Paciente do SUS espera mais de cem dias por radioterapia

1 view
Skip to first unread message

Almiro Leal

unread,
Nov 14, 2011, 6:48:47 AM11/14/11
to Amigos AlmiroLeal

Paciente do SUS espera mais de cem dias por radioterapia
Os pacientes do SUS esperam mais de cem dias para fazer uma radioterapia. A informação consta em um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), que realizou uma auditoria na política nacional de atenção oncológica.

A falta de equipamentos cria um gargalo no atendimento de radioterapia, e o governo reconhece que a situação é mais crítica nas regiões Norte e Nordeste.

"Temos vazios de atendimento também no Centro-Oeste e em regiões do Sul e do Sudeste", afirma o secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

O documento indica ainda que, em média, leva mais de 70 dias entre a detecção do tumor e o início da quimioterapia e somente 35,6% conseguem o tratamento até 30 dias após o diagnóstico.

-----------------------------------------

        Os fatos acima é apenas notícia para jornalistas e vários internautas que ficaram constrangidos ou mesmo revoltados quando milhares foram as redes sociais e questionaram porque o Presidente Lula não faz o tratamento de saúde dele no SUS. Entretanto, para quem não pode pagar por esse luxo, a luta contra essa covarde doença torna muito mais cruel a realidade. 

       Os Jornalistas e internautas constrangidos provavelmente possuem planos de saúde particular o que dificilmente os levariam a precisar do atendimento público de saúde. Estes quando muito, tiveram contato com a vil doença por experiência própria ou de entes queridos em leitos de hospitais 4 ou 5 estrelas - que mais se parecem com Hotéis de luxo -, quando não foram tratados no aconchego de casa, com todo apoio familiar.

       Os pacientes mais pobres enfrentam dificuldades básicas inclusive para fazer o tratamento. Quem chega de carro num hospital particular, dificilmente pode-se colocar no lugar de quem mora em cidades sem Hospitais especializados e que precisam passar por horas de ônibus em ônibus para chegar numa cidade que possa ser atendido. Bem diferente da rede particular, os pacientes mais humildes não encontram salas com ar-condicionado, cadeiras confortáveis ou mesmo atendente$ e médico$ bem treinado$ e motivado$.  Faltam medicamentos, faltam equipamentos para exames, falta sensibilidade dos profissionais no atendimento. 

       Eu não me sinto constrangido quando vejo o povo questionando porque um ex-presidente da república que governou o país por 8 anos não pode ser tratado no sistema público com a mesma qualidade que seus eleitores o são. Eu não vejo graça no Câncer nem tão pouco em nenhuma doença, mas vejo sim uma certa ironia nos fatos que se seguem.

      Seja como for, desejo uma pronta recuperação ao Luiz Inácio e que Deus ilumine seu caminho.

Almiro Leal
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages