu esteja usando o PFM2OSM de forma errada.

Por hora é isso. Volto depois com dúvidas sobre o .typ no mkgmap.

Paulo Carvalho

to alt-tra...@googlegroups.com
Robinson, seja bem vindo.

Sugiro utilizar o kit de compilação disponibilizado no Cocar.  Ele cuida de vários detalhes como esse que citaste. http://www.cocardl.com.br/viewtopic.php?f=23&t=304

2 - Como ordenar na pesquisa de endereço de forma que solicite primeiro o nome do logradouro depois o número do local. Na minha pesquisa esta pedindo primeiro o número.

Esse é outro detalhe que o kit de compilação do Cocar resolveu.

[...]

Normalmente há uma opção para esconder o mapa-base ou base map.  Consulte o manual.

[...]

Recomendo utilizar o kit de compilação do Cocar porque ele possiu fatores de zoom ajustados para valores satisfatórios.

[...]

O programa PFM2OSM importa certo tudo isso, mas o resultado mais correto de geoindexação se obtém compilado com o kit.

No mais, sugiro procurar o Administrador do Cocar para te adicionar ao grupo e discussão que eles têm lá.

att,

PC

Por hora é isso. Volto depois com dúvidas sobre o .typ no mkgmap.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Alt-Tracksource" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para alt-tracksour...@googlegroups.com.

Robinson Almeida

to alt-tra...@googlegroups.com
Caro Paulo,

Agradeço imensamente a atenção. Com relação ao kit já tenho instalado em minha máquina. Tenho acompanhado seu trabalho a distância e parabenizo a todos do Cocar. Bom, vou ser sincero, não sei ao certo como compilar usando o kit. Sei que o executável do mkgmap está lá na pasta requisitos e já tentei de várias formas compilar um arquivo .mp e infelizmente não funcionou. Minha versão do java é recente, entretanto, acho que este não é o problema, tenho uma versão do mkgmap que compila sem problemas, claro que fora do kit. Sou Policial Militar e geralmente trabalhando com geolocalização de crimes em minha cidade, programação não é o meu forte. Minha intenção, além de atualizar o mapa dos municípios da área do meu batalhão, é facilitar a localização dos endereços no momento do atendimento de ocorrência, passamos por um perrengue danado na hora de atender o cidadão ou até mesmo na hora de pedir apoio para outras viaturas. Se isso acontece aqui na minha cidade, imagina nos grandes centros urbanos. Por isso acho o trabalho de vcs admirável. Sei que poderia preparar o mapa e enviar diretamente ao OSM para vc compilar com o restante do Brasil, só que antes disso, claro que eu quero tirar uma casquinha com um mapa atualizado no meu GPS. Recebemos recentemente alguns Etrex 30, comprados pelo governo do Estado, estou usando um deles para desenhar minha cidade, as pilhas são por minha conta. Os demais equipamentos serão distribuídos para outras seis cidades e eles farão o mesmo, claro que terei que transferir o conhecimento, são municípios pequenos, estes que empresa nenhuma vai querer colocar num GPS. Vou continuar tentando com o kit. Obrigado.

Paulo Carvalho

to alt-tra...@googlegroups.com
Caro Robinson,

     Gostaria muito de me envolver nesse projeto, mas estou me dedicando à área de geociências, portanto não estou mais dedicado a projetos na área de cartografia no Brasil.  Mantenho este grupo e algum contato com as comunidades para manter histórico e eventuais direcionamentos de novos participantes, como você, apenas.  Para procedimentos mais complexos, sugiro se cadastrar no fórum do Projeto Cocar (http://www.cocardl.com.br/) e na comunidade brasileira do OSM (https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br).
     O kit permite a compilação de um mapa local particular, sem precisar baixar dados do OSM.  Mas o mapa deve estar em formato OSM.  Precisando de mais orientação, procure o pessoal do Cocar.
     Compreenda que as dificuldades de conseguir e utilizar dados, a fragmentação da comunidade brasileira de cartografia livre e a falta de apoio corroeram meu entusiasmo e decidi mudar de área, onde encontrei solo fértil.

boa sorte,

PC

Em 30 de março de 2015 19:29, Robinson Almeida <robinson...@hotmail.com> escreveu:
[...]

Paulo Carvalho

Robinson Almeida

to alt-tra...@googlegroups.com
Ok, na verdade minha unidade fica em MG. Farei contato com os grupos que vc indicou. E desejo sorte em sua caminhada.

Rogério Plisk

to alt-tra...@googlegroups.com
Ola ao grupo

Também iniciei a jornada OSM no mês passado. Confesso que ainda estou "apanhando" para tarefas simples como juntar/dividir uma linha, etc porém para outras tais como criar nós é uma coisa bem fácil. No momento estou usando o editor ID direto no browser.

O que tem me motivado mais é:
1) abrangência mundial (achei super bom poder dar mais de um nome para alguma coisa em vários idiomas diferentes)

2) possibilidade de baixar a qualquer momento e vc mesmo fazer a tua compilação com o kit do Cocar (sem precisar esperar a próxima compilação feita por um terceiro)

3) pouco a pouco estou fazendo os traçados da cidade em que resido (Itajubá-MG), pois com as mudanças de mão frequentes do depto de trânsito da cidade, haja atualização do mapa!

Sds
Rogerio Plisk.

Le 1 avr. 2015 à 12:46, Robinson Almeida <robinson...@hotmail.com> a écrit :

Ok, na verdade minha unidade fica em MG. Farei contato com os grupos que vc indicou. E desejo sorte em sua caminhada.

Oéslei Taborda Ribas

to alt-tra...@googlegroups.com
Usando o iD para unir (juntar) duas linhas faça:
- Clique na primeira linha, segure a tecla shift do teclado e clique na segunda linha. Nesse momento deve aparecer um menu com 3 opções, clique na opção + (mais) ou então tecle a letra "c".

Para dividir uma linha:
- Clique na linha e em seguida clique no nó (node) aonde será feita divisão (corte) deve aparecer um menu com 4 opções, clique na tesoura ou então tecle a letra "x".
- Outra forma: dar dois cliques sobre o nó aonde será feita a divisão e teclar a letra "x"

Caso não exista nenhum nó aonde você quer fazer a divisão você pode adicionar, clique na linha e em seguida clique no meio dela, será adicionado um novo nó, vc pode mover esse nó para aonde você desejar.

Rogerio Plisk

to alt-tra...@googlegroups.com
Legal Oeslei ! Obrigado pelas dicas !

abraço!
Rogério
------------------------
Saudações !!!
Un saludo, Viele Gruße, Kind Regards
Rogerio Rodrigues
mailto:roger...@gmail.com

Robinson Almeida

to alt-tra...@googlegroups.com
Bom como  já informei anteriormente, pretendo contribuir com o mapa do OSM, atualizando o mapa de meu município. Decidi retornar ao JOSM. Porém, estou um pouco perdido com quais informações devo inserir nos logradouros. Quais seriam as tags básicas? estou lançando country, city, name e higway A tag addr:strett, serve para que? uma vez que o nome do logradouro já foi lançado. Ví esta tag na programação de estilo do MKGMAP.

Agradeço.

Paulo Carvalho

to alt-tra...@googlegroups.com
Robinson,

  Acho mais fácil baixar exemplos com o JOSM e ver que tags estão sendo usadas.  Baixe trechos de cidades bem mapeadas e veja que tags usar para cada caso.  É mais fácil aprender assim do que um texto enorme discorrendo sobre cada combinação de tags.

[ ]s

Paulo

Em 6 de abril de 2015 12:52, Robinson Almeida <robinson...@hotmail.com> escreveu:
[...]

Oéslei Taborda Ribas

to alt-tra...@googlegroups.com
Acredito que você estava mapeando uma via, correto?
Em vias as tags mais comuns são:
highway = Tipo de via
name = Nome da via (Nome da rua)

Além dessas você pode usar:
lanes = quantidade de pistas que uma via possui
maxspeed = velocidade máxima da via
surface= tipo do solo (asfaltado, terra, paralepipedo,etc.)
oneway= para casos de via de mão única
alt_name= nome alternativo, para casos de label2, aonde a via possui mais de um nome
postal_code= CEP da rua, caso ela possua CEP único
lit= indica se a via possui iluminação pública.

entre outras...

O desejável é que você coloque no mínimo as tags highway, name e claro a oneway caso ela seja mão única.

Robinson Almeida

to alt-tra...@googlegroups.com
Caros PC e Oslei,

Agradeço as informações, as vezes parece excesso de zelo, como vai ser minha primeira minha postagem no OSM, fiquei imaginado quais as tags seriam mais necessárias para a compilação e quais as que não tem tanta importância para o usuário final.

Obrigago.

Alexandre de Menezes

to alt-tra...@googlegroups.com
Cuidado ao unir as linhas pra não juntar segmentos com características diferentes (pavimento, limite de velocidade, etc).  O editor não dá nenhum aviso nesses casos.

Paulo Carvalho

to alt-tra...@googlegroups.com
Robinson,

   Mapeie sem se preocupar em atender apenas compilação.  O mapa OSM serve diversos propósitos.

[]s

PC

Oéslei Taborda Ribas

to alt-tra...@googlegroups.com
Bem lembrado essa questão de unir linhas com características diferentes.
Essa é uma vantagem do JOSM quando você tenta fazer isso o JOSM te avisa e te mostra quais as diferenças de um segmento com o outro (nome, quantidade de pista, superfície, etc) e pergunta se você quer continuar unindo os segmentos, em caso positivo você tem que escolher qual característica vai prevalecer após a união. Já o iD fica bem quieto não te fala nada.

Alexandre de Menezes

to alt-tra...@googlegroups.com
Como disse o PC, qualquer melhoria é bem-vinda, mesmo que não sirva para compilação para GPS.  Mas respondendo à tua pergunta, o que eu costumo priorizar é o seguinte:

  1. Traçado correto;
  2. Nome da via, se for urbana;
  3. Referência da via (ex. BR-116), para estradas.  É muito comum usuários novatos colocarem a referência como nome da via, e não com o tag específico;
  4. Sentido da via;
  5. Tipo de pavimentação: paved/unpaved ou mais específico (asphalt, concrete, dirt, etc);
  6. Classificação da via (primária, residencial, etc);
Essas são as principais informações usadas para gerar os mapas do GPS.  Não significa que as demais informações (limite de velocidade, número de pistas, etc) não sejam importantes, só que não são usadas na conversão ainda.

[]s,

    Alexandre

Paulo Carvalho

to alt-tra...@googlegroups.com
Bem colocado. As prioridades são essas mesmas, pelo menos para uma mapa rodoviário.  Mas lembrem-se de que o OSM é de uso geral.

Robinson Almeida

to alt-tra...@googlegroups.com
Caro Alexandre,

Agradeço. Por falar na tag "ref" ,pelo menos usando o JOSM, não existe nenhum valor a ser lançado. O lançamento do nome de rodovias na tag citada, acaba por duplicar o nome da via no GPS. Qual o seria o valor correto a se lançar nesta tag?

Robinson.

Paulo Carvalho

to alt-tra...@googlegroups.com
Normalmente na tag ref se coloca o código, ex.: BR-101.  Na tag name o nome da rodovia ou repete-se o código quando o nome é desconhecido.

Alexandre de Menezes

to alt-tra...@googlegroups.com
Acho desnecessário duplicar a ref no nome, não acrescenta nenhuma informação e ocupa mais espaço.  Inclusive dependendo da configuração de compilação do mkgmap, vai a parecer o código duplicado no mapa, como "BR-101 BR-101".

MARCIO MS

to alt-tra...@googlegroups.com
Robinson,
o Alexandre está correto.

Apesar de ainda existirem editores que inserem a KEY REF no campo KEY NAME o correto, para não existir duplicação, é inserir a sigla da Rodovia no campo para ela designado que é a KEY REF.

Ainda tem editores que inserem a KEY REF no campo KEY NAME e nada inserem no campo KEY REF. Essa ação acarreta que no GPS quando navegando não aparecem os balões com a sigla da rodovia. Esses são vinculados ao campo da KEY REF.

Quando o editor não sabe o nome da rodovia e deixa a KEY NAME em branco, mas preenche a KEY REF, o garmin estampa não só os balões com a sigla como também o nome da Rodovia extraído da KEY REF.

No JOSM existem os campos a serem preenchidos, entretanto esses não aparecem para a classe de via inferior a secundária até porque não tem sentido uma rodovia ter classe de via residencial, serviço, etc.

Olha um exemplo:

Sem título

Por acaso estava eu editando essa área para corrigir um erro existente.

Pelo mapa do DNIT a rodovia BR-492, ainda sob jurisdição do Governo do Estado do Rio de Janeiro e, por ele, recebe a sigla RJ-134.

Nesse trecho da imagem não encontrei denominação para nenhuma das siglas e por isso deixei o campo Nome (KEY NAME) em branco, inserindo BR-492;RJ-134 no campo Referência (KEY REF).

Quando existirem duas ou mais siglas para determinada rodovia devemos inserir a federal primeiro e depois a estadual, separadas de ponto e virgula, sem espaço.

[]s
Marcio
Sem%20título[2].jpg